Pinheiro da montanha: variedades, variedades, plantio e cuidados
Muitas pessoas usam diferentes tipos de pinho ao decorar seus jardins e áreas locais. A variedade serrana é considerada uma opção popular. Hoje vamos falar sobre as características do pinheiro da montanha e como cuidar dele adequadamente.
Descrição
Muitas vezes, ao vender tal planta, não apenas o nome da própria variedade é usado, mas também o nome específico em latim Mugo (Pinus mugo). Na maioria das vezes, esses pinheiros crescem no Sul e na Europa Central. O pinheiro-da-montanha é uma árvore alta com forma esférica ou oval-larga. Existem tais plantas com rebentos rastejantes e com rebentos localizados na direção vertical. Esta variedade distingue-se pela colocação mais densa de ramos entre si. O tronco da árvore é pintado de marrom acinzentado e tem uma superfície lisa. No topo, pequenas escamas podem aparecer à medida que a planta amadurece.
A altura de uma árvore adulta pode chegar a quase 1,5 metros, e seu diâmetro é de cerca de 2 a 4 metros. Todas as plantas desta espécie têm uma raiz principal central bem desenvolvida e crescimentos extensos. O desenvolvimento dos rebentos é lento. Eles atingem um comprimento de cerca de 5 a 15 centímetros, em plantas reprodutoras podem ser ainda menores. No topo duro da árvore, a vegetação é pontiaguda, cresce em tom de verde mais escuro.
As agulhas do pinheiro têm 4-5 cm de comprimento, mas em algumas árvores podem atingir 8-10 cm. Eles são coletados em pequenos cachos. A maioria dos representantes desta espécie possui um grande número de cones, pintados em um esquema de cores cinza-marrom. Os frutos novos costumam ter uma cor cinza-lilás. Essas árvores começam a frutificar e florescer em 5 a 10 anos. A floração ocorre com o aparecimento de cones jovens de cor clara.
Variedades e variedades
Atualmente, existe um grande número de variedades de pinheiro-da-montanha.
- "Anão". Esta variedade é uma espécie de pinheiro anão da Holanda. Sua coroa é densa, tem formato oval. A altura máxima dessas árvores é de dois metros. O diâmetro da planta não pode ultrapassar 80-90 cm, sendo esta variedade termofílica.
- "Cockade". Este arbusto conífero da montanha tem uma cor iridescente interessante das agulhas (as bases e pontas das agulhas são amarelas, e o meio é verde). Foi criado pela primeira vez na Alemanha. A coroa da planta está se espalhando. A altura da árvore pode chegar a até 1,5 metros. Recomenda-se plantar esse pinheiro em sombra parcial, pois não é uma variedade muito termofílica.
- "Pumilio". Esta espécie é um pequeno arbusto montanhoso e selvagem. A altura da planta pode variar de 1,5 a 2 metros. Uma coroa forte é formada por um grande número de rebentos rastejantes. Este tipo de pinheiro é despretensioso de cuidar e pode facilmente resistir a mudanças bruscas de temperatura. Suas agulhas são resistentes, ela está pintada em um esquema de cores verde escuro, seu comprimento é de cerca de 4 centímetros.
- "Khnizdo". Esta espécie foi criada por criadores checos. Esses arbustos são compactos em tamanho. Na parte central, os rebentos são muito mais longos do que nas laterais. "Chnizo" tem uma bela forma esférica, mas com o tempo torna-se semelhante a uma almofada. A altura de uma planta adulta pode chegar a 1-1,2 m. Ela cresce bem e se desenvolve em sombra parcial.Possui pequenas saliências (3 cm de comprimento).
- "Algau". Este pinheiro anão foi criado por criadores holandeses. A altura da planta pode ser de 0,7 a 1 metro. O diâmetro do círculo chega a pouco mais de um metro. "Algau" tem uma copa densa e exuberante, por isso é frequentemente usada como uma bela decoração decorativa para o jardim. As agulhas dessas árvores são de cor verde escuro, as agulhas são agrupadas em pequenos cachos, são bastante resistentes e compridas.
- Luz do sol. Este pinheiro tem uma bela cor original. As agulhas consistem em muitas agulhas longas e arqueadas, que são coletadas em cachos densos. Eles são amarelos na base, mas no topo tornam-se verdes brilhantes. Recomenda-se plantar esse pinheiro em áreas onde receba o máximo de luz solar. No verão é melhor irrigar com água.
- Golden Glow. Esses arbustos de pinheiro em miniatura têm uma coroa hemisférica. Eles se reproduzem exclusivamente por vacinação. A planta atinge um comprimento de apenas cerca de 0,5 metros. O pinho pode crescer em quase qualquer solo, mas também requer muita luz solar.
- Ophir. Esta variedade pertence a plantas anãs obtidas por criadores holandeses. Como as espécies anteriores, os arbustos são propagados por enxertia. A altura de um espécime adulto pode ser de cerca de 80 cm, enquanto seu diâmetro será de quase 1 m. As plantas adultas podem assumir a forma de um cone. As agulhas duras e curtas mudam de cor dependendo da estação. É melhor plantá-los em áreas bem aquecidas pelos raios solares.
- Benjamin. Este arbusto alemão anão é mais frequentemente instalado em um caule. Este pinheiro possui uma densa copa esférica achatada. Esta planta é freqüentemente usada para decorar terraços e varandas como um elemento perene. As agulhas brilhantes e resistentes são de cor verde escura. A variedade é despretensiosa de cuidar e pode criar raízes em quase qualquer solo preparado.
- Carstens Wintergold. Este arbusto de montanha em miniatura muda de cor dependendo da estação. A coroa tem formato hemisférico. Os ramos densos e curtos da planta estão completamente cobertos por agulhas de cor verde claro, com cerca de 3 a 5 cm de comprimento, com o início das geadas a cor torna-se mais saturada e brilhante.
- Jacobsen. Esta variedade de crescimento lento tem ramos grossos e ligeiramente curvos. As agulhas são verde-escuras, curvas e curtas. À medida que amadurece, a planta fica nua na base.
- Humpy. Esta variedade se parece com um arbusto anão em forma de almofada com uma coroa larga. A altura de uma planta adulta pode atingir apenas cerca de 80 cm, e seu diâmetro é de 1,5 m. As agulhas são coloridas de verde escuro, mas no inverno ficam marrons, as agulhas atingem 4-5 cm de comprimento. Os cones em tal arbusto não Formato. Pode crescer em solos secos.
- Columbo. Esta variedade anã tem uma coroa estreita em forma de cone. A altura de um arbusto adulto é de cerca de dois metros. Os ramos de tal planta são densos, eles estão localizados próximos uns dos outros. As agulhas são resistentes, de cor verde escura, o comprimento das agulhas não é superior a 5 cm. Pequenos cones em tal planta são formados em grandes quantidades. Pode crescer mesmo em solos pobres e secos.
- Columnaris. Este arbusto atinge uma altura de cerca de dois metros. A copa tem formato estreito e cônico, os brotos são de cor verde claro. As agulhas são divididas em pequenos cachos. É brilhante e resistente e tem excelente resistência ao gelo. Os cones dessas plantas são pequenos, têm uma cor castanha escura.
- "Zundert". Este arbusto de pinheiro anão em forma de cone tem uma altura de cerca de 0,8 metros. Sua coroa é assimétrica, arredondada. As agulhas são longas, de cor verde claro, mas suas pontas são amarelas.Este tipo é considerado despretensioso, pode crescer mesmo em solos secos e pobres.
Como plantar?
Recomenda-se comprar mudas de pinheiro jovens em recipientes especiais de viveiros. O período ideal para o plantio dessas plantas é a primavera (meados de abril) ou o final de setembro. Na maioria das vezes, as áreas escolhidas para o plantio são bem iluminadas com luz solar, embora alguns arbustos se desenvolvam melhor em sombra parcial. As mudas jovens do pinheiro da montanha são despretensiosas para o solo. Eles podem crescer e se desenvolver bem e em terras pobres. Mas, ao mesmo tempo, solos ligeiramente alcalinos e ligeiramente ácidos são considerados a melhor opção.
Freqüentemente, o pinheiro da montanha também é plantado em solos pesados, durante a drenagem (pelo menos 20 cm de altura). Para o substrato, certas proporções dos componentes constituintes devem ser respeitadas (duas partes de terreno gramado, metade de uma parte de esfagno e uma parte de areia e argila limpas. Você não deve pré-ensopar as mudas. Elas devem estar apenas ligeiramente úmidas Os brotos jovens entrelaçados entre si devem ser cuidadosamente destorcidos, deixando o máximo possível de substrato.
No plantio, deve-se levar em consideração a altura das mudas. Plantas altas são colocadas em intervalos de 4-5 metros umas das outras. Raças miniatura podem ser plantadas em intervalos de apenas 1,5 metros. Ao pousar, existem algumas regras a serem consideradas. Portanto, ao cavar buracos para mudas, é necessário fazer um buraco de acordo com o tamanho do sistema radicular espalhado, adicionando 10-20 cm a este valor.
Lembre-se também que ao determinar a profundidade da fossa, vale a pena considerar a camada de drenagem (15-20 cm). Não se esqueça da pré-instalação de suporte para plantas imaturas. No final, o solo deve ser regado, coberto com cobertura morta e bem compactado.
Como cuidar bem dele?
Apenas com os devidos cuidados o pinheiro-da-montanha poderá crescer e desenvolver-se normalmente no seu terreno. Em que um lugar importante é ocupado pela alimentação, rega, cobertura morta, poda e preparação das plantas para o inverno.
Top curativo
Nos primeiros dois anos após o plantio em campo aberto, as plantas devem ser alimentadas. Além disso, no caso de um aumento na quantidade de substâncias especiais, uma árvore madura pode crescer do mato. Não é recomendável fazer o acabamento antes do inverno, pois isso pode causar um crescimento acentuado de galhos que morrerão com o frio. Os componentes contendo nitrogênio ocupam um lugar importante na alimentação do pinheiro da montanha. Eles precisam ser trazidos para a cova de plantio. Na primavera, vale a pena usar formulações exclusivamente complexas. No outono, os pinheiros não são fertilizados.
Dois anos após o plantio de árvores no solo, não é mais necessário fertilizá-las. Afinal, receberão da serapilheira todas as substâncias e vitaminas necessárias ao seu desenvolvimento normal.
Rega
Dentro de 30 dias após o plantio das mudas em terreno aberto, elas são regadas ao longo do perímetro do círculo do tronco. O procedimento é realizado a cada 2-4 dias. A quantidade de água deve ser de até 10-15 litros. A rega é necessária no verão e no outono. Vale a pena umedecer a terra quando um pedaço de terra com uma forte compressão começa a se desintegrar rapidamente. Para plantas adultas, a rega na forma de precipitação natural geralmente será suficiente. A irrigação por aspersão é melhor durante os períodos de seca. No meio do outono, o solo é bem regado para que possa absorver umidade suficiente.
Mulching e afrouxamento
O afrouxamento deve ser realizado apenas por algum tempo após o plantio das plantas (é necessário afrouxar o círculo do tronco). Depois de 1-2 anos, é melhor mudar para cobertura morta. A cobertura morta pode ser realizada com massa de coníferas florestais, serragem de coníferas. Às vezes, esse procedimento é realizado com turfa. Isso permite manter a umidade no solo e não realizar afrouxamentos adicionais. Nesse caso, é recomendável remover as ervas daninhas imediatamente. Caso contrário, eles vão tirar água e alimentos necessários.
Poda
A coroa de um pinheiro da montanha precisa ser cortada um pouco para que não cresça. Essas plantas toleram facilmente este procedimento. Reduza os brotos em apenas um terço, isso tornará a coroa muito mais bonita e densa. É melhor livrar as árvores de galhos secos na primavera. A pinça também deve ser realizada periodicamente.
Preparando-se para o inverno
Quase todas as variedades de pinheiro-da-montanha apresentam excelente resistência à geada. Afinal, seus brotos amadurecem totalmente na primavera do ano e depois se lignificam. Se a temperatura ficar muito baixa (-35?), Os topos dos pinheiros vão sofrer e perder o seu aspecto. Para manter as plantas em boas condições após o inverno, existem algumas regras a seguir.
- As plantas jovens são cobertas com um material especial. Este pode ser um agrotêxtil especial ou ramos de abeto. Essa técnica ajudará a proteger os pinheiros não só de geadas severas, mas também do sol escaldante após o período de inverno.
- As plantas são cobertas com cobertura morta no outono. Este procedimento deve ser feito após a última rega nesta época do ano. Isso é feito, via de regra, com serragem ou casca de pinheiro.
- Amarrar galhos muito alto. Este procedimento é feito para que os galhos não se quebrem sob uma grande massa de neve.
- Polvilhar turfa nos ramos. Isso só deve ser feito se o gelo se formar neles.
- Verifique arbustos em fevereiro e março. Neste momento, você precisa ter um cuidado especial para que a neve não se acumule dentro, pois esta pode se tornar uma lente especial para refletir os raios e queimar completamente a base dos brotos jovens.
- Regar com água morna ao acordar. A rega é efectuada depois de a neve ter derretido completamente.
Métodos de reprodução
O pinheiro da montanha pode reproduzir-se de várias maneiras. O corte pode ser difícil de tolerar com tais coníferas, mas é usado se for impossível propagá-las com sementes. Ao mesmo tempo, um talo é cuidadosamente cortado de um galho jovem. É mantido por 10-12 horas em solução com uma substância especial que estimula o crescimento. Se você pretende cultivar pinho em um recipiente, precisa preparar a mistura de solo com antecedência. Um corte é colocado nele a uma profundidade de não mais que 3-5 cm, e então as condições de estufa são criadas.
O material da semente permite que você cultive pinheiro da montanha em casa, em vasos ou ao ar livre. As sementes são cuidadosamente pré-tratadas em uma solução com Fundazol ou Fitosporin.
Em seguida, as sementes preparadas são colocadas em um substrato solto. A sementeira imediatamente após o plantio é regada abundantemente com água limpa e ligeiramente coberta com uma película especial, só será possível retirá-la após o aparecimento das primeiras folhas verdes. Os primeiros brotos devem aparecer dentro de um mês. É melhor transplantar uma planta para um local permanente em 1-2 anos.
Doenças e pragas
Apesar da sua despretensão, o pinheiro-da-montanha ainda está sujeito a algumas doenças. Ao mesmo tempo, a resistência das árvores e arbustos plantados em solos salinos e densos aumenta significativamente. Algumas variedades de pinheiros sofrem de ferrugem. Uma flor vermelha aparece nas pontas das agulhas. Para prevenir o aparecimento de tal doença, você pode tratar o pinho periodicamente com preparações que contenham cobre.
A doença fúngica também é comum entre as coníferas. Ocorre com mais frequência em árvores jovens após o inverno. Ao mesmo tempo, as agulhas adquirem uma tonalidade marrom-avermelhada com pequenos pontos pretos. Freqüentemente, a doença leva ao ressecamento total dos ramos. Para prevenir doenças fúngicas, vale a pena fazer um plantio esparso de mudas jovens. Além disso, como medida preventiva, você pode usar água e alimentação adequada e oportuna. Se a planta já estiver infectada, seu tratamento pode ser feito com uma solução de enxofre coloidal.As agulhas caídas devem ser queimadas imediatamente.
Freqüentemente, a necrose da casca também é encontrada nas coníferas. Nesse caso, a casca rapidamente fica amarela, começa a secar e morrer completamente. Pequenas erupções cutâneas aparecem nessas áreas ao longo do tempo. Esta doença ocorre devido a fortes geadas ou secas. Para se livrar desta doença, é necessário realizar um procedimento regular de poda do primeiro botão vivo. Também é necessário fazer tratamentos com fungicidas e preparações que contenham cobre. Eles precisam ser feitos no outono, primavera e início do verão.
Outra doença é a escleroderriose. Como resultado da infecção, os botões localizados no topo do arbusto de coníferas primeiro começam a secar e morrer, e então todos os ramos morrem. A morte completa da planta pode ser evitada apenas com a remoção oportuna das partes afetadas.
O pinheiro da montanha freqüentemente sofre os efeitos de pragas. Um deles é pulgão. Quando esse parasita aparece, o arbusto conífero fica amarelo rapidamente e as agulhas começam a cair. Para a remoção da praga, é necessário pulverizar com inseticidas imediatamente após sua detecção, procedimento que deve ser realizado em intervalos de duas semanas até que o pulgão desapareça completamente.
A espada do pinheiro também pode danificar as árvores. Primeiro, os insetos se instalam no meio da copa, agarrando-se à base dos brotos. Com o tempo, as agulhas adquirem uma coloração marrom e caem completamente. Na maioria das vezes, esses parasitas ficam bem escondidos sob as agulhas, por isso é quase impossível removê-los completamente. Quando um ácaro-aranha aparece em uma planta, seus brotos começam gradualmente a ser cobertos por finos fios de teia de aranha. As pragas se movem ao longo deles. Em seguida, as agulhas adquirem uma tonalidade marrom e começam a cair em massa. Quando esse parasita aparece, o pinheiro deve ser imediatamente tratado com produtos químicos, caso contrário, morrerá rapidamente.
Pode haver besouros de casca de árvore no pinheiro da montanha. Esses parasitas fazem buracos na casca em que as fêmeas colocam seus ovos. As larvas eclodidas tornam as passagens mais profundas. Finalmente, eles se transformam em pupas dentro da planta. É difícil combater uma praga para que ela não apareça, vale a pena tomar medidas preventivas. Se você ainda vai remover parasitas, então para isso você pode fazer armadilhas especiais com feromônios. Eles são fixados no tronco do pinheiro. Besouros voam até eles mesmo de grandes distâncias.
As moscas costumam danificar as agulhas. As larvas comem os brotos jovens da planta, o que leva ao ressecamento e à morte dos ramos. É fácil remover as pragas, o que pode ser feito pulverizando-se periodicamente com qualquer inseticida.
Às vezes, o pinheiro da montanha também é danificado por Hermes. Como resultado de sua atividade, as neoplasias redondas são formadas nas plantas. As fêmeas da praga sugam a seiva do arbusto e suas larvas estragam os rins.
Hermes deve ser tratado imediatamente com a ajuda de produtos químicos (acaricidas e inseticidas). É necessário realizar 2-3 tratamentos com inseticidas sistêmicos. Essas drogas incluem "Aktara", "Aktellik", "Fitoverm", "Confidor".
Exemplos em paisagismo
O pinheiro da montanha é frequentemente usado para criar belas composições de jardim. Você pode organizá-los em uma variedade de designs. Uma excelente opção seria plantar várias pequenas coníferas de diferentes tipos no local. Além disso, o local onde crescerão pode ser decorado com pedras de diversos tamanhos e cores.
Paisagismo com vários arbustos esféricos grandes e exuberantes também seria uma boa opção. Eles podem ser cercados por pedras maciças em relevo para decoração. Nesse caso, você pode usar as mesmas plantas e diferentes tipos de arbustos coníferos.
O projeto terá um aspecto interessante, no qual um pequeno lote de terreno é separado por uma cerca feita de pedras decorativas de tamanho médio, e várias árvores decíduas e coníferas altas e delgadas estão plantadas no território deste local na parte central. Em seguida, eles são cercados por arbustos anões baixos de pinheiros de vários tipos e tonalidades.
As escadas do jardim são frequentemente decoradas com arbustos de pinheiro da montanha. Com eles você pode fazer uma pequena seção de pequenas pedras decorativas. Lá eles plantam uma planta conífera.Você pode diluir o desenho plantando várias pequenas plantas decíduas lá.
Muitas vezes a decoração é feita perto da casa no jardim. Também é melhor fazer uma área separada próxima a ele usando pedras retangulares planas decorativas. Você pode usar o material de quase qualquer cor. Para tornar o desenho mais original, é permitido fazer da cerca uma linha ondulada irregular.
Em uma área cercada, você pode plantar muitos arbustos de pinheiro da montanha em miniatura de uma vez. É melhor selecionar tipos diferentes com cores e formas diferentes para tornar a composição mais perceptível e interessante. Pode ser diluído com alguns arbustos floridos de folhas caducas mais altas.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de um pinheiro da montanha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.