Pinho ornamental: tipos com descrição, seleção e cultivo
As formas anãs das coníferas são especialmente apreciadas pelos paisagistas. O pinheiro ornamental não é exceção - ele é cultivado ativamente por jardineiros e amantes da floricultura de interiores. Uma árvore conífera, mesmo em miniatura, retém todas as suas valiosas propriedades biológicas, parece atraente, não requer manutenção complexa. No jardim, pode ser parte de uma espetacular paisagem ao estilo japonês, e em casa pode se transformar em um elegante bonsai.
Todas as principais variedades de pinheiros decorativos para o jardim, com uma descrição e detalhes de cultivo, merecem um estudo mais detalhado. Para plantar adequadamente qualquer planta em um vaso, você deve primeiro aprender mais sobre ela. Mesmo as menores espécies precisam de cuidados e atenção cuidadosos, por isso será melhor que recebam tudo de que precisam desde os primeiros dias de suas vidas.
Peculiaridades
O pinheiro ornamental não é um tipo especial de planta conífera. Esta categoria inclui árvores com as seguintes taxas de crescimento:
- anão - seu crescimento por ano é de 8-15 cm, adequado para o plantio no jardim e cultivo em recipiente;
- mini-anão - dão um aumento de 8-10 cm durante o ano, são adequados para o cultivo doméstico;
- microdanão - não ganham mais de 3 cm de altura por ano, obtendo-se com base nisso o bonsai mais espetacular.
Os dendrologistas oferecem sua própria classificação, segundo a qual os pinheiros são considerados anões, na idade de 30-50 anos, não excedendo a altura de crescimento humano (150-170 cm). Estas árvores são recomendadas para cultivo como planta doméstica, possuem copa e sistema radicular compactos.
São capazes de suportar facilmente o crescimento durante todo o ano em condições de iluminação artificial, são despretensiosas, podem decorar a varanda ou terraço de uma casa de campo.
Uso em paisagismo
Pinheiros decorativos são um ótimo complemento para a decoração da paisagem do jardim. Variedades com uma coroa piramidal compacta são usadas para decorar entradas e entradas. As árvores com copa esférica são perfeitas para o paisagismo da paisagem do pátio, sendo também indispensáveis em jardins rochosos e rochedos.
Galhos rastejantes e almofadados também são usados na decoração do território. Esses pinheiros anões são usados para decorar canteiros de flores. As formas chorosas desta árvore perene não são menos procuradas. Eles são recomendados para serem plantados ao redor de lagos artificiais, riachos, perto de fontes. Pinheiros decorativos com copa cilíndrica são utilizados para criar sebes e vielas ao longo dos caminhos.
Coníferas decorativas combinam bem umas com as outras em plantações em grupo. Pinheiros anões com formas de copas diferentes permitem que você forme composições de paisagem incomuns.
Lindas plantas com uma coroa esférica, cônica e piramidal combinam-se harmoniosamente entre si.
Quando plantado sozinho, o pinheiro pode decorar um canteiro de flores ou gramado como uma tênia.
Pinho decorativo para o jardim
Ao escolher um pinho decorativo para um jardim, vale a pena escolher espécies que podem manter dimensões compactas por muito tempo. Sua descrição geralmente contém uma menção ao nanismo. Vale a pena prestar atenção à espécie Pinus mugo - pinheiro da montanha, que apresenta muitas variedades interessantes. Entre aquelas adequadas para cultivo em campo aberto, as seguintes variedades podem ser distinguidas.
- Benjamin. É caracterizada por um aumento de até 5 cm por ano, sendo que uma árvore adulta atinge 70 cm de altura. O diâmetro da copa desta variedade de pinheiro pode chegar a 1 m. Os rebentos são abundantes desde o tronco, eles são curtos, com agulhas densas. Botões jovens, semelhantes a velas altas, dão um efeito decorativo especial à planta.
- Jesek. A planta atinge 40 cm de altura, possui uma copa decorativa e crespa. Durante o ano cresce apenas 1 cm A planta é compacta, adequada para plantação em grupo, decoração de clubes e jardins ornamentais.
O pinheiro silvestre também possui belas espécies decorativas. Colunar "Fastagiata" difere na cor cinza-acinzentada de agulhas, ramos firmemente pressionados ao tronco. “Globoza viridis” - variedade com coroa esférica de forma quase regular. Uma planta adulta atinge 1,5 m de altura. "Pendula" É um pinheiro-chorão de crescimento lento que parece muito atraente.
Pouso em terreno aberto
Espécies de pinheiros adequadas para cultivo ao ar livre requerem um plantio cuidadoso. Na hora de escolher um local, você deve dar preferência às áreas ensolaradas e bem iluminadas do território. O melhor solo é franco ou arenoso; em outros solos, uma drenagem adicional deverá ser construída para melhorar a troca de ar e drenar a água das raízes. A acidez deve ser neutra, um solo levemente alcalino também é adequado, se necessário, esses indicadores podem ser melhorados com a adição de cal.
Uma cova de 60 × 80 cm é preparada para uma muda de pinheiro decorativo. O fundo é bem drenado com argila expandida ou uma mistura de brita e areia.
Não é recomendado colocar fertilizantes orgânicos na cova, essas árvores reagem negativamente a tal alimentação. Para o plantio, vale a pena escolher um período de outono ou primavera. No verão, não vale a pena trabalhar, há uma grande probabilidade de ressecar as raízes.
As mudas são colocadas em solo preparado, polvilhado com solo até o colo da raiz e regadas abundantemente. Nos primeiros meses, o regime de ingestão de umidade sob a raiz deve ser intenso. A aspersão pode ser feita em dias quentes.
Espécies em vasos
Nem todas as variedades de pinheiros ornamentais são consideradas variedades adequadas para cultivo em vaso. Mas existem variedades que podem ser agradáveis no interior da casa. Estes incluem pinheiro bristlecone. Esta pequena árvore com galhos elevados pode servir de base para fazer bonsai e cresce muito lentamente.
O pinheiro branco também é adequado para o cultivo em vasos. A variedade Blue Sheg com uma coroa esférica original parece especialmente interessante. As agulhas têm tonalidade verde-azulada, o tronco de uma planta adulta atinge 1,2 m de altura.
Outra variedade popular é a Makopin, que tem botões expressivos na cor do café.
Dos tipos de pinheiro da montanha com uma coroa esférica compacta para cultivo doméstico são adequados:
- "Pug", dando não mais que 50 cm de crescimento em 10 anos;
- "Gnome", atingindo 1 m.
A lista não se limita a essas variedades. O pinheiro bósnio com casca branca é bem conhecido dos amadores. É caracterizada por uma coroa esférica densa e exuberante. O crescimento em altura desta planta não chega a mais de 5 cm por ano.
Como plantar?
Um pinheiro anão decorativo adquirido em um viveiro deve ser devidamente plantado. Se você pretende cultivar em vaso, o procedimento será o seguinte.
Um recipiente de cerâmica ou plástico preparado com um diâmetro de 10-15 cm, no fundo do qual são feitos orifícios para drenagem, é vertido com água fervente para evitar a contaminação bacteriana.
A drenagem na forma de argila expandida ou cascalho é colocada no fundo. Os comprimidos de carvão ativado são empilhados em cima. O enchimento do solo está em andamento.
O solo fértil é preparado a partir de uma mistura de quantidades iguais de areia grossa e terra folhosa ou turfa. O solo é derramado em uma lâmina no centro do pote.
Uma muda retirada de um recipiente com raízes é liberada do solo. As raízes velhas e secas ou podres são removidas. As seções são processadas com pó de carvão ativado. A muda é colocada em um recipiente com solo preparado, polvilhado com terra.
Após a conclusão do transplante, o pinheiro-anão é enviado para um local semissombreado por até 2 semanas. A planta é abundantemente regada, borrifada. Vale a pena considerar que para o crescimento de formas anãs, recomenda-se levar vasos com diâmetro menor do que os utilizados no viveiro. Então o crescimento da muda será inibido.
Alojamento no interior
Pinho decorativo anão, embora seja uma planta bastante resistente a vários factores, ainda falta escolher o local certo para a sua colocação. Para uma muda em um vaso, a melhor escolha seria uma varanda ou janela no lado nordeste ou leste da casa. No inverno, a éfedra interna precisará criar condições especiais. É necessário encontrar uma sala onde a temperatura seja mantida entre 6-12 graus Celsius.
Quando um coma de terra congela, a planta não sobreviverá - isso deve ser levado em consideração se você planeja usar uma varanda sem aquecimento.
Como cuidar?
O cuidado posterior do pinheiro ornamental envolve a colocação da planta em um vaso ao ar livre no verão. A árvore é deixada em sombra parcial, protegendo-a dos raios solares escaldantes. Uma muda em um vaso é regada diariamente na estação quente, as agulhas são borrifadas de um borrifador com água sedimentada ou de poço. No outono, a ingestão de umidade é reduzida, no inverno ela é fornecida apenas quando necessário, para que o solo não seque.
O acabamento para os pinheiros jovens é necessário durante o verão e a primavera. É realizada mensalmente, sendo 1/2 dosagem para plantas em vaso, bem como a dosagem completa recomendada para mudas cultivadas em campo aberto. São utilizadas misturas especiais prontas para uso com efedrina.
Para pinheiros decorativos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.