Ideias para decorar um quarto
Um quarto não é apenas um cômodo privado, mas também uma área íntima onde você pode relaxar física e mentalmente. Portanto, o humor emocional que o ambiente cria é muito importante. O quarto não deve ser apenas fácil de usar, mas também deve trazer conforto mental.
Arranjo do quarto
Um dos cômodos principais do apartamento é o quarto. Deve-se prestar muita atenção à disposição do interior para que seja agradável passar um tempo ali.
Tudo começa com o layout, que inclui pensar no estilo básico. A depender dele, todos os detalhes serão selecionados, desde móveis até decoração.
Há um grande número de direções, mas algumas delas são mais adequadas para decorar um quarto do que outras:
- Estilo sertanejo adere à naturalidade e está saturado de motivos naturais, que afetaram a escolha de acabamentos, móveis e até cores. O principal material da direção é uma árvore ou qualquer coisa que imite seus dados externos. As cores são naturais e você deve escolher tons suaves.
- O estilo provençal é um dos mais arejados e simplesmente elegantes... O mobiliário é desenhado em tons de branco e bege, e entre os acentos há sempre um azulado ou lilás. Como móveis, eles escolhem armários vintage ou modernos, mas semi-antigos, camas grandes com cabeceiras de ferro forjado. Principalmente chita e cetim são usados como tecidos.
- O barroco e os clássicos são as tendências mais elegantes e luxuosas. Eles exigem mobília e decoração maciças, como colunas, grandes camas de ferro forjado com dossel, estátuas reais, lustres intrincados. Esses recursos tornam esses estilos adequados apenas para quartos grandes. O barroco é mais vibrante, pois nele, além das cores claras, há acentos vermelhos e lilases. Nos clássicos, a gama é mais rica graças às cores marrom, azul escuro e dourado.
- Minimalismo e alta tecnologia - estilos modernos, que parecem lacônicos, mas bonitos ao mesmo tempo. O design é projetado em cores monocromáticas, que ocasionalmente são diluídas em amarelo, vermelho, azul. Um quarto de alta tecnologia é mais elegante, pois permite o uso de superfícies laqueadas e brilhantes, de vidro, além de decoração e eletrodomésticos sofisticados. O quarto minimalista é o mais espaçoso possível e está mobilado apenas com os itens necessários para a vida.
- Os estilos art déco e étnico exigem muitos elementos e decoração. No entanto, cada item deve ser combinado com o outro e representar um único conceito. A tendência étnica é na maioria das vezes brilhante, porque usa traços nacionais tanto no cenário quanto nas cores. Os mais populares são japoneses, africanos, egípcios, árabes, indianos. Art Déco é mais sofisticado e um pouco pretensioso graças a padrões intrincados, materiais caros, tecidos e decoração.
Tendo escolhido um estilo, você deve fazer o mobiliário. O conjunto de itens indispensáveis para o quarto é pequeno. O lugar central é ocupado pela cama, cuja qualidade determinará o quão descansada a pessoa se sente.
Não é recomendável empurrar a cama para um canto, colocá-la junto à cabeceira da janela e perto do radiador, bem como em frente à porta.
Se a cama for de casal, é melhor deixar espaço livre em ambos os lados para não criar transtornos. Um quarto pode ser colocado ao longo da parede. Em um quarto grande, a cama pode ser colocada no centro ou na diagonal. Se a cama for empurrada contra a parede, é melhor se ela tiver uma cabeceira alta para que você possa sentar-se meio sentado confortavelmente.
As camas são divididas em altas (até 80 cm), médias (cerca de 50 cm) e baixas, ao nível do solo. Além das opções habituais, pode-se instalar algo atípico no quarto, por exemplo, um modelo suspenso ou fazer um “sótão”, uma colina onde basta colocar um colchão. No quarto de crianças e adolescentes, um modelo de duas ou três camadas será relevante. Em uma sala pequena, pode ser combinado com um local de trabalho.
Para maior comodidade, não custa colocar uma mesinha de cabeceira ou mesa de cabeceira. Para guardar roupas, roupas de cama e outras coisas, você precisa de um guarda-roupa ou cômoda. Uma penteadeira, escrivaninha, cadeiras ou pufes são totalmente opcionais, mas podem resolver muitos problemas em um apartamento pequeno. Esses itens devem ser projetados no mesmo estilo.
Para economizar espaço, você pode usar móveis transformadores multifuncionais. Por exemplo, em poltronas e pufes existem caixas para coisas. O meio-fio sobre rodas pode ser movido de um canto a outro e usado como suporte ou mesa. Uma penteadeira com espelho dobrável pode funcionar como um local de trabalho.
O clima no interior é criado pelas cores e pela decoração. Tons claros e naturais trazem sensação de frescor, o amarelo e laranja aquece, e o vermelho, ao contrário, revigora também. Flores e plantas, e não apenas plantas vivas em vasos, acrescentam conforto ao ambiente. Desenhos nas paredes, móveis ou tecidos ajudam o ambiente a brilhar. Os têxteis podem complementar um estilo ou tornar-se uma peça de destaque. Em algumas áreas, apenas algodão e linho são adequados, enquanto em outras, seda e veludo. As cortinas do quarto são necessárias não só para criar aconchego, mas também para se proteger do sol da manhã.
Não se esqueça de outros itens de decoração, incluindo vasos, molduras, pinturas e cartazes, estatuetas, almofadas. Devem combinar-se harmoniosamente não só entre si, mas também com estilo e mobília.
Decoração faça você mesmo
Uma adição interessante e significativa ao interior pode ser uma decoração feita por você. Muitas ideias não requerem habilidades especiais, apenas um pouco de tempo:
- Na sala, o olhar sempre recai sobre as paredes, por isso vale a pena tratar com cuidado a sua decoração. A forma mais popular é o papel de parede. Você pode fazer isso sozinho, sem contratar profissionais. Para deixar o quarto mais interessante, basta utilizar papel de parede com estampas em uma das paredes ou em uma área específica, por exemplo, ao lado da cama. O desenho deve estar em harmonia com a cor do móvel ou decoração.
- Outra opção é desenhar. A ideia pode ser realizada a partir de estênceis de papel vegetal e papel autoadesivo. Um desenho e um padrão adequados podem ser tirados literalmente de qualquer lugar, por exemplo, de uma revista ou livro.
- A parede de realce pode ser decorada com painéis macios. Para fazê-los, você precisará de madeira compensada, espuma de borracha e couro ou qualquer outro tecido para estofamento. Quanto mais espuma, mais macia será a parede. Você pode colar os painéis com pregos líquidos.
- Outra opção de parede é uma fileira de pequenos espelhos emoldurados. Você pode escolher diferentes formas e tamanhos, e para torná-los harmoniosos, pinte os quadros em uma cor ou cole com papel de parede, pintura. Você também pode fazer uma parede espelhada fixando as placas com pregos líquidos. No entanto, este design é muito agressivo e pode prejudicar as proporções da sala.
- Recentemente, uma solução popular são os porta-retratos comuns na parede. O principal é usar apenas molduras vazias, sem fotografias e desenhos. Ao brincar com tamanhos e cores, você pode criar uma composição intrigante.
- Você também pode decorar os móveis sozinho, por exemplo, usar estênceis para desenhar padrões complexos no meio-fio ou cobrir as prateleiras com um filme especial de qualquer cor. Você pode até dourar um item com folha de ouro, verniz e um pincel macio. Os artesãos podem tentar fazer molduras de estuque em relevo nas paredes ou na cabeceira da cama. Isso exigirá argamassa de gesso e massa de cal, cuja mistura é despejada em estênceis ou moldes.
- Capas de cadeira costuradas podem ser uma decoração bonita e funcional. Eles podem ser usados como uma mesa de cabeceira. Os bolsos nas capas permitem guardar coisas pequenas, mas necessárias, por exemplo, um telefone, fios de carregadores.
- Falta de espaço de armazenamento pode ser resolvido de outra maneira - fazendo nichos na parede de drywall. Esses recessos armazenam livros, molduras ou até travesseiros e roupas de cama. Você pode pendurar armários sobre a cama, o principal é não deixá-lo muito baixo. Para dar ao móvel uma aparência mais agradável, pode ser estofado em tecido para combinar com a cor da colcha.
- Você pode até fazer um dossel por conta própria. Para fazer isso, você precisa comprar e prender uma moldura de madeira, plástico ou metal na parede. Tule, organza, veludo, tapeçaria são adequados como capa, e você pode prendê-los usando uma cortina para cortinas. É importante verificar adequadamente a resistência de toda a estrutura antes de dormir embaixo dela.
Erros em design de interiores
Vamos destacar os mais comuns:
- Um lustre grande costuma ser impróprio especialmente em um apartamento de médio e pequeno porte. No quarto, o candeeiro central não é a principal fonte de luz, muito mais importante do que arandelas, candeeiros de pé e de mesa, uma vez que iluminam a área pretendida.
- Freqüentemente, o quarto é combinado com área de trabalho e biblioteca. As estantes de livros não devem ser colocadas ao lado da cama, pois elas acumulam poeira ativamente.
- Guarda-roupa com portas espelhadas ou um grande espelho de chão é uma ótima opção para uma sala, pois podem ampliar visualmente o espaço e melhorar a iluminação natural. No entanto, você não deve colocar uma cama ao lado de um objeto ativo, uma vez que a constante contemplação de um reflexo ondulante começará a causar alarme.
- Mesmo o estilo minimalista pressupõe variedade. Paredes nuas e ascetismo não criam a atmosfera confortável desejada. Mas bagunçar a sala é totalmente opcional. Basta colocar acentos, por exemplo, texturizar uma parede ou pendurar uma imagem / fotografias.
- Não é recomendado fazer um ambiente completamente escuro. Quanto mais claro o quarto, mais espaçoso e confortável ele parece. Tons saturados devem ser adicionados como acentos ou devem ser usados tons mais suaves.
- Não pendure prateleiras enormes diretamente acima da cama, pois isso pode causar ansiedade. É melhor ocupar o espaço ao lado da cama o máximo possível e limitar-se a uma prateleira ou nicho bem organizado acima dela.
- Para não sobrecarregar o interior não use quantidades excessivas de acabamento espelhado. Além disso, você não deve ser zeloso com babados, bordados, babados em tecidos. Você não deve saturar demais o design, mas não precisa torná-lo totalmente uniforme e monocromático. Basta adicionar alguns acentos de cor e brincar com diferentes texturas.
Idéias de design interessantes
São muitos estilos, mas mesmo entre eles há outros mais modernos e não enfadonhos. Assim, dentro dos limites da etno-direção, você pode implementar um quarto de safári com móveis de vime de vime, peles de animais artificiais, pinturas coloridas e enfeites em tecidos. Um design náutico que incorpora o tema da água, das praias e do romance das viagens, permite um quarto em estilo cabana. Para isso, é preciso escolher um acabamento em madeira escura, além de usar uma decoração em forma de âncora, um globo, um volante.
Muitas opções incomuns podem ser pensadas com paredes. Uma forma popular é realçar uma das paredes. Mas você pode realçá-lo não apenas com a ajuda de papéis de parede contrastantes ou pintados, mas também de várias outras maneiras. Por exemplo, faça uma placa de ardósia de uma parede, embainhe-a com ripa, apare-a com tijolo ou pedra real, painéis de espelho e mosaicos.
Como no quarto um dos lugares centrais é ocupado pela cama, então você pode inventar algo interessante com ele.Por exemplo, coloque uma coluna de cada canto, decore os topos com vasos de flores. Uma alcova pode ser feita na cabeceira da cama e uma ampla prateleira pode ser colocada ao redor de todo o perímetro. Assim, um meio-fio e uma mesa serão imediatamente fixados na cama ao mesmo tempo.
Em um grande quarto, você pode fazer não apenas um design não trivial, mas também um layout. Está na moda combinar um duche com um quarto. Uma zona é separada da outra por uma parede transparente e parte da sala é acabada com materiais impermeáveis. Isso é caro, uma vez que é necessário não apenas cuidar da demolição de uma parte da parede, mas também ter certeza de que o encanamento não emita sons estranhos altos.
Freqüentemente, você deseja colocar uma lareira no quarto. para tornar o quarto ainda mais confortável. Os designers oferecem soluções fora do padrão - fazer apenas a base externa da lareira e colocar prateleiras para flores, velas e qualquer outra decoração interna. No entanto, você pode obter um real, por exemplo, uma biofireplace que funciona com combustível.
Em salas pequenas por exemplo, em um quarto de 6 sq. m você também pode incorporar idéias elegantes. Por exemplo, coloque uma parede com tijolos e fixe vigas de madeira no teto. Os têxteis ajudarão a tornar o ambiente mais claro - colchas, travesseiros, estofados, cortinas nas janelas. Em vez de um guarda-roupa convencional, você pode usar um cabide de chão. Em geral, em um quarto pequeno, você deve experimentar texturas e cores, nas quais deve haver uma vantagem de tons claros.
O comentário foi enviado com sucesso.