Pintura de parede elegante no quarto
O quarto é um lugar especial da casa, onde a calma, o conforto e a tranquilidade devem reinar. É por isso que o design de interiores do quarto deve ser abordado com especial cuidado.
O significado da cor no interior
Na verdade, é uma ciência completa - escolher a cor certa, escolher as combinações certas e colocar os acentos. Na verdade, o quão correta e harmoniosamente o interior do quarto é decorado, depende de como seus habitantes se sentirão nele.
Ao escolher um esquema de cores para as paredes do quarto, é importante lembrar que todas as tonalidades têm um efeito diferente no humor e, às vezes, no bem-estar de uma pessoa. Está provado que:
- Verde e amarelo fazer você se sentir mais calmo, reduzir a fadiga, relaxar. Além disso, cercada por tons de verde e amarelo, a pessoa fica muito mais otimista.
- Bege e amarelo pastel - são tons de conforto e tranquilidade, contribuindo para a busca de compromissos em temas polêmicos.
- Turquesa - dá uma sensação de frescor e leveza.
- Azul - melhora o sono, trazendo paz e uma sensação de paz com você. Mas deve ser "diluído" com acentos brilhantes para não ficar "frio".
- laranja - associa calor e conforto, melhora o tônus e estimula áreas ativas do cérebro.
- Branco - isso é calma, luz e pureza. No entanto, uma grande quantidade de branco no interior torna o ambiente frio e muito "estéril".
- Preto. O uso excessivo dessa cor tornará o cômodo mais claro escuro e sombrio. No entanto, na maioria dos interiores, é usado para visualizações gráficas.
- cinza - é capaz de dar à sala uma aparência comercial.
Ao mesmo tempo, as cores pastel claras podem adicionar luz a uma sala e expandir visualmente seus limites, enquanto as cores escuras, ao contrário, podem estreitar o espaço.
Opções de combinação
Uma das tendências no design de um quarto de dormir e de descanso é o princípio das "3 cores", que consiste em pintar as paredes em três tons diferentes. Nesse caso, suas combinações podem ser:
- Monocromático - usando várias opções de tonalidade de uma cor principal. Por exemplo, detalhes em vermelho tijolo e bordô em um fundo rosa pastel.
- Relacionado. Esta opção envolve uma combinação de tons de cores espaçados próximos. Por exemplo, o interior é em tons de azul-violeta-rosa ou na cor verde-amarelo-azul.
- Contrastantecom base na oposição de cores. Por exemplo, preto e branco.
Na hora de escolher a cor para pintar as paredes, os designers aconselham o uso de uma mesa especial, de acordo com a qual:
- Branco vai bem com qualquer outra cor, mas fica especialmente bem com todos os tons pastel, cinza, dourado e em contraste com o preto.
- Cinza. As opções mais vantajosas para "vizinhança" - com adições de amarelo, vermelho, laranja, verde, azul, branco, roxo. Mas com marrom e dourado é melhor não usar.
- Laranja. Combina-se harmoniosamente com qualquer cor, mas de forma mais eficaz com marrom, verde, roxo, rosa e azul.
- Amarelo. É usado na maioria das vezes em combinação com vários tons de marrom, laranja, verde claro, branco, cinza, roxo, mas também pode estar em harmonia com outras cores.
- Cor de rosa. Combinações ideais com tons de branco, bege, cinza, azul e quaisquer tons pastel.
Ao desenvolver de forma independente ideias para decorar as paredes do quarto, além das combinações de cores, é importante considerar:
- Dimensões e formato da sala. Em salas pequenas, as sombras claras devem ser preferidas, que ampliam visualmente o espaço.
- Decoração de outros elementos da sala (móveis, teto, chão).
- A localização do quarto em relação aos pontos cardeais (para o sul, uma paleta de cores mais fria é selecionada, e para o norte - cores quentes).
- A quantidade e a localização das janelas (quanto menos luz natural, mais clara deve ser a cor das paredes).
E, claro, as próprias preferências e estilo de vida dos proprietários.
Harmonia de cor e estilo
Ao criar o projeto de uma sala, onde costuma passar a maior parte do tempo, os profissionais recomendam levar em consideração a orientação de estilo. Cada estilo tem suas próprias regras e preferências:
- A Provença "adora" tons de rosa claro, leitoso e azul;
- o estilo ecológico tende a ser pantanoso e marrom;
- O barroco prefere tons pastel;
- nos clássicos, o branco é obrigatório;
- alta tecnologia é impensável sem cinza, preto e branco;
- o minimalismo acolhe uma combinação contrastante de preto e branco;
- para campo, areia, tons claros de amarelo e marrom são adequados.
No entanto, para criar seu próprio interior exclusivo, às vezes as regras podem ser violadas - as tendências da moda acolhem uma combinação de soluções incongruentes e incomuns.
Acentos
Ao decorar paredes em uma casa de campo ou apartamento, muitos tentam evitar imagens de luz enfadonhas. E os designers consideram esta abordagem ao design correta - para harmonia e bem-estar, acentos brilhantes devem estar presentes na sala, que enfatizarão as peças centrais do interior.
No quarto, a cama é o elemento principal, então a ênfase é mais frequentemente na parede atrás da cabeceira da cama. Para isso, são utilizadas cores vivas que contrastam com o resto das superfícies, pinturas ou desenhos inusitados.
Soluções de design
Soluções de design originais oferecidas por profissionais em suas áreas o ajudarão a escolher a opção de design de quarto certa:
- Os quartos espaçosos para dormir e relaxar terão uma aparência estética e harmoniosa com paredes castanhas escuras, parcialmente revestidas com móveis mais leves e elementos decorativos. Alternativamente, apenas uma seção separada ou uma parede é pintada em marrom escuro. O resto das superfícies das paredes são decoradas com a mesma cor, mas em tons mais claros.
- Outra variante - paredes pintadas de cinza ou bege, em que flashes brilhantes de outras cores são aplicados. Em vez de acentos de cor, todos os tipos de componentes decorativos também são usados.
- Um pequeno quarto com luz natural insuficiente irá se transformar se for decorado Em branco, criando destaques na forma de pinturas ou painéis em um estilo minimalista.
Entre os “segredos” do design de quartos da moda estão também as riscas horizontais, que contribuem para um aumento visual do espaço, a pintura texturizada (em gesso decorativo) e muitas outras opções.
Escolha de tinta
O projeto de design de interiores está pronto. É hora de escolher um material para pintar. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de revestimentos de acabamento. Mas a opção mais acessível e ao mesmo tempo prática foi considerada por muitos anos a tinta à base de água sobre uma base de acrílico ou látex acrílico.
Esta tinta tem muitas vantagens que permitem a sua utilização no quarto. Ela:
- seca rapidamente;
- inofensivo para os humanos e o meio ambiente;
- não tem um odor específico pungente;
- permite que as paredes "respirem";
- não tem medo de alta umidade e resistente a danos mecânicos.
Além disso, pode ser dado qualquer tom ou tonalidade - para isso, basta adicionar um pigmento de cor adequado à composição incolor. Ao mesmo tempo, recomenda-se diluir toda a tinta de uma vez, pois não há garantia de que na segunda vez será possível obter uma tonalidade 100% idêntica.
Na hora de escolher uma tinta, é necessário levar em consideração o fato de que após a secagem sua cor fica mais clara, muda levemente de tonalidade.
Pintar paredes não é apenas moderno e bonito, mas também a opção mais simples para decorar paredes em um quarto. Portanto, todo o trabalho pode ser feito manualmente, sem a ajuda de pintores profissionais. Mas aqui, o principal é lembrar que qualquer composição de coloração parecerá mais eficaz e correta apenas em paredes perfeitamente planas.
Para ver um vídeo sobre como pintar paredes com tinta à base de água, veja abaixo.
Ótimo artigo! Uma grande vantagem na escolha do material para o acabamento de um ambiente é a tinta! Afinal, você pode pintar a qualquer momento sem grandes despesas e esforços.
O comentário foi enviado com sucesso.