Escolhendo calçados de segurança de verão
O calçado especial é um meio de proteger os pés de vários tipos de influências: frio, danos mecânicos, ambientes agressivos, etc. Além da função de proteção, esse calçado também deve cumprir as suas funções habituais. Em primeiro lugar, deve ser confortável nele.
Requisitos especiais se aplicam aos calçados de segurança de verão.
Peculiaridades
A principal característica dos calçados de segurança de verão é a leveza. Portanto, alguns modelos têm uma versão de inverno quente ou semi-estação e uma versão leve de verão. As opções podem diferir apenas na presença ou ausência de isolamento. De acordo com a GOST, o calçado de segurança de verão deve proteger contra:
- umidade;
- estresse mecânico;
- fatores biológicos prejudiciais;
- choque elétrico;
- substâncias tóxicas e muito mais.
Usualmente, os sapatos de trabalho de verão são feitos de couro ou seu análogo artificial. A decoração interior é feita de tecidos naturais e sintéticos. Freqüentemente, os calçados para trabalho ao ar livre ou em ambientes hostis são feitos de uma manufatura especial de couro de porco ou de vaca chamada yuft.
Se a aparência é considerada uma característica importante dos sapatos de segurança, é feito do chamado couro cromado.
Requisitos especiais são impostos às solas de sapatos de trabalho especiais. Seu material deve ser resistente ao desgaste, antiderrapante e protegido de ambientes agressivos, o que geralmente é característico de calçados especiais, mas, ao mesmo tempo, a sola também deve prevenir a transpiração, importante na estação quente do ano.
Mais frequentemente usado para a fabricação de solas:
- nitrilo;
- PVC (cloreto de polivinila);
- poliuretano;
- Elastómero termoplástico.
As propriedades e o escopo de cada material são muito específicos.
A sola de nitrila é adequada para quase todos os calçados especiais, mas tem uma desvantagem significativa - muito peso. O PVC tem aproximadamente as mesmas desvantagens.
Uma alternativa a esses materiais excelentes para calçados de trabalho de verão é o poliuretano. No entanto, é mais suscetível a solicitações mecânicas e apresenta menor qualidade higiênica. O elastômero termoplástico é adequado para fazer as solas de calçados especiais de verão, mas é muito instável aos derivados de petróleo.
A indústria produz calçados de segurança para homens e mulheres. A classificação e a gama de calçados de trabalho para homens é muito mais ampla devido à maior variedade de tipos de atividades "masculinas" associadas a fatores de risco. Alguns tipos de sapatos de segurança de verão são usados igualmente por homens e mulheres (protetores de sapatos, galochas, alguns tipos de botas e chinelos).
Tipos e modelos
A classificação aplicada aos calçados de segurança, é claro, também é adequada para sua versão de verão:
- botas;
- botas com bootleg alongado;
- botas;
- sapatos baixos;
- sapatos;
- galochas;
- Coberturas para sapatos;
- sandálias,
- tênis,
- chinelos.
A versão verão das botas protetoras é representada por modelos leves que protegem não só o pé, mas também parte da coxa devido a um bootleg suficientemente longo.
Freqüentemente, as botas são projetadas para uso por longo prazo ao trabalhar ao ar livre e protegem contra os efeitos de vários fatores: umidade, risco de danos mecânicos e ambiente desfavorável.
As botas com biqueira de metal são amplamente utilizadas para carregamento, derrapagem ou trabalhos de construção. As chamadas botas de lona, que combinam leveza, baixo custo e funcionalidade, já se provaram perfeitamente.
Em alguns casos, as botas são mais confortáveis. Devido ao laço, podem ser ajustados de acordo com as características anatômicas.Além disso, no verão, esse calçado deixa o pé mais aberto, o que é muito importante quando se trabalha em condições de altas temperaturas ambientes naturais, enquanto o pé permanece protegido de forma confiável.
Uma versão ainda mais aberta é representada pelos sapatos baixos, e depois os sapatos, as sandálias de trabalho mais leves fecham esta linha de sapatos com solas confiáveis. Uma linha separada de calçados especiais é representada por galochas e capas de calçados, sua principal função é proteger os pés de um ambiente úmido ou agressivo., no entanto, eles podem salvar de influências mecânicas muito medíocres.
Tamancos, tênis e chinelos representam outro grupo específico de calçados de trabalho. Este é o tipo mais leve de calçado especial.
Ele pode ser usado apenas para o fim a que se destina, apenas como um calçado de reposição para o local de trabalho.
Como escolher?
Na escolha do calçado de segurança de verão, é necessário verificar a sua conformidade com o tamanho e a estrutura anatómica das pernas da pessoa a que se destina. Caso contrário, ao trabalhar em condições de alta temperatura, há um sério risco de calos e escoriações, que podem até causar invalidez temporária. Com o uso a longo prazo, não só o conforto é importante, mas também o peso do calçado.
Movimentar-se ativamente com botas pesadas ou botas durante o dia de trabalho será muito problemático.
Não menos importante é o material de que são feitos os sapatos. Se você não deve usá-lo por muito tempo, apenas para fazer algum trabalho urgente, você pode sobreviver com sapatos baratos feitos de materiais artificiais, mas para o trabalho de longo prazo é melhor comprar sapatos especiais feitos de couro genuíno.
Uma visão geral dos calçados de segurança de verão na Polônia no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.