Pinheiro Pitsunda: descrição, história e segredos do cultivo
Existem muitos tipos de coníferas. Este artigo incidirá sobre as relíquias do pinho Pitsunda. Esta variedade é um tipo de pinho turco, também denominado calabresa. A vista recebeu o nome da cidade de Pitsunda, que fica na região costeira da Abkházia.
Distribuição na natureza
Como regra, a variedade acima cresce em grupos compactos, bosques. A área principal de pinheiros Pitsunda é representada por uma faixa estreita. Na natureza, a variedade é mais freqüentemente encontrada no território da região do Leste Europeu, especialmente na Abkhazia. Os especialistas observam que o maior bosque está localizado dentro dos limites da zona de reserva natural Pitsunda-Myusser, bem como nas proximidades dela. A área é de cerca de 4 mil hectares.
Esta espécie também está crescendo na Rússia. Pequenos bosques podem ser encontrados no trecho entre Praskoveevskaya Gap e as aldeias de Dzhanhot e Divnomorskoye (Território de Krasnodar). Além disso, a variedade foi encontrada na região montanhosa do Grande Cáucaso (no noroeste do local) e perto da cidade turística de Anapa. Hoje, a área de plantações de pinheiros relíquias na Federação Russa totaliza cerca de 1,1 mil hectares.
A árvore relíquia cresce em encostas arenosas e calcárias. Uma excelente vizinhança é observada com espécies Shibliak.
A variedade acima tem uma longa história que remonta a mais de um milhão de anos. Os especialistas observam que este é um dos mais antigos representantes das coníferas.
Recurso e descrição
A variedade está à beira da extinção, por isso está listada no Livro Vermelho. A espécie pertence ao grupo das grandes coníferas. Os pinheiros são pouco exigentes em termos de teor de umidade e composição do solo. Além disso, o pinho é excelentemente tolerante a climas secos e quentes e apresenta tolerância ao sal.
Com relação à resistência à onda de frio, não é capaz de suportar geadas abaixo de 25 graus Celsius., que é a média. O processo de frutificação é de 20 a 25 anos. O crescimento é rápido e ativo.
Os dados externos são os seguintes:
- A altura varia de 15 a 25 metros. O crescimento pode ser maior quando cultivado em condições artificiais.
- O diâmetro médio é de 0,3 metros. Algumas espécies crescem até um metro.
- A cor da casca é marrom acinzentada.
- A forma da copa das árvores jovens é um cone. À medida que cresce, muda para redondo. Nenhuma densidade particular é observada.
- A cor dos ramos é castanha, vermelha ou amarela.
- A espessura das agulhas coníferas é de no máximo 1 milímetro. Comprimento - de 10 a 12 centímetros. A cor é rica, verde escuro. Textura áspera, arestas vivas.
- O diâmetro dos cones é de até 5 centímetros. O comprimento varia de 6 a 10 centímetros.
Propriedades curativas
As substâncias que constituem as coníferas têm um efeito benéfico na saúde e no bem-estar humanos. Os fitoncidas e os óleos essenciais, ricos em espécies remanescentes, são despejados no corpo de forma benéfica, tendo um efeito destrutivo sobre as bactérias perigosas.
Visitas regulares às plantações de pinheiros são consideradas uma prevenção eficaz de resfriados. Além disso, o aroma de coníferas tem um efeito calmante na psique. Os cones também são usados com benefícios para a saúde - compotas aromáticas e saudáveis são feitas a partir da fruta.
Pouso e seleção de assento
A época ideal para o plantio de mudas é no outono (final do verão) ou na primavera. Se você escolher a segunda estação do ano, o trabalho é realizado de abril a maio. Os residentes de verão também escolhem a temporada de agosto ao primeiro mês do outono. A área do terreno deve ser cuidadosamente iluminada. Uma árvore se desenvolve rapidamente se o solo for leve e rico em sais. Solo permeável também é adequado para pinheiros.
A temperatura não deve cair abaixo de -25 graus. Para o desenvolvimento completo, são necessárias longas horas de luz do dia. Em geadas severas, a árvore começa a doer e muitas vezes morre. Durante o crescimento, as árvores jovens com raízes fechadas são usadas com mais frequência. Isso se deve ao fato de que podem se enraizar mal em um novo lugar sem um coma de terra.
As encostas, que se encontram a cerca de 400 metros acima do nível do mar, são consideradas os melhores locais para o crescimento confortável das coníferas.
Graças à sua excelente resistência ao ar poluído, essas árvores podem crescer até mesmo perto de rodovias.
Técnica de pouso
Se você quiser plantar várias plantas no mesmo local, deve deixar espaço suficiente entre as mudas. A distância ideal é de 10 metros. Ao plantar, certifique-se de que o colar da raiz da árvore permanece na superfície.
O diâmetro mínimo da cova de plantio é de 0,5 metros. Profundidade - a partir de 0,7 metros (dependendo do tamanho do sistema radicular da árvore). No fundo, é colocada preliminarmente uma camada de drenagem, constituída por argila expandida ou seixos. Você também pode usar pedaços de tijolo quebrado ou areia grossa. O fosso está cheio de um composto de grama e turfa. Os ingredientes são misturados em proporções de 50x50.
Regar e fertilizar
Imediatamente após as árvores jovens serem plantadas no local, elas precisam ser regadas abundantemente. Isso contribui para uma adaptação bem-sucedida. Quando a árvore cresce, a necessidade de umidade adicional desaparece. A precipitação natural será suficiente.
Regar coníferas é recomendado ao anoitecer. Ao regar durante o dia, existe o risco de queimaduras na copa pelos raios solares. Se o tempo estiver quente, a quantidade de rega é aumentada em até 3-4 vezes em uma estação.
Se as mudas foram cultivadas a partir de sementes em casa, durante os primeiros três anos, você deve alimentar as plantas periodicamente com nutrientes adicionais. Árvores maduras dão uma sensação ótima, mesmo sem se alimentar. Em alguns casos, os compostos são adicionados na primavera para acelerar o crescimento dos ramos e fortalecer as agulhas.
São usados fertilizantes que contêm fósforo, potássio ou magnésio. Substâncias com nitrogênio para agulhas não são utilizadas.
Tais composições provocam um forte crescimento, dificultando a adaptação das mudas ao novo local e a preparação para o inverno.
Afrouxamento e cobertura morta
Uma camada de cobertura morta ajudará a proteger o sistema radicular da árvore contra uma forte secagem durante a estação quente. É também um alimento adicional para o pinheiro. Na cobertura morta, são utilizadas substâncias naturais: palha, agulhas picadas com casca e serragem.
Para que as raízes recebam a quantidade necessária de oxigênio, é necessário afrouxar o solo periodicamente.
Os dois processos acima também são usados para controle de ervas daninhas e prevenção eficaz de doenças fúngicas.
Crescendo a partir de sementes
Para cultivar pinheiros a partir de sementes, use um solo especial que pode ser encontrado em uma loja de jardinagem. Os frutos das árvores são secos e as sementes são retiradas. Para o cultivo, escolha um recipiente de plástico ou madeira. Devem ser feitos orifícios de drenagem. Em seguida, os recipientes são preenchidos com um substrato: turfa e solo com folhas soltas na proporção de 50x50.
As sementes devem ser embebidas em água morna e limpa por vários dias. 24 horas antes do plantio, são mantidos em solução de permanganato de potássio. Cada semente é mergulhada no solo a uma profundidade de no máximo 3 centímetros. Para acelerar a germinação, os recipientes são cobertos com celofane denso para um efeito estufa.
Os recipientes são colocados em um local aquecido. O substrato nos vasos é constantemente umedecido, água é adicionada à medida que seca. Para aumentar a taxa de sobrevivência de brotos fracos, eles são regados com uma solução fraca de permanganato de potássio (manganês). É também um agente protetor contra fungos e outras bactérias.
Após seis meses, as mudas atingirão 10 centímetros de altura. É melhor transplantar mudas para um terreno aberto na primavera.
Propagação por estacas
Este método é considerado o mais popular e prático. Com sua ajuda, várias plantas podem ser obtidas de uma árvore-mãe. As estacas proporcionam um alto nível de retenção das características da planta original.
Primeiro você precisa escolher um pinheiro que foi cultivado em condições artificiais. Os brotos anuais, juntamente com uma parte do tronco na área de fixação, são removidos. Depois as estacas são mantidas em água por 3 horas, desinfetadas e colocadas por 12 horas em um líquido especial que estimula o crescimento das raízes.
As plantas jovens são plantadas a uma distância de cerca de 10 centímetros umas das outras. A profundidade ideal é de 5 centímetros.
Recomenda-se o cultivo de mudas em estufas ou estufas. Se o plantio foi feito na primavera, as raízes aparecerão no outono seguinte.
Para mais informações sobre o pinheiro Pitsunda, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.