Projeto de um lindo quarto em uma casa particular
Um quarto não é apenas um dos cômodos de uma residência. Não deve ser apenas bonito, mas também o mais confortável possível. Um interior interessante e atraente pode ser criado em qualquer condição, seja um grande apartamento de luxo ou uma dacha de uma área modesta. Hoje vamos falar sobre como formar um quarto harmonioso em uma casa particular.
Localização do quarto
Em uma casa particular, você pode criar um interior de quarto incrivelmente aconchegante e atraente. No entanto, antes de prosseguir com a seleção de acabamentos e móveis adequados, você precisa decidir sobre a localização do cômodo. Existem várias opções para a localização da área de dormir em uma casa particular.
Vamos dar uma olhada em todas as variações possíveis:
- Se a casa tiver dois andares, o quarto pode ser equipado no segundo andar. Essa disposição é a melhor opção, já que o segundo andar é sempre mais quente. Um quarto em tal área estará longe de sons e ruídos estranhos, o que garantirá um sono e descanso completo e saudável.
- Outro bom lugar para um quarto pode ser um sótão. Esse layout é muito popular hoje. Mas deve-se ter em mente que uma sala aconchegante e confortável pode ser localizada exclusivamente em uma sala isolada de alta qualidade. Muitos proprietários de casas de campo e chalés de verão enfrentam o problema de um telhado inclinado no sótão. Visualmente, ele irá, por assim dizer, "comer" parte do espaço disponível, tornando-o mais compacto. Você pode resolver este problema consultando o acabamento adequado e a decoração do quarto. Se você abordar corretamente a disposição dos itens internos, o telhado inclinado ficará em segundo plano e não criará problemas.
- Se o edifício tiver apenas um andar, recomenda-se equipar o quarto em uma área separada na parte sudoeste da casa. Esta localização é boa porque nesta parte do edifício será mais quente pela manhã e mais luz natural penetrará nela.
Zoneamento
O interior do quarto ficará completo e harmonioso se decidir antecipadamente como pretende utilizar o espaço acabado.
Se você abordar corretamente a disposição das zonas no quarto, o resultado pode ser um ambiente multifuncional e confortável.
Se você precisa de um quarto exclusivamente para dormir, pode pular a questão do zoneamento do quarto. Basta encontrar o local ideal para a cama e as mesas de cabeceira. Nem todas as pessoas podem pagar uma solução de design tão simples. Muitas vezes, o quarto é usado não só para dormir, mas também para guardar várias coisas, colocando uma área de vestir e uma penteadeira. No quarto você pode não só relaxar, mas também trabalhar, e até receber convidados. Não pense que todas as zonas acima estarão em contato próximo umas com as outras, tornando a sala desconfortável e sobrecarregada.
Vamos considerar em detalhes cada uma das zonas que podem estar localizadas no quarto de uma casa particular:
- O mais simples é a área para dormir e descansar. Via de regra, é indicado por uma cama aconchegante e mesas de cabeceira.
- No quarto, você pode equipar uma área de armazenamento para vários itens e coisas. Para fazer isso, você pode escolher um camarim adequado ou um guarda-roupa espaçoso com um interior rico.No entanto, só será possível equipar essa área funcional se os metros quadrados da sala o permitirem.
- Se você trabalha em casa ou apenas leva trabalho para casa, deve equipar uma pequena área de trabalho no quarto (em outras palavras, um escritório).
Existem várias maneiras de zonear uma sala:
- Para isso, são adequados os materiais de acabamento adequados. Assim, combinando diferentes revestimentos e texturas entre si, você pode designar áreas individuais na sala. Por exemplo, para destacar a área de dormir, você deve recorrer ao papel de parede, e separar o camarim com guarda-roupas e uma penteadeira com gesso decorativo. Claro, isso não se aplica apenas a revestimentos de parede. O zoneamento também pode ser feito escolhendo diferentes materiais de piso ou referindo-se a um belo teto de vários níveis.
- Você pode dividir as áreas funcionais usando diferentes esquemas de cores. Na maioria das vezes, o local de dormir é projetado em cores calmas e neutras que não interferem no adormecimento rápido. Você pode separar o escritório com cores mais ricas que estimulam a atividade cerebral e aumentam o desempenho. Para a área de relaxamento, as cores naturais ou profundas são ideais, com as quais você pode criar uma atmosfera íntima e relaxante.
- Divisórias de um estilo adequado ficarão harmoniosamente no quarto. Hoje, nas lojas de móveis, é possível encontrar uma grande variedade desses detalhes de zoneamento, por isso é possível escolher uma opção digna de um interior em qualquer tom, do clássico ao rústico. Podem ser instalações móveis sobre rodas, lindas telas, cortinas de luz ou tetos de vidro portáteis. Os especialistas recomendam recorrer a estruturas mais leves e arejadas, pois não vão "quebrar" o espaço, cumprindo plenamente sua função principal. Os mais bem-sucedidos são as opções portáteis e leves. Eles podem ser movidos para outro lugar a qualquer momento, se necessário.
- O zoneamento pode ser feito com móveis. Por exemplo, você pode separar a área de descanso e relaxamento com a ajuda de um lindo sofá de canto com as costas voltadas para a área adjacente. Se estamos falando de um camarim, ele deve ser separado por um guarda-roupa alto.
Ao dividir as áreas funcionais no quarto, não se esqueça que cada uma delas deve ter o tamanho ideal. Em áreas muito pequenas, todos os detalhes necessários podem não caber e a área ficará inacabada.
Escolha de cores
O design de um quarto harmonioso depende muito do esquema de cores do quarto. Os consumidores modernos se deparam com uma grande variedade de materiais de acabamento em diferentes tons: do neutro ao variegado. Ao interromper a escolha de uma determinada cor, é necessário, antes de tudo, confiar nas preferências pessoais. A cor não deve ficar bonita apenas no interior, mas também agradar aos donos da casa.
O estilo do interior e a localização do quarto devem ser levados em consideração. Para espaços mal iluminados, é melhor escolher tons mais suaves e mais quentes. Isso inclui o bege clássico, o rosa “doce” e as cores delicadas de pêssego. Em nenhum caso, não decore um cômodo escuro com cores sombrias, pois isso pode criar uma atmosfera deprimente no quarto.
Para as cores primárias do quarto, não é recomendado escolher cores muito brilhantes e cativantes, pois elas interferirão no adormecimento rápido.
Porém, se você decidir por tal desenho, então ele deve ser diluído com detalhes mais neutros e calmos (decoração, roupa de cama, cortinas e acessórios).
Acabamento e renovação
Para decorar um quarto aconchegante em uma casa particular, você pode usar uma variedade de materiais de acabamento. A instalação de muitos deles é bastante simples e você mesmo pode fazer isso. Vamos dar uma olhada nos acabamentos mais comuns e atraentes.
Paredes
Na maioria das vezes, papel de parede, gesso decorativo e vários painéis de madeira (forro, palafita, etc.) são usados para decorar as paredes de uma casa particular. Para decorar um cômodo de uma casa particular, recomenda-se escolher exclusivamente papéis de parede caros e de alta qualidade, que duram muito e não saem das paredes. Hoje nas lojas você encontra não apenas telas lisas, mas também brilhantes, com estampas contrastantes. A escolha da opção ideal depende do estilo do interior e das suas preferências de gosto.
Painéis de madeira como forro, forro de euro ou palafita são duráveis e bonitos. Esses materiais são duráveis, mas devem ser tratados com impregnações protetoras especiais de vez em quando. Caso contrário, o acabamento pode perder seu apelo visual e adquirir parasitas lenhosos.
A situação é um pouco mais simples em moradias de madeira arredondada. Para esses quartos, você não precisa comprar materiais de acabamento de parede, uma vez que a madeira em si parece muito impressionante e aconchegante.
Mas, como qualquer matéria-prima da madeira, as toras arredondadas devem ser lubrificadas com compostos especiais que os protegem contra o ressecamento e os parasitas.
Piso
No chão do quarto você pode colocar:
- laminado imitando madeira natural;
- lindo parquete;
- revestimento de cortiça interessante;
- tapete macio;
- tábuas naturais de vários tipos de madeira.
Teto
No quarto, o teto enfeitado com tábuas ficará espetacular. No entanto, não devemos esquecer que esse material exigirá manutenção regular. Lindas telhas de teto são muito populares. Eles podem ser feitos de materiais artificiais ou madeiras preciosas. A segunda opção, é claro, custará muito mais, mas durará mais e parecerá mais rica. Adequado para tetos e compensados.
Muitos designers aconselham complementar o forro de uma casa privada com um filete. Este material é uma espécie de pedestal de teto. Recomenda-se escolher opções contrastantes que atraiam a atenção. Em um quarto espaçoso, luxuosas vigas falsas podem ser usadas. Em uma sala pequena, esses detalhes irão torná-la mais pesada e apertada.
Decoração de interior
Um interior bonito e harmonioso pode ser criado em uma sala de qualquer tamanho. Se o seu quarto for pequeno, não fique chateado. Tais quartos são considerados os mais acolhedores e confortáveis, uma vez que não há espaço para ruídos desnecessários, sons altos e confusão.
O problema das pequenas áreas é a impossibilidade de colocar várias áreas funcionais nelas ao mesmo tempo. Por via de regra, em tais territórios só os lugares mais necessários se encontram: uma cama, mesas de cabeceira e um guarda-roupa. Dificilmente será possível encaixar a área de trabalho e vestiário nelas. Para tais cômodos, é recomendável escolher móveis leves e não maciços. Itens de cor escura também devem ser evitados, pois podem reduzir visualmente o espaço e torná-lo desconfortável.
Em um grande quarto, você pode colocar não apenas uma cama e mesas de cabeceira, mas também um closet, uma penteadeira com espelho alto, poltronas, bancos e uma mesa de trabalho.
Mobiliário
Vamos listar algumas das nuances ao planejar um design:
- O item mais importante no quarto é, claro, a cama. Ao escolher este detalhe, você deve levar em consideração o fato de que você selecionará todos os outros itens de interior com base em seu design.
- Não se esqueça das mesas de cabeceira. Sem esses elementos, os móveis estofados parecerão enfadonhos e monótonos.
- Uma penteadeira será um detalhe muito útil em um quarto. Um item semelhante é especialmente necessário para o belo sexo.
- Se houver uma área de trabalho na sala, ela deve ser preenchida com uma mesa bem organizada e algumas cadeiras. Para armazenar pastas, revistas e papéis, você deve escolher um rack ou estante adequado.
- Recomenda-se escolher móveis embutidos para guardar roupas. Esses designs não ocupam muito espaço.
- Hoje, muitos proprietários de casas particulares espaçosas têm um pequeno canto para convidados em seus quartos: colocar um sofá e uma mesa de centro na sala. Esses interiores só parecem atraentes em salas grandes.
Iluminação e têxteis
A escolha de luminárias depende muito do estilo do interior. Por exemplo, em um ambiente clássico, as lâmpadas embutidas não parecerão muito orgânicas. Em vez disso, você pode comprar lâmpadas de assoalho elegantes ou arandelas elegantes. Não se esqueça da luz natural também. Se o quarto for feito em cores escuras, as janelas não devem ser fechadas com cortinas pesadas e grossas, caso contrário, a atmosfera no quarto será muito sombria.
O quarto tem várias áreas que precisam de ser equipadas com iluminação local: mesas de cabeceira, toucador, quarto de vestir ou roupeiro.
Escolha os elementos têxteis de acordo com o estilo e a cor do quarto. As cortinas e a roupa de cama podem ser lisas ou complementadas com estampas interessantes. A segunda opção deve ser abordada se a sala for feita em cores calmas e neutras. Desenhos coloridos contra o fundo de acabamentos brilhantes parecerão chamativos e coloridos, o que será supérfluo para o quarto.
Nós colocamos acentos
O papel dos realces luminosos no interior do quarto pode ser desempenhado por cortinas, roupas de cama, travesseiros e elementos de decoração. Assim, você pode decorar um quarto claro com uma cama branca com a ajuda de travesseiros roxos brilhantes, um cobertor e cortinas.
Se estamos falando de um quarto em um sótão espaçoso com paredes escuras, então ele pode ser diluído com lençóis vermelhos brilhantes em uma cama branca, um assento vermelho em uma cadeira ou poltrona e vasos decorativos escarlates nas mesas de cabeceira.
E para completar o interior de um quarto claro com móveis escuros, você pode usar tecidos claros de diferentes cores, espelhos e vasos originais, bem como interessantes lâmpadas de assoalho sobre suportes de metal.
Esses elementos não chamam a atenção, mas podem efetivamente diluir o interior e dar-lhe uma aparência completa.
O comentário foi enviado com sucesso.