Quanto tempo um pinheiro cresce, como acelerar e parar o crescimento?
O pinheiro é uma bela árvore conífera que adorna paisagens naturais e parques, praças e jardins. Não será difícil cultivá-la mesmo para um simples jardineiro amador, mas para que a planta não morra e continue a deliciar o proprietário por muitos anos, é necessário ouvir os conselhos de especialistas experientes.
Taxa de crescimento
Existem cerca de 16 espécies de pinheiros na Rússia. Essas coníferas crescem de forma relativamente rápida e crescem de 2 a 20 metros de altura. O crescimento anual em cm depende do tipo de planta, mas o maior número de centímetros é observado na fase inicial de desenvolvimento da árvore. Mais tarde, a partir do quinto ano de vida da muda, o crescimento em altura já não é tão impressionante. Considere os principais períodos de vida do pinheiro e a taxa de crescimento correspondente.
Da germinação até 5 anos
Um pequeno rebento de 5 cm de tamanho é um ano inteiro de vida de um pinheiro jovem. As plantas delicadas ainda não amadureceram e é necessário um cuidado especial com elas. Nos primeiros anos de vida, recomenda-se regar regularmente o pinheiro e expô-lo ao sol, uma vez que os rebentos dificilmente se desenvolvem bem à sombra. O sistema radicular ainda está macio e frágil, então as mudas não são tocadas por dois anos.
No terceiro ano, os brotos são transplantados para provocar o crescimento do sistema radicular. Até a época do plantio, as raízes dos pinheiros jovens são frágeis e mal adaptadas à vida no campo aberto. As mudas são plantadas a uma distância de 20 cm umas das outras. Após o transplante, seu crescimento anual deve ser de cerca de 15 cm.
Ainda estão longe da maturidade, pois estarão prontas para transplante para um local de residência permanente apenas aos 4 anos, quando atingem a altura de 0,5 m. Aos cinco anos, as mudas atingem o tamanho de 80-90. cm
5 a 50 anos
A maioria dos pinheiros são espécies de crescimento rápido. Isso deve ser levado em consideração ao escolher uma árvore para sua parcela pessoal, pois alguns exemplares podem se tornar verdadeiros gigantes já na idade de 20-30.
Dos 5 aos 10 anos, muitos pinheiros apresentam um crescimento decente: cerca de 0,5 m de altura. Os espécimes mais velhos são ainda mais - eles crescem até 1 m de altura por ano. Após o início da frutificação, o crescimento da árvore diminui. Depois de 30-50 anos, as árvores começam a crescer mais em largura do que em altura, e a copa se espalha mais. Muitas espécies crescem até 300 anos ou mais sem diminuir a taxa de crescimento. Há recordistas registrados entre a raça, que vivem 5 mil anos. Portanto, para o projeto paisagístico de uma pequena área, é melhor prestar atenção às espécies anãs desta raça. Por exemplo, O pinheiro da montanha "Gnome" tem uma coroa piramidal de até 2 m de altura.
Quais influências?
Em primeiro lugar, a espécie de pinheiro influencia a taxa de crescimento. Existem espécimes de crescimento mais rápido, como o pinheiro silvestre e Weymouth, e espécies de movimento lento - o pinheiro cedro Strickta.
O crescimento e o desenvolvimento de uma árvore são muito influenciados pelas condições de crescimento, embora o pinheiro seja considerado uma das plantas mais despretensiosas. Se você mantiver o pinheiro na sombra, a princípio ele proporcionará taxas de crescimento mais altas, mas depois elas diminuirão. Também é impossível deixar plantas jovens sem regar. A falta da quantidade adequada de umidade leva à interrupção do crescimento e do desenvolvimento da árvore.
Ao determinar um local de plantio, vale a pena considerar a distância ideal de outras plantas. Na sombra e nas proximidades, os pinheiros não crescem tão produtivamente quanto poderiam.Vidoeiro, abeto e zimbro se tornarão bons vizinhos.
Ao transplantar mudas e plantas de grande porte, pode ocorrer uma parada temporária no crescimento. Assim, o pinheiro compensará os danos ao sistema radicular e criará novas raízes em vez das perdidas. Nos primeiros cinco anos de vida, é aconselhável cobrir as mudas com ramos de abeto ou agrofibras para o inverno, para evitar o congelamento e a quebra de neve dos ramos.
A vida útil de um pinheiro e seu crescimento são influenciados pelo nível de ocorrência das águas subterrâneas. Se estiver a mais de 2 m da superfície, prejudica a aeração das raízes, o que afeta diretamente o crescimento da árvore.
O bom desenvolvimento da planta também garante uma ótima composição organo-mineral do solo. Uma quantidade suficiente de oligoelementos úteis para o pinheiro pode causar uma boa taxa de crescimento da árvore.
Muitas condições climáticas também têm um impacto negativo no crescimento do pinheiro. Por exemplo, mudanças repentinas de temperatura, alta umidade, ventos fortes e outros fatores.
Várias pragas têm um forte efeito negativo no desenvolvimento do pinheiro e na durabilidade da árvore. É necessário inspecionar regularmente o tronco e a coroa da éfedra para perceber os primeiros sinais de dano a tempo.
Como se alimentar?
Cultivar um pinheiro é bastante simples, mas você precisa saber que nos primeiros dois anos de vida de uma planta, ela deve ser fertilizada. Na falta de nutrientes, o pinho perde o seu aspecto atraente: as agulhas podem amarelar e esfarelar. Além da perda das propriedades decorativas, a árvore pode parar de crescer. Para devolver ao pinheiro a beleza e a capacidade de desenvolvimento, a planta deve ser alimentada. Para esses fins, as seguintes opções são adequadas.
- Para acelerar o crescimento de uma planta jovem, um composto podre ou húmus biológico deve ser introduzido no solo. Ao escolher um fertilizante universal para pinheiros, preste atenção à composição: deve conter pelo menos 10 elementos. Para as plantas jovens, é melhor usar curativos líquidos: eles são absorvidos mais rapidamente do que os granulados.
- Preparações como epin e zircão são bons aceleradores de crescimento de pinheiros. Eles mobilizam a planta e aceleram o crescimento devido às suas reservas internas. No entanto, tais soluções podem esgotar a planta, portanto, é recomendado fazer em combinação com suplementos vitamínicos e minerais.
- Para pinheiros que vivem em solos pobres, a alimentação de raízes é imperativa. Tradicionalmente, é trazido na primavera ou no outono. Além disso, as injeções de imunoestimulantes e estimulantes de crescimento na haste terão um bom efeito no crescimento e desenvolvimento da planta.
- O "Green Guy" pode ser referido como um fertilizante universal que afetará positivamente o crescimento e o desenvolvimento do pinheiro. O fertilizante é aplicado ao redor do tronco a uma taxa de 25 g por metro cúbico.
- Também existe uma droga com o mesmo nome - um ativador de crescimento de coníferas. Ajuda a árvore a tornar-se mais resiliente e também cria os pré-requisitos para o desenvolvimento da microbiota benéfica na zona de crescimento do pinheiro. Ele vem na forma líquida e seca.
É importante não superalimentar a planta, pois um excesso de minerais estressará o pinheiro e a árvore sobreviverá ao inverno muito pior. Pinheiros com mais de dois anos de idade geralmente não são alimentados, pois se tornam completamente despretensiosos para cuidar. Para melhorar as condições de cultivo dos pinheiros, suas agulhas caídas não são removidas, pois formam uma camada protetora na superfície da terra, e nela acumulam-se substâncias úteis e microbiota.
Como parar o crescimento?
O crescimento do pinheiro em altura pode ser um problema real, porque a árvore cresce muito rapidamente, o que nem sempre é bom, especialmente para uma pequena área suburbana. É perfeitamente possível limitar o crescimento de uma árvore se você souber como fazê-lo corretamente. Você pode obter uma coroa de espalhamento e um tronco mais curto ajustando o broto central.
O ajuste do crescimento de um pinheiro é feito simplesmente beliscando o rebento superior, popularmente chamado de vela. Isso pode ser feito em mudas que já formaram 3 níveis de ramos. As plantas muito novas devem ser pinçadas apenas em casos de extrema necessidade, mas é melhor esperar até aos 4-5 anos. O procedimento é realizado na primavera ou no outono.
Para informações sobre como cuidar de um pinheiro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.