Projeto de um pequeno quarto de 6-7 m². m

Uma sala espaçosa oferece possibilidades quase infinitas de planejamento, escolha de estilo, design, decoração e decoração. Não há nenhum problema com isso. O assunto é pequeno - a imaginação e a capacidade financeira do proprietário. Situação radicalmente oposta, quando as dimensões do quarto mal permitem que você coloque uma cama ou sofá nele. E eu quero equipá-lo não menos elegante, moderno e bonito do que um quarto espaçoso. Sobre todas as nuances relativas à disposição de um quarto com uma área de 6-7 m². m, nosso artigo dirá.

Características do layout

A pequena área da sala, é claro, limita as possibilidades na escolha de móveis, esquema de cores e design. Portanto, na fase de desenvolvimento do design de interiores, é necessário considerar com muito cuidado várias opções, esboços, esquemas. Isso permitirá que você escolha a opção ideal para um quarto em miniatura, dependendo de sua configuração, elementos estruturais e a presença de uma janela.

Os quartos de 2 por 3 metros ou um pouco mais, além de restrições, têm algumas vantagens. Nem todas as pessoas preferem quartos espaçosos, especialmente quando se trata de um quarto para relaxar e dormir. Neste caso, um quarto aconchegante com uma área de 6 a 7 m2 com janela é exatamente o que você precisa. Nada supérfluo - apenas um lugar para dormir, um mínimo de móveis, luz difusa suave, decoração agradável. Um canto aconchegante onde você deseja voltar após um dia cansativo e relaxar em um ambiente agradável e relaxante.

Apesar da variedade de estilos, materiais de acabamento, opções de design, existem vários princípios gerais que são respeitados ao desenvolver o design de pequenas salas:

  • Cores claras (sombras e tons escuros não só não reduzem o pequeno espaço, mas também tornam o ambiente mais claro e espaçoso);
  • Uso ideal cada centímetro quadrado de área livre;
  • Alocação de uma área de dormir;
  • Substituição de pedestais de piso e estantes com prateleiras articuladas;
  • Usando cortinas de luz, cortinas finas em vez de cortinas pesadas;
  • Usando diferentes técnicas de design em um interior;
  • Usando fontes de luz adicionais se necessário.

Uma pequena área da divisão, com a escolha certa e disposição dos móveis, permite criar uma pequena zona de trabalho, se necessário. Uma cortina de luz ou tela permitirá que seja isolada do beliche, e uma escrivaninha, uma cadeira e uma pequena prateleira com dobradiças serão suficientes como mobília.

Muitas vezes, para expandir a área útil, eles usam um método de combinar um quarto com outros cômodos, por exemplo, uma sala de estar. Neste caso, o local de dormir será isolado do resto do espaço com um dossel, cortina, tela, divisória.

Seleção de estilo

Mesmo 6-7 sq. m pode ser área suficiente para criar um interior decorado em alguma direção estilística claramente expressa. Para fazer isso, você precisa conhecer os princípios básicos desse estilo e mostrar sua imaginação. Uma sala projetada em um determinado estilo sempre parece mais vantajosa do que apenas uma sala lindamente decorada. A solução estilística torna o interior completo, harmonioso e integral.

Claro, nem todas as direções parecerão igualmente harmoniosas em uma sala pequena. Isso é especialmente verdadeiro para estilos exuberantes, pomposos e pretensiosos (barroco, rococó ou art déco). Eles sugerem a presença de móveis maciços, cores vivas, decoração rica. No entanto, existem várias direções mais lacônicas que não parecerão menos interessantes, elegantes e bonitas. Estas são direções orientais clássicas, minimalistas, provençais, de estilo ecológico. Esses estilos implicam cores claras no design, lacônica, decoração elegante, móveis clássicos.

Vamos falar sobre eles com mais detalhes:

  • Estilo moderno... Um quarto decorado neste estilo assume tons calmos, belos móveis e a ausência de uma decoração exuberante. Materiais lisos são usados ​​para decorar as paredes, teto e piso. Belos acessórios, um espelho, móveis de madeira polida podem ser usados ​​como decoração. O mobiliário permite a presença de pequenas lâmpadas de chão ou arandelas clássicas, plantas de interior, decorações em cerâmica.
  • Clássico... O quarto clássico nunca sai de moda. Portanto, o estilo clássico é um dos mais populares. Não é chamativo, nem vulgar, é caracterizado pelo requinte, graça, nobreza nas cores e no mobiliário. Tons delicados de bege, leitoso, pêssego, rosa, lilás, verde, areia e outras cores tornam o interior muito leve e arejado.
  • Interior antigo... A decoração na forma de molduras de estuque antigas, joias de prata ou cerâmica e cristal ajudam a criar a atmosfera de um palácio luxuoso, mesmo na menor sala. Belos materiais são usados ​​para decoração: veludo, cetim, seda, jacquard. Mas não deve haver muitos deles, tudo é muito lacônico e contido.
  • Provença... A solução ideal para quem prefere sofisticação e elegância francesas. Uma paleta de luz excepcionalmente delicada é usada para a decoração: branco-rosa, azul, lilás, verde, amarelo. São necessários complementos e acessórios têxteis: colcha, xadrez, cortinas com pequenos enfeites (bolinhas, flores, gaiola). A mobília do quarto em estilo provençal deve ser o mais simples e austera possível. O uso de materiais naturais e composições de flores naturais e artificiais é incentivado.
  • Loft. Este estilo é característico de naturezas brilhantes e incomuns que rejeitam tudo que é familiar e estabelecido. A direção recebeu o nome das antigas fábricas e galpões industriais, que outrora foram convertidos em alojamentos. Paredes de tijolo, desprovidas de qualquer decoração, tectos altos e janelas abertas permaneceram das antigas salas de produção do apartamento. A decoração mínima, característica deste estilo, será útil para decorar uma pequena divisão. A gama de cores é bastante limitada: preto, branco, cinza, marrom. A estilização adicional para um prédio de fábrica abandonada é dada por lâmpadas abertas sem cortinas, paredes imitando alvenaria ou concreto e piso de tábua corrida.
  • Minimalismo. O minimalismo é outra direção muito boa para decorar uma sala minúscula. Este estilo é caracterizado pela ausência total de babados no design (cachos, rosas, borlas, laços, babados, babados). O esquema de cores geralmente consiste em uma combinação de dois tons contrastantes ou semelhantes. O design interior é construído em linhas geométricas claras e regulares, o mobiliário é muito normal, sem formas invulgares. Tal interior agradará aos empresários que preferem a racionalidade em tudo, inclusive no design de suas casas.
  • Estilo escandinavo... Uma característica distintiva do estilo é a combinação de diferentes tons muito claros, transparentes e frios. É principalmente branco, cinza e azul. Essa solução estilística será ideal para uma sala com janelas voltadas para o lado ensolarado. As cores frias proporcionam uma sensação de frescura e frescura de inverno, mesmo nos dias mais quentes e ensolarados.

Paleta de cores

Uma das recomendações para decorar quartos pequenos diz que o esquema de cores dos móveis, decoração, decoração deve ser leve. Cores escuras e brilhantes e saturadas não apenas reduzem visualmente um pequeno espaço, mas também o tornam mais escuro e pesado.

A gama de cores pastel é rica e variada o suficiente para escolher a opção perfeita para decorar um quarto. Antes de escolher uma cor, você deve levar em consideração as características de design da sala, sua área, configuração, localização e, claro, seus próprios desejos e preferências.

Diferentes tons de pêssego, laranja, amarelo, rosa claro, leitoso ajudarão a tornar o quarto voltado para o lado norte mais quente e confortável. E vice-versa - tons frios de lilás, azul, cor de pistache ajudarão a abafar o interior muito claro e ensolarado. Os tons naturais ajudam a criar uma atmosfera de conforto e aconchego em casa.

Considere como esta ou aquela cor ou tonalidade, posso superar o design de um pequeno quarto de forma vencedora:

  • cor branca... A cor mais clara, pura e clara transforma instantaneamente até mesmo o interior mais modesto, tornando-o elegante e bonito. Uma atmosfera de conforto e tranquilidade sempre reinará no quarto branco como a neve. Lâmpadas coloridas ou itens de decoração ajudarão a diluir esse idílio com cores brilhantes;
  • A cor azul alivia as tensões, refresca o ambiente no calor do verão, confere sossego e tranquilidade. O quarto azul é uma ótima opção para pessoas que estão ocupadas com um negócio ativo. A cor azul vai ajudar a aliviar o estresse e dar um impulso de energia e uma atitude positiva;
  • Os tons de verde têm um efeito benéfico no estado psicoemocional de uma pessoa, ajudam a aliviar o estresse e acalmar os nervos. Cor muito clara e agradável para a percepção;
  • Roxo combina bem com verdes, amarelos e rosas. Um quarto decorado com essas cores parece muito aconchegante e aconchegante;
  • Diferentes tons de amarelo ajudam a adicionar luz do sol brilhante a um pequeno quarto.

Decoração de parede, piso e teto

Ao escolher a opção de acabamento adequada para um ambiente, não se esqueça que os revestimentos de parede, teto e piso não devem ser muito gofrados, pesados ​​e texturizados. O ornamento volumétrico “come” alguns centímetros extras de um pequeno espaço, tornando-o ainda menor.

Para decoração de parede, é melhor usar materiais mais lisos e leves (papel de parede, gesso decorativo)... O piso pode ser revestido com parquete, laminado, carpete fino ou linóleo. O teto pode ser pintado ou mesmo esticado, se a altura permitir.

Uma das regras básicas ao escolher um acabamento é a combinação perfeita de tons. O interior não deve ter contrastes muito pronunciados. Por exemplo, se for usada tinta branca no teto, a cor do papel de parede pode ser areia e o piso pode ter uma tonalidade bege.

Outra regra é evitar revestimentos impressos e excessivamente variados. Para o design de uma sala pequena, as opções monocromáticas são preferíveis. Ou a impressão pode ser usada para decorar ou destacar uma das paredes. Nesse caso, o desenho deve ser o mais escuro e imperceptível possível.

Como fornecer?

Móveis volumosos e maciços em uma sala pequena parecerão fora do lugar. Deve ter um desenho lacônico, ser compacto e muito prático. Ao escolher apenas esses móveis, o interior não ficará sobrecarregado e o espaço será decidido da forma mais eficiente possível.

A cama é o elemento principal do interior. É bom que fique sem pernas altas ou estruturas de apoio, sobre uma plataforma, por exemplo. Também é melhor evitar cabeceiras luxuosas e costas largas. É aconselhável escolher um modelo com gavetas embutidas.

Um guarda-roupa é outro item indispensável para um quarto.... A melhor opção é um guarda-roupa. Pode ocupar completamente uma das paredes e resolver o problema de guardar roupas e outras coisas. Outro atributo do quarto é uma mesa de cabeceira ou mesa.

Um arranjo de móveis bem pensado não é menos importante do que sua escolha. A impressão geral da sala depende disso, bem como a disponibilidade de espaço livre.O armário fica melhor colocado ao longo de uma parede mais estreita, e a cama - perto de uma parede mais larga.

Além dos itens básicos, você pode usar vários itens menores, por exemplo, prateleiras com dobradiças que o ajudarão a colocar livros e revistas.

Móveis suspensos (prateleiras, armários) permitem economizar espaço e equipar o interior de forma mais funcional. Como peças de mobiliário adicionais, pode considerar cadeiras dobráveis, tampos de mesa, mesas. Em vez de uma cama, você pode usar um sofá-cama ou uma poltrona-cama. Móveis conversíveis são perfeitos para espaços pequenos.

Iluminação

Ao organizar uma sala pequena, cada momento é importante, incluindo a iluminação. Um lustre pesado e maciço com muitos pingentes apenas tornará o interior mais pesado visualmente e enfatizará o tamanho modesto da sala, então você terá que abandoná-lo. É melhor escolher modelos pequenos e elegantes com um design discreto.

Se for instalado um tecto falso na divisão, pode considerar a opção com lâmpadas LED localizadas à volta do perímetro da divisão, ao longo de uma das paredes, em círculo no centro, em zigue-zague. Lâmpadas locais podem ser usadas para iluminar o guarda-roupa, a cabeceira da cama. Uma fonte adicional de iluminação pode ser uma pequena luminária de mesa, luminária de chão, arandelas de parede plana ou luzes suspensas. Luz adicional também pode ser fornecida por partículas cintilantes ou reflexivas da decoração da parede.

Escolha de cortinas, tecidos e decoração

Uma grande vantagem para uma pequena sala é a presença de uma janela. Deve ser o mais aberto e leve possível. Para sombreamento, é melhor usar cortinas feitas de materiais leves, fluidos e translúcidos.

Cortinas complexas, materiais pesados ​​e cores ricas devem ser evitadas. Isso só tornará o interior mais pesado. Melhor escolher cortinas elegantes, cortinas romanas ou persianas.

Os acessórios ajudam a dar ao quarto um encanto e encanto especial. Escolher as decorações e os elementos de decoração certos para um quarto com uma área de 6 a 7 m². m, deve ser limitado a alguns itens. Pode ser uma pequena pintura na parede, uma fotografia em uma mesa de cabeceira, um vaso de flores ou uma jardineira. Os acessórios não devem ser muito grandes e brilhantes.

Os têxteis vão ajudar a tornar o interior, desenhado em cores claras, mais brilhante e elegante. Pode ser uma bela colcha, tapete, almofadas decorativas.

Ideias de interiores

Graças à disposição bem pensada dos móveis, à escolha de cores e à decoração elegante, o quarto não parece nada pequeno.

Vejamos algumas soluções interessantes:

  • Combinação de branco e verde claro, cortinas claras e arejadas, móveis elegantes e lâmpadas compactas criam um interior sofisticado, bonito, muito aconchegante, propício ao relaxamento;
  • Quarto pequeno pode ser não apenas um quarto, mas também uma área de trabalho totalmente equipada e confortável. A área de estar está equipada com uma cama compacta, cômoda ao lado da cama e guarda-roupas pendurados. A área de trabalho é composta por uma mesa, uma cadeira e várias estantes. O interior foi projetado em uma combinação de cores claras. Travesseiros multicoloridos foram usados ​​como decoração;
  • Quarto branco de neve sempre parece muito limpo e elegante, mesmo com um cenário tão minimalista e uma decoração lacônica. Plantas ornamentais foram usadas para decorar as janelas. Arandelas minúsculas complementam o lustre leve e arejado. Paredes, teto, móveis, tecidos são mantidos em branco. O piso de cor escura e as graciosas pinturas nas paredes dão vida ao interior branco e o tornam mais dinâmico.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário