Pinho cedro: descrição, plantio e comparação com cedro
O pinheiro cedro é uma planta única que adorna as florestas e paisagens do nosso país e de outros territórios. Tem propriedades benéficas para o meio ambiente e curativas para o corpo. Externamente, esta é uma planta poderosa e luxuosa, imponente e alta. Sua madeira, agulhas de pinheiro, nozes são muito valorizadas. Muitas pessoas chamam de cedro, pinho, cedro, mas existem diferenças fundamentais entre eles.
Descrição
O grupo informal dos pinheiros cedros reúne várias espécies de árvores. Em nosso país, o pinheiro siberiano é considerado o mais comum. O pinheiro cedro siberiano é considerado uma planta simbólica para a Rússia, sendo impossível não admirar sua beleza e propriedades curativas. Esta árvore se sente bem em qualquer geada. Esta planta conífera é surpreendentemente orgânica. Em altura, cresce silenciosamente até 35 metros e em circunferência - de um ano e meio a dois. O pinheiro não cresce rápido, mas vive por muito tempo. Em média, a duração da existência sã e ativa do pinheiro é de cerca de 400 anos. Existem espécimes que vivem até 800-900 anos. As agulhas de pinheiro liberam uma grande quantidade de fitoncidas no ar, portanto, respirar nessa área é bom para a saúde.
O ar em qualquer tipo de floresta de pinheiros tem as seguintes propriedades:
- esterilidade;
- cura;
- poderosa resistência a vírus;
- afeta perfeitamente não só a saúde do corpo, mas também o estado do sistema nervoso, acalmando-o.
O pinheiro cedro é utilizado no tratamento de escorbuto, neurose, fortalecimento do sistema imunológico. O pinho tem um efeito de cicatrização de feridas, a madeira combate ativamente as bactérias. Já as nozes, além do sabor delicioso, são extremamente nutritivas e saudáveis.
O pinheiro cedro parece impressionante. Descrição de sua aparência e propriedades:
- os ramos crescem compacta e densamente, formando uma coroa elegante;
- as agulhas são estreitas e duras ao toque;
- o comprimento das agulhas é de até 13 cm, tem excelentes propriedades medicinais, é rica em minerais, vitaminas;
- as agulhas têm coloração verde-escura, com uma mancha azulada, suave ao toque;
- as agulhas são formadas em cachos;
- ramos espessados;
- tronco reto, cor marrom-acinzentada;
- o sistema raiz é poderoso;
- raiz tipo haste com ramos laterais;
- a estação de crescimento é curta - até um mês e meio;
- esta é uma espécie monóica dióica, os cones de ambos os sexos estão localizados na mesma árvore;
- polinizada pelo vento;
- os rins são em forma de cone, com até 10 mm de comprimento;
- a floração e a polinização ocorrem em junho;
- os cones são grandes, em forma de ovo, no início têm uma tonalidade roxa, depois acastanhada;
- a largura do cone é de 5 a 8 cm, o comprimento é de até 13 cm, com escamas densas;
- os botões começam a dar frutos após 60 anos, não antes;
- o amadurecimento dos cones dura até 15 meses, após os quais eles caem por conta própria;
- a árvore floresce e semeia abundantemente a cada 3-10 anos;
- os cones contêm em média de 30 a 150 nozes, a massa de 100 peças é de 25 g.
Espalhando
O pinheiro cedro (variedades principalmente coreanas e siberianas) cresce no ambiente natural da Rússia em diferentes regiões do Distrito Siberiano, em Primorye, Território de Khabarovsk. Ele se enraíza bem em todas as latitudes com clima temperado, portanto, o pinheiro cedro é cultivado ativamente por jardineiros de diferentes regiões.Os pinheiros são cultivados com sucesso na região de Moscou, nas regiões centrais do país, na região de Leningrado, no Altai e nos Urais. Esta árvore cresce até mesmo no Ártico.
Se a planta for plantada em solo com boa fertilidade, ativamente alimentada, cultivada, então a frutificação começa muito mais cedo, cerca de 3 vezes. Por exemplo, na natureza, o pinheiro não frutifica antes dos 40 anos, com uma intensidade de uma vez a cada 7 anos. Nas condições de cultivo em jardins, isso acontece após 15 anos com uma intensidade de uma vez a cada 2,5 anos. O cedro anão cresce no Território de Primorsky, Sakhalin, Sibéria, Mongólia. O pinheiro europeu é distribuído regionalmente no sul da França, nos Alpes, na Suíça e nos Cárpatos.
Comparação com cedro
O cedro e o pinheiro de cedro são frequentemente confundidos, apesar de todas as diferenças. Em primeiro lugar, três espécies de Cedrus (cedros) crescem em seu ambiente natural: Atlas, Libanês e Himalaia. Ambas as árvores são altas, grandes e são classificadas como perenes. Mas o cedro cresce em um clima subtropical.
A principal diferença com o pinho é que o cedro não pode crescer na faixa do meio. A madeira de cedro é mais valiosa. O pinus (pinho de cedro) pertence à família dos pinheiros, não o cedro. Externamente, difere do cedro na formação de agulhas - tipo feixe, em cada feixe de 5 agulhas. As agulhas de cedro têm forma diferente - os cachos são mais densos, pelo menos 30 agulhas.
Visão geral das espécies e variedades
Na natureza da Rússia, a espécie siberiana de pinheiro cedro é muito difundida. Existem várias outras variedades de pinho de cedro na natureza:
- coreano
- Europeu;
- elfin - mais parecido com um arbusto com uma copa de várias pontas.
A espécie coreana Pinus koraiensis também é chamada de Manchu, Extremo Oriente. Esta éfedra atinge 50 metros de altura e 2 metros de diâmetro. Muito resistente aos ventos, adora solos leves e férteis. A estagnação da água para eles é um problema, afeta negativamente o desenvolvimento. Existem várias variedades e variedades de coreano. Vamos listar os mais comuns.
Sulange coreano
Esta variedade cresce até 40 m, possui agulhas verdes com tonalidade azulada. A casca é de boa densidade, tipo obra aberta. A frutificação começa em cerca de 15 anos. Ele se enraíza bem em um ambiente urbano com seu ar impuro. Muitas vezes é usado para decorar parques e praças.
Pinho "Prateado"
Pertence às variedades decorativas. Tem uma coroa em forma de pirâmide, longas agulhas curvas. A cor das agulhas é azul com um brilho prateado. Já aos 10 anos, a árvore atinge 2,5 metros de altura e 1,2 metros de diâmetro. Tolera bem o frio, mas requer fertilidade do solo, água estagnada causa danos e doenças. No final dos anos 70, essa variedade foi separada em outra, até esse período foi combinada com a glauca.
Morris Blue
A variedade criada por criadores da Pensilvânia é resistente à geada. Possui uma casca densa, agulhas azuis com um brilho prateado. Cresce até 20 cm por ano, altura máxima 350 cm, diâmetro da copa até 1,8 m. Nas cidades, fica inativo, caprichoso para a pureza do ar e do sol, a água estagnada não tolera bem. A vida útil máxima é de 120 anos.
O pinheiro cedro europeu na Rússia é mais frequentemente representado pela variedade Pinus cembra Glauca Compacta. Esta variedade foi desenvolvida na Holanda.
É um pinheiro-anão de crescimento lento com agulhas azuladas. Cresce bem em condições urbanas, no seu ambiente natural pode ser avistado em zonas montanhosas a pelo menos 1300 metros acima do nível do mar. Glauka atinge um máximo de 2,5 metros, com um diâmetro de cerca de 1 metro. Vive por muito tempo - até 1000 anos.
Características de pouso
O pinheiro cedro pode ser plantado a partir de sementes. Três meses são atribuídos para estratificação, as sementes são desinfetadas com permanganato de potássio diluído. Isso garante uma maior resistência às doenças da futura muda. O segundo método é o plantio de uma muda, é mais confortável. É melhor plantar uma muda enxertada de cinco anos. Seu crescimento máximo deve ser de 1 metro, diâmetro do tronco de até 2 cm.A vulnerabilidade das mudas de pinheiro é grande, então o plantio exige precisão.
Compre uma muda com um grande torrão de terra ou em um recipiente, seu sistema radicular seca muito rapidamente. O pinheiro é plantado na primavera, após a seleção do local ideal:
- deve estar bem iluminada, com a idade a árvore precisa cada vez mais de luz solar;
- áreas com alto teor de gás não são adequadas para muitas variedades e tipos de pinheiros;
- se o solo for argiloso, é necessária drenagem;
- limão ajudará a reduzir a acidez.
Algoritmo de desembarque:
- é necessário garantir a sacha do território;
- forma um buraco, com foco no tamanho do coma de terra nas raízes, deve ser 2 vezes mais profundo;
- colocar drenagem (cascalho, rolhas, cacos de cerâmica);
- coloque a árvore em um buraco, entre no solo com turfa ou húmus;
- os rizomas devem ser cuidadosamente desembaraçados antes do plantio;
- é necessário umedecer abundantemente o solo após o plantio, serão necessários cerca de 5 litros de água;
- você precisará de uma estaca à qual poderá amarrar uma muda;
- entre os pinheiros cedro não pode haver menos de 6 metros.
Dicas de cuidados
Você pode acelerar o crescimento do pinheiro no jardim, fornecendo-lhe uma boa alimentação e cuidados adequados. Você precisa cuidar da árvore, cumprindo todos os procedimentos padrão:
- afrouxamento;
- capina;
- hidratante;
- fertilizante.
A alimentação deve ser feita com meios orgânicos, por exemplo, verbasco diluído. No outono, é bom alimentar a planta com minerais. Uma planta de tremoço nas proximidades estimula bem o crescimento das árvores.
A umidificação só deve ser feita conforme necessário. No período de verão, mais frequentemente, em todas as outras estações, o nível de aridez do solo é verificado preliminarmente. A umidade excessiva afeta negativamente o desenvolvimento do pinheiro, o sistema radicular começa a apodrecer. O afrouxamento é feito com o maior cuidado possível, pois as raízes estão próximas. Outro processo obrigatório é a cobertura morta, para que o solo seja mais respirável e retenha a umidade. Você pode usar agulhas, húmus, serragem.
A formação da copa é muito importante para o belo crescimento do pinheiro. A forma de jardim da planta tem uma aparência espalhada com vários picos. Durante a primeira década, os ramos mais baixos são cortados a não mais do que 2,5 metros do solo.
O corte deve ser processado com var. Qualquer poda é realizada no período de inverno e início da primavera.
Reprodução
Métodos de reprodução desta planta existem dois:
- vegetativo - quando um pedúnculo é enxertado;
- sementes, isto é, nozes de cones.
O método da semente é o mais divertido e comum. O principal é que as nozes são varietais, de alta qualidade. Se você decidir usar nozes comuns de pinhas compradas como sementes, é necessário aumentar a quantidade de material de plantio, pois não se sabe quantas delas vão brotar.
O pinho é semeado em meados da primavera - até o início de maio. É necessária estratificação, ou seja, resfriamento forçado. Este processo estimula perfeitamente o crescimento dos embriões. Sem esse evento, as sementes brotarão no máximo em um ano, se não apodrecerem. Em seguida, as sementes devem ser enchidas com água a uma temperatura de cerca de + 45 ° C e mantidas por três dias. Em seguida, as nozes são combinadas com areia úmida ou lascas de turfa na proporção de 1 para 3. Não deve haver muita umidade - este é um ponto importante, que deve se formar na mão e manter sua forma.
A mistura é introduzida em um recipiente de madeira compensada com furos, altura da camada não superior a 20 cm. Deve haver acesso de ar aos orifícios, portanto, o recipiente é instalado a uma altura em câmara fria de no máximo + 6 ° C. Esta mistura deve ser amassada e regada duas vezes por mês. As temperaturas abaixo de zero são inaceitáveis. Após a eclosão dos brotos, são plantados em campo aberto e protegidos de pássaros, intempéries com caixas ou produtos de varas. Depois de um mês, podem ser retiradas, as mudas formadoras já são bastante fortes para um crescimento independente.
Doenças e pragas
Na maioria das vezes, as doenças desta árvore têm uma causa fúngica. As árvores jovens podem ser infectadas com fungos do solo e morrer. Os fungos podem causar murchamento traqueomicótico; quando as raízes ficam marrons, os nutrientes param de fluir através dos vasos para o tronco. O tratamento de doenças fúngicas é difícil, na maioria das vezes pouco promissor. Aqui, de fato, o verdadeiro remédio é a prevenção:
- material de plantio de alta qualidade;
- tratamento oportuno com fungicidas, preparações contendo cobre.
Se as agulhas forem afetadas, elas devem ser removidas do local. Se a doença estiver em um estágio inicial, podem ser tentadas injeções no tronco. No entanto, não há garantia de que você identificou corretamente o estágio da doença. O diagnóstico precoce é muito difícil.
Uma doença grave causada pelo inseto hermes é muito comum no pinheiro. A flor branca nas agulhas ajudará a determiná-lo. É necessário tratar a árvore com inseticidas ou pelo método de névoa quente / fria, mas aqui você precisa de uma técnica, esse procedimento é difícil de fazer sozinho.
Os pinheiros são freqüentemente afetados pela ferrugem da pinha. Sintomas:
- curvatura do tronco;
- morrendo dos topos;
- abertura e secagem de cones.
Esta doença pode exterminar um grande número de animais jovens, portanto, as medidas preventivas na forma de tratamento com fungicidas devem ser constantes.
Uso em paisagismo
A planta é muito bonita é freqüentemente usado em paisagismo:
- o pinheiro de cedro parece espetacular nas proximidades de várias coníferas;
- rodeado por relvados e canteiros de flores, o pinho pode ser a figura central da composição;
- mesmo em esplêndido isolamento, esta árvore parece luxuosa e monumental;
- O cedro anão, devido à sua baixa estatura, se encaixa com sucesso em qualquer conceito;
- a variedade varietal de pinheiros cedros permite que você escolha um espécime adequado ao clima e à paisagem;
- Os pinheiros cedros coreanos são muito fofos e graciosos, adornam a área do jardim com sua beleza.
Para os pinheiros cedro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.