Pinho da montanha Pumilio: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Diferenças de outras variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar?
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Nos últimos anos, as coníferas têm sido muito apreciadas pelos paisagistas, o que permite não só decorar o território, mas também melhorar a qualidade do ar, aspecto importante para as grandes cidades e zonas industriais. Cada vez mais, abetos verdes, zimbros e pinheiros podem ser vistos perto de prédios administrativos, hospitais e rodovias. O longo e árduo trabalho dos criadores permitiu obter um grande número de variedades de coníferas e suas subespécies, que diferem em tamanho, cor e forma.

Os especialistas, antes de começar a decorar o local, recomendam prestar atenção à família do Pinheiro, nomeadamente, uma das suas variedades - o pinheiro-da-montanha Pumilio.

Descrição

O pinheiro-da-montanha (Pinus mugo) é uma planta conífera pertencente à família dos pinheiros (Pinus) e apresenta diversas variedades, uma das quais é o Pumilio. Pinheiro pumilio (Pinus mugo Pumilio) é uma planta conífera anã que cresce nas montanhas e se parece com um arbusto. A pátria desta subespécie são as encostas do sul e do leste da Europa. A forma da coroa se espalha por cerca de 3 m de diâmetro. A altura máxima de uma planta adulta é de 150 cm. A expectativa de vida em condições favoráveis ​​e confortáveis ​​chega muitas vezes a 200 anos.

Esta subespécie apresenta baixo crescimento anual, não ultrapassando 5 cm em 12 meses. A altura de uma árvore de trinta anos muitas vezes não ultrapassa 100 cm. A cor das agulhas é verde profundo e o comprimento pode chegar a 5 cm. Os frutos do Pumilio são cones em forma de cone com cerca de 4 cm de comprimento, que aparecem apenas 7 anos após o plantio. A cor dos cones jovens varia do azul ao roxo, e seu amadurecimento ocorre no outono do ano seguinte à polinização.

A casca de uma planta adulta é coberta por rachaduras e manchas escuras. Uma característica distintiva desta subespécie é a presença de rebentos que crescem para cima, que subsequentemente, sob o peso do seu peso, se localizam horizontalmente ao solo. Graças aos ramos de crescimento denso, o arbusto parece compacto e recolhido. A planta tem um sistema radicular poderoso e ramificado, a maioria localizado na superfície.

Devido à sua despretensão, essa planta cresce bem tanto em parques e áreas verdes de recreação, quanto perto de rodovias e em canteiros de flores perto de instalações industriais.

Diferenças de outras variedades

A família dos pinheiros-da-montanha é representada por várias subespécies de coníferas, cada uma com suas próprias características distintivas, bem como vantagens e desvantagens. Os especialistas recomendam prestar atenção às principais vantagens desta subespécie:

  • a capacidade de crescer em várias condições climáticas;
  • despretensão;
  • facilidade de atendimento;
  • resistência ao vento;
  • resistência a baixas temperaturas e seca;
  • a possibilidade de crescimento em regiões ecologicamente desfavoráveis;
  • a presença de um sistema radicular bem desenvolvido;
  • a capacidade de crescer em vasos e dar forma à copa.

Pomilio é frequentemente comparado ao grande Mugo Mugus, cuja altura pode chegar a 3 m. Pumilio é uma planta anã com uma altura máxima de não mais de 1,5 m. Esta característica permite que os designers usem o pinheiro tanto para terreno aberto quanto para plantio em vasos decorativos .Os jardineiros não podem deixar de se alegrar com a ausência da necessidade de regar os arbustos adultos.

No entanto, a subespécie Mugus é necessária no verão, certifique-se de regar. Ambas as plantas pertencem à forma natural, que, ao contrário das plantas varietais, raramente são afetadas por pragas e doenças. Não menos belas parentes da montanha Pomilio, que possuem características próprias, são as coníferas descritas a seguir.

  • Anão. Uma planta compacta com copa redonda e agulhas verde-escuras, nas quais os cones começam a se formar no ano seguinte após o plantio. Durante os primeiros dez anos, a planta cresce muito lentamente em altura, mas a partir do 11º ano de vida, a taxa de crescimento aumenta significativamente.
  • Pug... Um arbusto conífero em forma de travesseiro. A planta tem agulhas curtas verde-azuladas.
  • Humpy. Um novo visual que não requer corte de cabelo. Uma característica distintiva é a mudança outonal na tonalidade das agulhas de verde para marrom.
  • Ouriço. Espécie de crescimento lento, que apresenta um crescimento anual não superior a 2 cm. A altura da planta não ultrapassa os 40 cm.
  • Ophir É um pinheiro-anão que é amarelo no inverno e no outono e verde na primavera e no verão. A forma do arbusto é uma esfera achatada. O diâmetro da coroa chega a 60 cm.

Como plantar?

Pumilio é uma planta despretensiosa que pode ser plantada em diversas condições climáticas. O arbusto conífero é rápida e facilmente aceito em solos ácidos e alcalinos. Mesmo o conteúdo mínimo de nutrientes no solo não é um obstáculo ao crescimento. Para obter uma planta bonita com agulhas ricas, os especialistas recomendam plantá-la em áreas bem iluminadas com uma quantidade mínima de sombra.

É melhor comprar material de plantio em grandes viveiros especializados que vendem produtos de qualidade adaptados a uma região específica. Os brotos adquiridos no mercado podem não corresponder às características genéticas declaradas. O material de plantio de alta qualidade deve ter as seguintes características:

  • ramos flexíveis e agulhas firmemente assentadas;
  • aroma fresco de agulhas;
  • sem sinais de doença;
  • caroço de terra úmido;
  • falta de agulhas secas com manchas marrons.

A época ideal para o plantio é no início de maio e setembro. As mudas não devem ter menos de 3 anos, mas não mais de 5 anos.

O trabalho de plantio deve consistir nas seguintes etapas:

  • a formação de uma cova de plantio, cujo tamanho deve ser 2 vezes o diâmetro e a altura do sistema radicular;
  • arranjo de uma camada de drenagem de cascalho médio e areia;
  • a formação de um aterro de terra no centro da cova de plantio;
  • colocação de muda em cova com compactação simultânea do solo nutriente (o colo da raiz deve ficar a 1 cm do solo);
  • cobertura morta de substrato de turfa da zona da raiz;
  • rega abundante da cova de plantio;
  • fixação do rebento jovem ao suporte estabelecido.

O substrato de solo ideal é uma mistura de grama, areia, argila e uma pequena quantidade de cal, bem como húmus de folhas. É estritamente proibido usar aparas frescas e serragem para cobertura morta. Se as mudas precisam ser plantadas estritamente ao longo de uma linha para o paisagismo das zonas do meio-fio ou da área perto da cerca, então é melhor substituir o buraco de plantio por uma trincheira, na qual o material de plantio deve ser colocado a uma distância de 2 m de uns aos outros.

Para evitar o ressecamento dos rebentos plantados na primavera e para protegê-los do sol escaldante, os especialistas recomendam a criação de estruturas especiais de sombreamento. Esses projetos ajudarão as plantas a criar raízes mais rapidamente e a prevenir a ferrugem.

Como cuidar?

O processo de cuidar de um pinheiro não causará dificuldades mesmo para os residentes de verão e jardineiros novatos. No verão, as plantas jovens devem ser regadas pelo menos uma vez a cada 2 semanas. Umedecer o solo perto de pinheiros velhos deve ser realizado apenas em caso de necessidade urgente durante um período de seca prolongada e falta de chuva. A quantidade ideal de água para um arbusto é de 15 litros. Para evitar a formação de uma crosta terrestre, que impede a penetração de oxigênio no sistema radicular, é melhor soltar o solo na zona radicular no dia seguinte após a rega.

Para fornecer ao arbusto todos os nutrientes necessários, é necessário Use fertilizantes minerais especiais uma vez por ano. As agulhas respondem positivamente à alimentação foliar e à matéria orgânica. Pinheiros com mais de 10 anos não precisam de fertilização. No final do outono, os jardineiros profissionais recomendam amarrar todos os galhos em um feixe, o que não permitirá que os brotos se deformem com o peso da neve e do gelo. Uma espessa camada de cobertura morta impede que as raízes congelem e retém a umidade da primavera.

Na primavera, após estabilização das temperaturas positivas você precisa remover todos os materiais de cobertura e cortar todos os galhos secos e danificados... Regar com água morna ajudará a planta a acordar mais rápido após a hibernação. Para dar ao arbusto uma aparência bonita e a forma necessária, é necessário realizar podas corretivas regularmente. É necessário realizar este procedimento com uma ferramenta especial e apenas no início da primavera.

Reprodução

Você pode obter plantas jovens por conta própria usando os seguintes métodos de propagação:

  • semente;
  • estacas;
  • enxerto.

A propagação de sementes é um método demorado e nem sempre bem-sucedido. As plantas cultivadas a partir de sementes nem sempre herdam características genéticas maternas. Alguns jardineiros escolhem um método de enxerto que também tem um baixo nível de eficácia e é muito difícil e demorado para jardineiros novatos. Sem conhecimento prático e teórico, é melhor não aplicar este método.

A maneira mais fácil e rápida de propagar o pinheiro é enxerto. É com a ajuda deste método que rebentos novos e saudáveis ​​podem ser obtidos rapidamente e sem custos materiais e físicos desnecessários. As principais etapas da enxertia:

  • colher material de plantio interrompendo os processos junto com uma parte do córtex materno;
  • colocar o broto na água por 2 horas;
  • processamento de cortes com estimulantes do crescimento do sistema radicular;
  • plantar brotos em solo fértil preparado;
  • colocar recipientes de plantio em uma estufa ou cobrir o local com filme plástico;
  • umedecimento regular do solo.

Se a planta começou e começou a formar novos brotos, no outono ela pode ser plantada em um local de crescimento permanente.

Doenças e pragas

O pinheiro pumílio é uma planta muito raramente exposta aos efeitos destrutivos de doenças virais e fúngicas. As seguintes pragas perigosas podem prejudicar a aparência do arbusto e levar à sua morte:

  • carrapato subcutâneo - um inseto perigoso que leva ao clareamento das agulhas e ao ressecamento dos brotos;
  • escudo - um parasita, após o aparecimento do qual as agulhas adquirem uma tonalidade marrom e começam a se desintegrar, e um líquido pegajoso e pegajoso aparece em toda a superfície do arbusto.

Não devemos esquecer os pinheiros hermes, a cochonilha e a colher de pinheiro. Para evitar o aparecimento de pragas perigosas, os especialistas recomendam examinar regularmente as plantas e, se necessário, pulverizar os arbustos com produtos químicos especiais.

Aplicação em paisagismo

O pinho Pumilio não é apenas uma bela planta muito utilizada pelos paisagistas para decorar o território, mas também muito útil. Devido à liberação de fitoncidas medicinais, desinfeta o ar e tem efeito benéfico no sistema respiratório humano, por isso é maciçamente plantado próximo a hospitais, pensões e em regiões industriais onde o ar contém grande quantidade de elementos poluentes e perigosos.

O tamanho anão e a baixa taxa de crescimento do pinheiro permitem que os designers o plantem em recipientes decorativos especiais que podem se tornar parte de um grande número de belas soluções de design. Vasos de flores coníferas podem decorar jardins de verão, varandas, alpendres, galerias e até telhados.

Os pinheiros parecem espetaculares e bonitos nas margens de reservatórios artificiais, em combinação com grandes rochas e pedras decorativas. A planta pode ser usada como elemento divisor próximo a caminhos, entradas e cercas. Os pinheiros podem se tornar parte de jardins japoneses e jardins de pedras. Alguns jardineiros criam belas composições de plantas com flores e cereais perto de arbustos de coníferas.

Uma planta incrível não só não oprime os vizinhos verdes, mas também cria uma sombra clara perto deles na estação quente. Se você distribuir corretamente os tipos de solo no canteiro de flores, então o pinheiro pode ser plantado ao lado dos representantes de urze e bordo. Tal composição terá um visual espetacular e poderá deliciar seus proprietários por muitos anos.

Se houver necessidade de plantar pinheiros no relvado, então é melhor abandonar os arbustos isolados, que se fundirão simplesmente com os relvados, dando preferência às plantações em grupo.

Para criar uma área de estar aconchegante e confortável não é necessário comprar plantas caras que são difíceis de cuidar e requerem atenção redobrada. Os designers recomendam prestar atenção aos abetos simples e despretensiosos. Se você está cansado de árvores comuns, então vale a pena plantar abetos arbustivos - eles podem ser usados ​​para criar várias composições verdes que podem decorar qualquer território.

É a este grupo de coníferas que pertence o pinheiro-da-montanha Pomilio. Uma bela planta não só vai decorar o terreno, mas também ajudar a limpar o ar perto da casa, o que sem dúvida terá um efeito positivo na saúde dos proprietários.

Para informações sobre como cuidar adequadamente do pinheiro-da-montanha Pumilio, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário