Pinho cedro europeu: descrição, tipos, dicas de cultivo e reprodução
O segundo nome do pinheiro cedro europeu é cedro europeu. O nome latino é pinus cembra. Esta é uma das variedades da família dos pinheiros. Em seu ambiente natural, cresce em encostas atingindo 2500 metros acima do nível do mar. Esta árvore o distingue resistência à geada. A geada pode chegar a mais de 40 graus Celsius e mesmo essa temperatura do ar não terá um efeito prejudicial sobre o cedro. Ao mesmo tempo, a árvore é suscetível a mudanças na umidade do solo e no ambiente do ar.
Descrição
O pinheiro cedro europeu é em muitos aspectos semelhante ao pinheiro cedro siberiano, mas difere em sua estatura menor e nas agulhas alongadas até 9 centímetros. As agulhas formam um feixe de 5 peças. A cor das agulhas é verde-azulada. As agulhas finas formam uma coroa ovóide em expansão.
Com um tronco de 25 metros de diâmetro, a árvore pode atingir um metro e meio. Os espécimes jovens têm um tronco plano e delgado, que se deforma com o passar dos anos, adquirindo formas bizarras.
A árvore é abundantemente pontilhada com cones quase redondos: eles podem ter até 8 centímetros de comprimento e até 7 centímetros de largura. Eles contêm sementes - pinhões. São bastante pequenos: de 8 a 12 milímetros.
Para coletar um quilo de nozes, você precisará de cerca de 4.000 sementes.
O tronco da árvore é coberto por uma casca estriada. Sua cor principal é o marrom acinzentado, intercalado com o marrom claro ou avermelhado. Floresce em maio-junho.
O sistema radicular do cedro europeu é bastante profundo e ocupa uma ampla área de diâmetro.
A madeira de cedro europeu é considerada a melhor. O seu valor reside na durabilidade do material e no belo design, que permite a utilização da madeira para revestimento de paredes e todo o tipo de elementos artísticos.
O cedro europeu cresce muito lentamente. Por um ano, ela não cresce mais do que 25 centímetros de altura e 10 centímetros de largura.
Variedades
O cedro europeu tem cerca de 100 espécies. Entre eles, existem inúmeras variedades de espécies ornamentais.
Os mais difundidos são:
- "Columnaris" - distingue-se pela forma colunar da coroa;
- Viridis - esta espécie é caracterizada pelo brilho da copa verde;
- "Áurea" - um tipo que tem uma tonalidade de agulhas, lembrando douramento;
- "Verigata" - variedade variegada de cedro europeu: uma parte das agulhas é dourada, a outra é listrada, malhada;
- "Glauka compacta" - pinheiro anão. A altura da árvore não ultrapassa 80 centímetros. Ele cresce muito lentamente. Os ramos são direcionados para cima. As agulhas incrivelmente bonitas são de duas cores: a parte externa é verde-azulada, a parte interna é branco-azulada;
Como escolher?
É preferível adquirir mudas em viveiros especializados em recipientes, isso garantirá raízes saudáveis e intactas durante o transplante para o solo e a ausência de doenças nas plantas.
Se a muda foi cultivada no solo, então deve ser com um grande pedaço de solo próximo à raiz, as raízes não devem ter nenhum dano.
As árvores que não atingiram os 3 anos de idade enraízam-se melhor. Sua altura não deve exceder 3 metros. O crescimento mínimo de uma árvore é de 30 centímetros.
Durante o exame visual, deve-se atentar para a cor sã e saturada das agulhas, a uniformidade de sua distribuição na árvore, a ausência de galhos secos e a forma correta da copa.
Como plantar?
Mudas de vasos em terreno aberto podem ser plantadas por um longo período: de meados de março ao início de dezembro. Ao planejar o plantio, dado o tamanho impressionante do sistema radicular e da copa, a distância entre as árvores e os edifícios no local deve ser levada em consideração. O intervalo deve ser de pelo menos um metro e meio.
Para uma bela cor das agulhas, deve-se escolher um local bem iluminado. A profundidade da cova de plantio deve ser de 80 centímetros a 1 metro com largura de 1,8 metros. A raiz no buraco deve ser livre, não deve ser dobrada.
Em uma cova, 1 balde de solo fértil e 10 litros de composto são misturados. A muda é retirada com cuidado do recipiente, endireitando as raízes e preservando o solo das raízes o máximo possível. Para que as raízes não sequem durante o plantio, a muda é mergulhada um pouco em um balde de água morna. Um monte é formado na cova, uma muda com raízes esticadas é instalada nele. Deve ser assegurado que o colar da raiz estava ao nível do solo. Em seguida, as raízes são cobertas com solo, socando o solo com cuidado.
Após o plantio, a muda deve ser regada abundantemente, gastando-se até 5 baldes de água morna por árvore. Depois de absorver a água, o solo deve ser coberto com cobertura morta. Se a muda tiver copa assimétrica, deve-se posicioná-la com o lado pouco desenvolvido ao sul.
Cuidados de acompanhamento
Apesar do fato de que os cedros adultos são resistentes à geada, as mudas jovens são isoladas para o inverno com ramos de abeto.
Quando cresce em terreno particular, o cedro dá frutos em 15 anos, a colheita é obtida a cada 2 anos.
Rega
Cuidar do pinho cedro europeu é principalmente criar um nível ideal de umidade. Além de regar, as árvores jovens também precisam de pulverização da copa.... Na primavera, para um despertar gradual, a muda deve ser regada e pulverizada abundantemente. Durante o despertar dos botões, a árvore precisa de cerca de 50 litros de água.
No verão quente, o pinheiro cedro sobe e cintila com suculentas agulhas verdes da chuva, enquanto emite um aroma de coníferas excepcionalmente agradável.
As árvores maduras não precisam ser regadas, pois a serapilheira resultante retém a umidade perfeitamente.
Top curativo
É necessário alimentar a árvore imediatamente no momento do plantio da muda e durante as duas a três primeiras safras. Inicialmente, o solo pode ser fertilizado com húmus ou nitroammofos. Posteriormente, eles são alimentados com fertilizantes minerais de 30-40 gramas por metro quadrado. Os fertilizantes de nitrogênio não são adequados para o pinho cedro. Para melhor desenvolvimento e resistência à geada, as árvores jovens podem ser fertilizadas com compostos de fósforo e potássio.
Poda
A poda regular não é necessária. Somente quando necessário. Estes podem ser os seguintes motivos:
- para formar uma copa densa, recomenda-se encurtar o crescimento anual pela metade, o que leva a uma diminuição no crescimento de outros brotos;
- durante a higienização, os brotos danificados ou doentes são removidos;
- para desacelerar o processo de crescimento da árvore, os crescimentos anuais são removidos com cuidado.
Para formar a coroa, os botões de crescimento devem ser quebrados no início da primavera ou no outono e os rebentos em crescimento devem ser encurtados no verão.
Controle de doenças e pragas
O cedro europeu é caracterizado por uma forte imunidade, mas também pode ser suscetível a doenças.
As doenças mais comuns são fungos anamórficos e ferrugem dos botões.
Se as agulhas do cedro ficarem vermelhas e se desintegrarem, e a árvore começar a secar, existe uma grande probabilidade de ser afetada por fungos anamórficos. O fungo ataca o sistema radicular, que fica marrom. O micélio, penetrando nos vasos da árvore, obstrui-os, o acesso dos nutrientes cessa.
É impossível livrar-se desta doença, portanto, medidas preventivas devem ser tomadas para prevenir tal lesão.
Para fazer isso, você deve realizar as seguintes manipulações:
- antes do início da movimentação do caldo, a muda deve ser tratada com um preparado contendo cobre;
- realizar a cobertura morta oportuna do solo perto do tronco;
- recolher e queimar agulhas caídas e afetadas em tempo hábil.
Se as pontas dos brotos começam a morrer, o tronco se curva, os cones abertos caem profusamente, a árvore pode ficar exposta ao fungo da ferrugem dos cones. É especialmente perigoso para árvores jovens, destruindo instantaneamente um cedro frágil. Para fins preventivos, recomenda-se que a muda seja pulverizada com fungicidas. É melhor fazer isso na primavera e no outono.
Reprodução
É considerado ineficaz a propagação do cedro usando estacas. Variedades ornamentais às vezes são enxertadas. A propagação do cedro europeu é mais eficaz com a ajuda de sementes. As sementes amadurecem dois anos após a polinização.
As sementes são cobertas por uma casca grossa e estão em profunda dormência vegetativa. A melhor germinação é obtida com a estratificação, que aumenta o teor de açúcares da planta e ativa a composição hormonal.
As sementes são semeadas em recipientes com areia e enviadas para condições com regime de temperatura de 5 graus Celsius. Após a estratificação, são semeadas em estufas ou em áreas abertas, obrigatoriamente cobertas com película. Este é um processo bastante problemático, é mais fácil comprar árvores jovens prontas em viveiros especiais.
Exemplos em paisagismo
Na paisagem, o cedro europeu é utilizado tanto em plantios isolados quanto em grupos com outras árvores. O cedro combina bem com espécies decíduas, por exemplo, bétulas. Ao compor composições complicadas, o cedro europeu é combinado com rododendro, carvalho, lariço, sorveira, zimbro. A árvore de cedro parece harmoniosa e confortavelmente cria raízes ao lado de corpos d'água.
Muitas vezes, a árvore é usada como uma cerca viva, um meio-fio ao longo de um caminho ou como uma borda ao zonear um local.
Para isso, as espécies de cedro anão são ideais, mas a distância entre as árvores, neste caso, deve ser mínima.
Os slides alpinos são decorados com espécies decorativas de anões. Ao criar um jardim de pedras, as combinações de pinheiros com alicates de pedras são boas. É melhor colocar esse canto decorativo em áreas elevadas.
Uma árvore conífera parece interessante em um canteiro de flores que imita os cantos da vida selvagem, combinada com pedras artificialmente cobertas com líquenes e musgo. Ao criar tais cantos, as árvores são plantadas sem observar a simetria, enfatizando de todas as formas possíveis a naturalidade natural da natureza selvagem.
O pinheiro cedro europeu não é apenas um elemento paisagístico, mas também uma fonte de saúde. O seu aroma de nozes e coníferas curativas darão energia e ajudarão no combate a várias doenças.
Características da casta e descrição completa das características do pinheiro cedro, ver a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.