Combinamos um quarto para os pais e uma área para crianças num único quarto

Contente
  1. Prós e contras de combinar
  2. O que considerar ao dividir um cômodo?
  3. Layout e zoneamento
  4. Móveis e colocação de camas
  5. Iluminação
  6. Opções de decoração para o quarto da criança e dos pais

Um apartamento espaçoso ou uma casa privada onde haja um quarto para cada membro da família é o sonho de muitos. Porém, na maioria das vezes é necessário equipar as áreas funcionais necessárias em condições de espaço insuficiente. Combinar vários quartos em um é uma das melhores opções. É relevante, por exemplo, para famílias onde o nascimento de uma criança é esperado em breve. Portanto, durante os primeiros meses ou mesmo anos de vida de um bebê, o berçário é combinado com o quarto dos pais.

Prós e contras de combinar

Das várias opções de combinação de quartos na mesma área, esta é a mais comum. Especialmente para famílias com crianças pequenas. Um bebê recém-nascido requer atenção constante, por isso seu berço é frequentemente transferido para o quarto dos pais para que sua mãe esteja sempre lá.

Para garantir uma vida confortável para adultos e crianças no mesmo ambiente, é necessário considerar cuidadosamente o design do ambiente, escolher os móveis, organizar os itens de decoração e acessórios. Isso não é tão difícil quanto pode parecer na realidade, já que uma criança pequena ainda não precisa de muito espaço ou muitos móveis para uma existência confortável.

Das vantagens desta combinação, vários pontos podem ser distinguidos:

  1. Proximidade de mãe e filho. Este momento é especialmente importante nos primeiros meses de vida de um bebê. Além disso, devido à alimentação frequente, uma jovem mãe muitas vezes tem que levantar o bebê à noite. Será mais fácil e conveniente fazer isso quando o berço do bebê estiver por perto.
  2. Acompanhamento constante da criança. Uma jovem mãe fica muito mais calma quando o bebê está por perto. Os pensamentos ansiosos de que a criança se sente desconfortável na sala ao lado desaparecerão.
  3. Economizando espaço. Apartamentos pequenos nem sempre permitem que você aloque um quarto separado para uma criança, especialmente se houver várias crianças na casa. Portanto, por um tempo, você pode combinar uma creche e um quarto no mesmo cômodo.

Considerando esta opção de combinação, não se esqueça de algumas de suas desvantagens.

  1. Uma criança pequena requer silêncio e um ambiente confortável ao redor. Música alta, TV, computador podem causar alguns transtornos ao bebê. Uma criança pode ser acordada por um despertador alto definido para um adulto. Esses pontos devem ser levados em consideração ainda na fase de planejamento da sala combinada.
  2. Se o quarto for pequeno, haverá ainda menos espaço com um berço. É possível ter dificuldade em andar pela sala ou acessar prateleiras, prateleiras e outros elementos internos.

O que considerar ao dividir um cômodo?

Isso depende muito da idade da criança e da praça do quarto. Antes de começar a trabalhar na reorganização dos móveis e na decoração de um ambiente, você precisa realizar algumas etapas simples:

  1. Elabore uma planta esquemática da divisão, tendo em consideração a porta de entrada e as janelas ou varanda existentes.
  2. Divida condicionalmente o espaço do quarto em duas zonas - para crianças e adultos. Se a sala tiver janela, é desejável que parte da luz natural incida sobre o quarto das crianças.
  3. Decida o esquema de cores do quarto.
  4. Escolha os móveis e decida a melhor opção para sua disposição.

Talvez seja necessário realizar medidas mais amplas para a disposição da sala (para fornecer uma fonte adicional de aquecimento, montar um "piso quente", um teto de vários níveis, para instalar divisórias temporárias).

Layout e zoneamento

Após desenvolver o projeto e solucionar os principais problemas tecnológicos, pode-se proceder diretamente ao zoneamento da sala.

Existem várias opções para a divisão condicional de um quarto em áreas "adulto" e "infantil":

  • Instalação de estruturas decorativas à medida de acordo com a dimensão e configuração da divisão.
  • Divisórias de gesso cartonado.
  • Usando uma longa cortina como divisória.
  • Telas de vários materiais.
  • Dispositivo de pequeno arco.
  • Utilizar peças de mobiliário como divisórias (esta opção é adequada para uma divisão quadrada, por exemplo).

Opções mais originais e interessantes incluem o dispositivo de um pódio ou teto de vários níveis para destacar uma área específica.

A escolha de um design adequado e opção de remodelação depende diretamente da quadratura da sala. Em um apartamento de um cômodo, além do quarto e do berçário, você também pode deixar um pequeno espaço para a sala de estar. Uma tela ou arco elegante ajudará a separar essas zonas umas das outras. Um quarto separado pode ser alocado para a sala de estar do quarto duplo, o que significa que haverá mais espaço no quarto para a criança e os pais.

Um pequeno quarto requer o design mais cuidadoso. Aqui, cada centímetro quadrado de área contará. Será necessário abandonar móveis maciços e pesados, substituindo-os por transformadores móveis. O berço do bebê pode ser colocado ao lado da cama de adulto sem divisórias para economizar espaço. Uma atenção especial deve ser dada ao esquema de cores e à presença de ornamentos decorativos.

Tamanho do quarto 15, 16, 18 m² m e mais dá mais oportunidades para design. Depende principalmente da idade da criança. Quanto mais velho ele fica, mais espaço livre ele precisa para jogar. Uma opção ainda mais difícil é criar uma sala comum para duas crianças e pais. Aqui você pode considerar a opção de um beliche.

O canto infantil pode ser separado do espaço adulto com papel de parede infantil com estampa em forma de personagens de desenhos animados, personagens de contos de fadas, animais ou brinquedos. Você também pode escolher opções mais neutras que ficarão harmoniosamente no território "adulto". Por exemplo, flores, estrelas, borboletas.

As estampas fluorescentes ficam especialmente bonitas em papéis de parede de cores escuras. Os ornamentos cintilam suave e lindamente à noite, dando luz extra e decorando maravilhosamente o quarto. Na maioria das vezes, opções com diferentes tipos de design são escolhidas quando as zonas são separadas umas das outras por uma tela, arco ou partição.

Se a sala for dividida em várias salas apenas condicionalmente, é melhor escolher uma opção neutra. As cores claras na decoração e na decoração ajudarão a expandir visualmente uma pequena sala. É melhor substituir cortinas pesadas por cortinas claras, persianas plissadas, persianas romanas ou persianas de enrolar.

Móveis e colocação de camas

A escolha do mobiliário e a sua colocação também estão diretamente relacionadas com a idade da criança (ou crianças) e com o quadrado da divisão. Para uma criança pequena, via de regra, este é um berço, uma cômoda para coisas e um trocador. Se o espaço for muito limitado, os dois últimos objetos podem ser combinados ou ficar totalmente sem eles.

A seleção e a disposição dos móveis devem ser feitas de forma que haja espaço suficiente na sala para um passatempo confortável para pais e filhos. A este respeito, os seguintes requisitos devem ser atendidos para móveis para tal sala:

  1. Dimensões compactas (se possível, é necessário escolher modelos de transformadores, por exemplo, um sofá-cama ou uma poltrona-cama).
  2. Multifuncionalidade (é melhor optar por sofás equipados com gavetas para roupa de cama, roupa de cama e outros).
  3. Se possível, os móveis devem ser mantidos em cores claras.
  4. Respeito ao meio ambiente e segurança para a criança (cantos arredondados, ausência de elementos traumáticos).

Depois que as peças principais do mobiliário forem identificadas, você pode começar a organizá-las. Como regra, o maior item em um quarto é uma cama ou um sofá, então o espaço é alocado para eles primeiro.

Normalmente, a cabeceira da cama está localizada contra a parede e o beliche projeta-se para o meio do quarto. Se o quarto for estreito e comprido, a cama será instalada ao longo de uma das paredes.

O berço pode ser posicionado de diferentes maneiras:

  • Em qualquer canto livre da sala.
  • Em frente à cama dos pais. Desta forma, a criança estará sempre na linha de visão dos adultos.
  • Ao lado da cama dos pais. O berço encostado a ele ajuda a organizar um sono conjunto de mãe e filho. Para fazer isso, você precisa remover uma das paredes do berço. A criança dormirá em seu lugar, mas sentirá constantemente o calor da mãe ao seu lado. E a mãe não terá que se levantar à noite para pegar o bebê nos braços e amamentar. Tudo isso pode ser feito de forma mais rápida e fácil quando o bebê está muito perto.

Ao escolher um local para o berço, você não deve se esquecer do seguinte:

  1. Não deve haver aquecedores ou radiadores por perto. O ar quente seco é prejudicial para o bebê. Além disso, o bebê pode se queimar acidentalmente ao chegar a uma fonte de calor.
  2. A cama não deve ficar perto de uma TV ou computador. Ruído, luz forte e radiação não beneficiarão a criança.
  3. Não deve haver tomadas próximas à cama, bem como objetos que acumulem grande quantidade de poeira (tapetes, cortinas).

Quando os locais de dormir forem identificados e organizados, você pode começar a organizar o resto do quarto. Não sobrecarregue o espaço com um grande número de pedestais, prateleiras, cômodas e guarda-roupas. Cada peça de mobiliário deve ser aproveitada ao máximo. Se não houver espaço de armazenamento no quarto, as roupas podem ser movidas para o armário no corredor ou armário. Se a sala for espaçosa o suficiente, um guarda-roupa será perfeitamente adequado para a colocação e armazenamento de coisas para crianças e adultos.

Quando a criança crescer, em vez de um berço, pode colocar uma poltrona-cama ou um pequeno sofá. Para uma criança em idade escolar, considere comprar uma cama alta. Esta é a melhor opção para um quarto pequeno. A parte superior da estrutura é usada como área de dormir, e na camada inferior há uma carteira escolar e prateleiras para guardar o material escolar.

Iluminação

Atenção especial deve ser dada à iluminação da sala. A luz não deve ser forte ou muito forte. A atmosfera deve ser relaxante e confortável. Se a sala tiver boa luz natural, uma arandela e um lustre serão suficientes.

Se houver um teto trecho ou de vários níveis na sala, os refletores serão usados ​​com mais frequência. Eles emitem uma luz difusa e suave que agrada aos olhos. Com a ajuda dessas lâmpadas, você pode selecionar áreas separadas no quarto (na cabeceira da cama de um adulto ou no berço).

Lâmpadas noturnas, arandelas e pequenas lâmpadas de assoalho podem ser usadas como fontes adicionais de iluminação.

Opções de decoração para o quarto da criança e dos pais

Decorar uma sala é a etapa mais agradável e criativa em todo o trabalho de planejamento de design para salas combinadas.

Os principais elementos decorativos da sala são as paredes. Em uma sala pequena para decoração de paredes, é melhor usar materiais de cores claras e escuras (pistache, azul, areia, rosa, verde claro). O papel de parede, a tinta e o gesso devem ser mais leves do que os móveis da sala. Isso fará com que o interior pareça mais fácil.

O papel de parede pode ser o mesmo para toda a sala ou diferente para cada zona.Papéis de parede fotográficos, fotografias, pôsteres, pinturas, pôsteres com informações educacionais (por exemplo, o alfabeto) podem ser usados ​​como decoração de um cantinho infantil. Uma bela luz noturna na forma de um brinquedo favorito, um painel na forma de um aplique, um quadro de quebra-cabeça, um relógio original e outros elementos decorativos também podem fazer parte da decoração.

Para uma criança muito pequena, um lindo brinquedo pendurado, um móbile sobre a cama ou um dossel leve e arejado se tornarão um adorno. Não use porcelana ou outras estatuetas e estatuetas feitas de materiais frágeis, objetos muito pequenos ou pontiagudos como decoração. Isso pode ser perigoso para uma criança pequena.

A metade adulta do quarto pode ser decorada com pinturas, papéis de parede de fotos e outros itens em cores e decoração mais calmas.

Para a decoração do espaço das janelas, recomendam-se cortinas e cortinas de tecidos leves e arejados. Eles vão decorar o interior e proteger a criança da luz solar direta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário