Tsuga: descrição das variedades, dicas de plantio e cuidados
As coníferas são muitas vezes plantadas em áreas privadas e em locais públicos. Dentre essas sempre-vivas populares, vale destacar a cicuta, representada por um grande número de espécies e variedades.
Descrição
Tsuga é o membro mais velho da família Pine. Essas árvores crescem em todo o mundo, mas as florestas da América do Norte, assim como do Leste Asiático, são consideradas a pátria da cicuta. Algumas árvores podem atingir 75 metros de altura. O formato da coroa da cultura é semelhante ao do abeto, pois possui agulhas macias e bastante achatadas. A cicuta na América foi estudada e descoberta várias vezes, à luz das quais vários nomes desta planta podem ser encontrados. Até hoje, alguns tipos de cicuta são denominados "cicuta", dando destaque ao nome primário da cultura da família do Pinheiro. Com o tempo, uma árvore semelhante foi encontrada na Ásia, o que influenciou radicalmente sua classificação de espécies.
Portanto, as culturas das duas regiões foram unidas sob um único nome para o clã Tsuga.
Hoje, a árvore conífera inclui várias dezenas de espécies, a maioria das quais foram registradas em regiões asiáticas. A cicuta se destaca pelo seu cuidado despretensioso, a principal exigência da cultura é o teor de umidade do solo em que a árvore será plantada. Dentre as características culturais, vale destacar também a tolerância à tonalidade. Mudas jovens de cicuta desenvolvem-se de forma extremamente lenta, a floração da planta ocorre no final de abril e dura até o início do verão, porém as próprias flores se destacam por seu aspecto indefinido, que em geral não prejudica o componente decorativo da folha perene cultura.
Tipos e variedades
Hoje, uma classificação unificada de cicuta foi adotada. Entre as espécies e variedades mais populares de plantas coníferas, as seguintes culturas são dignas de nota.
canadense
A cicuta desta espécie é uma árvore elegante e esguia, cuja altura pode atingir os 30 metros. A coroa tem formato cônico. Uma característica notável da cultura é a capacidade de ter um ou mais troncos. A casca de uma cultura perene conterá sulcos; nas plantas adultas, o tronco será pintado de marrom. Os ramos principais crescem horizontalmente com suas extremidades inclinadas para baixo. As agulhas são pequenas, geralmente seu comprimento não ultrapassa 2 centímetros, há um embotamento no final, a cor é predominantemente verde escura com brilho brilhante e um sulco longitudinal. Na cicuta canadense, os cones de formato ovalado de cor marrom acinzentada amadurecem e seu comprimento não ultrapassa 3 centímetros.
De acordo com a classificação aceita, a cicuta canadense é recomendada para paisagismo de áreas públicas, visto que é ativamente utilizada no paisagismo.
A variedade de cicuta canadense não é menos notável. Vale destacar as culturas mais populares:
- Albospica - a cultura se destaca pela coloração variada das agulhas;
- Everitt Golden - conífera amarela;
- Nana - variedade em miniatura, notável por seus ramos caídos;
- Pendula - uma variedade requintada de efedrina perene alta, cujos ramos se destacam por sua estrutura lacrimosa;
- Jeddeloh - outro anão representante da cicuta canadense, cujos ramos conferem à planta uma forma semicircular, pois crescem no tronco em forma de espiral;
- Cole's Prostrate - uma variedade rasteira de efedrina com agulhas cor de oliva, crescendo lentamente.
ocidental
A cicuta ocidental se destaca com uma taxa de crescimento média, a árvore pode atingir uma marca de 40-60 metros. As agulhas formam pequenos cones, embora possam conter listras brancas na superfície. O berço da cultura é a América do Norte. O habitat da cultura em estado selvagem é considerado zonas costeiras, encostas de montanhas. A forma da coroa é larga, as pontas dos brotos inclinam-se para baixo.
O sistema radicular da planta é superficial, bastante ramificado, visto que, no momento do plantio, requer cobertura morta do círculo do tronco.
A cicuta ocidental é representada pelas seguintes variedades decorativas:
- Argenteovariegata - cultura atraente com ramos brancos e variados;
- Conica - uma variedade em miniatura com uma coroa em forma de alfinete, atingindo uma altura de 2-3 metros;
- Ray Godfray - uma cultura perenifólia de tamanho médio que se desenvolve de forma extremamente lenta, em uma idade precoce reduziu os brotos, que aumentam com a idade.
Montanha ou Mertens
Outro tipo de cultura perene, que é nativa da América do Norte. A altura das plantas pode chegar a 40 metros com um diâmetro de tronco de cerca de 150 centímetros. A coroa da cicuta da montanha repetirá os contornos do cone, enquanto a cor do tronco varia do cinza escuro ao marrom avermelhado. A árvore apresenta fendas e inúmeras escamas. Os ramos são predominantemente castanhos, com pubescência densa. Os botões da cultura são ovóides, seu comprimento geralmente não excede 3-4 mm. Agulhas do tipo agulha, com cerca de 30 mm de comprimento, que se desenvolvem em todas as direções.
Os cones femininos da cicuta ficam com a cor roxa e, durante o período de maturação, podem mudar para cinza. As escamas dos cones são fofas, abertas em um leque atraente com bordas arredondadas.
Entre as subespécies encontradas, vale destacar 3 culturas comuns:
- Tsuga mertensiana var. mertensiana;
- Tsuga mertensiana var. jeffeyi;
- Tsuga mertensiana subsp. grandicona.
Regras de pouso
Todos os tipos e variedades de cicuta se destacam pela capacidade de se desenvolver na sombra, mas as agulhas também podem ser plantadas em locais com iluminação difusa. Recomenda-se sombrear mudas jovens de uma sempre-viva. Além do mais, colheitas frágeis exigirão proteção adicional contra rajadas de vento... Esses pontos devem ser levados em consideração na escolha de um local adequado para o plantio de cicuta. Árvores grandes e mudas de médio porte preferem solo solto, além disso, a cicuta não deve ser enraizada profundamente.
É preferível plantá-lo em um substrato composto de areia, solo frondoso e grama. O solo de cal para agulhas não é categoricamente adequado, pois nele as taxas de crescimento mais lentas serão pronunciadas.
Para normalizar o crescimento e desenvolvimento da cultura, vale a pena incluir adicionalmente um complexo mineral no solo preparado na proporção de 150-200 gramas por planta.
A época recomendada para o plantio é considerada o período de abril a agosto. Se a cultura não criar raízes em uma única cópia, ao lado de pinheiros ou outras agulhas, então a distância entre as plantas não deve ser inferior a 80 centímetros com um indicador máximo de 1,5 metros.
Segue o destino das recomendações dos jardineiros quanto ao tamanho da cova de plantio. Sua profundidade deve ser de pelo menos 70 centímetros. Todas as variedades, incluindo variedades variegadas, variedades "Jeddeloh", "Nana", "Pendula", "Compact" adaptam-se de forma bastante dolorosa a um novo local após o transplante., portanto, a escolha de um local para o cultivo de uma cultura perene deve ser deliberada.
O plantio da cicuta consiste em colocar a planta no centro do entalhe preparado. É importante endireitar todo o sistema radicular das agulhas tanto quanto possível, após o que o buraco é coberto com a mistura de solo preparada, o solo é compactado e regado abundantemente. O círculo do tronco é adicionalmente coberto com cobertura morta.
Isso tem um efeito positivo na robustez da árvore no inverno, o que será especialmente verdadeiro para regiões com clima rigoroso.
Recursos de cuidados
Após o enraizamento, uma planta perene despretensiosa exigirá a implementação de medidas agrotécnicas obrigatórias, que consistem nos seguintes trabalhos.
Rega
A cicuta pertence a plantações que gostam de umidade, então o proprietário de tal planta no jardim precisará umedecer regularmente as agulhas. Para uma cicuta adulta, será suficiente injetar pelo menos um litro de água por semana no círculo do tronco. Além de umedecer as raízes, a pulverização dos galhos afetará positivamente a cor das agulhas e a aparência da planta, aumentando assim a umidade do ar próximo à árvore.
Afrouxamento do solo
Evento obrigatório de cuidado, que é recomendado após cada rega da cicuta. Isso ajudará a estabelecer a aeração do solo, evitar a formação de uma crosta na superfície e também evitar o desenvolvimento e crescimento de ervas daninhas no círculo do tronco. No entanto, vale a pena realizar esse trabalho com extrema cautela devido à localização superficial do sistema radicular.
Você pode ir mais fundo no solo com a ferramenta, no máximo 10 centímetros.
Poda
Só é necessário realizar podas formativas nas agulhas adultas para tornar atraente a sua copa. Mudas novas não precisam desse tipo de cuidado. Normalmente, a poda sanitária e corretiva é realizada com a chegada do calor. Via de regra, a planta se adapta muito rapidamente após tais manipulações com os brotos.
Preparação para o inverno
As coníferas adultas saudáveis geralmente não precisam de cobertura adicional de raiz. Portanto, o círculo do tronco é coberto apenas para mudas jovens. Para esses fins, são usados materiais orgânicos como turfa ou ramos de abeto. No inverno, com quedas significativas de temperatura, as agulhas podem mudar de cor de verde para vermelho, mas isso não significa que a cultura tenha sofrido com geadas. Abrigos adicionais serão necessários apenas nas regiões onde a queda de temperatura no termômetro pode chegar a -25 graus.
Normalmente, a cobertura morta é colocada perto da colheita em novembro, removendo a camada de cobertura mais perto de abril.
A cicuta raramente sofre no jardim invasões de pragas ou doenças. Porém, entre os insetos comuns que podem ferir as agulhas, vale destacar a cicuta, a bainha do pinheiro, a cicuta e os ácaros. Para destruir as pragas, são usados inseticidas e fungicidas comprados em lojas. Existem casos de danos às agulhas por roedores - para evitar isso, será necessário cobrir o tronco abaixo com um material não tecido.
Entre as doenças que afetam a cultura, deve-se observar a podridão das raízes., que ocorre devido a erros relacionados ao cuidado, em especial - a rega. A doença se manifesta em um ritmo mais lento de desenvolvimento da árvore, o que pode levar à morte.
Para poupar as agulhas, recomenda-se o transplante de cicuta, bem como o processamento e a retirada das áreas afetadas do sistema radicular, porém, colheitas grandes, pelo seu tamanho impressionante, serão muito mais difíceis de salvar.
Reprodução
A cultura de coníferas é propagada em várias formas:
- plantando sementes;
- método vegetativo.
No primeiro caso, será possível coletar material adequado apenas em lavouras com mais de 20 anos. Essas sementes são semeadas em recipientes especiais com solo solto, mantendo os recipientes por 4 meses em uma sala onde a temperatura do ar não suba acima de +5 graus. Com o tempo, as mudas podem ser reorganizadas em uma sala iluminada, onde o ar será aquecido até +15 graus. Quando as mudas aparecem, é permitido acostumá-las gradualmente ao calor, cultivando-as em uma faixa de temperatura de +19 a +23 graus.
Via de regra, dessa forma emerge cerca de metade da semente plantada.Em estufas, a cicuta deve crescer até atingir os 2-3 anos de idade, após o que as árvores jovens podem ser enraizadas no jardim.
O método vegetativo envolve a obtenção de novas safras a partir de estacas de cicuta. Para a germinação, os brotos jovens são selecionados nas laterais da cultura, os quais, após o corte, são mantidos em um estimulador de crescimento, após o que são enraizados em solo fértil solto em ângulo reto. As mudas são cultivadas em uma sala quente com alta umidade e iluminação difusa. Se necessário, as mudas podem ser enraizadas diretamente no jardim. Destacam-se pela alta taxa de sobrevivência, assim como resistência às geadas.
Variedades de cicuta de alta qualidade são propagadas por enxerto; a cicuta canadense pode ser usada como estoque.
Uso em paisagismo
Variedades decorativas de anãs com ramos rastejantes vão se tornar uma verdadeira decoração e maravilha no jardim, formando um atraente tapete verde no local.
Variedades fofas de coníferas com pontas esbranquiçadas nos brotos não precisam ser complementadas com outras plantas, pois mesmo com um único plantio se tornarão o principal destaque do paisagismo.
Uma planta perene não parecerá menos atraente em uma composição em um canteiro de jardim com outras plantas. Graças às lindas e frescas agulhas, esses projetos de decoração de terreno acabarão sendo uma opção valiosa para decorar qualquer lugar do jardim.
Para saber mais sobre a cicuta canadense, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.