Pinheiro da montanha "Mugus": descrição, dicas de cultivo e reprodução

Contente
  1. Descrição da variedade
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Controle de doenças e pragas
  5. Preparando-se para o inverno
  6. Como reproduzir?
  7. Exemplos em paisagismo

O "Mugus" é uma das formas naturais do pinheiro-da-montanha, muito utilizado em projetos paisagísticos. Isso se deve à plasticidade da cultura, que permite à árvore assumir interessantes formas decorativas e decorar jardins privados. Para que o pinheiro agrade ao jardineiro por muitos anos, é necessário estudar todas as características de seu plantio e cultivo.

Descrição da variedade

A espécie apresentada cresce nas montanhas acima de outras coníferas, as variedades de montanha crescem principalmente na Europa Central e do Sul, nos Cárpatos. À venda, pode ser oferecido com o nome latino Pinus Mugo Mughus. A altura do arbusto chega a dois metros, mas raros exemplares são capazes de atingir 10 m de tamanho. A árvore tem uma copa larga e maciça, cuja largura pode ser de 3-4 m.

A cultura é caracterizada por um crescimento lento - o crescimento médio anual é de 10-12 cm.

O pinho "Mugus" é decorado com agulhas muito estéticas. Na primavera, as agulhas são de cor verde claro e, no outono, estão cobertas com uma tonalidade verde escura. As agulhas são densas, densas, crescendo em brotos até 5 anos. Nas pontas dos galhos crescem cones de 5 centímetros de um tom dourado.

Esta planta adora luz e calor, embora possa resistir a invernos rigorosos.

O pinho não é particularmente exigente com o solo, mas não gosta de solo denso e seco. A árvore tem um sistema radicular raso e bem ramificado.

Aterrissagem

Um critério importante para o plantio do pinheiro Mugus é a escolha do local. Então, sabendo que esta é uma cultura que ama a luz, você precisa preparar um local aberto, sem obstruções por prédios e outras árvores. Esta variedade não impõe requisitos rígidos ao solo, mas se sentirá mais confortável em solo franco-arenoso com baixa acidez.

A época ideal para o plantio é a primavera. Então, antes da geada, a árvore jovem terá tempo para se adaptar a um novo lugar, e seu sistema radicular já estará mais forte.

O processo de plantio consiste em várias etapas.

  1. Cave um buraco de plantio com até 1 m de profundidade e um pouco mais largo que o rizoma da muda.
  2. Faça uma camada de drenagem a cerca de 20 cm das pedras pequenas do fundo.
  3. Encha o buraco com uma mistura de terra e areia.
  4. Coloque cuidadosamente o material de plantio no buraco e cubra o espaço livre com terra.
  5. Regue bem o local de plantio e aplique cobertura morta ao redor da muda.
  6. Se um plantio em grupo for planejado, a distância recomendada entre duas cópias é de pelo menos 1,5 m.

Cuidado

Para que uma árvore se desenvolva corretamente e agrade aos olhos, ela precisa de cuidados adequados.

Rega

É necessário regar abundantemente o pinheiro da montanha apenas em tenra idade. Os transbordamentos podem afetar negativamente a condição da árvore.

O alagamento é perigoso para uma planta, mas resistirá bem à seca.

Até os 10 anos, é comum que os pinheiros sejam regados todas as semanas no verão. Os espécimes mais velhos precisam de irrigação mensal. Uma porção para uma árvore - 50 litros de água.

Top curativo

É comum aplicar fertilizantes até a mesma idade.

Na primavera, recomenda-se o uso de misturas com teor de nitrogênio, no outono, curativos com potássio e fósforo são mais adequados.

Após os 10 anos de idade, a árvore não pode ser alimentada, embora se for plantada em condições desfavoráveis, por exemplo, perto da produção, não recusará nutrição adicional.

Em qualquer idade, a planta pode ser fertilizada com complexos foliares com sulfato de magnésio e "Epin" ou "Zircão". Esses componentes são úteis no caso de deficiências de micronutrientes, além de aumentarem a resistência da variedade a más condições, por exemplo, com a poluição do ar.

Poda

Esta espécie é de crescimento lento e necessita apenas de podas sanitárias.

É importante remover galhos secos, danificados e congelados.

Para aumentar a decoratividade, alguns jardineiros cortam 1/3 da vegetação na primavera, embora a aparência de um pinheiro pareça muito impressionante mesmo sem esse procedimento.

Controle de doenças e pragas

A árvore se distingue pela alta imunidade e não é suscetível a várias doenças, no entanto, nem sempre pode resistir à ferrugem ou carruagem. A presença da doença é indicada pela formação de uma placa amarelada nas pontas das agulhas.

Todos os espécimes afetados pela doença devem ser destruídos, sendo importante tratar o local onde foram plantados com uma solução de sulfato de cobre.

O fato é que a doença não tem tratamento e a única forma de proteger as plantações vizinhas da doença é eliminando as árvores infectadas.

Como medida preventiva, pode-se recorrer à ajuda de fundos que contenham cobre. O pinho precisa ser processado duas vezes por ano - no início da primavera e no outono, um mês antes da chegada da geada.

Além disso, as árvores podem ser vítimas de outra doença - a escleroderiose. Essa infecção começa na coroa da coroa. O principal fator para o aparecimento da doença é um procedimento de poda mal realizado ou uma rejeição total dessa manipulação.

Para o tratamento, é necessário retirar todos os fragmentos danificados da árvore para tecidos saudáveis ​​e realizar podas sanitárias. Os locais dos cortes devem ser tratados com uma solução de sulfato de cobre.

Quanto às pragas, lagartas e pulgões amam a variedade Mugus acima de tudo. Eles atacam uma árvore em tempo úmido e nublado, e arbustos muito densos também são condições favoráveis ​​para esses insetos. Indivíduos se acomodam em agulhas e brotos jovens e sugam o suco deles.

Os inseticidas mais eficazes para controlar pulgões e lagartas são Actellik, Aktara, Fundazol ou Decis.

Para evitar doenças e infestações de insetos, é recomendado seguir medidas preventivas simples:

  • use apenas mudas fortes e saudáveis ​​com um tronco integral ao plantar;
  • plantar pinheiros em uma área longe de áreas pantanosas;
  • quando plantar em grupo, não plante as plantas muito próximas umas das outras;
  • afrouxe o solo ao redor do tronco em tempo hábil, regue e alimente a árvore;
  • tratar a cultura com meios especiais duas vezes por ano;
  • destruir arbustos danificados.

Preparando-se para o inverno

Se o pinheiro for cultivado em climas frios, nos dois primeiros invernos ele precisará de isolamento. Antes do inverno, você pode colocar uma camada espessa de cobertura morta, por exemplo, turfa, sob a árvore e cobrir a amostra com um material não tecido branco. Alguns jardineiros instalam uma caixa de papelão com buracos na árvore, mas na prática pode ser bastante problemático prendê-la de forma que não seja arrancada por uma rajada de vento.

Um pinheiro maduro consegue passar o inverno com calma e sem proteção adicional.

Como reproduzir?

Existem três formas de criar pinheiros Mugus.

Crescendo a partir de sementes

A maneira mais eficaz de propagar uma árvore.

Antes de plantar sementes em casa, é recomendável endurecê-las.

Por exemplo, você pode mantê-los na prateleira de baixo da geladeira por um mês, e então os grãos se adaptarão rapidamente à vida futura ao ar livre.

O solo usado para as mudas é adequado como solo. Alguns jardineiros aconselham adicionar uma pequena quantidade de turfa por cima.

Antes de plantar dentro de casa, é aconselhável processar o material de plantio em uma solução fraca de permanganato de potássio.

Além disso, os grãos penetram profundamente no solo a uma distância de 5 cm um do outro.Em seguida, o recipiente é embrulhado em uma folha com furos, e depois de um mês você pode observar como os primeiros brotos eclodem. Os galhos jovens são plantados em campo aberto após dois anos.

Propagação por estacas

Essa tecnologia permite que o procedimento seja realizado no inverno. Em fevereiro, as coníferas começam a seiva, e durante este período é muito conveniente para estacas de raízes. O material de plantio deve ter 7-15 cm de comprimento, é baixado por meio dia na solução de Epin. Nesse momento, o esfagno levemente umedecido deve ser espalhado sobre gaze.

As pontas das estacas são processadas com Kornevin, após o que são colocadas sobre esfagno e cobertas com gaze. Em seguida, toda a estrutura é enrolada, colocada em uma bolsa e pendurada para fora da janela. Até a primavera, as mudas devem enraizar, após o que podem ser transplantadas para vasos com solo nutritivo. Depois de alguns meses, os brotos podem ser plantados no local.

Enxerto

O método menos popular no mundo da jardinagem. O fato é que é muito longo e trabalhoso, além disso, nem sempre pode ser coroado de sucesso. Mas é este método de reprodução que permite obter uma árvore que, pelas suas características, será idêntica à planta-mãe.

Exemplos em paisagismo

Na maioria das vezes, as formas arbustivas do pinheiro são usadas no projeto paisagístico, mas mesmo na forma de uma árvore, esta planta parece bastante impressionante.

Uma árvore verde parece muito esteticamente agradável nos meses de inverno em um fundo branco como a neve.

O pinheiro decorativo chama a atenção porque combina um aspecto solene e delicada modéstia ao mesmo tempo.e por esses recursos pode ser usado em muitas composições de jardim.

As agulhas de pinheiro verde enfatizam favoravelmente a rica paleta de cores de outras plantas. Você pode decorar jardins de pedras, jardins de pedras com essas árvores, decorar as encostas de ravinas. Os pinheiros da variedade apresentada parecem belos como sebes, eles enquadram graciosamente becos de jardim, elevam-se majestosamente acima do meio-fio, adornam os jardins japoneses.

Uma composição impressionante é obtida plantando um pinheiro Mugus com um lariço chorão. Culturas de grãos, variedades de lírios, musgo decorativo, belas colheitas herbáceas complementarão a paisagem fabulosa. Uma imagem pitoresca será obtida combinando pinheiros com roseiras.

É verdade que essas plantações preferem um tipo diferente de solo, mas as rosas podem ser cultivadas em vasos de flores. A propósito, este arbusto perfumado protegerá efetivamente seu vizinho conífero de insetos nocivos.

      O pinheiro-anão tem uma aparência harmoniosa ao lado de gramíneas exóticas e bordos ornamentais, mas ao fazer uma combinação, é importante levar em consideração os requisitos de diferentes safras para a composição do solo. O pinho "Mugus" é utilizado nas mais variadas composições, a sua plasticidade permite ao jardineiro experimentar e dar à coroa as formas mais invulgares. Além de suas qualidades estéticas, esta árvore forma fitoncidas úteis para a saúde humana e vegetal, purifica o ar e enche o jardim de um aroma agradável.

      Dicas para plantar e cuidar de um pinheiro da montanha podem ser encontradas no vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário