Pinheiros anões: as melhores variedades e dicas para o cultivo

Contente
  1. Características principais
  2. Revisão de variedades populares
  3. Características de pouso
  4. Dicas de cuidados
  5. Reprodução
  6. Uso em paisagismo

As coníferas de baixo crescimento são populares entre muitos jardineiros. O pinheiro-anão será uma bela decoração da área local ou do jardim. Encaixa-se perfeitamente na composição das plantas de jardim e confere-lhes um encanto especial.

Características principais

As variedades de pinheiro anão são variedades de pinheiro da montanha e diferem numa variedade de formas e tamanhos.

Eles são uma dádiva de Deus para o jardim: compactos, pouco exigentes para cuidar, ramos bem, têm uma coroa densa e limpa, crescem lentamente.

Parece ótimo em composições de grupo e aterrissagens individuais. Mini-árvores coníferas enobrecerão gramados, ancorarão encostas secas e adicionarão charme a um jardim japonês ou de urze. A altura das plantas varia de 2 cm a 3 m.

As principais vantagens das espécies anãs:

  • resistência à geada;
  • aptidão para cultivo em qualquer tipo de solo;
  • baixa suscetibilidade a doenças;
  • conviver com outras plantas de jardim;
  • a possibilidade de plantar em vasos e recipientes;
  • longa expectativa de vida.

Nos pinheiros jovens, as agulhas são verdes claras, com o tempo escurecem e no estado adulto adquire uma tonalidade esmeralda. As agulhas são macias, curtas, com uma ligeira curvatura. As raízes possuem numerosos ramos e estão firmemente enraizadas no solo.

Revisão de variedades populares

A descrição das variedades de pinheiros anões é caracterizada pela amplitude e variedade das espécies. Devido à sua manutenção decorativa e despretensiosa, os pinheiros anões são líderes no plantio de coníferas em residências privadas.

Vários representantes são dignos de nota.

"Mugus"

Esta variedade possui muitas variedades decorativas. A coroa é larga e espalhada, tolera bem o corte de cabelo. Pode atingir alturas de até três metros. Algumas variedades têm brotos rastejantes. A folhagem da agulha é longa, até 10-12 cm, de cor verde escura.

É despretensioso para o solo, cresce bem mesmo em solos arenosos e secos.

"Pumilio"

Planta fotófila e resistente. A seca não é assustadora. A altura máxima de uma planta adulta é de 1,5-2 m, de diâmetro ela cresce até 3 m. Todos os anos acrescenta 5-6 cm de crescimento As agulhas são curtas e resistentes, de cor verde escura com brilho. A coroa é larga, esférica e fácil de aparar.

A variedade preferida dos paisagistas. Freqüentemente, eles são enquadrados por reservatórios e jardins ornamentais.

Pinheiro Schmidt (Schmidtii)

Forma de arbusto, brotos perfeitos em grande número localizados próximos uns dos outros e direcionados para cima. A taxa de crescimento é lenta. Durante o ano, acrescenta cerca de 2-3 cm, cresce em diâmetro até 1 m, atinge uma altura máxima de até 0,5 m, as agulhas são compridas, de cor verde escuro. A casca é de estrutura dura e de cor branca.

Pouco exigente para regar. Mais fácil de tolerar a seca do que a umidade estagnada no solo.

Gnom

A coroa é esférica, limpa e grossa. Cresce até 2 m de altura e largura. O crescimento por ano é de 8 a 10 cm, a folhagem em forma de agulha é curta, de cor esmeralda. Os cones são pequenos e redondos.

"Pug" (esfregões)

Esta variedade possui muitos brotos curtos que se formam em uma bela copa arredondada e exuberante. Anualmente aumenta de altura em 4-5 cm. Uma árvore adulta tem uma altura de 1,2-1,5 m, um tamanho de 1-1,3 m de diâmetro. As agulhas são de um tom verde rico, cerca de 5 cm de comprimento. Planta amante da luz, resistente à seca. Não gosta de áreas sombreadas.

Resistente à geada, adequado para plantio nas regiões setentrionais, pois tolera frio até -45 ° C.

Macopin

Vista baixa, cresce até 1 m de altura. Difere em agulhas alongadas e suaves de tom verde-azulado. Os cones suspensos localizados nos ramos superiores atraem os olhos. Eles são inicialmente na cor verde, mas gradualmente tornam-se na cor marrom.

A planta se sente muito bem ao sol e à sombra. Não gosta de zonas húmidas.

Ophir

Uma árvore em miniatura, o crescimento não excede 0,5 m, brotos com 1 m de largura. O crescimento aumenta em não mais de 5 cm por ano. A copa é esférica. As agulhas são curtas e espinhosas, no verão são verdes, no outono começam a brilhar e no inverno adquirem uma cor amarelo-laranja. Os cones são castanhos, de tamanho pequeno e de formato redondo.

A robustez do inverno é alta, pode suportar temperaturas de até -30 ° C.

Pine Weymouth ou "Minima"

Variedade decorativa compacta. A coroa se assemelha a uma bola fofa. A altura da planta é de cerca de 0,6-0,8 m, diâmetro de 1,3-1,5 m. As agulhas finas são elegantemente dobradas. Na primavera e no verão, eles são verdes brilhantes, no outono tornam-se azuis.

Ama lugares ensolarados e solos moderadamente úmidos. A planta tem alta robustez no inverno.

Características de pouso

O melhor lugar para pinheiros anões seria lugares abertos e ensolarados. A época ideal para o plantio é abril-maio ​​ou setembro-outubro.

Qualquer tipo de solo é aceitável, mas se for muito ácido, deve-se adicionar mais cal.

Você precisa comprar mudas com um torrão de terra, eles geralmente são vendidos em potes ou recipientes no viveiro ou lojas especializadas.

Detenhamo-nos com mais detalhes nas etapas do plantio.

Preparação da cava

Deve corresponder ao desenvolvimento do sistema raiz. O tamanho aproximado é 60 por 60 cm. Se você planeja plantar vários pinheiros próximos um do outro, a distância entre as covas deve ser de 0,5 a 2,5 m, dependendo dos tipos de copas.

Quanto mais larga e luxuriante for a coroa, maior será a distância.

Drenagem do solo

Coloque uma camada de drenagem de 20 cm na parte inferior da cova de plantio, na sua capacidade, é admissível o uso de tijolo partido, gravilha ou brita. Eles promovem a drenagem do solo e, consequentemente, evitam a estagnação da água.

Polvilhe por cima com solo de jardim, você pode misturá-lo com adubo ou fertilizantes minerais, que contêm nitrogênio.

Aterrissagem

Abaixe a muda com um torrão de terra no buraco. Coloque o colar da raiz no nível do solo ou ligeiramente acima de sua superfície. Encha o buraco com terra e compacta um pouco. A 15 cm da árvore, levante levemente o solo, formando um rolo ao seu redor, o espaço interno pode ser preenchido com serragem.

Regando a planta

Alivia a sede e a formação de vazios de ar no solo.

Dicas de cuidados

Os pinheiros anões são plantas despretensiosas, serão uma decoração maravilhosa para uma residência de verão. É necessário um cuidado mais completo nos primeiros 2 meses. Inclui inspeção diária e irrigação.

Em climas quentes e ensolarados, é necessário proteger a planta dos raios escaldantes.

Durante a estação de crescimento, os pinheiros precisam ser arrancados e soltar o solo ao redor dos troncos. Mais tarde, quando as agulhas quebradas aparecem, o afrouxamento não é mais necessário - formação de cobertura morta natural da área adjacente à planta.

Não há necessidade de remover as agulhas caídas, elas servem como fertilizante natural.

Precisa de fertilização com minerais apenas plantas jovens nos primeiros 3-5 anos após o plantio.

Complexos especiais para culturas de coníferas devem ser usados.

É aconselhável cobrir as árvores do primeiro ano de plantio (às vezes o segundo) para o inverno com ramos de abeto. Com o início de dias quentes de primavera estável, o material de cobertura deve ser removido. Os ramos das plantas maduras são capazes de resistir a uma espessa camada de neve e são imunes às mudanças de temperatura, por isso não precisam de abrigo. Eles invernam bem ao ar livre.

As miniefedras rasteiras são frequentemente plantadas em recipientes ou vasos de flores. Para que os recipientes sejam preservados e não danificados, eles são levados para uma sala sem aquecimento para o período de inverno.

Na primavera, quando a neve derrete completamente, recomenda-se remover os galhos secos e regar os pinheiros com água morna.

Assim, eles vão reagir mais rápido à mudança das estações e os processos de cultivo serão mais rápidos.

Pinheiros anões podem formar a coroa desejada. Para isso, os botões de crescimento dos brotos são removidos ou novos ramos são cortados.

Um corte de cabelo pode ser realizado na primavera; no verão, apenas o encurtamento dos brotos regenerados é permitido.

É bom usar um podador manual para poda, ramos densos e grossos podem ser removidos com um podador.

Reprodução

A propagação de pinheiros anões por jardineiros amadores pode ser realizada usando o método de sementes ou estacas.

Sementes

O método da semente é mais longo e trabalhoso. Os cones com sementes adequadas para reprodução aparecem apenas após 6-8 anos. Eles se assemelham a pequenos grãos. Eles são retirados do botão maduro e colocados em um envelope de papel, que é colocado em um local aquecido. Agite-o periodicamente.

Depois de aquecidos, os grãos se abrem por conta própria e as sementes caem de seus seios da face.

A semeadura é realizada no outono. As sementes são baixadas superficialmente em um recipiente com areia umedecida e levadas para uma sala fria (varanda, sacada, porão).

A temperatura do ar não deve exceder 5 a 7 graus Celsius.

Na primavera, o recipiente deve ser levado ao fogo, as sementes devem ser retiradas e semeadas novamente no solo previamente preparado e solto a uma profundidade de 2 cm.

Coloque o recipiente semeado em um local bem iluminado e quente (melhor no parapeito de uma janela) e cubra com papel alumínio ou vidro. Certifique-se de que o solo esteja sempre úmido, para isso regue-o periodicamente com água em temperatura ambiente. Quando os primeiros disparos aparecem, o filme ou vidro pode ser removido.

As mudas precisam de supervisão e cuidados, podem ser transplantadas para o campo aberto apenas no outono e, com o início do frio, devem ser recobertas com ramos de abeto.

Estacas

A reprodução é possível na primavera. As estacas são cortadas com a parte da árvore à qual foram fixadas e mergulhadas na água por cerca de 3 horas para que toda a resina saia.

O plantio é feito em recipiente previamente preparado com solo fértil (solo de jardim, turfa e areia são misturados em proporções iguais). O aprofundamento deve ter 3-5 cm e estar 10 cm de distância um do outro. Cubra o recipiente com papel alumínio e coloque-o em um local claro. Você pode plantar mudas em uma estufa ou estufa. O cuidado consiste na rega moderada e leve afrouxamento.

Vai demorar um ano para o enraizamento firme das coníferas anãs, e só depois desse período os pinheiros podem ser plantados em local permanente.

Uso em paisagismo

Pinheiros decorativos de baixo crescimento servirão como uma decoração maravilhosa para um jardim ou área ao redor da casa. As plantações individuais ou em grupo ficarão ótimas e se encaixarão facilmente em uma ampla variedade de estilos.

Tenha uma ótima aparência ao decorar slides alpinos e composições em várias camadas. Freqüentemente, eles são usados ​​para decorar sebes, margens de reservatórios, encostas rochosas.

Eles parecem harmoniosos em gramados, em jardins de urze, rodeados por cereais e flores grandes e brilhantes.

As plantações de contêineres ficarão espetaculares ao decorar um terraço, varanda ou entrada de edifício.

    Os pinheiros anões irão deliciá-lo com sua beleza por muitos anos. Eles enobrecerão o jardim e o transformarão no local de férias preferido da família.

    Informações ainda mais úteis e interessantes sobre pinheiros anões podem ser encontradas no vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário