Tudo sobre sapatos de segurança de inverno
Calçado de segurança de inverno é um componente importante do equipamento adequado para os funcionários... Para as pessoas que realizam suas tarefas em condições climáticas difíceis, manter uma temperatura corporal confortável é uma prioridade. Para evitar a hipotermia, é necessário usar botas masculinas e femininas para trabalhar no inverno com fortes geadas, bem como sapatos de trabalho isolados com sola de borracha antiderrapante, necessários em condições de gelo.
Peculiaridades
Sapatos de trabalho especiais para geadas severas são necessariamente usados em condições climáticas difíceis, onde o pessoal tem que passar muito tempo ao ar livre. Esta categoria de produtos divide-se em várias classes, de acordo com a sua finalidade: para as zonas climáticas do norte e mais frias, para um clima temperado com ligeira descida das temperaturas atmosféricas. Dependendo dos materiais de que é feito o calçado de segurança de inverno, pode ser totalmente sintético, combinado ou natural.
A vida útil do calçado de segurança de inverno depende muito do seu desempenho. Em média, são cerca de 5 anos. Com o uso mais longo, as características dos produtos deterioram-se gradualmente. Além disso, os calçados isolados podem ser uniformes ou industriais, possuem características adicionais que aumentam sua resistência a ambientes agressivos.
Variedades
Todos os tipos de calçados de trabalho de inverno podem ser divididos em categorias de acordo com sua finalidade e características funcionais. Em particular, produz produtos femininos, masculinos e unissex, diferenciando-se exclusivamente na gama de tamanhos. As condições operacionais também são importantes. Por padrão, todos os sapatos de trabalho certificados para o inverno devem ter solas antiderrapantes e antiestáticas.
Se o trabalho for realizado na floresta ou ao ar livre, a temperatura pode cair para menos 50 graus, botas de cano alto ou botas de cano alto com sola de borracha seriam uma escolha razoável. Os melhores sapatos de trabalho para o inverno deve fornecer o nível de conforto necessário. Para isso, é importante escolher a modificação certa para ele.
Entre os tipos atuais, notamos o seguinte.
- Botas... Eles são na altura do joelho ou um pouco mais baixos, bootlegs de couro, PU, TPU, sola de nitrilo - dependendo da versão. A pele natural ou artificial é responsável pelo isolamento térmico. As botas podem ter reguladores na parte superior, zíper ou velcro. As botas de pêlo alto também pertencem a esta categoria, sua principal característica é a costura com pele de fora.
- Botas. Os modelos estão disponíveis com solas de TPU, poliuretano e nitrilo. O isolamento aqui é geralmente de pele artificial ou natural; para proteger o pé, é usado um dedo do pé de metal.
- Botas e sapatos de lã. Os produtos feitos em uma base de lã natural aquecem bem, são leves, mas não estão protegidos contra umidade. A sola de tais produtos está ausente ou é feita de borracha.
- Sapatos combinados... É feito de EVA com sola de borracha e velcro ou tiras como fecho. O forro é artificial, muitas vezes o isolamento é costurado no produto.
- Capas para sapatos. Esse tipo de sapato se parece com galochas com capota em tecido impermeável, gravatas e gravatas para ajustar o volume do bootleg. No interior, normalmente existem revestimentos macios adicionais feitos de material de isolamento térmico não tecido.
Estes são os principais tipos de sapatos de trabalho de inverno.Além disso, os fabricantes podem oferecer outras soluções - sapatos baixos, botas baixas, que diferem na altura do bootleg.
Requisitos
Os requisitos básicos para calçado de trabalho são regulamentados pela GOST ou EN ISO 20345. Em particular, é importante que seja adequado para a estação, destinado a ser utilizado a baixas temperaturas. Os produtos isolados nesta categoria são produzidos por fabricantes europeus e russos e são certificados quanto à conformidade com os padrões de qualidade.
Categorias separadas de calçados são produzidas para gerentes. É feito de materiais premium. Pelo tipo de execução, o calçado para engenheiros e técnicos é na maioria das vezes mais versátil - na forma de botas, botas baixas; para zonas de clima frio, são adquiridas botas com isolamento com pele natural. As principais marcas nesta categoria são da Finlândia, Suécia, Bélgica: Sievi, Jalas, Safety Jogger.
Os principais requisitos para calçados de trabalho de inverno estão diretamente relacionados ao nível de qualidade e funcionalidade. Entre os pontos obrigatórios estão:
- a presença de solas antiderrapantes;
- impregnação à prova d'água;
- proteção do tornozelo e tornozelo de lesões;
- resistência a danos químicos e mecânicos;
- a presença de uma biqueira;
- conformidade com a lista padrão de materiais aprovados;
- conformidade com a categoria profissional.
Ao escolher calçados de inverno para tarefas específicas, todos esses fatores devem ser levados em consideração. A identidade profissional da equipe é especialmente importante. Por exemplo, ao trabalhar com combustíveis e lubrificantes, botas e botas devem ter uma sola e superfície resistentes a óleo.
Para maiores cargas de choque, é imprescindível a escolha de acessórios de trabalho com biqueira, e com o risco de furos, com palmilha de Kevlar. O calçado profissional de inverno deve estar em total conformidade com as condições meteorológicas e climáticas. Dentre os materiais admissíveis, destacamos o seguinte.
- Resina... A melhor escolha seria lã natural, pele (sintética ou regular), poliuretano.
- Único. Deve ser multicamadas, poliuretano ou termopoliuretano, a borracha é permitida. Esta peça é fixada à base principalmente por moldagem por injeção.
- Parte do topo. Para calçados de trabalho de inverno são permitidos feltro, feltro, tecidos sintéticos, couro natural e artificial. É necessário um revestimento repelente de água. O tampo também é multicamada, resistente a danos mecânicos e outras influências externas.
Todos esses requisitos devem ser atendidos. Esta é a única maneira de garantir um nível suficiente de proteção do trabalho quando o pessoal trabalha em condições climáticas e meteorológicas difíceis.
Critérios de escolha
Na hora de escolher o calçado para trabalhar no inverno na rua, é importante seguir uma série de regras para evitar possíveis erros. Critérios de seleção importantes incluem o seguinte.
- Materiais naturais. Mesmo as contrapartes sintéticas da mais alta qualidade não são capazes de aquecê-lo melhor do que pele, feltro, couro. Se possível, calçados de trabalho de base natural devem ser adquiridos para os funcionários.
- Higroscopicidade... É muito importante para os sapatos de inverno que os pés não suem e que a umidade seja drenada, evitando o congelamento. Os materiais superiores sintéticos devem ter propriedades de membrana. Natural e sem isso fornecem um regime de termorregulação ideal.
- Disponibilidade de palmilha... Deve ser não apenas anatômico, mas também isolante do calor. Os fabricantes modernos até produzem opções de materiais de espuma com um "efeito memória". Esses produtos são totalmente individuais, permitindo manter o conforto mesmo com o uso de calçados por muito tempo.
- Resistência ao desgaste da sola... Não deve se desgastar durante a temporada, perdendo seu rendimento. Um requisito obrigatório é a presença de componentes antiderrapantes. A melhor opção hoje é considerada uma sola de poliuretano ou termopoliuretano de duas camadas, que não altera suas propriedades no frio.
- Tipo de topo... Um tipo especial de couro é ideal para o trabalho no período de inverno - yuft, que é protegido de influências mecânicas e químicas e é resistente ao congelamento. Também é permitido usar materiais emborrachados que sejam suficientemente elásticos, mesmo no gelo. As opções de feltro e feltro são relevantes apenas para os casos em que a atividade de trabalho do pessoal não está associada a contatos com ambiente úmido, gasolina, óleos.
Independentemente de os funcionários estarem usando botas ou botas, é imperativo prestar atenção à seleção correta do tamanho dos sapatos de segurança.
É ideal se for 0,5 cm ou 1/2 do tamanho maior do que o comprimento do pé de uma pessoa. O cumprimento desta regra aumenta significativamente o conforto ao usar os produtos, ajuda a excluir a hipotermia e o congelamento da pele.
Para obter informações sobre como escolher as botas de trabalho certas para o inverno, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.