Pinia: descrição e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Crescendo na natureza
  3. Como plantar?
  4. Regras de cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Exemplos em paisagismo

A Pinia é usada como planta ornamental há muito tempo e não perdeu sua popularidade. As nozes desta árvore não são apenas bonitas, mas também benéficas para o corpo. Eles contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Até mesmo os iniciantes serão capazes de cultivar pinheiros, porque o pinheiro é despretensioso.

Descrição

O pinheiro italiano cresce até 30 metros de altura. Uma árvore pode crescer por cerca de 500 anos. As agulhas são ricas em cor verde, densas, mas ocupam pouco espaço. A coroa lembra a forma de um guarda-chuva. Curiosamente, a casca marrom-clara é até usada como substrato para orquídeas.

As agulhas crescem em cachos de 2, têm uma forma estreita e crescem até 15 cm. As agulhas são densas e nítidas ao toque. Pinia é usada para decorar jardins de bonsai e composições de paisagismo. A planta é classificada como perene, porém as agulhas podem adquirir uma tonalidade levemente azulada.

Os cones crescem aos pares, às vezes 3 peças podem ser colocadas juntas ao mesmo tempo. Dependendo da idade do pinheiro, atingem 8-15 cm. Os cones podem ter a forma de um ovo e de uma bola.

As sementes amadurecem apenas 3 anos após o plantio no solo, em outubro. Os botões podem não abrir até a primavera.

As sementes de pinheiro são chamadas de nozes. Depois de cair, os cones podem permanecer nos galhos por mais alguns anos. As nozes são ligeiramente alongadas, em forma de oval. A cor pode variar de marrom a claro com manchas escuras. Eles se distinguem por uma forte concha.

Para quebrar nozes, um quebra-nozes ou um rolo industrial é usado - não funcionará para remover a casca de outra maneira. Os lados das sementes possuem 3 arestas. O fruto maduro atinge 1,5 cm, tem um delicado sabor resinoso. De todas as sementes de pinheiro comestíveis, estas são consideradas as maiores.

O indicador de rendimento para o pinheiro é alto. Um hectare de plantas pode colher cerca de 3-8 toneladas de nozes. A safra pode ser colhida todos os anos. É importante notar que a árvore é despretensiosa às condições e pode crescer em chalés de verão em muitas regiões.

Crescendo na natureza

A maioria dos pinheiros italianos são encontrados na costa do Mediterrâneo. Os arqueólogos estabeleceram que a árvore apareceu lá no início do século I AC. Hoje, os pinheiros italianos são especialmente criados no Cáucaso e na Crimeia. Os líderes no cultivo, no entanto, são países como Turquia, Espanha, Itália. São os portugueses, turcos, tunisinos, italianos e espanhóis os principais fornecedores de pinhão.

Em condições naturais, a planta adora luz, não tem medo da seca. Ele pode crescer em qualquer solo, até mesmo calcário e arenoso. No entanto, o abacaxi prefere solo solto e fresco, sem excesso de água.

O pinho tolera temperaturas baixas de -20 ° C e fortes rajadas de vento. É importante notar que as agulhas podem sofrer em geadas severas.

Pinia também é encontrada nas Ilhas Canárias. Em condições naturais, o pinheiro italiano solta periodicamente suas agulhas. O solo ao redor da árvore é coberto por eles e não congela, perde menos umidade com o sol. Em condições de jardinagem, as agulhas devem ser cortadas sozinhas - isso estimula o crescimento de uma nova coroa.

Como plantar?

É melhor semear as sementes não imediatamente em terreno aberto, mas em caixas. Os recipientes devem ter orifícios de drenagem para drenagem de água. Solo solto com turfa deve ser despejado em uma caixa limpa. As sementes devem ser semeadas em uma profundidade rasa, com uma distância umas das outras.

Os rebentos são especialmente suscetíveis a pragas e doenças. Vale a pena estocar um grande número de mudas, pois só as de melhor qualidade sobreviverão. Recomenda-se levar os recipientes com sementes para fora, ao sol. Não devemos esquecer a rega, especialmente a estrita regularidade deve ser observada durante os períodos de seca.

As mudas precisam ser arrancadas regularmente e fertilizadas no solo. Seis meses depois, os caules atingirão 7-10 cm.O pinheiro deverá hibernar nos mesmos recipientes. Não é necessário colocar pinheiros em estufas para que os rebentos se habituem às diferentes condições climatéricas.

Na primavera, é hora de transplantar o pinheiro para um terreno aberto, mas ainda não em um lugar permanente. As raízes da planta devem permanecer intactas após o procedimento, caso contrário ela morrerá. Deixe cerca de 10-20 cm de espaço entre os brotos. Os poços devem ser rasos, como nas caixas.

Recomenda-se polvilhar serragem ou palha à volta do pinheiro para que a erva daninha não cresça.

Este último pode parar completamente o crescimento da árvore. Você precisa remover ervas daninhas e regar com frequência, mas fertilizar o solo conforme necessário. Portanto, só é necessário monitorar ativamente o pinheiro durante os primeiros anos.

No terceiro ano de vida, o pinheiro cresce até meio metro, então a árvore jovem pode ser transplantada para um lugar permanente. A despretensão da linha permite utilizá-la em qualquer site. Cuidar de uma planta adulta é simples, então não é um incômodo.

Regras de cuidado

Pinia pertence a plantas pouco exigentes. Com um pouco de esforço, você pode desfrutar da beleza e do perfume do pinho italiano por muitos anos. As características de cuidado são as seguintes.

  • É necessário replantar a árvore a cada 5 anos. As raízes crescem fortemente, então cada vez o pinheiro precisa de mais espaço. Se a árvore ornamental não cresce em campo aberto, o vaso deve ser escolhido de forma que o sistema radicular se encaixe livremente.
  • Durante o período de geada, a árvore jovem deve ser coberta com ramos de abeto. Com o tempo, essa necessidade desaparece.
  • A alimentação ativa é necessária no verão. Os fertilizantes são aplicados no solo 2-3 vezes ao longo da temporada, cerca de uma vez por mês. É melhor não usar fertilizantes orgânicos, pois a pinia não gosta de solo oleoso. Os especialistas recomendam a compra de composições minerais para pinheiros.
  • O solo para a banheira deve ser misturado com areia.
  • Os pinheiros jovens devem ser regados raramente; no inverno, a terra deve estar praticamente seca.
  • Quando cultivada em banheiras, vale a pena levar a árvore ao ar livre pelo menos no verão. A rigidez não afeta a intensidade do crescimento, você não precisa se preocupar com isso. No inverno, a árvore deve ser fria, o crescimento diminui.
  • Em banheiras, você pode moldar a coroa com um arame. Você pode dobrar galhos com menos de 3 anos.

Doenças e pragas

O pinho italiano pode adoecer com solo importado. Às vezes, o material de plantio já está infectado. As pragas gostam mais de comer plantas enfraquecidas e mal cuidadas. Patógenos causadores de doenças podem entrar nas árvores junto com o vento, a chuva, os pássaros e os insetos. Em alguns casos, até os humanos podem trazer doenças de um parque ou floresta.

Os sucos do pinheiro italiano podem ser consumidos por cocos, percevejos, ácaros, pulgões e cigarrinhas. Às vezes, essas pragas podem causar a morte de árvores. Considere os sintomas de ataques de pragas sugadoras.

  • Quando danificadas por Hermes (um tipo de pulgão), as agulhas tornam-se leves e encurtadas. Ovos e pragas adultas estão escondidos sob a flor branca. Logo cogumelos fuliginosos aparecem na seiva pegajosa. É necessário tratar o abacaxi com inseticidas sistêmicos. As drogas tornam o suco temporariamente tóxico para os insetos.
  • Os vermes coníferos causam amarelecimento e ondulação das agulhas. Os ramos estão cobertos de pequenos insetos de cor clara, às vezes parece que a planta está coberta de geada. Para o tratamento, é pulverizado com infusão de tabaco 3 vezes com intervalo de 7 dias. Os inseticidas sistêmicos podem ser usados ​​para danos graves.
  • As fêmeas e larvas da bainha do pinheiro secam e caem das agulhas. Livrar-se de uma praga é extremamente difícil. Primeiro, as árvores são amarradas com cintos de palha ou estopa. Uma faca cega ou um pincel velho podem ser usados ​​para remover pequenas quantidades de insetos. A pulverização com preparações inseticidas é realizada com uma lesão grave antes da abertura do botão.
  • O ácaro subcrustal do pinheiro provoca fissuras na casca, os ramos ficam amarelos e secos. É necessário amarrar um alfinete com uma cinta adesiva. No outono e no início da primavera, a pulverização com inseticida é realizada. Vale a pena atrair formigas vermelhas, pikas, pica-paus para ajudar - eles comem esse tipo de praga.

Alguns insetos destroem a casca do pinheiro. Visualmente, você pode ver os buracos roídos.

Quando os sintomas aparecem, o tratamento com infusões e decocções de plantas inseticidas deve ser iniciado imediatamente. Normalmente, as pragas saem da árvore rapidamente.

No final da primavera e no início do verão, as pinhas podem roer as pinhas e viver nelas. O besouro do gorgulho é capaz de reduzir a produção pela metade. Uma pequena árvore pode ser iluminada à noite com uma lanterna ou holofote, as pragas podem ser sacudidas e coletadas em polietileno pré-espalhado ou tela. Você terá que mexer em grandes pinheiros, coletando todos os besouros.

As doenças podem afetar os pinheiros com a mesma frequência que as pragas. Eles geralmente não são infecciosos, causados ​​por más condições de vida. O motivo pode ser a penetração muito profunda durante o plantio. As agulhas podem ficar amarelas quando os nutrientes estão faltando. As geadas severas prejudicam os pinheiros jovens e a neve pode causar a quebra de galhos.

Uma árvore madura tem imunidade confiável contra infecções, mas essa imunidade diminui com o envelhecimento ou com a exposição prolongada a condições inadequadas. As doenças fúngicas se desenvolvem com muito mais freqüência devido ao plantio muito apertado e ao excesso de umidade.

Sintomas e métodos de controle de doenças.

  • A ferrugem leva a bolhas de esporos laranja. O hospedeiro intermediário da doença é a groselha e a groselha. Essas plantas não devem ser adjacentes a pinheiros. Para o tratamento, drogas contendo cobre são usadas.
  • Árvores jovens podem ficar doentes com o rodopio de pinheiros. As bolhas aparecem com um tom dourado. Para o tratamento, imunoestimulantes e micronutrientes são usados. As agulhas caídas devem ser queimadas. Pulverizar ou injetar fungicidas sistêmicos ajuda.
  • A escleroderriose se manifesta na morte dos rins superiores. A fuga é atingida, e logo todo o galho. A doença pode se desenvolver apenas com o aumento da umidade. Como medida preventiva, os galhos mortos devem ser cortados ao longo da temporada.
  • Schütte infecta plantas de até 8 anos assim que a neve derrete. As agulhas afetadas ficam vermelho-escuras com pontos pretos. Com distribuição em massa, leva à morte do pinheiro. É imperativo remover as agulhas caídas - elas se tornam um distribuidor de doenças fúngicas. Em maio e no final do verão, as mudas devem ser tratadas com preparações contendo cobre e fungicidas.

Exemplos em paisagismo

Pinho italiano decorativo parece realmente incrível em combinação com muitas outras plantas.

  • A árvore ainda é jovem e se sente bem longe de outras plantas. Um pouco de musgo próximo ajudará a prevenir o excesso de umidade.
  • Uma árvore madura vai bem com vizinhos decíduos.
  • Várias linhas parecem especialmente impressionantes. A coroa exuberante e escura está em harmonia com uma vegetação luxuriante.
  • A combinação de pinheiro italiano com plantas azuis menores parece especialmente impressionante. A cor brilhante das agulhas destaca-se favoravelmente contra o fundo geral.
  • A forma da coroa é formada com um arame. Pinia nesta forma parece tão decorativa quanto possível.

Como cultivar um pinheiro a partir de sementes, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário