Pensando no design de um pequeno quarto

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Levamos em consideração a forma da sala
  3. Estilos populares
  4. Soluções de cor
  5. Decoração e decoração de interiores
  6. Como arrumar a mobília?
  7. Acessórios
  8. Ideias de design interessantes e novidades
  9. Dicas úteis para organizar

Em alguns casos, é bastante difícil decorar o interior de uma pequena divisão, pois é necessário não só ter em consideração todos os detalhes funcionais necessários, mas também preservar o máximo possível o espaço livre. Pensar no desenho de um quarto pequeno é ainda mais difícil, uma vez que muitos problemas têm de ser resolvidos numa divisão pequena - por exemplo, no que diz respeito aos locais de dormir e arrumação. Vale a pena descobrir como pensar com mais sucesso sobre os detalhes do interior, enquanto deixa o quarto o mais espaçoso possível.

Peculiaridades

O quarto deve ser multifuncional, sendo impossível colocar apenas uma cama no quarto, contentando-se exclusivamente com um local para dormir. É melhor se a sala tiver vários recursos funcionais.

Graças a isso, será o mais confortável possível para viver:

  • Esse cômodo é destinado para dormir e descansar, mas é muito bom se nele for bem iluminado e fresco. Ao organizar os móveis, você não deve bagunçar os espaços das janelas e colocar ao lado deles produtos volumosos que interfiram com a penetração da luz natural no ambiente.
  • Considerando o espaço de uma sala pequena, não é recomendável escolher móveis volumosos de grande porte. Ela vai "devorar" visualmente todo o espaço livre e o quarto vai perder a atmosfera de conforto.
  • Se surgir uma questão polêmica em relação à compra de guarda-roupas maiores e economizar em um lugar para dormir, comprar um sofá dobrável - ou escolher uma cama cheia e pequenos sistemas de armazenamento, você não deve economizar na qualidade do sono. Preste atenção a uma cama de qualidade com colchão ortopédico.
  • Para um quarto pequeno, uma decisão muito inteligente seria comprar uma cama com mecanismo de elevação. A parte inferior de tal móvel é uma gaveta espaçosa que servirá como um espaço de armazenamento adicional (e bastante espaçoso).
  • Um pequeno quarto sempre precisará de uma correção visual do espaço. As superfícies de espelho irão ajudá-lo melhor neste assunto. Podem ser, por exemplo, painéis decorativos de parede, portas de armários brilhantes e superfícies de prateleiras, tectos suspensos ou tensos com um efeito brilhante.
  • A particularidade de um pequeno quarto reside no facto de se poder preencher o interior com produtos invulgares. Uma excelente solução seria uma cama alta com zona de trabalho, uma cama escondida que, ao ser dobrada, vira a superfície de um roupeiro modular, assim como um modelo com gavetas embutidas.
  • Um pequeno quarto ficará muito mais aconchegante se você adicionar uma variedade de acessórios elegantes a ele. Travesseiros com fronhas de tricô e cobertores combinando incluídos, cortinas claras com cortinas de noite não muito pretensiosas e pequenos vasos de ervas provençais secas são uma ótima decoração para um quarto assim.

Levamos em consideração a forma da sala

Obviamente, ao planejar o design de um quarto pequeno, é fundamental levar em consideração a forma do cômodo. Às vezes depende dela quão funcional será o quarto, quão harmoniosa será a colocação dos móveis, quão aconchegante será o ambiente no seu interior.

Um quarto retangular pode nem sempre ser funcional, pois o tamanho pequeno reduz a possibilidade de colocar uma cama de casal de alta qualidade e espaço de armazenamento espaçoso nela.

Vamos dar uma olhada nas opções para planejar uma pequena sala retangular:

  • Uma boa opção seria colocar um conjunto modular de móveis no quarto com uma cama embutida escondida, que se desdobra quando sua estrutura é levantada e baixada. A cama está equipada com um colchão ortopédico comum, pelo que será bastante confortável dormir nela. A vantagem de tal kit é que ele ocupa muito pouco espaço, sendo muito funcional.
  • Para um quarto pequeno retangular, uma cama com gavetas embutidas é adequada. Esse produto resolve alguns problemas relacionados ao armazenamento de coisas, portanto, apenas um pequeno armário e uma mesa de centro bem organizada podem ser colocados na sala.
  • A cama alta, localizada na lateral perto da janela, seria um lugar ideal para dormir em tal quarto. Se não houver necessidade de área de trabalho, então na parte inferior desse móvel será possível colocar uma pequena poltrona e uma estante baixa. Um cantinho tão aconchegante será uma ótima opção para o entretenimento noturno, e a localização perto da janela dá a você a vantagem de observar as luzes da cidade ao entardecer.

Uma divisão quadrada tem características próprias, pelo que a sua arrumação será mais fácil e, em alguns casos, ainda mais agradável.

Vamos dar uma olhada em algumas das opções de design e disposição para móveis em um pequeno quarto quadrado:

  • Um quarto quadrado tem a vantagem de que a cama pode ser posicionada perto da janela, colocando a cabeceira da cama contra a parede onde a janela está localizada. Roupeiros pequenos, mas altos, ficarão bem nas laterais da cama. Normalmente, esses modelos são espaçosos, então o problema relacionado ao armazenamento de várias coisas será resolvido. Uma pequena penteadeira ou uma pequena poltrona aconchegante podem ser colocadas contra a parede oposta à cama.
  • Se houver necessidade de encostar a cama na parede, vale a pena usar uma das paredes laterais para isso. Assim, a cama ficará virada de lado para a janela, mas a luz do sol ainda cairá sobre ela em certas horas - dependendo da hora do dia.
  • Se você precisar mudar a cama para um sofá, se a sala não deve ser apenas um quarto, mas também uma sala para o lazer doméstico pessoal. Nesse caso, você não deve escolher um modelo muito volumoso do produto, pois isso só vai estragar o interior. É melhor prestar atenção aos sofás pequenos, que estão perfeitamente localizados na frente do gabinete e da mesa, TV.

Estilos populares

Claro, muito depende do estilo em que a sala é decorada. Às vezes, algumas características de um estilo particular refletem-se fortemente na percepção visual da sala e mudam-na radicalmente.

Vamos considerar os estilos mais populares e suas principais características:

Alta tecnologia

Este estilo é caracterizado pelo predomínio de uma grande quantidade de espaço livre, mas nem todos sabem como organizá-lo em um quarto de dormir muito pequeno. A tarefa parece intransponível, mas não é, uma vez que é muito simples dar vida à ideia.

A principal ferramenta para ajuste visual do espaço, neste caso, será o jogo de contrastes, bem como a seleção da iluminação adequada. Este estilo é caracterizado pelo uso de tons predominantemente claros no design, que são apenas ligeiramente diluídos em detalhes escuros. Todos esses truques ajudarão a tornar a sala mais espaçosa.

oriental

Será muito difícil equipar um quarto ao estilo oriental numa divisão pequena, uma vez que o seu conceito envolve a utilização de elementos decorativos ainda que "arejados", mas ao mesmo tempo maciços.Eles não vão decorar a sala, mas apenas "comer" o espaço livre, tornando-o desconfortável.

Você pode sair dessa situação simplesmente usando apenas uma pequena parte dos elementos decorativos. O papel de parede com um ornamento de estilo oriental pode ser colocado numa das paredes, formando uma espécie de painel decorativo. Também são adequados os detalhes têxteis - cobertores e travesseiros, bem como a decoração correspondente das lâmpadas.

País

Esse estilo é especial, incomum - e ao mesmo tempo aconchegante. Entre as características deste estilo, destaca-se uma das características mais marcantes - os papéis de parede clássicos raramente são usados ​​para a decoração de paredes, normalmente a superfície é revestida com madeira fina ou decorada com pequenos detalhes em madeira.

Quanto a móveis, o país aceita os modelos mais confortáveis. Produtos para dormir em madeira maciça, bem como vários elementos decorativos de vime, cabem perfeitamente no interior.

árabe

Um quarto em estilo árabe (mesmo o menor) pode se tornar um lugar fabuloso para relaxar para a realeza. Mesmo ao usar materiais baratos (em quantidades mínimas), a sala ainda parece incrivelmente luxuosa.

Se você decidir projetar um pequeno quarto neste estilo, deve seguir algumas recomendações. Se possível, vale a pena usar elementos em arco, tapetes persas, dosséis graciosos, almofadas decorativas em grande quantidade, além de diversos elementos decorativos - vitrais, estampas geométricas e florais.

Soluções de cor

As cores também desempenham um papel importante no design de um pequeno quarto.

Não é segredo que uma sala parece mais espaçosa se, em seu design, eles foram usados ​​principalmente tons claros... No entanto, nem todos ficarão felizes com esta decisão.

Vamos dar uma olhada em como escolher as combinações de cores certas para que o design não afete adversamente o espaço interior, e também nos familiarizar com as idéias de design mais populares para decorar quartos.

É incrível como as tendências da moda mudam rapidamente. Até recentemente, os tons sombrios não pareciam tão atraentes, mas nesta temporada, o design do quarto em tons de cinza está no auge da popularidade. O design no estilo “gradiente” parece especialmente elegante e sofisticado, em que as paredes são decoradas na forma de uma transição suave de tons claros para tons mais escuros.

Escuro quarto azul não ficará muito atraente, pois a abundância dessa cor no interior pode causar desconforto. Os designers aconselham combiná-lo com tons mais claros e quentes: branco, amarelo claro, lilás suave, azul claro.

Monocromático quarto turquesa raramente para o gosto de alguém. Este tom é capaz de tornar o ambiente ainda mais pequeno visualmente, por isso os especialistas na área de design de interiores aconselham diluí-lo em branco ou azul claro.

Decoração do quarto Em branco, é claro, terá um efeito benéfico no espaço, mas pode se tornar entediante. Se as paredes e o teto do seu quarto são decorados com branco, vale a pena escolher móveis e pisos em tons mais escuros que combinem.

Quarto preto e branco ficará muito bem - especialmente se a tonalidade predominante for o branco. O preto é ideal para realçar detalhes e realçar a dignidade de uma sala.

Os pequenos quartos de dormir também são bonitos, em cujo interior são usados ​​tons de verde, vermelho, lilás, bege e roxo. No entanto, você deve ter cuidado para não exagerar com cores brilhantes. Recomenda-se combiná-los com tons mais claros para criar uma imagem harmoniosa.

Decoração e decoração de interiores

Às vezes é muito difícil decorar o interior por conta própria, uma vez que no processo surgem muitas nuances e questões que só os especialistas podem resolver. Para facilitar a resolução independente da questão relativa ao design de um pequeno quarto, vale a pena estudar a lista dos materiais de acabamento mais populares usados ​​para criar um interior com estilo.

Paredes

A decoração clássica de parede com papel de parede pode ser um pouco enfadonha, mas nem sempre é fácil encontrar um substituto que seja igualmente atraente no preço, mas muito mais espetacular e incomum. Esse problema pode ser resolvido mais rápido do que parece, escolhendo papel de parede ou telas texturizadas para pintar. Desta forma, você pode dar às paredes a cor desejada e aplicar qualquer estampa.

Em alguns casos, as molduras do teto são ótimas para o design das paredes do quarto. Uma decoração redonda com um recesso irá suavizar visualmente os cantos agudos da sala e torná-la mais espaçosa. Além disso, essa decoração nas paredes parece muito incomum e elegante.

A decoração de parede em estilo ecológico se tornou uma nova tendência incrivelmente popular. De salientar que para a concepção de um tal quarto são utilizados painéis de cortiça, que não só têm um aspecto bonito, mas também são muito funcionais, protegendo a superfície das paredes da elevada humidade e de danos mecânicos.

Uma solução de design muito incomum é decorar o quarto com jornais comuns. Por serem muito finos e quando molhados ficam translúcidos, deve-se primeiro pintar a parede de branco e, depois de colar os jornais, cobrir a superfície com várias camadas de verniz protetor.

Muitas vezes, os painéis de madeira são usados ​​para a decoração de paredes, cuja superfície é uma imitação de uma barra. Esta decoração parece muito interessante, é ideal para decorar um quarto nos estilos rústico e country.

Em alguns interiores, as paredes são decoradas com pedras grandes e pequenas. Esta solução de design parece incrivelmente elegante, mas não será adequada em todas as divisões. Decorar com pedras não é adequado para um quarto pequeno, pois o espaço está um pouco "consumido".

Para ampliar visualmente o espaço, elementos de espelho e vidro são usados ​​para decoração de parede. Paredes, vários elementos internos são refletidos na superfície brilhante, o que cria a impressão de um espaço muito maior do que realmente é.

Estruturas de gesso cartonado, vários painéis volumétricos e numerosas molduras para quadros e fotos podem ser considerados muito bonitos e interessantes. No entanto, tenha cuidado, porque a abundância de uma decoração tão volumosa pode afetar negativamente o espaço de um quarto já pequeno.

Chão e teto

Claro que a decoração das paredes no interior do quarto é importante, mas não é nada sem os devidos acabamentos de chão e tecto. Considere as opções mais populares, rentáveis ​​e práticas para acabamento de tetos e pisos, bem como as soluções de design mais interessantes.

Muitos materiais são criados para o acabamento da superfície do teto., cada um dos quais tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os tetos suspensos parecem bastante impressionantes, mas afetam negativamente o espaço de uma pequena sala, mas um pequeno nicho de teto de gesso será ideal.

Telas brilhantes esticadas seriam uma excelente opção, mas suas características devem ser levadas em consideração. Uma dessas características é que um teto brilhante escuro é caracterizado por um efeito brilhante excessivamente forte, então o ambiente será refletido nele especialmente bem.

É melhor optar por produtos brancos - bastante contidos e sofisticados.

Os tetos são muitas vezes pintados, branqueados, muitos usam gesso de acabamento para sua decoração.Como esses materiais podem não ser duráveis ​​o suficiente, você deve seguir certas regras durante o trabalho, usando soluções especiais, primer, ferramentas e observando uma determinada sequência de ações.

A decoração do piso deve receber atenção especial, pois não é apenas um componente decorativo de todo o interior, mas também uma parte da sala que está mais exposta ao estresse. É no chão que as pessoas se movem todos os dias. Todas as peças de mobiliário também são colocadas sobre ele, embora não sejam as mais leves.

Um revestimento de piso forte e confiável pode ser chamado com segurança de placa de parquete que se encaixa perfeitamente em qualquer projeto. O parquete é um material natural, hipoalergênico e totalmente seguro para a saúde. A superfície envernizada da placa de parquete servirá por muitos anos.

Revestimentos como linóleo e piso laminado têm muitas vantagens. Entre as vantagens, pode-se notar o custo favorável e a facilidade de instalação, mas uma desvantagem bastante séria pode ser que esses revestimentos não são tão duráveis, uma vez que muitas vezes aparecem vestígios de móveis pesados.

Além disso, para o quarto é bastante aconselhável a utilização de ladrilhos de cerâmica ou grés porcelânico. A vantagem do material é que ele é incrivelmente forte, resistente ao desgaste e durável. As desvantagens incluem o fato de que a superfície é fria e não aquece bem com o ar quente do ambiente, então pode ser necessário colocar tapetes de aquecimento sob o próprio revestimento.

Luz

A iluminação dos quartos é um detalhe muito importante, pois deve ser não só o mais funcional possível, mas também bem pensada - do ponto de vista da expansão visual do espaço. Vamos examinar mais de perto a melhor forma de posicionar as fontes de luz em um pequeno dormitório.

É melhor que um quarto pequeno seja equipado com várias fontes de luz, cada uma com uma função específica. A iluminação de teto por si só não é suficiente nem mesmo para o menor cômodo, pois pode causar alguns transtornos.

Por exemplo, se houver duas pessoas no quarto, uma das quais quer dormir e a outra quer ler, a iluminação de teto pode não ser possível. Neste caso, os abajures de cabeceira ajudarão a resolver o problema, podendo ser colocados dos dois lados na parede ou em duas mesinhas de cabeceira.

As lâmpadas de cabeceira devem ser mantidas pequenas. A luz não é muito forte, mas deve ser suficiente para iluminar algum espaço próximo à cabeceira da cama, bem como para que as páginas do livro fiquem bem iluminadas - no caso de ler antes de dormir.

As lâmpadas de cabeceira serão muito convenientes se o interruptor da luminária de teto estiver localizado na porta. Para desligar a luz, você não precisa sair de uma cama quente - basta pressionar o botão da lâmpada.

Este item pode ser menor se a luz de teto estiver equipada com um controle remoto. Neste caso, será muito fácil ligá-lo e desligá-lo quando necessário, mantendo-se em seu lugar.

Para fazer com que a sala pareça mais espaçosa, você não deve usar o ponto central para a iluminação do teto, pois isso pode fazer com que alguns cantos fiquem de fora - eles permanecerão escuros. É melhor colocar holofotes em todo o perímetro de todo o teto. A luz se difundirá, iluminando os cantos e o centro da sala.

Como arrumar a mobília?

Para criar uma imagem completa do interior, não basta apenas decorar as paredes, o piso e o teto. Também é necessário escolher o móvel certo e arrumá-lo corretamente. Isso é especialmente difícil de fazer em um espaço pequeno, pois existe um risco bastante sério de entupi-lo.

Por exemplo, para um quarto pequeno, não será apropriado adquirir um guarda-roupa muito grande, uma vez que o espaço da divisão não o permite. Um pequeno modelo retangular compacto ou um produto maior com uma colocação angular, que é o mais prático, é o suficiente.

Móveis modulares terão uma aparência muito harmoniosa, incluindo uma cama, armários de velas ou mesas de cabeceira localizados nas laterais. Esta opção é a mais adequada, pois permite colocar todos os itens necessários, mas o espaço não é desordenado.

A cama do pódio, localizada em uma certa elevação, parece muito elegante e moderna. Mas essa solução para um lugar de dormir em um quarto pequeno não será muito prática, a menos que o pódio seja uma parte funcional e não esteja equipado com gavetas embutidas. Nesse caso, a cama do pódio também se torna um espaço de armazenamento adicional.

As mesas de cabeceira do quarto não precisam estar localizadas perto da cama, pois são aceitas apenas no interior clássico. Se houver uma cadeira no quarto, uma mesa de cabeceira pode ser colocada ao lado dela com bastante sucesso.

Se o espaço permitir, você pode colocar uma mesa de computador perto da janela do quarto. No entanto, não é recomendável deixá-lo sem divisão, é melhor dividir o ambiente em zonas usando pequenos racks para isso. Isso separará a área de dormir da área de trabalho.

Acessórios

Obviamente, nenhum interior parecerá aconchegante sem complementar os acessórios apropriados. São os pequenos detalhes que trazem os últimos retoques decorativos ao ambiente, ajudando o design do ambiente a ficar mais holístico e completo.

Vamos examinar mais de perto quais acessórios são mais relevantes para um quarto pequeno e quais são melhores recusar.

A decoração mais óbvia e comum para qualquer cômodo (não apenas um quarto) são cortinas, mas nem todas as variedades são adequadas para um cômodo pequeno. Os designers aconselham desistir de cortinas noturnas muito pesadas feitas de telas caras. Conjuntos clássicos de tule leve e produtos densos que abafam a luz da rua, mas não sobrecarregam o interior são adequados.

Os acessórios para janelas incluem um elemento como um lambrequim, que geralmente faz parte de um conjunto de cortina. Freqüentemente, esse elemento é parte de um interior clássico, mas devido às dobras e babados enormes, pode sobrecarregar um pequeno quarto com bastante força.

Um elemento decorativo muito interessante para um quarto pode ser uma lareira. Note-se desde já que o modelo clássico com alvenaria não será muito adequado, uma vez que ocupa muito espaço e não é adequado para um apartamento. No entanto, é perfeitamente possível escolher uma mini-lareira elétrica decorativa.

O componente funcional da sala também pode funcionar como uma decoração - por exemplo, lâmpadas, lustres. Pontos de iluminação decorativos selecionados no mesmo estilo não só atrairão a atenção, mas também ajudarão a reviver até o interior mais enfadonho.

Vale a pena experimentar, brincar com a mistura de detalhes, estilos diferentes.

Os vasos são acessórios muito estilosos encontrados em muitas casas. Sim, os vasos também podem fazer parte de um pequeno quarto. Não é necessário encher constantemente o vaso de plantas vivas, basta comprar um bouquet elegante de flores secas ou artificiais.

Entre outros acessórios, destacam-se as diversas estatuetas, que costumam ser colocadas em escrivaninhas ou mesinhas laterais. Pequenas velas decorativas ajudam a tornar o interior mais íntimo, e grandes pinturas colocadas acima da cabeceira da cama enfatizam a parte central do quarto.

Ideias de design interessantes e novidades

Para criar um interior elegante para um pequeno quarto, vamos dar uma olhada mais de perto em algumas ideias de design que podem se tornar inspiração ou um exemplo:

  • Um interior incrivelmente sofisticado em estilo clássico. É um pequeno quarto, constituído por um conjunto de móveis modulares: dois roupeiros altos colocados nas laterais, armários de parede com portas situados entre eles, uma estante de livros e uma cama. O quarto é decorado em tons claros, então os móveis de marfim se tornaram a escolha mais bem-sucedida.
  • Quarto bonito e bastante simples em uma sala pequena pode ser elegante também. O sistema modular de móveis brancos é complementado por uma cama com moldura escura. Também é decorado com uma pintura discreta localizada na cabeceira da cama. O destaque do interior é um pequeno guarda-roupa com painéis espelhados embutidos na parede.
  • Quarto aconchegante para dois adultos, localizado em uma pequena sala retangular, decorada em tons claros de café. As mesinhas de cabeceira, localizadas em ambos os lados da cama, são pressionadas contra as paredes, portanto, não há espaço para armários de velas. Em vez disso, um armário de parede com uma superfície de espelho decorativo ostenta acima da cama.
  • Um quarto luxuoso irá agradar aos conhecedores de aconchego e beleza de interiores. O quarto tem um acabamento bastante claro - papel de parede listrado azul-vinho e um piso marrom escuro. A abundância de móveis brancos como a neve parecerá mais bem-sucedida neste interior. Lâmpadas com tons brancos e fotografias no mesmo tom, localizadas em uma das paredes livres, vão ajudar a complementar o ambiente.
  • Um quarto elegante no sótão é o sonho de qualquer adolescente. A abundância de tons claros na decoração das paredes da sala é complementada com muito sucesso por um elemento luminoso com uma estampa floral, localizado na parede atrás da cabeceira da cama. Há uma estante arrumada sob as grandes trapeiras e não muito longe da mesa há um espaço de trabalho conveniente - uma pequena mesa e uma cadeira.

As opções podem ser muito diferentes. Ao escolher o mais adequado, deve-se levar em consideração as características do ambiente. Se você não tem certeza de que pode decorar uma sala lindamente, leia os conselhos de especialistas.

Dicas úteis para organizar

Não é tão difícil equipar você mesmo o quarto. Colocar corretamente os móveis em uma sala pequena e torná-los não apenas funcionais, mas também elegantes, é necessário seguir algumas recomendações:

  • Deve-se ter em mente que em um apartamento pequeno, é importante não só projetar, mas também maximizar a preservação do espaço livre. Considere comprar um sistema modular compacto ou mobília embutida.
  • Em um quarto pequeno, é importante preservar a sensação natural tanto quanto possível e não exagerar com luzes artificiais. É melhor colocar a maior parte dos móveis longe da janela, deixando espaço para uso livre de cortinas.
  • Para arranjar um lugar para dormir completo em um cômodo muito pequeno, você deve pensar em comprar uma mesa de cabeceira ou um sofá-cama. Isso economizará espaço, mas o quarto ainda será funcional.
  • Os quartos em Khrushchev costumam ter uma forma retangular estreita, por isso é muito difícil colocar a cama perto da janela. Há uma saída - a cama fica perto da parede oposta e é complementada por guarda-roupas estreitos, prateleiras suspensas e cômodas compactas onde você pode guardar coisas.
  • Na hora de equipar um quarto no sótão, vale a pena cuidar para que a luz que entra pelas janelas inclinadas não cause desconforto durante a noite de sono. As janelas podem ser decoradas com persianas romanas. Você pode arrumar a cama em outro lugar.
  • Em um quarto com duas janelas, é melhor colocar a cama em frente a elas, então uma pequena mesa de computador pode ser colocada no espaço entre elas de forma bastante harmoniosa.Se este atributo de mobiliário não for fornecido no interior, o próprio quarto de dormir pode ser colocado entre as janelas.
  • A disposição de uma sala com varanda dá muito menos espaço para um design de sala bem-sucedido, uma vez que a parede de um lado não será muito funcional devido à porta da varanda. Nesse cômodo, a cama deve ser posicionada de forma a evitar correntes de ar.
  • É muito difícil combinar um lugar para dormir em um cômodo pequeno com um escritório. Se houver essa necessidade, você deve pensar em comprar uma cama no sótão com uma área de trabalho abaixo. Além disso, a área de trabalho pode ser disposta atrás das portas do armário, tornando-a embutida e extraível.
  • Ao equipar um dormitório no interior, em uma casa particular de madeira, deve-se cuidar do calor da sala. Se você tem um fogão de tijolos clássico, não haverá problemas, mas para outros casos, você pode comprar aparelhos de aquecimento elétrico.
  • Se o espaço da sala for muito pequeno, e houver muitos móveis que precisam ser equipados com ele, você deve usar modelos embutidos e extraíveis, bem como vários life hacks para aumentar visualmente o espaço .

Para mais ideias para decorar um pequeno quarto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário