Quarto azul-acinzentado
O quarto cinza-azulado parece elegante, moderno e aconchegante... No entanto, se você exagerar no número de acentos, poderá obter o efeito oposto. Portanto, para decorar harmoniosamente um ambiente com essas tonalidades, vale a pena seguir algumas regras.
Recursos de cor
Cada uma das cores desta gama possui características próprias, que deve conhecer antes de tornar uma delas dominante.
O azul pertence ao espectro do frio, graças ao qual é capaz de trazer frescura, calma e tranquilidade ao interior. Também está associado ao verão, céu, mar, o que tem um efeito positivo no ambiente do quarto. Essa cor ajuda a relaxar, ajuda a adormecer. Tons mais claros de azul podem ampliar visualmente o cômodo, o que é útil se o apartamento tiver dimensões pequenas.
As desvantagens do azul só aparecem se você exagerar. Se houver muito, o quarto pode se tornar desconfortável e repulsivo, muito frio para sentir. Além disso, uma quantidade excessiva de acabamento azul pode reduzir externamente o custo da imagem geral.
Cinza é uma cor básica, mas dependendo dos tons, pode entrar em um dos espectros. Por ser neutro, promove relaxamento, reduz o estresse emocional e a excitação nervosa, além de dar descanso aos olhos. Essa cor pode aumentar visualmente o tamanho da sala. Se não houver iluminação suficiente na sala, ela pode começar a diminuir, o que deve ser levado em consideração na hora de comprar lâmpadas.
Tons escuros de cinza que não são equilibrados por outras cores claras podem ser opressores, o que não é muito desejável em um design de quarto. Em geral, para que a gama monocromática não cause depressão e não deprima, recomenda-se usá-la apenas com cores companheiras.
O interior em tons de cinza azulado é uma das opções clássicas para combinar diferentes cores. Eles harmonizam e eliminam as deficiências uns dos outros. Assim, o cinza reduz a atividade de seu companheiro, e o azul, ao contrário, o torna menos desbotado. Ao combinar, você precisa manter um equilíbrio e usar tons com a mesma saturação. Quanto mais escuro for o cinza, mais claro deve ser o azul e vice-versa.
Com o equilíbrio certo de saturação e a escolha de tons, um quarto de cor semelhante será um ótimo lugar para relaxar. Nele, o próprio ambiente atuará de forma pacificadora.
Opções de combinação
Se o azul é a cor dominante, então você pode incorporar designs nos estilos clássico, provençal, neoclássico, mediterrâneo. Gray, por outro lado, incorpora tendências mais modernas, por exemplo, minimalismo, industrial. Para que o design cinza-azulado não pareça muito arrogante ou desbotado, o melhor é escolher acabamentos, móveis e decoração com texturas diferentes. Combinações de seda, veludo, couro, tapetes turcos, madeira envelhecida, vidro e bronze enriquecem visualmente o interior. Para tornar a impressão de um design mais profunda, você deve combinar superfícies mate, brilhantes, espelhadas e metálicas.
Se uma cor azul for usada como decoração, então a mobília cinza irá equilibrá-la. O papel de parede excessivamente brilhante não é recomendado para toda a área da sala. É preferível deixar apenas uma parede ativa e as outras neutras. Se as paredes ou o chão forem feitos em cinza, os detalhes em azul podem ser adicionados aos tecidos - cortinas, colchas, travesseiros, estofados de móveis. Em uma sala monocromática, pinturas brilhantes também são apropriadas, os enredos que variam de paisagens clássicas a abstrações surreais.
Se forem usados tons mais claros dessas cores, o frio externo pode ser reduzido com o uso de móveis. Os itens que são feitos de madeira ou imitam sua textura serão adequados. Nesse caso, a cor dos móveis deve ser próxima ao natural - marrom, bege.
Freqüentemente, um quarto cinza-azulado precisa ser diluído com alguma outra cor.... Nesse caso, é melhor escolher diferentes tons de branco e bege. Por exemplo, em um quarto assim, você pode colocar uma poltrona ou sofá de couro branco, que terá uma aparência não apenas harmoniosa, mas também elegante.
Soluções bonitas
Tons suaves de cinza no chão e nas paredes não tornam o ambiente monótono, mas, ao contrário, conferem-lhe um equilíbrio lacônico. O branco foi introduzido como cor complementar com lâmpadas, estante, teto e portas. O azul está presente em vários tons ao mesmo tempo: do azul claro ao rico "sujo". Esta cor é usada para carpetes, estofados de poltronas, roupas de cama e uma das esquadrias.
O cinza é dominante, pois é representado por decoração de parede, cama, cortinas, carpete. É equilibrado por detalhes em azul: uma poltrona leve, uma colcha estampada em branco e azul e uma mesa de cabeceira brilhante. As cores que acompanham são o branco e o bege na forma de pisos e móveis.
A quantidade de azul e cinza é aproximadamente equilibrada. O padrão do papel de parede cria uma sensação de volume e suavidade, enquanto a parede de destaque é decorada com duas listras estampadas em cinza e preto. As cortinas em cores básicas combinam com as paredes, mas os pontos amarelos claros ajudam a destacá-las. Móveis cinza (poltronas, mesa e cadeira, cama, pés de abajur) combinam várias texturas ao mesmo tempo. Para não sobrecarregar o interior com a alternância de apenas duas cores, o castanho escuro e o branco foram adicionados na forma de pequenos móveis e decoração.
O comentário foi enviado com sucesso.