Como escolher botas de trabalho?

Contente
  1. Compromisso
  2. Visualizações
  3. Os melhores fabricantes e modelos
  4. Critérios de escolha
  5. Características de operação

As botas de trabalho são uma parte vital do equipamento de proteção individual contra impactos, água e produtos químicos perigosos. Como escolher o calçado de segurança adequado e quais os melhores modelos - leia o artigo.

Compromisso

O ditado "Todas as regras de segurança são escritas com sangue" significa que de acordo com o Código do Trabalho da Federação Russa art. 229 após qualquer acidente de trabalho, uma comissão especial é obrigada a realizar uma inspeção com a participação de um especialista em proteção do trabalho. As normas legislativas obrigam os empregadores a criar condições seguras para a vida e a saúde dos trabalhadores, e os trabalhadores são obrigados a observá-las. O equipamento de proteção individual (EPI) no trabalho contra fatores nocivos, perigosos e outros fatores negativos inclui macacões e calçados.

Facto! Os calçados de segurança são emitidos com a condição de que as funções desempenhadas estejam associadas a um risco potencial de lesão na perna (regulamentado pelo artigo TC 209).

Os fabricantes são obrigados a verificar e indicar as propriedades e classificação dos calçados de trabalho de acordo com a lista daqueles listados no Padrão de Qualidade Interestadual Padrões de Segurança Ocupacional GOST 12.4.127-83, onde existem vários indicadores físicos e mecânicos, ergonômicos e higiênicos: a espessura necessária e a resistência de várias partes, dimensões lineares, temperatura operacional permitida, permeabilidade de meios agressivos e substâncias tóxicas e muito mais.

Visualizações

Dependendo das características da mão-de-obra industrial, são feitos modelos de vários designs. A classificação das botas de trabalho é dividida por finalidade, estação, materiais, estilo e tamanho. De acordo com a estação, o calçado é dividido em verão, meia estação e inverno (com isolamento).

Pelo método de proteção, eles se distinguem:

  • de golpes, cortes e perfurações;
  • de vibrações;
  • de escorregar;
  • de queimaduras químicas;
  • de salpicos de metal fundido, contato com uma superfície quente, temperaturas extremamente altas ou baixas;
  • de choque elétrico.

Os calçados de segurança são equipados com vários almofadas de proteção - com biqueira de compósito ou ferro e escudos reforçados. Armadura com biqueira e palmilha de metal tem peso significativo (a mais pesada do aço) e não é tão confortável de usar, porém mais confiável com o risco de perfurações e impactos com força de 5 a 200 J.

Como material do tampo, são usados ​​couro de vários processos e couro sintético (mais frequentemente em pequenos detalhes), borracha e lona (tecido de lona de algodão durável e multicamadas impregnado com borracha).

Interessante! As botas Kirzovye são um substituto barato das naturais: por muito tempo o exército russo foi equipado com elas. Após o decreto do Ministro da Defesa Shoigu, elas foram substituídas por, como esperado, botins de couro mais duráveis ​​(análogos aos botins Corcoran Marauder americanos).

No entanto, os militares ainda criticaram os produtos nacionais dos fabricantes "Paritet", "Donobuv", "Voentorg" e "Faraday". A sola pode ser confeccionada em borracha, PVC (policloreto de vinila), PU e TPU (poliuretano e PU resistente ao calor), forte e resistente a ambientes agressivos de nitrila (borracha sintética).

De acordo com o tamanho dos bootlegs, eles são divididos em protetores de calçados, botins, botins, botins, botins e botins com proteção total no tornozelo, que podem ir direto até a coxa. Os fechos estão disponíveis com atacadores ou zíperes e podem ser equipados adicionalmente com uma aba de couro protetora e um sistema de liberação de emergência em caso de acidente.

Os melhores fabricantes e modelos

Em qualquer embarcação, a organização correta do trabalho aumenta significativamente sua eficiência. Nesse sentido, calçados de trabalho de diversos fabricantes estrangeiros são o melhor investimento, como garantia de alta eficiência (eficiência) e aumento do potencial dos especialistas, respectivamente, boa rentabilidade do negócio no futuro.

Empresa americana Red Wing Shoes tem produzido excelentes botas e sapatos de couro para uso diário e profissional desde o início do século XX. Com mais de um século de experiência, ela valoriza e desenvolve suas habilidades na confecção de calçados feitos à mão.

Atenção! A linha da marca inclui: botas para turismo, montanhismo, militar, para condições de campos petrolíferos, com proteção de arcos elétricos, danos mecânicos e químicos em canteiros de obras e para condições climáticas adversas.

Todas as características anatômicas do pé feminino foram levadas em consideração no desenho das formas para botas e sapatos femininos. Pela qualidade das matérias-primas "Asas vermelhas" respondem a si próprios, experimentando constantemente o processamento dos materiais e o acabamento do couro, quando a sola está gasta pode ser substituída na fábrica.

Botas vintage Lobo solitário feito no Japão com base no calçado de trabalho dos EUA da década de 1930. Cada detalhe é produzido com o máximo cuidado. Os modelos japoneses, como as Botas Mecânicas Black da Lone Wolf, também são muito valorizados.

Timberland é o fabricante da famosa marca de Botas Amarelas de cor mostarda brilhante. Ao mesmo tempo, ele fez sucesso com sua então inovadora tecnologia de conexão perfeita de uma sola de borracha com uma parte superior de couro. A costura tripla feita de fio de náilon deu resistência especial à estrutura, de modo que Timberlands ficou famoso por sua confiabilidade e resistência à umidade únicas.

Além disso, as marcas mais famosas incluem a elite britânica Grenson Brogues - fornecedores de produtos para o exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial.

E empresas italianas Cofra, Pezzol e Panda Safety - principais fabricantes europeus de calçados de alta tecnologia, isolados e para meia estação, com características anatômicas aprimoradas, solas e solas compostas de proteção para todos os tipos de superfícies e condições perigosas.

Critérios de escolha

Escolher as botas de trabalho certas é em parte uma questão de preferência externa, mas é igualmente importante certificar-se de que eles são capazes de realizar suas funções imediatas - proteger as pernas de lesões. Se houver risco de objetos pesados ​​caírem na perna, escolha a última com diferentes escudos, por exemplo, com proteção metatarsal do osso metatarso na parte superior do pé. De acordo com o tipo de material, existem dois tipos de biqueiras - ferro (aço ou alumínio) e compósitos (fibra de carbono, plástico ou Kevlar).

Importante! Freqüentemente, os sapatos de segurança para o trabalho parecem muito volumosos, mas não cometa um erro total ao escolher um sapato muito apertado, pois isso ameaça não apenas bolhas e calosidades, mas até mesmo unhas encravadas e doenças graves nos pés.

O tamanho deve corresponder não só à palmilha, mas também à plenitude da perna. Os fabricantes modernos aprenderam a fazer almofadas mais anatômicas e assimétricas que se ajustam ao formato dos dedos dos pés e dos pés.

Características de operação

Escolher o sapato certo para o trabalho é apenas metade da batalha! É igualmente importante entender quando é hora de substituir seus sapatos de segurança antigos e cuidar bem deles para estender sua vida útil o máximo possível. Os critérios de desgaste são subjetivos, mas a regra básica é substituir por danos perceptíveis na proteção do dedo do pé, calcanhar e metatarso. Para calçados de borracha e PVC resistentes à umidade e produtos químicos, qualquer delaminação dos materiais será crítica.

O mesmo se aplica à situação em que o padrão do piso se desgastou, o que pode se tornar escorregadio ou passar substâncias nocivas para dentro. Você pode verificar a estanqueidade com um jornal comum ou uma toalha.Para isso, basta enfiar um pano seco por dentro e deixar as botas durante a noite em um recipiente com água, se permanecerem secas está tudo em ordem. Ou, ao contrário, despeje água dentro do sapato, lave e embrulhe a parte externa de uma bota seca com jornal, procurando por um vazamento.

Importante! Use cremes e óleos especiais para couro natural para evitar ressecamento e rachaduras.

Cuide e cuide bem dos seus sapatos... O ideal é que você tenha dois pares de sapatos, porque a perna de um homem pode produzir até 200 mililitros de suor por dia, e isso causa uma rápida acidificação do forro e da palmilha. Troque as palmilhas ocasionalmente, os calçados de segurança também devem ser mantidos limpos, o que aumentará não só sua vida útil, mas também sua própria produtividade de trabalho.

Como escolher as botas de trabalho para o inverno, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário