Cedro anão: descrição e segredos do cultivo

Contente
  1. Características principais
  2. Espalhando
  3. Características de pouso
  4. Dicas de cuidados
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Exemplos em paisagismo

O cedro anão é uma das variedades de coníferas. Devido à variedade de formas de copas, alguns chamam de arbusto, outros - um meio arbusto ou meia árvore.

O acúmulo dessas coníferas em seu habitat natural forma florestas rasteiras.

Características principais

O pinheiro-anão é uma planta em miniatura com uma coroa em forma de tigela formada por ramos espalhados. O tronco é uniformemente coberto por uma casca marrom-avermelhada escura com manchas amareladas claras, com uma leve descamação visível. Nos galhos, a casca é lisa e cinza, os próprios galhos são mais freqüentemente pressionados contra o solo e seus topos são direcionados para cima. Os rebentos jovens das árvores elfos são normalmente pintados em tons de verde, notam-se neles uma pubescência densa, à medida que a planta cresce, mudam de cor para castanhos.

As agulhas são bastante longas - até 8 cm. A estrutura das agulhas é triangular, a cor é cinza esverdeado. As agulhas são colocadas em pacotes de 5 peças. Os cones são pequenos, alongados e arredondados, seu comprimento não ultrapassa 5-7 cm e sua largura é de até 3 cm.

O período de maturação começa aos 20-25 anos, após a polinização, os cones amadurecem em 2 anos. As nozes são pequenas, marrom-escuras e ovais, a casca é bastante fina, mas lignificada, o tamanho das nozes é de cerca de 10 mm de comprimento e sua largura é de cerca de 5 mm.

As raízes crescem de uma forma bastante incomum. Inicialmente, a raiz principal e as raízes laterais são formadas na árvore anã rastejante, mas com o tempo, o núcleo central morre e então a árvore começa a acumular intensamente os processos laterais localizados na superfície. Eles rapidamente ficam cobertos de musgo e gradualmente afundam no solo. Para substituí-los, a planta produz raízes adventícias - são formadas por galhos que tocam o solo. A capacidade de liberar raízes adventícias é o que torna o pinheiro-anão uma planta tão forte.

A madeira desta planta conífera é muito densa e é extremamente difícil parti-la. A estrutura contém muitas passagens de resina, de modo que a árvore tem um aroma denso de coníferas.

O cedro-anão se distingue por características decorativas pronunciadas, portanto, é frequentemente plantado para paisagismo de terrenos, parques e praças. Porém, este não é o único uso da madeira. É altamente considerado pelos produtos que podem ser obtidos a partir de uma ampla variedade de partes dele:

  • podem-se comer nozes, delas se obtém o óleo da mais alta qualidade, e o bolo serve de matéria-prima para a fabricação de halva e recheios para biscoitos, doces e outros produtos de confeitaria;
  • a madeira é amplamente utilizada para moer lembranças e itens de decoração;
  • ramos e troncos encontraram sua aplicação na farmacologia para a produção de terebintina.

O cedro-anão é uma fonte rica em vitaminas, micro e macroelementos úteis. É por isso que as preparações à base desta efedrina são amplamente utilizadas para fins medicinais, em particular, para o alívio de constipações, patologias do sistema urinário e inflamações cutâneas.

Na medicina popular, brotos jovens de pumila são usados ​​para a cura rápida de feridas. Antigamente, os marinheiros costumavam mastigá-los para prevenir o escorbuto.

Um corante natural de cor verde brilhante é obtido a partir das agulhas desta planta, além disso, o elfin é amplamente utilizado para fortalecer os aterros e encostas de montanhas.

Espalhando

Pelas peculiaridades de sua estrutura, a éfedra é adaptada para a vida em solos pobres e em baixas temperaturas. Devido ao fato de o sistema radicular desta planta está localizado na superfície, o permafrost a longo prazo não afeta de forma alguma o crescimento e o desenvolvimento do duende, e uma vez que esta forma de duende é rastejante, então este representante das sempre-vivas passa fortes geadas de inverno sob uma cobertura de neve.

A área de distribuição é ampla - o anão elfo vive no Extremo Oriente e na Sibéria. Suas plantações podem ir além do Círculo Polar Ártico no norte, e no lado sul pode ser encontrado nas montanhas a uma cota de 700-1000 m.

Em seu ambiente natural, na maioria das vezes forma plantações independentes, muitas vezes se torna a camada inferior da floresta estacional decidual.

Características de pouso

Apesar de sua despretensão, a árvore anã é muito difícil de se acostumar com um novo lugar, por isso é tão importante criar condições ótimas para sua sobrevivência.

Primeiro você precisa escolher o lugar certo. Em seu ambiente natural, a madeira de duende pode viver em qualquer condição, portanto, não há necessidade de nenhum trabalho especial de preparo do solo. A única exceção são os solos arenosos - você precisa adicionar argila a eles para que haja muito mais do que areia.

Esta planta prefere áreas bem iluminadas, mas crescerá bem em sombra parcial.

Visto que o sistema radicular da árvore élfico é de tipo superficial e os galhos ficam no solo, então a área para plantio deve ser espaçosa. Terras onde muitas vezes a umidade estagna não são adequadas para esta planta, por isso é aconselhável escolher lugares nas colinas, caso contrário a planta simplesmente não criará raízes.

Atenção especial deve ser dada à própria muda - seu comprimento não deve ultrapassar 13-15 cm. É importante que os ramos sejam flexíveis, sem sinais de doença, e o sistema radicular esteja íntegro, úmido, sempre com um pedaço de terra.

Plantar cedro anão é melhor feito a partir da segunda quinzena de abril até meados de maio. Se o outono for seco, você pode transplantar a éfedra no início de setembro.

O plantio inclui várias etapas.

A profundidade da cova de plantio deve ser muito maior do que o tamanho da muda (cerca de 1 m), a largura deve ser 2-3 vezes o diâmetro do torrão de terra. No fundo da cava devem ser colocados seixos, brita e argila expandida ou qualquer outro material de drenagem adequado. A areia do rio é despejada no topo com uma camada de 15-20 cm, após o que a cova é preenchida até o topo com uma mistura de plantio composta por solo de turfa, areia do rio, turfa e substratos especiais para coníferas.

Algumas horas antes do plantio, as raízes da árvore anã devem ser colocadas em uma solução rosa claro de permanganato de potássio. Este procedimento é projetado para neutralizar a microflora patogênica e prevenir o risco de doenças de uma planta jovem.

Imediatamente antes do plantio, 1,5-2 baldes de água são despejados na cova, então cuidadosamente, junto com um pedaço de terra, a muda é enterrada no local preparado de forma que o colo da raiz fique nivelado com o solo. Em seguida, despeja-se outro balde de água, pois é extremamente importante para evitar que as raízes sequem.

Se você planeja plantar várias coníferas, você precisa manter pelo menos 3-4 metros entre elas.

A superfície deve ser coberta com cobertura morta. Para tal utiliza-se normalmente serradura, agulhas, casca de pinheiro triturada ou qualquer outro material especializado com uma camada de 7 a 10 cm.

Dicas de cuidados

O anão raramente é regado; durante a estação de crescimento, 1 balde de água por mês é o suficiente e, se o verão for seco e abafado, a quantidade total de líquido pode ser aumentada para 1,5 balde. Além disso, você pode borrifar as agulhas com água fria. Isso deve ser feito antes das 11 horas ou depois das 16 horas.

O revestimento de madeira de elfin é mínimo necessário; o nitroamofosfato é usado como fertilizante a uma taxa de 40 g por 1 m3.

Eles são processados ​​em abril, junho e agosto.

Antes de adicionar nutrientes, o solo ao redor da muda deve ser solto. Estas manipulações não devem ser negligenciadas - evitam o enraizamento das estacas e evitam o aparecimento de arbustos indesejados na área de semeadura.

A árvore precisa de poda sanitária regular. Para fazer isso, os ramos danificados e secos são cortados ou cortados, as seções cortadas são cobertas com grama de jardim. Na formação de uma paisagem de jardim, a poda decorativa é realizada no início de abril.

O pinheiro-anão não tem medo de invernos rigorosos, no entanto, esta planta necessita de algum preparo para as geadas. Assim, na segunda parte do outono, as raízes são cobertas por turfa ou palha em 8-10 cm e, em regiões com fortes nevascas, constroem adicionalmente uma moldura de pranchas e as cobrem com agrofibras.

Reprodução

O cedro anão se reproduz muito lentamente. Normalmente, mudas prontas são utilizadas para o cultivo dessa conífera, que podem ser adquiridas em viveiros especiais. O método de sementes e propagação por camadas também são comuns.

Se você tiver essa oportunidade, é melhor fazer camadas. Este método requer uma árvore madura. No local onde seus galhos tocam o solo, formam-se raízes. Para reprodução posterior, você precisa separar parte deste galho e transplantá-lo para um novo local.

O cedro anão pode ser propagado por sementes. O material de plantio é comprado em lojas especializadas ou eles coletam cones e deles extraem sementes de forma independente. Para começar, as nozes são mantidas em local fresco por seis meses a uma temperatura de 3-5 graus, depois colocadas em um substrato úmido, sem aprofundar, o musgo é colocado por cima. De vez em quando, ele precisa ser umedecido sem secar.

Lembre-se - a germinação das sementes é baixa, então você precisa plantar muitas sementes de uma vez.

Doenças e pragas

O cedro-anão tem boa imunidade, no entanto, algumas pragas também podem afetá-lo.

  • Hermes siberiano - É uma derrota por uma praga, causando uma forte desaceleração no crescimento e desenvolvimento da planta, uma deterioração em suas características externas. O primeiro sinal da doença é uma flor esbranquiçada. Para terapia, microinjeções de inseticidas são geralmente usadas diretamente no tronco. Esses procedimentos são repetidos várias vezes.
  • Ferrugem da agulha - É uma patologia em que se formam bolhas amareladas nas agulhas. Essas agulhas caem muito rapidamente. Para prevenir a propagação da doença, os ramos afetados devem ser removidos e os restantes tratados com imunoestimulante.
  • Cogumelo Shute. Um sinal característico de tal doença é uma mudança na cor das agulhas de verde para marrom-marrom com protuberâncias pretas visíveis. Os ramos doentes devem ser imediatamente removidos e tratados com "Hom". Para a profilaxia, as mudas são borrifadas com o líquido Bordeaux a cada primavera.
  • Pulgão É a praga de jardim mais comum. Na luta contra ele, composições como "Decis" e "Aktara" mostraram alta eficiência. Para evitar o surgimento de tal vizinhança, é necessário destruir as formigas no local - são elas que contribuem em grande parte para o aparecimento de pulgões nos patamares.
  • Escudo - neste caso, formações marrons aparecem em ramos jovens e agulhas. Os rebentos doentes ficam tortos e morrem rapidamente. Nos estágios iniciais da doença, as pragas podem ser removidas manualmente; com uma grande lesão, as árvores elfos são tratadas com fortes inseticidas.

Exemplos em paisagismo

O cedro-anão é uma planta perene com características decorativas excepcionais, embora quase não necessite de manutenção especial. Depois de plantado uma vez, você pode decorar seu terreno pessoal por muitos anos.

Os designers costumam usar a éfedra para decorar a paisagem de um jardim - a árvore élfica harmoniosamente parece parte de jardins ornamentais, escorregadores alpinos ou na forma de sebes verdes.

Deve-se notar que, entre todas as outras coníferas, esta planta produz a maioria dos fitoncídeos que destroem toda a microflora patogênica. É por isso que o cultivo desta planta não só vai decorar o seu local, mas também criar um microclima favorável no território.

Infelizmente, esta planta ainda não encontrou ampla distribuição na parte europeia da Rússia.

Para obter mais informações sobre o cedro anão, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário