Escolhendo uma cor para o quarto
Ao escolher uma cor para o quarto, é importante levar em consideração que alguns tons podem acalmar e relaxar o corpo, enquanto outros incentivam atividades vigorosas. Portanto, é importante saber quais cores - que função desempenham. Você pode aprender como escolher a cor certa para o quarto com designers e até mesmo cientistas do Edinburgh Sleep Centre.
Qual cor é melhor escolher: dicas de designers
Designers e cientistas do Edinburgh Sleep Centre concordam sobre o significado de uma cor específica para o sono. Mas as opiniões sobre cores específicas para pintar paredes variam.
Azul e azul
Em primeiro lugar, os designers colocam azul para dormir. E, de acordo com os cientistas, pessoas com quartos azuis dormem mais do que pessoas com quartos de outras cores. De acordo com cientistas do Edinburgh Sleep Centre, os receptores especializados em nossos olhos (as mesmas células que relatam os ritmos diários de nosso cérebro) são mais sensíveis à tonalidade da onda.
Amarelo
Surpreendentemente, de acordo com designers, a segunda cor adequada para dormir é o amarelo. Uma tonalidade ensolarada estimula o sistema nervoso, promovendo relaxamento. Além disso, o tom sutil de amarelo cria conforto instantâneo em qualquer quarto.
Verde
Green está em terceiro lugar no design de quartos. Segundo os cientistas, as pessoas que dormem em um quarto verde acordam otimistas e positivas.
Prata
Curiosamente, muitos designers aconselham a escolha de quartos prateados. Mas, de acordo com os cientistas, as pessoas com quartos prateados podem ter um efeito colateral inesperado. A maioria das pessoas com quartos prateados disse que estava mais motivada para se exercitar no quarto pela manhã.
-
Roxa
De acordo com os cientistas, as pessoas com quartos roxos são as menos descansadas de todas, tendo uma média de cinco horas e 56 minutos de sono por noite. O design rico em cores de berinjela estimula a atividade mental, tornando difícil desligar a mente após um dia agitado e, potencialmente, desencadear sonhos ou pesadelos vívidos. Por isso, os designers aconselham misturar o roxo com o branco, criando um tom delicado do mesmo (quartos em lilás, lavanda ou ameixa são adequados aqui), só que neste caso o efeito da cor será mínimo.
marrom
Os quartos do café não são tão aconchegantes quanto parecem. A cor pode fazer com que os ocupantes de uma sala se sintam nervosos, desconfortáveis e inquietos. Os designers usam a sombra Milky Oak principalmente em residências particulares. Devido ao grande número de janelas e à luz, a divisão não parece tão sombria e a própria aparência de uma casa privada contribui para decorar a divisão na cor "café com leite".
Preto
Preto também não é uma boa escolha para um quarto. Parece que a sala vai parecer sombria o suficiente, na verdade não é. É mais provável que ela seja estilosa - é o que os designers pensam. E um estudo feito por cientistas mostrou que as pessoas dormiam muito melhor em um quarto cor de grafite com lençóis pretos.
Bege e pulverulento
Designers adoram oferecer este projeto de quarto para recém-casados. E por um bom motivo.Segundo os cientistas, os casais que dormem em decorações de pêssego, marfim, baunilha ou ouro fazem amor em média três vezes por semana - mais do que em qualquer outro tom.
vermelho
Os quartos vermelhos são os mais inadequados para os amantes. Os designers consideram essa cor a moda do século passado e procuram não utilizá-la em seus layouts. Mesmo fúcsia ou terracota, que estão na moda hoje, são usados cada vez menos. A exceção é o mirtilo - esta sombra é usada para decorar almofadas, lâmpadas e outros pequenos elementos do interior.
Branco
O branco é adequado para quem está habituado a relaxar no quarto. Porque você não quer trabalhar horas extras em um quarto como aquele. Os designers raramente oferecem tal sombra aos clientes - na opinião deles, é extremamente impraticável.
Listras, estênceis, tinta esponjosa e texturas podem adicionar estilo a qualquer quarto. Para um design verdadeiramente único, você pode pintar o teto no mesmo tom das paredes. Alguns designers de interiores recomendam o uso de tinta de teto suave para que o destaque fique no interior da sala, e não no teto.
A combinação certa de tons na sala
Se o quarto tiver banheiro e closet ou sala de estar, é melhor planejar as cores de todos esses espaços como um todo. Isso não significa que as cores do quarto e do banheiro devem ser iguais, mas devem se complementar. Isso cria uma aparência unificada que transforma o quarto no espaço pessoal ideal que muitas vezes falta.
A combinação de preto e branco dá energia e força, e a simplicidade da combinação cria um elemento calmante que pode não estar presente em outras combinações. Este esquema de cores simples permite modelos grandes.
Grandes estênceis pretos ou um padrão repetido em uma parede branca podem fornecer um efeito impressionante. Uma cabeceira estofada preta com uma parede branca, colcha de pele branca e elementos decorativos criam uma aparência de luxo decadente. A combinação preto e branco é geralmente considerada a mais adequada no design moderno. mas isso não significa que você não possa experimentá-lo em um estilo mais tradicional. Móveis de ferro forjado ou madeira pintados de preto e combinados com lençóis brancos macios e um cobertor de pele sintética trazem elegância e romance ao quarto, enquanto uma parede com cercadura pintada de branco adiciona um toque nostálgico.
Escolher um quarto em dois tons não significa que você não pode usar outras cortinas. A combinação é combinada com uma cor vibrante, e isso pode fornecer uma oportunidade de adicionar toques finais ao seu tom favorito, seja ele vermelho, amarelo, azul cobalto ou outro tom. Usar acentos de cinza pode ajudar a combinar duas cores contrastantes para um efeito calmante.
O preto e suas combinações podem fazer com que o espaço fique menor, por isso, ao usar cortinas, é preciso levar em consideração o tamanho da sala. Muitas pessoas têm medo de usar preto nas paredes do quarto, mas a roupa de cama branca e contrastante e um grande espelho ou obra de arte em uma grande tela branca acima da cabeceira ajudam a evitar que os quartos pareçam opressores.
O verde tem a capacidade de se misturar com todas as cores do espectro, sendo a escolha ideal para paredes, colchas, carpetes e até pisos. Alguns tons de verde funcionam bem juntos. Portanto, todos os tons de móveis cabem nas paredes verdes.
A escolha das cores segundo psicólogos
Segundo psicólogos, o principal é decidir que clima o inquilino quer estabelecer em seu quarto. A maioria dos proprietários deseja que este espaço seja um local com tons suaves. Mas isso não significa que tons claros ou escuros não pertençam aqui.Você pode usar uma paleta de tons neutros para criar uma aparência que deixe espaço para realces ousados em roupas de cama, travesseiros, abajures e outros acessórios. Uma paleta neutra também funciona bem porque você pode alterar as cores de seus acessórios de acordo com seu humor.
Se você quiser mais cor nas paredes do seu quarto, deixe as paixões guiarem os proprietários. Se os habitantes amam o verde, deixe-os pintar as paredes de verde ou azul-celeste. É uma das melhores cores para quartos porque tem elementos de tons quentes e frios, há uma grande variedade de tons para escolher. Com o verde, você pode imaginar seu quarto em um estilo moderno, tradicional ou eclético. Parece ótimo com cores de móveis brilhantes complementares.
Se o vermelho é sua cor favorita, você pode usá-lo no quarto, mas tenha cuidado. O vermelho é estimulante e muito dessa cor pode ser opressor.
Nesse caso, é melhor escolher um tom suave ou tentar usar o vermelho em uma parede, seja atrás da parte de trás da cama, ou em uma parede com grandes janelas para quebrar a cor intensa. Tenha cuidado ao usar móveis de madeira em uma sala com paredes vermelhas, pois pode parecer pretensioso.
De acordo com a psicologia, tons mais suaves serão mais relaxantes. Os psicólogos até recomendam o preto, especialmente para os cônjuges. Mas no caso se mistura com móveis brancos e toques brilhantes como o amarelo ou turquesa. Cores vivas podem não ser as melhores opções para adultos que procuram um lugar para relaxar à noite, mas se um desses tons for o preferido das crianças, os psicólogos aconselham usá-lo. A tonalidade vibrante transformará seu quarto em um espaço divertido.
Branco, wengé, cappuccino são cores que podem criar uma atmosfera relaxante. Tons mais claros também podem ajudar uma sala pequena a parecer mais espaçosa e arejada.
Segundo psicólogos, o roxo estimula a atividade do cérebro, por isso é uma boa opção para quem tem uma área de trabalho no quarto.
Tons populares
As três cores de quarto mais populares hoje são:
-
roxa;
-
cor de rosa;
-
verde.
Roxa
Roxos mais claros, como lavanda e lilases, trazem aos quartos a mesma sensação de calma que o azul, mas sem o risco de sentir o rosto sem rosto. Um suave tom pastel de lavanda é uma ótima escolha para quartos de crianças e adultos. Você também pode misturar tons de vários graus de intensidade para criar um efeito em camadas ou texturizado.
Misturar roxo e vermelho também é popular. Isso cria mais ênfase nas paredes do quarto. Os compradores também optam por almofadas, tapetes, cortinas ou lâmpadas roxas em um quarto branco para adicionar um toque especial. Muitas pessoas pintam apenas uma parede com essa cor, destacando assim certas partes do cômodo.
Cor de rosa
Os tons vibrantes de rosa adicionam um toque de glamour ao ambiente.
Mas a maioria não quer que seu quarto pareça muito feminino, então eles misturam suas paredes rosa com uma cabeceira de tufos e tapetes em verde brilhante / marrom claro, ou optam por uma cama com uma grande cabeceira de madeira. Um rosa rico com tons de roxo pode criar um design sedutor em um quarto romântico. Rosa com notas de framboesa e rosa pode adicionar romance extra a um quarto.
Muitas pessoas misturam rosa com verde. Rosa brilhante fica ótimo quando combinado com uma cama, cômoda e outros móveis brancos. Para decorações art déco em paredes rosa, você pode optar pelo preto como destaque e acessórios de metal prateado brilhante. O rosa choque fica bem com outras cores como verde, azul, turquesa ou laranja.
Verde
Verde esmeralda, verde limão e outros tons de verde combinam as qualidades da cor do amarelo com o efeito calmante do azul. É a cor da natureza, da fertilidade, da vida e do equilíbrio. O quarto nas cores oliva, menta, pistache, verde claro simboliza auto-estima, harmonia e bem-estar. Os tons variam de brilhantes e alegres a profundos e elegantes. Acredita-se que se a casa não sabe com que cor pintar o quarto, você precisa começar com o verde.
A cor verde suave combina bem com o estilo moderno e artesanal, que inclui muita madeira no ambiente. Os verdes profundos funcionam bem com uma decoração mais tradicional e podem ser misturados com outras cores, como framboesa, bordô ou marrom para uma aparência elegante.
As paredes em tons de verde maçã ou limão complementam perfeitamente qualquer ambiente. Se a família adora cores ultrabrilhantes, você pode escolher um tom de verde limão combinado com roxo ou vermelho.
Paleta de cores e estilos
- Tropical. A paleta geral deste estilo é leve e arejada (cores: verde, azul, branco). O quarto está decorado com móveis de vime de madeira escura ou couro de vime. Motivos tropicais extravagantes como palmeiras, macacos, flores e abacaxis, bem como ventiladores de teto, cortinas e roupas de cama brancas ou claras diferenciam este estilo do resto.
- Italiano. Uma paleta de tons terrosos (amarelo mostarda, laranja abóbora, marrom, verde oliva, vermelho e dourado) parece dar calor ao interior. Móveis pesados de madeira com aspecto lacônico. mas a rica decoração confere elegância ao estilo.
- Moderno. As cores funcionais, simples, limpas e clássicas são as marcas de um quarto moderno. A paleta é geralmente suave, contando com tons neutros, como cinza, marrom, creme e preto. O quarto moderno é caracterizado por móveis de linhas simples, além de interessantes luminárias e o uso de espelhos e vidros como destaques. A mesclagem de texturas evita que o estilo fique frio.
- Asiático. Um quarto de estilo asiático geralmente tem móveis escuros, geralmente laqueados e ricamente decorados com toques de inspiração asiática. A paleta é baseada em cores naturais que vão do marrom escuro e preto ao branco cremoso, amarelo suave ou marrom. Embora o estilo geral seja um tanto decorativo, não é nada exigente porque o número de acessórios é mínimo.
- Náutico. Você não precisa morar perto da costa para amar este estilo fácil. Paleta: azul, verde, branco e marrom, às vezes com toques de vermelho. Materiais naturais: ervas marinhas e sisal misturados com madeira velha pintada mantêm o estilo casual. Vários motivos decorativos costeiros, como âncoras ou conchas podem ser usados.
- Tradicional. O quarto tradicional é mais formal, mas confortável e acolhedor. Os móveis costumam ser combinados com elementos decorativos. Enquanto o esquema de cores depende de tons neutros, é fácil incrementar um quarto com cores mais ousadas nas paredes ou na roupa de cama.
Soluções impressas
- Motivos florais... Em um quarto bem iluminado e aconchegante, as estampas florais evocam um clima calmo, especialmente se o quarto for em uma casa de campo.
- Clássicos "florais estúpidos"Parece ótimo, especialmente quando vários estilos são misturados. Você pode manter lençóis, colchas e travesseiros no quarto em um motivo floral e pintar as paredes de branco.
- Motivos com animais - uma ideia decorativa clássica para criar uma atmosfera confortável. Você pode decorar parte da sala com essa impressão ou focar em uma coisa. Por exemplo, a parte de trás da cabeceira da cama pode ser decorada com uma estampa de animal, enquanto desenhos florais adornam travesseiros e abajures.
- Célula. Perfeito para um quarto com móveis vintage feitos à mão. Paredes xadrez funcionam bem com cores suaves de cama e travesseiros macios.
Regras para escolher um esquema de cores favorável
- A maneira mais fácil de escolher as melhores cores do quarto - comece com flores que a família adora. Usando sua própria cor favorita como cor base, você pode criar um esquema de cores para todo o interior.
- Inspiração para escolher um esquema de cores para o interior... Revistas e catálogos sempre foram as principais fontes de ideias de design. Você precisa se lembrar de suas combinações de cores favoritas e usá-las mais tarde em seu quarto.
- Não há necessidade de aprender teoria da corpara obter grandes ideias da pequena roda de cores. Essas ferramentas baratas podem gerar variações de esquema de cores rapidamente. Girando a roda, você pode ver como as cores podem se relacionar e aprender os fundamentos da teoria das cores. Você pode escolher os tons dessas cores em sua loja de tintas favorita.
- Você precisa entender que cores neutras não são tão chatas.... Simplesmente porque, ao escolher cores de tinta neutras, você pode atualizar sua paleta de cores neutras a qualquer momento, sendo criativo com o uso de cores. Uma parede listrada em cores neutras acrescenta entusiasmo ao ambiente.
- Crie facilmente uma cartela de cores usando pinturas famosas... Você pode escolher uma cor da obra de arte no museu. A maioria dos artistas são mestres da cor e da luz, criando seus próprios esquemas de cores para suas obras de arte. Você pode se beneficiar ao entendê-los, escolhendo uma cor de sua obra de arte favorita.
- Não se esqueça de experimentar tons mais claros ou mais escuros de suas cores favoritas.... Às vezes, é necessário um pequeno ajuste para encontrar o tom certo.
Ideias de design de interiores elegantes
O esquema de cores azul e branco é a fonte de inspiração para esta sala, e o lustre exclusivo confere ao espaço uma elegância sem esforço.
Quarto de flores bonitas. O papel de parede floral pintado à mão era o ponto de partida para todos os outros elementos deste quarto: carpete verde-maçã, cama de veludo rosa choque e roupa de cama estampada.
O destaque deste quarto é a parede em estêncil atrás da cama. O cobertor brilhante é coberto com um cobertor azul macio. Isso silencia uma sala excessivamente iluminada.
Você pode alterar as paredes brancas normais para rosa pálido, criando assim uma atmosfera suave e romântica.
O comentário foi enviado com sucesso.