Pinheiro do Himalaia: descrição, variedades e cultivo
O pinheiro do Himalaia tem vários nomes diferentes. Esta árvore alta é chamada de pinheiro Wallich. A área de distribuição da éfedra: nas florestas do Himalaia, na parte oriental do Afeganistão, na China. Esta árvore é altamente decorativa, por isso é bastante difundida em diversos países.
Descrição
O pinheiro do Himalaia pertence à família dos pinheiros. A altura desta árvore varia de 35 a 50 m. Exteriormente, esta planta é bastante espetacular:
- a coroa é larga, em forma de pirâmide, não muito densa na estrutura;
- ramos de tipo alongado, bem dobrados, decoram o tronco com o próprio solo;
- a beleza das agulhas é incrível - finas, flexíveis, longas - até 20 cm, até 1 mm de espessura;
- as agulhas são montadas em feixe, 5 peças por feixe;
- em uma idade imatura, as agulhas se assemelham às de pinheiros comuns, mas com o passar dos anos assumem a forma de um salgueiro - penduradas;
- coníferas tonalidades de verde com azul, podem ter uma flor de cinza ou prata;
- a vida útil da agulha é de 3 a 4 anos;
- os frutos são amarelados, alongados;
- a forma dos cones se assemelha a um cilindro curvo;
- sementes têm asas alongadas - até 35 mm;
- o rizoma fica na parte superior do solo e, quanto à raiz central, sua profundidade chega a 1,5 m;
- nos animais jovens, a casca tem uma cor cinza escuro, a casca é lisa, no pinheiro maduro a casca rachada de tom cinza pode descascar;
- os rebentos têm uma tonalidade amarelo-esverdeada, brilham, não têm casca.
A floração desse representante da flora ocorre na segunda quinzena de abril, porém, costuma ser variável, ajustada para a região de crescimento. Os cones amadurecem no segundo ano, em meados do outono. O pinheiro Wallich vive cerca de trezentos anos, o crescimento a cada ano depende de muitas condições, fatores externos. Se forem confortáveis, o crescimento pode chegar a 60 cm por ano de altura e até 20 cm de largura. Após 30 anos, a altura de um pinheiro pode ser de 12 m na zona central do país ou de 24 m no sul.
A madeira de pinho é frágil, não resiste às más condições atmosféricas - fortes nevascas, ventos fortes. Não é adequado para cultivo no norte, apesar de sua boa resistência à geada até -30 ° C. Galhos se quebram rapidamente com o peso da neve. Caso até mesmo a árvore consiga sobreviver, ela não florescerá, pois será necessário muito tempo e esforço para cicatrizar as feridas. O sol forte combinado com a neve branca também é perigoso para os pinheiros - a probabilidade de queimaduras é alta.
Variedade varietal
Existem muitas espécies, variedades e híbridos desta planta.
Weymouth Pine é uma bela planta ornamental de 7 a 15 m de altura, com agulhas macias e longas. A coroa é cônica, não difere em simetria. Esta espécie tem muitos representantes varietais brilhantes:
- Angel Falls, Niagara Falls - árvores cativantes e luxuosas com agulhas brilhantes de um tom verde claro;
- "Fastigiata" - possui uma coroa densa em forma de ovo, com agulhas alongadas de tom cinza incomum.
O pinheiro Geldreich da Bósnia é uma espécie encontrada nos Balcãs. Possui boas qualidades de resistência à temperatura, é imune ao ataque de pragas, tem boa imunidade. Adapta-se perfeitamente a qualquer condição de cultivo. Variedades populares incluem:
- "Compacto" - uma variedade anã com uma pequena copa, formato cônico, um belo tom de agulhas verdes, tolera a seca e tipos de solo inférteis;
- "Malinki" - variedade com copa densa, subdimensionada, de crescimento lento.
O pinho italiano "Pinia" apresenta uma luxuosa coroa em forma de esfera ou tipo plano. Variedades populares:
- "Cruz de prata" - pequena árvore montanhosa do tipo duende, cresce bem em vasos, sua copa é assimétrica, cresce lentamente, tem cones roxos ou vermelhos;
- "Glauka" - cresce até 3 m, tem lindas agulhas azuis com um tom de prata, um alto grau de decoratividade, despretensão e excelente imunidade tornam esta variedade popular.
Pinheiro da montanha "Mugus" não cresce acima de 3 metros de altura, mas seu tronco é bastante forte. Difere em frutas vermelho-púrpura e um tom verde suculento de agulhas. Despretensioso para as condições do solo e do clima. As seguintes variedades-variedades de "Mugus" são comuns:
- "Mugo Mugus" - alta decoratividade, tipo de anão e despretensão contribuem para sua popularidade entre os jardineiros;
- "Pug" - outro pinheiro da montanha de crescimento baixo com uma coroa em forma de esfera encurtou as agulhas esmeraldas, tolera bem a seca e geadas;
- "Varella" - esta árvore da montanha assemelha-se mais a um ouriço, tem uma coroa em forma de esfera, agulhas onduladas de cor verde brilhante.
Série de variedades "Pumilio" também se aplica a variedades de montanha. Este grupo inclui arbustos coníferos de baixo crescimento que podem ser formados por poda. Variedades populares do grupo:
- "Winter Gold" - raramente cresce mais de 2 m, as agulhas são verdes com uma tonalidade amarela, sazonal, no inverno - dourado, na primavera - lima clara;
- "Anão" - possui copa arredondada de tipo denso, agulhas de tom verde escuro, de crescimento lento, bem pinçadas e podadas, portanto ideal para um bonsai.
O pinheiro comum é uma espécie que cresce até 40 m de altura, mas comadovods crescem opções mais curtas:
- “Globoza viridis” - não mais do que 1,5 m, variedade resistente ao gelo;
- "Vaterery" - até 4 m, possui agulhas azuladas e uma coroa em forma de esfera.
Pinho branco Japonesa cresce não só no Japão, mas também na China, a altura não é inferior a 15 m. A copa tem uma forma cônica larga, agulhas agrupadas. Usado em paisagismo. O grupo varietal japonês inclui:
- Miyajima - um bonsai tem uma coroa em forma de bola, agulhas cinza;
- "Negishi" - pode crescer até 2,5 m, tem agulhas curtas verdes com um tom prateado, é usado como bonsai;
- Ogon Janome - uma variedade rara, bonita, de altura média, caracterizada por agulhas variegadas com uma faixa amarela.
Pinheiro Griffith do Himalaia cresce nas montanhas, vales, tem uma coroa tipo cone. A ramificação começa no solo, no ambiente natural chega a atingir 50 m de altura, as agulhas do tipo pendente, de cor verde-azulada, podem ser azuis. As frutas são de tipo estreito e curvo.
Variedades comuns e variedades frequentemente utilizadas para fins decorativos:
- Zebrina - possui agulhas azuis e listras transversais amarelas;
- Pinheiro austríaco preto - crescimento rápido, alto;
- "Pyramidalis" - cresce rapidamente, tem a forma de um pilar com rebentos verticais;
- "Nana" - tem uma coroa em forma de esfera, cresce lentamente, cresce pouco. pouco exigente;
- "Densa Hill" - cresce até 7 m, tem agulhas verde-escuras com um subtom azul, adora a luz, pouco exigente para o solo, comum em paisagismo.
Como plantar?
Este tipo de árvore pode ser cultivada tanto no sul como nas latitudes médias do nosso país. Plantar um pinheiro do Himalaia é um passo muito importante. Existem certos requisitos e regras que devem ser seguidos. Somente neste caso você pode obter uma árvore saudável e com bom desenvolvimento. Em primeiro lugar, é preciso preparar a muda e o local de plantio.
Como escolher um lugar:
- deve ser protegido de correntes de ar, já que rajadas de vento podem prejudicar a planta, um lugar próximo a um prédio, uma cerca é bem adequado;
- boa iluminação é necessária, mas a luz solar direta não é uma opção ideal, a luz difusa é preferível;
- o solo deve ser leve, drenado, a estagnação da água é contra-indicada;
- solos pantanosos e alcalinos não são adequados.
É melhor se a muda for comprada em um recipiente com torrão de terra, que deve ser regado antes da dragagem.
Como plantar corretamente:
- um buraco está sendo preparado a uma profundidade de 1 m, o melhor é focar em um torrão de terra, a profundidade deve ser 2 vezes seu tamanho;
- Os pinheiros não são plantados a menos de 4 m um do outro;
- a drenagem está localizada no fundo - tijolos quebrados, cascalho, seixos, pedras;
- a camada de drenagem deve ser de no mínimo 20 cm se o solo for do tipo argiloso;
- turfa, solo e areia são introduzidos na cava em partes iguais;
- em seguida, a muda é colocada em um buraco e borrifada com a mistura de terra.
Cuidado correto
Cuidar dos pinheiros em casa é simples, mas requer regularidade e precisão.
A humedecimento nos primeiros 2 anos é efectuada regularmente, assim como a cobertura - a árvore desenvolve-se e necessita de apoio. As árvores maduras podem tolerar a seca com segurança, desde que sejam cobertas com cobertura morta. Na primavera e no início do verão, a árvore é alimentada com fertilizantes de nitrogênio; a partir do meio do verão, o nitrogênio é excluído e substituído por misturas de fosfato de potássio. O início da primavera é a melhor época para a fertilização com superfosfato.
Para evitar que as raízes congelem e sequem, é necessária uma cobertura morta com uma camada de pelo menos 10 cm. Pode ser usado:
- serragem:
- aparas de madeira;
- pequena casca;
- turfa.
Formar a silhueta da árvore é muito importante. Ao podar, você não pode remover completamente o crescimento. O encurtamento dos brotos é realizado em não mais do que um terço. No final do inverno, ramos quebrados, congelados e secos são removidos.
É importante preparar adequadamente a árvore para o inverno:
- as mudas jovens são cobertas, mas os galhos não estão enrolados, pois são extremamente frágeis;
- a opção ideal é moldura e isolamento na parte superior;
- este processo é feito no final do outono, quando a temperatura é fixada em -5 ° C;
- você pode remover a moldura na primavera, assim que a temperatura aumentar constantemente.
Doenças que costumam afetar este tipo de árvore:
- secando;
- ferrugem;
- shute.
O tratamento de qualquer doença é bastante complicado, as doenças fúngicas, em geral, são praticamente impossíveis. A estaca deve ser feita em medidas preventivas tratando a coroa e o tronco com fungicidas:
- Horus;
- "Quadris";
- "Velocidade";
- "Maksim".
E também drogas com cobre são eficazes:
- líquido de bordeaux;
- sulfato de cobre;
- "Hom";
- "Oxyhom".
Todos os fundos devem ser usados de acordo com as instruções. Um dos agentes profiláticos mais seguros é a Fitosporina.
As pragas também são perigosas, na maioria das vezes são pulgões, hermes. É necessário realizar pulverizações na primavera e no verão, utilizando os meios:
- Aktara;
- Actellik;
- Angio.
Métodos de reprodução
O pinheiro do Himalaia é propagado pelo método de sementes. A frutificação começa após a floração da primavera, os cones são formados. As sementes amadurecem neles no segundo ano, no outono. O ambiente doméstico para cultivar esta árvore a partir de sementes é trabalhoso e arriscado. É necessário fornecer condições bastante sérias do crescimento: o nível de umidade do ar, regime de temperatura. Portanto, os jardineiros não recomendam a propagação de pinheiros por conta própria. A maioria das mudas pode não ser viável. Esse processo leva muitos anos.
É mais fácil comprar uma muda pronta em um viveiro de frutas.
Exemplos em paisagismo
Vamos ver como é lindo o pinheiro do Himalaia em qualquer site:
- a beleza do pinheiro do Himalaia é inegável, suas longas agulhas são incríveis;
- esta árvore é ótima tanto para decorar chalés de verão quanto para áreas de parque;
- o pinho parece perfeito sozinho e em um grupo de árvores;
- variedades anãs são adequadas para canteiros de flores e canteiros vizinhos;
- o tipo alongado das agulhas é uma das características distintivas e a razão do elevado efeito decorativo desta espécie de pinheiro.
Para uma visão geral do pinheiro Weymouth do Himalaia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.