Projeto de dormitório com área de 15 m². m

Projeto de dormitório com área de 15 m². m
  1. Layout da sala: criando um projeto de design
  2. Qual é o estilo certo?
  3. Materiais de acabamento
  4. Cores
  5. Como equipar?
  6. Decoração de janela
  7. Iluminação e decoração
  8. Ideias de interiores

A criação de um projeto de quarto inclui o desenvolvimento de um layout de quarto, a escolha de um estilo adequado, cores, materiais de acabamento e muito mais. Depois de ler este artigo, você aprenderá a projetar um quarto de 15 metros quadrados. m.

Layout da sala: criando um projeto de design

O projeto de design de qualquer sala depende das zonas que precisam ser equipadas e das oportunidades que o layout da sala oferece para isso (sua forma geométrica, a proporção dos comprimentos das paredes, a localização das janelas e portas).

Podemos dizer que o quarto tem 15 m². m é pequeno, mas ainda pode acomodar uma cama de casal, um armário espaçoso ou um pequeno closet, bem como uma penteadeira e uma área de trabalho.

V sala quadrada todas as áreas funcionais são distribuídas uniformemente ao longo de seu perímetro. Haverá uma cama perto de uma parede. Ao longo do segundo haverá um camarim ou guarda-roupa. E perto dos terços você pode colocar uma penteadeira e uma cômoda com uma TV.

Se houver necessidade de arranjos área de trabalho, cabe facilmente entre a cama e a janela. Área do quarto 15 sq. m permite.

Em uma sala quadrada, um camarim ou guarda-roupa pode ser feito com portas espelhadas. Eles vão aumentar visualmente o espaço e tornar a sala um pouco mais longa.

Existem várias outras opções de layout. A diferença está na localização do gabinete.

O guarda-roupa pode ser conectado a uma cama, área de trabalho ou penteadeira.

Você pode até colocar vários gabinetes em lados opostos da janela. No entanto, esta opção é adequada para um quarto de canto com duas janelas ou para um quarto no lado ensolarado com uma janela muito grande através da qual passa muita luz.

No quarto retangular de 3 por 5 metros o layout depende principalmente da localização da janela. Se for em uma parede curta, então a cama, via de regra, é colocada com a cabeceira da cama longa. Nesse caso, só haverá espaço à sua frente para a passagem. A TV pode ser pendurada na parede e a cômoda ou penteadeira pode ser colocada perto da janela. Se você colocar uma mesa perto da parede oposta, eles ficarão harmoniosos e se complementarão.

Provador é melhor colocá-lo ao longo da parede (em frente à janela). Não é recomendável fazer portas espelhadas. Eles esticarão visualmente a sala e ela parecerá estreita.

Se a janela ou janelas estiverem localizadas em uma parede longa, a cama deve ser colocada em frente a elas e o quarto de vestir ou guarda-roupa deve ser colocado ao longo da parede curta. Uma penteadeira ou mesa de trabalho pode ser colocada perto da parede oposta.

Qual é o estilo certo?

Os princípios do design moderno permitem que você decore quase qualquer ambiente em uma variedade de estilos - do clássico ao moderno. No entanto, em quartos pequenos, na maioria das vezes o estilo escolhido é ajustado para que o interior pareça harmonioso.

Melhor para um quarto de 15 m². m apto:

  • minimalismo;
  • loft;
  • Estilo escandinavo;
  • Estilo mediterrâneo.

Minimalismo pressupõe um mínimo de itens de mobília e decoração. Em vez disso, os últimos estão praticamente ausentes em tal interior. O papel decorativo é desempenhado principalmente por têxteis, bem como por um ou dois objetos: vasos ou quadros simples.

Loft também difere no número mínimo de itens decorativos e apenas móveis funcionais. A decoração das instalações desempenha um papel decorativo nisso.

O estilo é caracterizado por:

  • alvenaria em paredes, divisórias ou balcões de barras;
  • elementos de comunicação não mascarados - por exemplo, tubos de ventilação;
  • lâmpadas sem abajures ou holofotes;
  • falta de cortinas nas janelas;
  • imitação de instalações não residenciais, adaptadas para habitação.

Interiores nos estilos escandinavo e mediterrâneo decorado com paredes monocromáticas claras com móveis de madeira. Eles também não diferem em uma abundância de decoração diferente. O papel decorativo é desempenhado por tecidos, almofadas, fotografias e cartazes em molduras simples e plantas de interior.

Estilos ricos e originais, como clássico, romântico, oriental, art déco, moderno e pop art, também pode ser usado para projetar um pequeno quarto. No entanto, é necessário selecionar corretamente o esquema de cores, móveis e itens de decoração.

Esses estilos se distinguem por uma abundância de padrões em paredes e tecidos, móveis de design original, itens de decoração volumosos e perfurados, padrões complexos ou cores brilhantes. Portanto, é necessário correlacionar cuidadosamente a aparência da combinação das peças de mobiliário e decoração selecionadas, por exemplo, com padrões de tecidos ou papel de parede. É muito importante que não haja sobrecarga e que o interior não pareça lotado e muito colorido.

Ao desenhar, pode-se partir do fato de que é necessário criar o centro da composição, o que vai atrair a atenção e chamar a atenção.

Todo o resto deve ser semelhante ao fundo, mesmo que seja muito variado. No quarto, o papel desse centro é mais frequentemente desempenhado pela cama.

Aqui está um exemplo de tal interior. Devido à cor monocromática da própria cama e dos tecidos, não se perde no fundo de padrões coloridos, espelhos geométricos e lâmpadas esculpidas. Devido à maciça cabeceira da cama em relevo, atrai o olhar e fixa a sua posição central.

Materiais de acabamento

Os materiais de acabamento dependem do estilo escolhido:

  • Para minimalismo caracterizado por paredes pintadas decoradas com madeira ou outros materiais. Tecto - pintado, suspenso, com estruturas suspensas. Para o piso pode ser usado laminado, assim como piso cerâmico, carpete. Quase todos os móveis: madeira, metal, com elementos de plástico. O principal aqui são formas e cores simples, bem como linhas retas e ângulos.
  • Estilo loft difere no uso ou imitação de superfícies e elementos de construção: tijolo ou parede de concreto, estruturas metálicas, vigas de madeira. O piso é geralmente de madeira ou cerâmica. As paredes são em sua maioria combinadas - tinta, papel de parede, madeira, tijolo, etc. podem ser combinados.
  • Para Estilos escandinavo e mediterrâneo principalmente tintas usadas para paredes e tetos, bem como madeira para pisos e móveis.
  • Clássicos e romantismo geralmente decorado com papel de parede, parquete, móveis de madeira nobre, estofados com lindos tecidos.
  • V estilos orientaiscomo em todos os grupos étnicos, utiliza-se muita madeira - tanto para móveis como para decoração de interiores.
  • Design com estilo Art Deco executado com papel de parede, parquete, móveis de couro feitos de madeira valiosa, bem como materiais caros para decoração: peles de animais exóticos, cristal, bronze, madrepérola, vidro, espelhos, couro.
  • V moderno uma variedade de materiais de acabamento são usados: tinta, gesso, papel de parede, parquet, laminado, azulejo e assim por diante. O principal aqui é a variedade e originalidade da forma. Um interior pode ter uma mesa sobre pés de madeira com tampo de vidro oval, bem como uma cama com cabeceira de metal composta por um intrincado padrão de linhas entrelaçadas.

Cores

O esquema de cores também é determinado pelo estilo selecionado. Porém, para o quarto tons calmos são tradicionalmente usados. A variedade é trazida por acentos brilhantes:

  • V cores calmas na maioria das vezes o minimalismo ou o estilo escandinavo são representados. A cor em si não importa em princípio. Pode ser bege, cinza e vermelho.Na maioria das vezes, é monocromático. Uma tonalidade prevalece e o resto vai como acentos adicionais.
  • O loft é caracterizado por faixa cinza-marrom com branco, preto ou outros acentos brilhantes.
  • Moderno é feito em escama marrom-esverdeada com acentos originais (por exemplo, ouro).
  • Os estilos orientais gravitam em torno escama marrom-avermelhada... É bastante adequado para um quarto.
  • Art déco e clássicos são decorados em uma gama nobre usando cores bege, marrom e bordô... No entanto, para o art déco, vários retiros são possíveis.
  • Muitas vezes você pode encontrar um quarto decorado com café ou bege... De certa forma, esses são os tons mais adequados para uma sala em que você precisa descansar. Combinados com o verde ou o azul, conferem ao interior um toque natural. Essa cor também tem um efeito benéfico no estado emocional.

Todos os tons de marrom são calmantes e reconfortantes.

Como equipar?

Decorar uma sala com móveis depende das necessidades dos residentes:

  • Se você precisa fazer quarto-estudo com uma mesa cheia, prateleiras ou prateleiras de arquivo, você pode ter que sacrificar uma penteadeira ou o tamanho do camarim. Este último pode ser combinado.

A penteadeira compacta pode ser combinada com um guarda-roupa ou closet.

  • Um quarto com varanda pode ser equipado com uma área adicional para leitura ou relaxamento. A varanda pode ser conectada ao quarto ou você pode deixá-la separada. Para uma conexão visual com o quarto, você pode colocar uma porta panorâmica e organizá-la de acordo com o projeto principal. Esta técnica ajudará a aumentar visualmente o espaço um pouco.

É necessário mobiliar o quarto de acordo com o estilo escolhido.

  • O minimalismo é caracterizado por móveis lisos de formato simples.
  • Para um loft, você pode escolher peças de mobiliário com acabamento em tecido ou couro. Pode ser como madeira e metal... O mesmo vale para a modernidade.
  • Art Déco, Clássicos e Romantismo são caracterizados por móveis de madeira entalhada com couro ou lindos acabamentos têxteis.
  • Para decoração de estilos étnicos, é usado móveis de madeira: Claro para escandinavo e mediterrâneo, escuro para oriental.

Decoração de janela

Ao decorar janelas, é necessário levar em consideração não só as preferências de gosto, mas também a localização da casa em relação aos pontos cardeais.

Não é recomendável decorar a janela voltada para o norte com cortinas grossas ou escuras. É melhor escolher apenas tule.

Para alguns estilos (por exemplo, loft ou escandinavo) é geralmente típico não use cortinas nas janelas... Você pode colocar cortinas de rolo.

As janelas em um interior clássico ou art déco são assumidas decore com lindas cortinas blackout em materiais nobres com acabamento estampado. Além disso, cortinas e ligas são freqüentemente usadas. No entanto, para uma sala de 15 m² Isso pode criar uma sensação de opressão. É necessário confiar no padrão ou no design volumétrico.

Iluminação e decoração

A iluminação do quarto é muito importante.

Existem várias áreas nesta sala que requerem iluminação local:

  • área de cabeceira;
  • banheiro ou mesa de trabalho;
  • guarda-roupa ou camarim.

Devido à capacidade de alterar a iluminação do teto brilhante para escurecer, você pode crie uma atmosfera aconchegante e relaxantepara ajudá-lo a relaxar. Além disso, a luz pode tocar e papel decorativo... Com isso, você pode criar uma bela composição ou destacar alguns elementos de design - por exemplo, a decoração da área da cama.

A iluminação adicional também pode equilibrar os elementos escuros do design.

A decoração da decoração depende do esquema de cores e do estilo escolhido:

  • Para escandinavo fotografias ou cartazes típicos com a natureza e os animais do norte, plantas de interior, têxteis com ornamentos nacionais.
  • Para Oriental - pratos decorativos nacionais, baús, travesseiros, dosséis de chiffon sobre a cama ou lâmpadas estilizadas. Para japonês - gráficos nacionais e árvores bonsai.
  • Loft caracterizado pelo uso de diferentes motivos urbanos - por exemplo, cartazes com imagens da cidade, pessoas, elementos de arquitetura ou transporte. Objetos de metal ou peças de veículos são freqüentemente usados.
  • Elementos de decoração têxtil podem ser encontrados com mais frequência em clássico e romântico interiores. São travesseiros, colchas, cortinas. Estas últimas decoram não só as janelas, mas também a cabeceira da cama, paredes ou nichos.

Quanto mais calma a base do interior, mais brilhante pode ser a decoração.

  • Se o design for baseado em duas cores, então devido à decoração é necessário adicionar uma ou mais cores ou tonalidades. Isso é necessário para uma aparência harmoniosa: duas cores ou tons parecerão simples e não naturais.

Ideias de interiores

Muito bom interior em um ambiente suave mentol branco... Móveis e tecidos brancos criam uma combinação agradável com as paredes em uma cor de mentol suave. Linhas suaves e retas de móveis e luminárias de mesa, bem como uma abundância de tecidos em combinação com cores claras, criam uma sensação de leveza e leveza. Molduras marrons e bordas azuis nas cortinas complementam o design com detalhes em negrito.

O design a seguir chama a atenção com seu sofisticação e originalidade... Você não consegue tirar os olhos de cada detalhe deste interior. Paredes rebocadas bege com manchas, um padrão interessante acima da cabeceira, uma cama de veludo cinza profundo, cortinas estampadas, cômodas de cabeceira espelhadas, abajures de metal e um guarda-roupa vintage - tudo chama a atenção e cria uma impressão única e memorável.

Agora mais interiores ricos... O próximo desenho tem uma base neutra em branco e bege. Acentos brilhantes são definidos com pinturas e pôsteres em preto e branco, bem como uma colcha verde e letras que são complementadas com sucesso pelo verde da planta.

Muito bom bem vindo - papel de parede com padrões, colado a uma parede. O ornamento do papel de parede, que combina com a cor do mobiliário e dos tecidos, complementa harmoniosamente o design geral. Não é necessário decorar a parede com elementos decorativos adicionais, o que confere originalidade ao interior. Vale a pena notar o esquema de cores, incorporado em uma elegante combinação de tons de chocolate com azul.

1 comentário

Mesmo um pequeno quarto deve ter uma luminária de chão.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário