Pinheiro rumeliano: descrição e regras de cultivo
O pinheiro dos Balcãs, também chamado de pinho Rumeliano, foi descoberto pela primeira vez pelo botânico alemão e autor de vários trabalhos sobre geografia e sistematização de plantas, August Grisebach. Uma árvore perenifólia desta espécie distingue-se pela sua altura elevada, bela copa esguia de forma piramidal. É frequentemente utilizado em parques paisagísticos, praças e jardins privados.
Descrição
O local onde o pinheiro Rumeliano cresce é a região montanhosa da Península Balcânica.
Em casa, você pode cultivar uma árvore de até 20-25 m de altura, já que chega a atingir 30 cm de altura por ano.
Em condições naturais, atinge os 40 me vive cerca de 200 anos. O pinho rumeliano possui características externas.
- A árvore tem uma copa densa, densa em forma de alfinete nas plantas jovens, a forma de guarda-chuva é característica dos pinheiros adultos.
- Os ramos mais baixos começam quase perto do solo, na parte inferior do tronco. Via de regra, esses ramos são grossos e expostos, dispostos horizontalmente. Na parte superior da coroa piramidal, os brotos crescem para cima. Os galhos no meio do tronco começam a crescer horizontalmente, mas depois também tendem a crescer verticalmente.
- Os pinheiros jovens têm casca lisa castanha ou castanha-acinzentada, em contraste com a casca tuberosa lamelar avermelhada das árvores mais velhas.
- As agulhas são duras, verde-acinzentadas, triplas, pontiagudas nas pontas, crescendo em cachos.
- A planta cresce de 10-15 cm de largura anualmente.
- A árvore pode florescer 10 ou 2 anos depois. As flores da planta são botões em forma de ovo de nariz pontiagudo.
- Os cones com estacas curtas têm 8–18 cm de comprimento e 4 cm de largura, amadurecem 18 meses após a polinização e são castanhos. Cresce em 1-4 peças. O tamanho das sementes é de 5–7 cm.
Às vezes, a planta, à medida que cresce, pode assumir a forma de uma coluna. Sabe-se que no seu ambiente natural existem pinheiros multi-caules, que podem ser percebidos como um arbusto, mas muito grande.
O fato é que as sementes do pinheiro dos Balcãs criam raízes bem, têm uma taxa de germinação incrivelmente alta: 70–90%.
Ajuste correto
A cultura de coníferas é despretensiosa, resistente à seca e tolera bem uma pequena sombra. A árvore está adaptada às condições da cidade, é considerada uma planta ornamental de parque e é cultivada para paisagismo em muitos países. O objetivo principal são pousos individuais e em grupo. No centro da Rússia, a planta se sente bastante confortável, não tem medo de baixas temperaturas, com exceção dos períodos de inverno com geadas severas.
O pinheiro macedônio cresce em qualquer solo, incluindo os pedregosos. Mas para ela é melhor escolher um local ensolarado em áreas com solo moderadamente fértil, bem drenado, com baixo teor de álcalis e alta acidez.
Para o plantio, as mudas com torrão de terra são adquiridas diretamente em vasilhames. No território de uma casa de campo, é preferível plantar uma árvore ou várias mudas em locais diferentes para que não se somem umas às outras. Se precisar de plantar 2 árvores uma ao lado da outra, mantenha uma distância de 4 m entre elas. As plantas adultas podem ser plantadas em local permanente durante todo o outono e inverno, e os pinheiros mansos são plantados na primavera. O trabalho agrário é executado em uma determinada ordem.
- O substrato para a muda é preparado com antecedência: terra de grama, areia e um pouco de cascalho são adicionados à terra preta.Se houver necessidade de otimizar a composição, você pode misturar cal e argila no solo.
- A cova de plantio tem uma profundidade de cerca de 1 metro, e a largura deve ser 1,5 vezes o tamanho da viga de barro.
- Uma camada de drenagem de brita e cascalho com uma espessura de 20 cm é colocada no fundo da vala.
- É necessário adicionar um pouco de matéria orgânica, composto e fertilizante - "Superfosfato" (150 g) ao solo.
- Uma mistura de solo é colocada em 2/3 do volume do buraco e regada abundantemente com água.
Após 2 semanas, você pode plantar uma muda:
- antes do plantio, parte da terra é retirada da cova;
- o pinheiro é baixado no centro, endireitando as raízes e certificando-se de que o colo da raiz da planta está alinhado com a superfície do solo;
- em seguida, segurando a muda, despeje cuidadosamente no solo e, batendo levemente, faça um lado;
- regando o círculo do tronco, você deve esperar até que a água seja absorvida;
- depois disso, o solo é coberto com cobertura morta com uma camada de 5 cm ou mais.
Outras plantas relutam em crescer perto do pinheiro dos Balcãs, mas arbustos de baga, como groselhas e groselhas, podem ser plantados perto dele - eles definitivamente criarão raízes.
Cuidado
Muitos consideram a planta despretensiosa na manutenção, no entanto, todos os processos agrícolas associados ao cuidado do pinheiro Rumeliano devem ocorrer em tempo hábil. O cuidado com a colheita inclui vários pontos importantes.
Rega
É especialmente importante para as plantas plantadas e deve ser regular para evitar que o solo seque, caso contrário, o sistema radicular se formará lentamente, o que significa que a planta não crescerá tão rápido quanto gostaria.
A árvore, ao contrário de outras coníferas, adora umidade, por isso precisará ser regada no futuro, mas não com tanta frequência.
Pinheiros adultos são irrigados uma vez por mês na primavera quando não há chuva e em climas quentes - 2 vezes a cada 30 dias. Mesmo no outono, não se deve esquecer de umedecer o solo do círculo do tronco.
Mulching
Para plantas jovens recém-plantadas, a cobertura morta é constantemente despejada no espaço do solo embaixo delas. Isso é necessário para proteger o pinheiro de pragas de insetos. Este trabalho é realizado nas vésperas do inverno, uma vez que, apesar da robustez invernal, os pinheiros jovens estão expostos aos efeitos negativos do sol e do frio.
Galhos de abetos são geralmente usados como cobertura morta, mas fibras agrícolas escuras ou de estopa também são adequadas.
Outros materiais - cascas de nozes, lascas de granito e mármore, serragem, aparas de madeira, qualquer resíduo de madeira. Mas antes de mais nada, é a casca do pinheiro, tratada preventivamente contra todas as doenças e insetos nocivos. Todos esses tipos de cobertura morta protegem os pinheiros jovens e, ao mesmo tempo, parecem naturais e orgânicos no território de uma casa particular.
Afrouxamento
Essa é uma ação obrigatória para as mudas, que ocorre até um ano após o plantio das mudas, e também captura a metade da safra seguinte. Depois que as raízes estão totalmente formadas, você só pode fazer com cobertura morta.
Fertilização
Este é um ponto importante no cultivo de uma árvore perene. O acabamento é necessário para que o pinheiro tenha uma copa bela e densa. Na primavera, composições minerais complexas são usadas para coníferas contendo uma alta concentração de nitrogênio.
O solo é solto, adicione 150-200 g de húmus por 1 sq. me nitrogênio na quantidade de 40 g, seguido de rega.
Em outubro, a árvore precisa de fertilização com produtos que incluem potássio e fósforo. Preparações como "Zircon" e "Epin" são necessárias se o solo é pobre em composição para o plantio: ajudam a estimular o crescimento e o desenvolvimento da planta, mantêm e restauram a vitalidade dos pinheiros enfraquecidos.
Poda de coroa
Procedimento prevê 2 tipos de trabalho.
- A eliminação necessária de ramos doentes, secos e danificados, que é realizada durante o período da primavera ao final do outono.
- Criação de uma copa piramidal mais atrativa e densa, para a qual a poda é realizada um ano após o plantio.Você pode remover apenas 1/3 parte ou metade do tumor para que haja agulhas suficientes para o resto.
Recomenda-se beliscar os brotos na primavera após a cessação do crescimento acentuado, quando as agulhas ainda não caíram dos galhos.
Não há necessidade de desinfecção - não há necessidade de cobrir as áreas cortadas, pois a árvore se cura sozinha, liberando substâncias resinosas.
Tratamento preventivo contra doenças e pragas
O pinheiro dos Balcãs raramente fica doente, mas é melhor protegê-lo de doenças e parasitas inesperados.
Para fins de prevenção, a árvore pode ser tratada com qualquer produto que contenha cobre.
E também não devemos esquecer de remover os ramos afetados. As agulhas caídas devem ser removidas em tempo hábil. Em relação aos insetos, pode-se atuar com preparações biológicas especiais que não prejudicam o pinheiro, mas espantam as pragas.
Como reproduzir?
A planta não é um corte, ela só pode ser propagada por sementes, mas, infelizmente, apenas uma pequena porcentagem de mudas pode herdar o genoma de um verdadeiro pinheiro macedônio. Como as sementes da planta têm uma vitalidade incrível, em qualquer caso, você pode cultivar uma bela árvore, mas não é fato que esta será a espécie desejada.
Um método semelhante está disponível para cada jardineiro, e a semeadura é realizada de forma bastante simples, é claro, sem ignorar a estratificação - endurecendo as futuras mudas.
O procedimento é realizado por 3 meses, durante os quais as sementes são mantidas em condições de frio artificial em temperaturas que variam de -2 a -7 °.
O pinheiro dos Balcãs não é apenas bonito, mas também útil, pois limpa o espaço de ar à sua volta. Para quem cuida dela, ela dá sombra, frescor, frescor em um dia de calor e ésteres curativos de sua resina, protegendo de doenças.
Para o pinheiro Rumeliano, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.