Projeto de dormitório com área de 20 m². m
Ao escolher um projeto para um quarto, muitas perguntas surgem: que esquema de cores usar, como organizar os móveis e como decorar o quarto? Como equipar um quarto moderno, será discutido neste artigo.
Características do layout da sala
O layout do quarto, como qualquer outro cômodo, depende principalmente das preferências e requisitos daquele (ou daqueles) que irão morar nele. Em segundo lugar, em seu tamanho e geometria.
Dependendo dos desejos e necessidades, esta sala pode ter várias áreas funcionais: um dormitório propriamente dito, um camarim, uma área com penteadeira, uma área de leitura, um local de trabalho. Uma área de 20 sq. m. é o suficiente para acomodar tudo que você precisa.
O hall dos quartos, que também desempenha a função de receber convidados, será um pouco diferente da versão clássica. As áreas pessoais, como camarins e penteadeiras, devem ser escondidas de olhares indiscretos. Assim, o camarim deve ser separado por uma divisória opaca. e a penteadeira pode estar no camarim.
Zoneamento e cores
Vamos considerar a questão da distribuição das áreas funcionais e métodos de sua separação com mais detalhes.
Comecemos pela versão clássica do quarto, ou seja, aquele que não funciona como sala de estar. É aconselhável colocar um camarim completo em tal cômodo. Para a sua disposição, você pode alocar uma área suficiente na qual todas as coisas vão caber, até roupas externas.
O camarim pode ser vedado com divisórias fixas em gesso cartonado, madeira, vidro ou plástico transparente. Também pode ser não estacionário, composto por módulos móveis sobre rodas e pode ser fechado por uma tela ou cortina.
Se a largura do quarto permitir, a penteadeira ficará harmoniosamente oposta à cama contra a parede oposta. Se você também precisar colocar um local para ler ou trabalhar, para economizar espaço, ele pode ser escondido no camarim.
De modo geral, não há necessidade urgente de zoneamento claro no quarto. Em vez disso, isso é feito para criar um design individual e memorável. Portanto, neste caso, via de regra, é alocado um lugar para dormir. Para fazer isso, use técnicas como:
- destacando com cor, pintura da parede e teto acima da cabeceira da cama;
- design com iluminação original;
- colocar a cama em um pódio ou sob um dossel.
Móveis não essenciais, como mesa de centro, mesa de trabalho, cadeiras e poltronas, não devem chamar a atenção.
Se um cômodo serve como local para dormir e receber hóspedes, o zoneamento tem um propósito mais prático. Como regra, essas duas zonas fundamentalmente diferentes são claramente separadas uma da outra.
Técnicas de design moderno permitem colocar uma cama e um sofá em um cômodo, mantendo a estética e a harmonia.
Uma dessas técnicas é a partição. Pode ser de madeira, gesso cartonado, tecido, etc. Uma boa opção seria um rack sem parede posterior. Construções que deixam entrar a luz, por um lado, delimitam o ambiente, por outro, não criam uma sensação de isolamento.
Uma opção interessante seria a disposição de uma cama de pódio. Isso não apenas separa sua área, mas também cria espaço de armazenamento adicional. Gavetas ou armários geralmente são colocados no pódio. Se você deixar o pódio mais largo do que a cama, ele caberá em uma mesinha de cabeceira ou mesmo em uma penteadeira, um local de trabalho.E é melhor cercar toda a estrutura com uma cortina.
Você pode dividir as duas zonas usando diferentes tons do mesmo esquema de cores. Por exemplo, decore o quarto de hóspedes em marrom e o lugar para dormir em bege.
Voltando à versão clássica do quarto, podemos dizer que para uma sala de 20 m². m não há restrições ao uso de cores. Esta área é suficiente para não usar apenas cores claras para manter a sensação de amplitude. Você pode usar cores bastante ricas e profundas como lilás, marrom, bordô e até preto.
Nesse caso, é claro, você deve partir de suas próprias preferências de gosto. Porém, se houver o desejo de fazer um desenho em cores claras ou escuras, este assunto deve ser abordado com atenção especial.
Notar que:
- as cores azul, roxo e preto têm um efeito deprimente na psique;
- azul, verde e marrom - acalme;
- amarelo, laranja e vermelho são edificantes e energizantes, mas podem ser irritantes em grandes quantidades.
Estilos
A escolha do estilo de design é limitada não apenas pelas preferências pessoais, mas também pela área da sala.
A área considerada é de 20 m2. m é o suficiente para decorar uma sala em qualquer estilo, mesmo em um dos estilos clássicos, que se caracterizam por cortinas de tecido, decoração volumosa e muitos pequenos itens.
- Estilos históricos, como o classicismo, colonial ou romantismo vai servir para aqueles que amam o estuque, lustres ornamentados e estatuetas vão servir
- Estilos étnicos - Inglês, japonês, escandinavo, mediterrâneo, marroquino ou country, todos têm características marcantes. Um quarto com este design será original e memorável.
- O desenvolvimento ativo do design de interiores hoje deu origem a um grande número de estilos modernos: vanguarda, art déco, kitsch, construtivismo, loft, minimalismo, moderno, oi-tech, fusão e ecletismo. Cada um deles tem suas próprias características únicas: as paredes de tijolos do loft, as formas geométricas incomuns da Art Nouveau ou a simplicidade do minimalismo.
Observe que um quarto é um lugar para relaxar, e seu design de acordo com todos os cânones de qualquer estilo rico e luminoso pode ser irritante. Portanto, misturar estilos é uma boa solução. Por exemplo, você pode tomar o minimalismo como base e adicionar alguns elementos de destaque a ele. Podem ser um dossel romântico sobre a cama, um lustre art déco ou um espelho eclético.
Regras de arranjo
O mobiliário do quarto depende da disponibilidade de funções adicionais, como um local para trabalhar ou receber convidados.
Se não desempenha o papel de uma sala de estar, a disposição dos móveis depende principalmente da geometria da sala. Você deve se esforçar para uma distribuição uniforme das áreas funcionais.
A cama é a que mais chama a atenção, por isso deve ser colocada no centro da sala, e o restante dos móveis ao redor do perímetro. Uma penteadeira pode ser colocada de um lado da janela e uma mesa de trabalho ou cadeira de leitura confortável do outro.
É melhor escolher o canto mais discreto para o gabinete. Na maioria das vezes, esse é o lugar perto da porta. Nesse caso, ele não será visível ao entrar. Observe que quanto mais alto o gabinete e quanto menos contraste com a cor da parede, menos ele cria uma sensação de desordem.
Se a divisão também desempenha o papel de sala de estar, então com a ajuda de móveis também é possível realizar o zoneamento sem a construção de divisórias.
Neste caso, a área de recepção de convidados deve estar localizada mais próxima da porta, e seu design deve atrair o máximo de atenção possível.
O sofá e a cama podem ser posicionados em uma linha e colocar um rack entre eles. Observe que pode ser baixo.
Se a geometria do cômodo permitir, o sofá pode ser colocado de costas para a cama ou, inversamente, de frente. É aconselhável colocar uma mesa de cabeceira com uma TV entre eles.
As zonas também podem ser distinguidas devido aos diferentes acabamentos de parede, piso ou teto. Técnicas como teto ou piso em camadas são frequentemente utilizadas.Neste caso, o teto é adicionalmente destacado com iluminação separada ou iluminação em todo o perímetro. Além disso, são usados revestimentos para pisos de diferentes texturas ou cores.
Iluminação
Normalmente no quarto, além da luz do teto, é disponibilizada uma iluminação separada para a cama. Podem ser lâmpadas nas mesas de cabeceira ou na parede. Eles não apenas fornecem luz durante a leitura, mas também criam um ambiente aconchegante.
Com a ajuda de dispositivos de iluminação adicionais, você pode criar uma atmosfera única, realçar certos elementos de decoração ou parte da sala.
Assim, um dormitório ou uma zona de delimitação do espaço é decorado com luz decorativa. Na sala de estar, as áreas costumam ter sua própria iluminação independente.
Decoração
A escolha da decoração depende principalmente do estilo em que o interior é decorado. No entanto, no quarto, várias soluções têxteis serão mais adequadas:
- acento em cortinas com cortinas e gravatas;
- colcha e travesseiros originais;
- marquise.
Também vale a pena cuidar de uma decoração decente da penteadeira: um vaso interessante com flores secas ou um lindo buquê de flores seriam uma excelente solução.
O espaço da parede acima da cabeceira da cama oferece muito espaço para a criatividade. Você pode colocar várias fotos de família pequenas ou um grande painel colorido ali.
Projetos de design
O primeiro interior é projetado no espírito do minimalismo com um toque natural. A sala está estranhamente dividida em zonas. A penteadeira e o guarda-roupa ficam atrás da divisória, e apenas os móveis mais necessários estão no quarto. A gama de cores naturais castanho-verdes sobre um fundo claro acalma e cria aconchego.
O exemplo a seguir mostra como você pode decorar um quarto com uma cor bastante escura. A iluminação adequada do teto e das paredes, assim como os móveis claros, equilibram a cor marrom escura.
Considere um quarto em um dos estilos modernos. Uma abundância de cinza e preto, metal na decoração, linhas claras e ângulos retos são as características da alta tecnologia. O esquema de cores monótono aqui é compensado por um nicho com um fundo vermelho e fotografias, bem como grandes lâmpadas de mesa.
O interior final é outro exemplo de solução de design original. A estrutura decorativa acima da cama atrai todas as atenções. Observe que, neste caso, um esquema de cores bastante calmo foi escolhido e apenas alguns detalhes brilhantes foram usados.
O comentário foi enviado com sucesso.