Quartos claros

Quartos claros
  1. Vantagens e desvantagens das cores claras
  2. Estilos
  3. Tons populares para paredes
  4. Acabamento de piso
  5. Escolhendo e organizando móveis
  6. Quais cortinas são adequadas?
  7. Decoração
  8. Iluminação
  9. Lindas ideias de design de interiores

O quarto é um local especial onde os donos da casa começam e terminam o dia. Quase um terço de nossa vida consciente é ocupado pelo sono, e sua qualidade depende em grande parte do componente emocional no interior do banheiro. As tentativas de aumentar a carga funcional do espaço disponível organizando um segmento de trabalho ou uma área de jogo não são particularmente adequadas aqui. O principal objetivo do quarto é dar paz de espírito, colocar em ordem os pensamentos, aliviar o estresse acumulado durante o dia. Que permaneça assim, nem mais, nem menos.

O objetivo principal é criar um ambiente confortável, orgânico e aconchegante com uma atmosfera relaxante. Uma das opções é aproveitar as possibilidades de tons claros, arejados e discretos de uma paleta de luz. Quais direções de estilo e soluções de cores para móveis, decoração, tecidos e decoração ajudarão a realizar seus planos da maneira mais eficiente possível - descubra com mais detalhes.

Vantagens e desvantagens das cores claras

A relevância dos tons claros no design de interiores dos quartos é comprovada por muitas imagens elegantes e originais de quartos em tons de creme, branco, bege, pérola, caramelo e amarelo claro. O amor dos designers por este tipo de esquema de cores é explicado pelas seguintes vantagens da gama de luz:

  1. A capacidade de criar efeitos visuais de volume devido à expansão visual do espaço. O quarto parece ser mais espaçoso, pelo menos o dobro do tamanho do que realmente é. Ao desenvolver projetos de design para quartos de tamanho modesto, essa propriedade útil adquire um valor especial.
  2. Versatilidade - a paleta de luz corresponde a quase todas as cores do espectro e interage facilmente com a maioria dos estilos. Ambos simplificam a implementação de ideias de design complexas. Uma enorme seleção de todos os tipos de combinações não é apenas uma fonte de inspiração, mas também um campo infinito para a criatividade.

Mais três argumentos para um interior leve especificamente para usuários:

  • compensa parcialmente a falta de luz natural;
  • tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso, contribuindo para um sono forte, duradouro e, portanto, saudável;
  • elimina dificuldades na formação de um conjunto de móveis. Uma grande quantidade de móveis para quartos é produzida em versões leves. O mesmo se aplica aos materiais de acabamento.

As desvantagens incluem dois pontos:

  • trabalho obrigatório com acentos. Devido à neutralidade do branco, do cinza ou ao predomínio dos tons pastéis "branqueados", há sempre o risco de obter uma atmosfera monótona e monótona. O esquema de cores branco como a neve dominante é capaz de despersonalizar uma sala completamente, borrando a forma dos objetos e os limites das superfícies. A colocação competente de acentos ajudará a evitar tais problemas;
  • limpar um quarto claro será necessário com mais freqüência, embora o acúmulo de poeira seja muito menos perceptível em móveis brancos do que em superfícies escuras "práticas".

Estilos

Um estilo uniforme é desejável no interior de outros quartos, e suas necessidades e preferências estéticas são as principais diretrizes para decorar um quarto. Considere várias orientações de estilo populares que provaram repetidamente sua conveniência e funcionalidade.

Clássico

Um estilo clássico claro e aconchegante com um arranjo lógico de conjuntos de móveis, decoração elegante e belas composições é sempre relevante. A principal condição para o sucesso da implementação do estilo clássico no interior é a presença de uma área ampla. Se você projetar um quarto pequeno, o espaço, no final, não deve parecer sobrecarregado.

A qualidade dos tons claros aqui vai depender do esquema de cores escolhido:

  • Contraste - móveis e tecidos de cores vivas + acabamentos leves.
  • Saturado - os tons cereja e bordô são suportados por uma rica paleta de tons dourados ou ocres. Outra opção é um acabamento leve que contrasta com a cor cereja ou bordô.
  • Pastel - as cores pastéis suavizam sempre o ambiente, tornando-o verdadeiramente acolhedor. Nesse interior, são selecionados móveis com um design lacônico.
  • Monocromático - um dueto exclusivamente preto e branco, neste caso, não é um pré-requisito: um par contrastante popular pode ser complementado com qualquer tom.

Requisitos para decorar um quarto em estilo clássico:

  1. O esquema de cores do conjunto de móveis é qualquer tom de madeira natural. Uma opção alternativa são os móveis brancos ou lácteos, você pode envernizar escuro.
  2. A iluminação é necessariamente um lustre, não importa se é uma construção luxuosa com "lágrimas" de cristal ou ascética, mas deve dar a impressão de uma coisa cara.
  3. A utilização de tecidos e papéis de parede com motivos florais ou geométricos, tapeçarias e pinturas com temas clássicos.

Loft

O interior do quarto, jogado nas tendências de um loft simples mas muito extraordinário, deve ter um máximo de espaço livre e um mínimo de mobília. Sem móveis elegantes e tons chamativos como acentos. Para criar contrastes, é melhor usar cortinas frias calmas e contidas, que, devido à capacidade de afastar os objetos visualmente, ajudará a evitar uma redução visual do espaço.

Quanto aos móveis, o estilo "sótão" é em muitos aspectos semelhante ao minimalismo. Os móveis devem ser agachados para enfatizar visualmente a altura do cômodo.

Recursos de mobília:

  • Painéis com textura diferente - estofamento, pedra decorativa como principal tipo de decoração.
  • Iluminação - as cores quentes das lâmpadas feitas de materiais naturais, como palha trançada ou linho cru.
  • Papel de parede - uma ótima opção para aumentar o espaço. Vistas panorâmicas das cidades darão a impressão de que a sala tem amplos vitrais.
  • Janela em um quarto pequeno, é melhor decorar com um pano de cortina de luz em um tom de branco leitoso ou puro.

Contemporâneo

Esta direção de estilo incorporou muitas características de seu protótipo - o estilo escandinavo. Ambos gravitam em torno de formas simples, naturais e tons neutros. Contemporâneo é um estilo minimalista com muitas peças clássicas. A decoração é diluída com lâmpadas ricas em várias camadas, tapetes coloridos, painéis brilhantes, papéis de parede de fotos. Todos os itens acima neutralizam a severidade do cenário minimalista.

Traços específicos:

  • Para móveis embutidos, geometria simples de formas e linhas claras são preferíveis, enquanto para móveis macios, uma forma aerodinâmica é desejável - linhas suaves irão suavizar a atmosfera e tornar o ambiente aconchegante.
  • Padrões e ornamentos de formas geométricas em pisos, paredes, tecidos e estofados.
  • Espaço livre máximo.
  • Decoração mínima de vãos de janela (ideal se com tule fino). O uso de persianas romanas, persianas e estores em alternativa às cortinas.
  • Sistemas de iluminação ocultos que conferem leveza ao interior.
  • Todos os móveis são práticos e funcionais.

No estilo contemporâneo, alguns tons fluem suavemente para outros, um efeito semelhante pode ser alcançado com a ajuda de sombras escuras e suaves - isto é leite cozido, uma paleta de cinza, creme, marfim.

Estilo moderno

Um quarto em estilo moderno incorpora muitas características do minimalismo, mas difere dele em um maior grau de calor e conforto. Em comparação com o minimalismo puro, esta tendência define a tarefa principal de criar um interior funcional, prático e visualmente atraente para a vida com o maior conforto possível.

O conceito de "flexível" é aplicável ao estilo moderno - nega dogmas rígidos, acolhe a imaginação do designer e a interação próxima com outros estilos: art déco, moderno, estilo nano, loft.

Não existem regras de design claras, mas há uma série de recursos que formam a base do estilo:

  • Simplicidade de formas, clareza de linhas.
  • Máximo espaço livre e luz natural.
  • Requisitos para decoração e acessórios - 100% de usabilidade e uso mínimo.
  • Não há cortinas nas janelas e tapetes no chão.
  • Opções de cores - monocromáticas ou neutras.
  • Acabamentos lisos e revestimento de móveis são incentivados.
  • Combinações de acentuação com tons brilhantes, coloridos e suculentos.
  • Expansão visual do espaço com superfícies brilhantes e cromadas e a criação de ilusões de ótica - uma abundância de espelhos.

Tons populares para paredes

Ao escolher uma solução colorística para decoração de paredes, eles levam em consideração a área do quarto, a quantidade de janelas e a face do mundo que estão voltadas. Os lados sudeste e sul excluem a falta de luz natural e, neste caso, tons frios são adequados. O lado norte já requer cores quentes que podem aumentar a temperatura de cor da sala. Os designers aconselham a utilização de no máximo três cores com um tom claro como base.

Como os seguintes tons afetam a percepção como pano de fundo:

  • cinzento - tem um efeito calmante, estabiliza o fundo emocional. Os tons de parceiro ideais são rosa, oliva, azul, verde;
  • marrom - ajuda a aliviar a fadiga, neutraliza os efeitos do estresse, acalma. Os pares ideais são marrom e bege, turquesa, rosa, creme, café, laranja, verde ou amarelo;
  • verde - relaxe, acalme, sintonize o bom humor antes de ir para a cama, o que é ideal para decorar paredes de quartos. Um dueto harmonioso é obtido de verde claro e branco, marrom quente ou cinza pérola. Aqui você pode usar bege, laranja ou amarelo como cores de destaque;
  • azul - promova o relaxamento após um dia árduo e torne-se o melhor ajudante para criar interiores românticos. Além da capacidade de ampliar visualmente o espaço, dão uma sensação de liberdade e frescor;
  • creme - têm um efeito positivo no bem-estar geral e harmonizam as emoções. Estes são muito autossuficientes e, ao mesmo tempo, tons invulgarmente habitáveis ​​que podem ser combinados com qualquer cor, e o interior só se beneficia disso;
  • lilás - a magia do lilás é extremamente atrativa, o principal é observar a medida. A predominância de uma paleta lilás pode causar depressão. Mas para pessoas com tendência à depressão, será o melhor remédio. Nenhuma outra sombra tem mais essa capacidade de influenciar nosso background emocional;
  • amarelo - dê um impulso de vivacidade e sintonize-se com uma onda positiva. Eles compensam a falta de sol, adicionam dinâmica, calor e brilho ao interior. A combinação correta de amarelo nas paredes e outros tons no interior permite ajustar visualmente o espaço, aproximando visualmente os objetos;
  • bege - tem um efeito benéfico na visão, sem irritar os olhos, causa uma sensação de paz, ajudando a criar um ambiente acolhedor e convidativo.Para evitar o efeito de bordas borradas do piso com o teto, o interior com papel de parede bege é diluído com um tom adicional de bege.

Acabamento de piso

A escolha do piso é um dos pontos-chave na decoração do interior de um quarto com cores claras. O design competente do piso completa a imagem da sala. As opções de piso mais comuns envolvem o uso de:

  • tampa de cortiça. Material ecológico e resistente ao desgaste com excelentes propriedades de isolamento térmico e resistente à umidade e mofo.
  • tábuas de parquete. O melhor pavimento que complementa organicamente qualquer desenho. Só vai durar muito tempo com os devidos cuidados e não tolera muita umidade - leva à perda de forma.
  • linóleo. Um tipo de revestimento econômico que se adapta a qualquer solução de interior. As principais vantagens são a facilidade de instalação e manutenção.
  • tapete. Outra opção de orçamento que permite economizar tanto na compra do revestimento em si quanto no trabalho do mestre, pois todos podem dominar o assentamento do carpete. Prós - praticidade, durabilidade, apelo visual, manutenção pouco exigente.
  • laminado. Difere em uma grande variedade de texturas com imitação de granito, madeira, mármore, pedra. A principal vantagem é o atraente baixo custo. Esse revestimento é durável em uso e fácil de instalar.

Escolhendo e organizando móveis

O conjunto de móveis para um quarto claro é selecionado levando em consideração a solução de estilo escolhida. Para manter o esquema de cores em um quarto espaçoso, os móveis - cama, guarda-roupa, mesas de cabeceira, penteadeira - são escolhidos em madeira clara. Se uma paleta de cores contrastantes for uma prioridade, uma cama escura e uma cômoda serão adequadas contra o fundo de paredes claras.

Móveis luxuosos de cor branca como a neve no quarto são uma solução que nunca perderá sua relevância.

Não se esqueça dos sotaques. O piso escuro combinado com paredes claras irá ampliar visualmente o espaço, acentuar a geometria das formas e definir claramente os limites da sala.

Quais cortinas são adequadas?

Têxteis feitos de linho rústico, seda chique, cetim iridescente, algodão rigoroso, chiffon refinado, veludo nobre podem tornar o design único e inimitável.

Ao escolher cortinas, eles partem de sua finalidade e direção de estilo. Se o quarto for decorado com tendências modernas ou de alta tecnologia, você terá que desistir das cortinas francesas ou inglesas. Mas o interior de um espaçoso quarto clássico pode ser complementado com cortinas francesas com dobras exuberantes e espetaculares, e um pequeno quarto com cortinas austríacas.

O uso de design têxtil permite ajustar visualmente o espaço. Uma combinação habilidosa de cores de revestimentos de móveis estofados, tapetes de cabeceira e revestimentos de janelas ajudará a enfatizar as vantagens, ocultando as desvantagens.

Com tecidos de cores claras, uma sala de tamanho modesto parecerá mais espaçosa. Bege e terracota podem ser usados ​​para aumentar a temperatura da cor, enquanto cortinas cinza e roxas podem ajudar a resfriar um pouco o interior. Cortinas com listras verticais contrastantes poderão "elevar" o teto, enquanto as transversais contribuirão para a "expansão" das paredes.

Na maioria das vezes, as cortinas nas janelas são limitadas a uma função decorativa e servem como ornamento. Se a prioridade não for apenas a beleza, mas também a funcionalidade, preste atenção às cortinas opacas e opacas Inspire Blackout (Blackout). As cortinas de filtro de luz são feitas de material com altas propriedades de barreira, que fornecem isolamento da luz solar em até 100%.

Decoração

Os acessórios são projetados para tornar o mobiliário original e exclusivo. Graças aos acabamentos, o interior torna-se um reflexo da individualidade dos proprietários, demonstrando uma abordagem criativa.A decoração neutra com detalhes brilhantes - almofadas decorativas, colcha, tapete de cabeceira, nunca será enfadonha. É importante apenas respeitar o estilo e a paleta de cores escolhidos.

A paleta de luz é diluída com detalhes brilhantes: vasos de flores originais com plantas de interior, livros em encadernações escuras em uma prateleira de luz. As cores mais suculentas e ricas devem estar numa pequena decoração, é nesta condição que o cenário se revelará expressivo. Focando em um grande elemento decorativo - um quadro, um tapete, uma mesa de centro, é sustentado com a ajuda de pequenos acessórios - almofadas, guardanapos, pequenos vasos.

Uma paleta preta é usada para criar contrastes nítidos em interiores claros clássicos ou decoração Art Déco. O preto é o complemento perfeito para um fundo branco. O principal aqui é manter o equilíbrio de cores, caso contrário, você não pode obter um interior branco e preto, mas uma configuração em preto e branco.

O interior absolutamente branco como a neve é ​​diluído com várias pequenas manchas pretas, é ideal para usar tons suaves: marrom, azul profundo, esfumaçado. Cada cor pode ser um substituto completo do preto, ao mesmo tempo que torna a atmosfera mais leve, sofisticada e moderna.

Iluminação

O interior harmonioso demonstra a interação sincrônica de todos os elementos, cada um dos quais é importante à sua maneira. O papel principal é dado à luz. São precisamente os dispositivos de iluminação bem escolhidos que estão envolvidos na criação de uma atmosfera confortável e acolhedora no quarto.

Alterar a percepção da imagem de uma sala é outra habilidade das fontes de luz artificiais. Os sistemas de iluminação modernos diferem na forma de distribuição da luz - direta, difusa, refletida e no tipo de lâmpadas. A combinação de diferentes métodos garante visuais impressionantes.

Ao planejar a iluminação do quarto, eles são guiados pela área da sala, pelas características do layout e pela disposição dos móveis.

Para expandir uma sala estreita, a parede longitudinal deve se tornar a direção principal do fluxo luminoso. O espaço alongado pode ser corrigido visualmente com a ajuda da iluminação voltada para a parede oposta. Iluminação combinada - luz refletida + luz difusa, contribui para a expansão visual do espaço em todas as direções ao mesmo tempo. Um perímetro bem iluminado do quarto proporcionará um efeito semelhante.

Lindas ideias de design de interiores

A seleção de fotos apresenta os interiores originais dos quartos em uma paleta de cores e estilos diferentes. Existem várias soluções para uma sala estreita de até 20 m². m. em um apartamento típico.

  • Projeto de um pequeno quarto em cores claras.
  • O design original do quarto é de 20 m². m.
  • Decoração do quarto 15 sq. m.
  • Decoração do quarto 14 sq. m.
  • Um exemplo de aumento visual de espaço em um quarto de 12 m² m.
  • Quarto com design clássico em cores claras.
  • Execução contrastante de um quarto luminoso.
  • Estilo loft no interior de um quarto com área de 20m2. m.
  • Decoração do quarto em estilo contemporâneo.
  • Quarto luminoso em estilo moderno.
  • Estilo clássico no interior de um quarto luminoso.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário