Quarto roxo
O interior moderno do quarto é diferente daquele de alguns anos atrás. Hoje, o foco está nos tons brilhantes e ricos da paleta de cores, que enaltecem e dão ao ambiente o conforto do lar. Uma das soluções de design incomuns e controversas é o quarto roxo. Este esquema de cores é único e possui características próprias.
Características e significado da cor
A cor violeta no interior é um fenômeno complexo, mas muito bonito. A tonalidade é única, pois é composta por duas cores fortes: o azul e o vermelho. Ele tem uma energia única e está cheio de harmonia de contradições. É um poder contido, fogo oculto, uma cor real, que já foi popular entre a nobreza real e o clero.
A cor roxa é considerada mágica, ganha um significado especial, por acreditar que é capaz de influenciar as pessoas. Não é à toa que é ele quem é amado pelos povos de diversos países, inclusive nos contos de fadas e na fantasia. A sombra fala do segredo dos sentimentos da natureza, em cuja alma as emoções grassam. A cor roxa do quarto está repleta de paixão, força e atesta a natureza criativa de uma pessoa. Ao mesmo tempo, é considerada a cor do relaxamento, tem um efeito calmante e relaxante.
A cor púrpura é única na medida em que se adapta perfeitamente ao estilo de quartos femininos, infantis e até masculinos. Na verdade, sua paleta é muito mais ampla: devido à sua dualidade, pode ser diferente, que é criada pela concentração de tons de vermelho ou azul. Por exemplo, a predominância do azul fala de masculinidade e adiciona uma sensação de frieza ao estilo. O tom delicado diluído com o rosa é cheio de romance e sensualidade. A cor viva do lilás enche o interior com a frescura primaveril e transmite emoções alegres.
Como a tonalidade é bastante contraditória, ela possui uma série de características:
- O roxo é ideal para quartos de crianças e adultosporém, é totalmente inadequado para pessoas idosas (neste caso, em vez de estar de bom humor, trará tristeza e depressão).
- O humor do design muda com a saturação de cores: o espaço se expande ou se contrai, a iluminação do ambiente muda.
- Roxo estimula a criatividade, ajuda a sintonizar o clima desejado (o efeito depende do tom selecionado).
- A precisão da tonalidade selecionada é necessária, caso contrário, a atmosfera pode se tornar deprimente... Os tons claros são necessários para um bom humor. Se houver muito azul na tonalidade, o cômodo corre o risco de não ser amado na casa.
- Esta cor do quarto é selecionada para uma pessoa específica. (Você não pode copiar um design que você gosta sem adaptação, porque cada pessoa tem temperamentos diferentes).
Estilos e tons
A cor roxa é multifacetada. Seus tipos incluem os seguintes tons:
- lavanda;
- roxa;
- lilás (escuro a claro);
- cor fúcsia;
- ameixa;
- tolet;
- sombra de berinjela;
- com vermelho pronunciado;
- azul violeta frio;
- diluído com branco.
Cada tom pode diferir em diferentes graus de intensidade. Todos os tons de violeta estão unidos pelo seguinte: seja qual for o seu grau de intensidade, não há agressão neles, pois a cor principal não contém um subtom agudo. Qualquer sombra é aristocrática e nobre.
A cor roxa é tão única que se encaixa literalmente em qualquer estilo de interior - do minimalismo e moderno ao luxo e glamour.Seja qual for o ambiente, espaçoso ou pequeno, conhecendo as técnicas de designers criativos, você pode torná-lo leve e leve, trazer uma atitude positiva e criar uma atmosfera de conforto.
O estilo do quarto roxo é variado (dependendo do interior e da ideia escolhidos): pode ser clássico, high-tech, art déco, neo-barroco, motivos árabes. É importante não apenas mostrar a singularidade e incomum da cor, mas também transmitir a ideia do design por meio dela.
Uma das vantagens (e ao mesmo tempo características) do roxo é a capacidade de combinar diferentes tons.
Para evitar que o interior se funda em um único ponto, um contraste suave deve ser adicionado ao roxo principal. Isso vai animar a cor e acentuar sua sofisticação.
Decoração de parede, piso e teto
O roxo pode ser aplicado de duas maneiras:
- decore as paredes com eles (pintar ou colar o papel de parede);
- escolha sotaques (móveis e artigos de interior).
As técnicas de design dependem da ideia do designer. No primeiro caso, você pode vencer a transição suave de contraste com a ajuda de um padrão ou papel de parede de cores diferentes (para não introduzir tédio e rotina no estilo). Uma excelente solução de design é um acento brilhante que define a área da cama.
Esta parte da parede pode ser personalizada. Você pode torná-lo mais brilhante, pegue um papel de parede roxo. Para tornar a composição mais suave, papéis de parede brilhantes podem ser complementados com papéis de parede simples e leves. Ainda mais interessante será o contraste do branco ou creme entre o contraste brilhante.
Um tecido elástico roxo é uma técnica incomum, mas bonita (especialmente se um tom suave for escolhido). Se tiver um desenho pequeno, tal desenho será mais do que original, mas não precisará de acentos. Neste caso, bastam móveis ou almofadas decorativas.
Se os acentos forem escolhidos, os móveis e itens de interior adicionais em roxo serão selecionados. Além disso, a escolha dos detalhes não se limita: a cor do quarto pode ser criada a partir de tonalidades de roupa de cama, pufes de pele, almofadas decorativas, cobertores, capas, quadros, vasos, candeeiro de mesa e até flores frescas. Além disso, a tonalidade desejada pode ser encontrada na estampa dos itens de interior, seja na renda do recorte do papel de parede ou na estampa das cortinas.
Em alguns casos, pode haver muito roxo no design. É, por exemplo, o estilo árabe, que lembra uma tenda, em que não só as paredes, mas também os tetos são roxos. Para que o fundo geral não seja sobrecarregado, você precisa escolher cuidadosamente a cor do mobiliário e dos itens de interior adicionais.
Opções de combinação
O roxo é uma cor especial, mas combina harmoniosamente com os diferentes tons da paleta de cores. Um dos tons claros e de maior sucesso é o branco: um quarto branco-púrpura é repleto de ar e luz, mesmo que o tom principal seja escuro. Os componentes ideais para o violeta são cinza, bege e preto.
O design preto e roxo do quarto é único por parecer brilhante, o quarto amarelo e roxo "respira" a luz do sol e o calor. A opção com a adição de tons verdes e castanhos preenche a sala com frescura e nobreza. Com um contraste azul-violeta, você deve ter cuidado: pode encher a sala de frio e opacidade. Será melhor se o design contiver não apenas azul, mas também um tom suave.
Nós arranjamos móveis
A disposição das peças de mobiliário depende da ideia geral. Alguém gosta da versão padrão, quando a cama fica encostada na parede, tem mesinhas de cabeceira, abajur e pequenos pufes nas laterais. Outros preferem adicionar uma poltrona a este projeto, em vez de uma lâmpada - arandelas de parede, e acima da cabeceira da cama - uma imagem ou uma área de destaque com papel de parede fotográfico.
Qualquer que seja a opção de disposição dos móveis, ela não deve privar o quarto de conforto. Mesmo se você quiser usar cada centímetro de área útil, você não deve fazer isso - em vez de sentir o espaço, você obterá uma desordem completa no quarto.
Para economizar espaço, é melhor colocar a cama com a cabeceira encostada na parede.Um grande espelho pode ser adicionado de um lado e um gabinete funcional com prateleiras de vidro do outro. Você pode colocar um tapete no chão, colocar uma mesa redonda original, um baú para as coisas e completar o interior com uma poltrona baixa e macia.
Nós decoramos janelas e selecionamos acessórios
Para "reviver" o interior, não basta apenas uma peça de mobiliário, um quadro ou um tapete. O Windows também é muito importante. Você pode pendurar cortinas que combinem com o tom de tecidos pastéis ou decorar parapeitos de janela. Em um fundo branco, não só as flores lilás ficarão bem, mas também os vasos decorativos e as almofadas do sofá.
O cetim cintilante é considerado a melhor escolha para têxteis: essas almofadas tornam-se acentos brilhantes na sala, especialmente se seus tons forem diferentes em intensidade. O reflexo metálico da luminária de chão também é lindo.
No entanto, não sobrecarregue a sala com muito brilho. Tintas macias e mates são necessárias, e um brilho cintilante é necessário para demonstrar não apenas a variedade da paleta roxa, mas também sua versatilidade. Além disso, velas de diferentes tons de roxo podem ser uma adição incomum.
Ideias de design de interiores
O desenho do quarto em tons de púrpura obedece à regra: quanto maior o quarto, mais clara é a sombra principal. Além disso, você pode usar até quatro cores diferentes (roxo deve ser o tom principal).
Se quiser mais luz, é melhor deixar as paredes e o teto brancos, escolher móveis brancos ou claros. Para detalhes em roxo, você pode escolher a roupa de cama e um padrão nas cortinas. Mesmo um pequeno acento é suficiente se estiver saturado. Para suavizar o contraste, o bege deve ser adicionado ao dueto de tons: isso criará harmonia, equilibrará o tom brilhante.
A variante com flores é a técnica preferida dos designers. Você pode decorar a parede com um padrão rosa feito em um tom de cinza claro. Para tornar o interior mais delicado, é melhor decorar as paredes com uma cor roxa clara. Você pode repeti-lo em tecidos para cortinas, tons de roupa de cama, almofadas decorativas e um pufe.
Para tornar o interior mais claro, o teto, a parede, a porta, as cortinas e parte dos móveis devem ser na cor branca. Se você quiser mostrar o status, você deve adicionar um pouco de ouro (por exemplo, na decoração do lustre, porta e abajur).
O design em tons de roxo torna a ideia de uma cidade noturna uma realidade. Para adicionar sabor, é melhor escolher um desenho de um céu noturno ou uma nebulosa estrelada para o teto. Para a harmonia da composição em uma das paredes, pode-se fazer um acento luminoso com o motivo da cidade à noite.
Para completar a ideia, resta preencher a sala com itens de interior. Você pode colocar um sistema modular de blocos roxos no quarto ou fazer uma cama de um formato original para metade de um quarto, decorando-a com travesseiros multicoloridos. Para apoiar a ideia do design, em vez de lâmpadas, você pode iluminar a sala com arandelas e lâmpadas que lembram estrelas distantes.
O comentário foi enviado com sucesso.