Pinheiros japoneses: o que são e como cultivá-los?
O pinheiro japonês é uma planta conífera única, podendo ser chamada tanto de árvore quanto de arbusto. É apresentado em várias variedades e pode existir por muito tempo, até 6 séculos. Consideraremos suas principais características, métodos de cultivo e sutilezas de cuidado em nosso artigo.
Descrição
Deve-se notar que esta árvore se distingue por sua capacidade de crescer muito rapidamente. A altura de uma árvore adulta varia de 35 a 75 metros, e o tronco pode ter até 4 metros de diâmetro. No entanto, para áreas pantanosas, o valor não pode ser superior a 100 centímetros. Há pinho japonês branco e vermelho. Entre as espécies, há exemplares de canos múltiplos e de cano único. Inicialmente, a casca é lisa, com o tempo ela se racha, aparecem escamas, características dessas árvores.
O pinheiro japonês gosta muito de luz solar. As primeiras flores aparecem em maio, mas é bastante difícil notá-las. Depois disso, aparecem os cones, sua forma e cores podem ser diferentes, as árvores com brotos amarelos, vermelhos, marrons e roxos parecem elegantes e exóticas. Os machos são mais longos, até 15 centímetros, enquanto os femininos são ligeiramente achatados e menores, de 4 a 8 centímetros. Entre as sementes, destacam-se as sem asas e as aladas. Os brotos são bastante longos e são agulhas, sua vida útil é de até 3 anos. Eles são inicialmente verdes, mas gradualmente adquirem uma tonalidade cinza-azulada. A variedade é resistente à geada e prospera em temperaturas de até -34 graus.
Variedades
Esta planta possui mais de 30 espécies. Existem muitas diferenças entre eles. Essa é a expectativa de vida, a aparência e os cuidados necessários. Vamos considerar os mais comuns.
- O mais famoso é "Glauka". Pode crescer até 12 metros de altura e 3,5 metros de largura. Tem uma forma cónica e tem um crescimento bastante rápido, podendo chegar a 20 centímetros por ano. A cor das agulhas é azulada com prata. O pinheiro necessita de uma boa iluminação e de um sistema de drenagem bem pensado.
- Variedade "Negishi" É muito comum no Japão e é cultivado principalmente para fins ornamentais. Ela cresce muito lentamente, atingindo apenas 4 metros aos 30 anos. As agulhas são esverdeadas, com uma tonalidade azulada. Não é muito exigente em condições de cultivo, mas não tolera solo alcalino. Esta variedade tem um nível médio de resistência ao gelo.
- Variedade anã "Tempelhof" difere em sua aparência, tem uma forma de coroa arredondada. Seus brotos são arranjados em pincéis e são de coloração azulada. Essa variedade cresce rapidamente, até 20 centímetros por ano. Aos 10 anos, atinge os 3 metros de altura. Não tolera secas prolongadas, mas é capaz de suportar temperaturas de até -30 graus.
- Variedade "Hagoromo" caracterizado por um crescimento lento, apenas alguns centímetros por ano. Uma árvore adulta atinge no máximo 40 centímetros e chega a meio metro de largura. A coroa é larga, verde brilhante. Pode ser plantada tanto ao sol como à sombra. Tolera bem o frio. Esta variedade é frequentemente utilizada para fins decorativos, decoração de qualquer zona.
Importante! Em condições naturais, os pinheiros japoneses dificilmente toleram uma queda na temperatura acima de -28 graus. Variedades criadas artificialmente são mais resistentes.
Preparação de sementes
Sementes de pinheiro japonês não estão disponíveis apenas na loja.Se desejar, eles se preparam. Os cones amadurecem durante 2 a 3 anos. A prontidão é indicada pela formação de um espessamento piramidal. As sementes são coletadas em um recipiente preparado. Antes de plantar uma determinada variedade, você deve estudar suas características. Todos podem ter nuances neste processo. A semente deve ser armazenada em local fresco até o momento do uso, colocando-a em um pano ou vasilhame.
Uma das etapas mais importantes é o pré-tratamento da semente. Para germiná-los, eles são imersos em água por vários dias. Aquelas que flutuam são inadequadas para o plantio, enquanto as demais irão inchar. Eles precisam ser transferidos para um saco e colocados em uma geladeira com temperatura de até +4 graus. As sementes são armazenadas lá por um mês, movendo-se gradualmente para cima e para baixo durante esse tempo. As sementes são removidas antes do plantio.
Eles devem ser tratados com um fungicida.
Preparação do solo e capacidade de plantio
Se era costume cultivar pinho japonês em casa, é preciso estar atento para que o procedimento seja feito em recipientes. Você pode fazê-los com suas próprias mãos ou comprá-los em uma loja. O recipiente deve estar intacto, sem rachaduras e orifícios. É bem lavado e seco antes do uso.
Quanto ao solo, basta um substrato especializado. Também se pode misturar granulado de argila e húmus na proporção de 3: 1. O terreno onde será colocado o pinheiro deve ser desinfetado com solução de permanganato de potássio. E também pode ser calcinado em um forno a uma temperatura de +100 graus.
Como plantar e cuidar das sementes?
O procedimento deve ser realizado no final de fevereiro ou início de março. O solo é despejado em um recipiente, após o qual vários sulcos são feitos lá. As sementes são colocadas a uma distância de 2-3 centímetros umas das outras. A areia é despejada de cima em uma camada fina, após a qual o solo é umedecido. O resultado do trabalho é a cobertura do recipiente com vidro.
A exibição deve ser feita todos os dias. Em condições úmidas, às vezes pode formar-se mofo, que é removido com cuidado e o solo é tratado com fungicidas. Quando os brotos aparecerem, você já pode retirar o vidro. Em seguida, o contêiner é instalado em um local ensolarado e bem iluminado. O solo deve ser umedecido regularmente. A cobertura durante este período não é necessária para os rebentos.
Plantio ao ar livre
O pinho branco japonês adapta-se bem a condições meteorológicas adversas. No entanto, as características das variedades ainda devem ser levadas em consideração. O solo deve estar úmido e bem drenado. Fragmentos de tijolo ou argila expandida podem ajudar.
Antes de replantar uma árvore, a terra deve ser desenterrada. A profundidade do buraco da muda deve ser de 1 metro. Um fertilizante contendo nitrogênio é adicionado a ele. O sistema radicular deve ser coberto com uma mistura de solo, argila e grama com uma pequena adição de areia.
Se a variedade não assumir que a árvore será grande, a distância entre as mudas deve ser de cerca de 1,5 metros. No caso de pinheiros altos, deve ser superior a 4 metros. Antes de tirar a muda do vaso, é preciso regar bem, retirar com cuidado com o solo, colocar na cova de plantio e preencher com a mistura preparada.
Regar e alimentar
Pela primeira vez, a muda é regada imediatamente após o plantio. Isso o ajudará a se adaptar melhor ao novo lugar. Depois disso, o procedimento é realizado dependendo do clima. Se estiver calor lá fora, deve-se tomar cuidado com umedecimento mais frequente do solo. Em geral, o pinheiro japonês precisa de rega cerca de 1 vez por semana.
Se o tempo estiver seco na primavera e no verão, a árvore deve ser lavada para remover a poeira e sujeira. Isso é feito por aspersão. Recomenda-se usar água morna. Além disso, os fertilizantes não danificam a árvore. Eles devem ser aplicados nos primeiros 2 anos após o plantio. No futuro, o pinheiro será capaz de se abastecer de nutrientes.São adequados curativos complexos, que devem ser usados 2 vezes ao ano.
Cuidado
Afrouxar o solo neste caso não é necessário, especialmente quando se trata de solo rochoso. A planta é despretensiosa e a drenagem dá a oportunidade de se desenvolver plenamente. Se o solo for fértil, pode ser solto após o término da rega. Mulching agulhas caídas também não dói. A poda profilática deve ser feita na primavera, quando os botões do pinheiro estão se formando. Os brotos secos devem ser removidos ao longo do ano. Os rins precisam ser beliscados. Isso é necessário para a formação correta da coroa. O crescimento das plantas diminuirá.
A árvore é resistente, mas em regiões com climas adversos, ela ainda precisa ser preparada para o inverno. Se as mudas forem jovens, podem morrer com o início do frio. Para evitar isso, eles devem ser cobertos com galhos de abeto ou estopa. Isso é feito no final do outono, e você precisa remover o material de cobertura apenas em abril.
O filme não deve ser usado, pois pode formar condensação sob ele, o que não beneficiará as mudas.
Reprodução
A propagação de sementes não é a única maneira de cultivar pinheiro japonês. Você também pode fazer isso enxertando ou usando estacas. As estacas não precisam ser cortadas, devem ser arrancadas junto com um pedaço de madeira. Isso é feito no outono. A planta deve ser processada, após o que é colocada em um recipiente onde deve criar raízes.
A vacinação é usada com muito menos frequência. O estoque pode ser uma árvore que atingiu a idade de 3-5 anos. As agulhas são retiradas no cabo, os botões podem ser deixados apenas por cima.
Os brotos longos devem ser removidos no porta-enxerto. A planta é enxertada na primavera, quando o suco sai.
Para obter informações sobre como cultivar pinheiros bonsai japoneses a partir de sementes em 9 dias a partir da data de plantio, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.