Características da reprodução do pinheiro

Contente
  1. Como se reproduz na natureza?
  2. Crescendo a partir de sementes
  3. Como se propagar por vacinação?
  4. Reprodução por estacas

A maioria dos jardineiros acredita que a propagação do pinheiro é uma tarefa difícil e demorada. Mas este não é o caso. Existem várias maneiras de cultivar esta bela e amada árvore conífera.

Como se reproduz na natureza?

Em seu ambiente natural, a reprodução do pinheiro, como todas as outras coníferas, ocorre por meio de sementes. Normalmente, encontram-se nas escamas aos pares, a colocação é aberta, razão pela qual os pinheiros são classificados como gimnospermas. A propósito, o método de reprodução da semente é considerado a principal característica, o que distingue as gimnospermas daquelas que se reproduzem com esporos, além disso, essas culturas não formam frutos.

Com o início do calor da primavera, os cones aparecem nos ramos das coníferas jovens. Alguns deles são de cor amarelada esverdeada.

Esses botões se agrupam em pequenas pilhas na base dos novos brotos, outros crescem isolados e apresentam uma tonalidade avermelhada.

Nas escamas dos cones verde-amarelados, formam-se bolsas nas quais o pólen amadurece. O envelope de cada partícula de poeira contém um par de bolhas cheias de ar. Graças a eles, são posteriormente transportados pelo vento por longas distâncias.

Cones avermelhados geralmente crescem no topo de ramos jovens, óvulos são formados em suas escamas. Quando o pólen atinge os óvulos, ocorre a polinização, após o que as escamas dos botões vermelhos são imediatamente fechadas e coladas com resina de árvore. Uma semente se forma gradualmente em seu interior, enquanto os próprios cones continuam a crescer e se tornarem lenhosos.

Após 1,5 anos a partir do momento da polinização, as sementes atingem a maturidade e, após 2 anos, começam a brotar dos cones. Cada semente de gimnosperma contém tecido, que é um acúmulo de nutrientes - ele envolve o embrião.

As sementes de pinheiro têm pequenas asas que permitem que o vento as carregue por longas distâncias, mas nem todos os pinheiros têm essa adaptação. Por exemplo, as árvores de cedro não os têm. As sementes deste pinheiro são popularmente chamadas de "pinhões".

Crescendo a partir de sementes

Em casa, o pinheiro é mais frequentemente propagado da mesma maneira que na natureza - por sementes. Eles geralmente atingem a maturidade em meados de janeiro, neste momento, você pode começar a coletar o material de plantio. Sementes de outono também podem ser usadas, mas sua taxa de germinação será muito menor.

Os cones que caíram da éfedra devem ser trazidos para dentro de casa e colocados em um recipiente, por exemplo, em um copo, e colocados em uma bateria - depois de alguns dias a escama se abre e as sementes derramam no fundo do o contêiner.

O plantio é feito no inverno ou na primavera.... No primeiro caso, as sementes são colocadas em caixas e, no segundo, diretamente em campo aberto. Acredita-se que o primeiro método permite manter a germinação sob controle e, portanto, é mais eficaz, e em campo aberto as sementes muitas vezes se tornam alimento para roedores.

A estratificação não é necessária para essas sementes, mas pode acelerar a germinação. Sabe-se que, em seu habitat natural, as sementes começam a germinar após o inchaço no inverno na água do degelo e posterior aquecimento com o início da primavera. Essas condições podem ser simuladas em casa. Para isso, o material de plantio é colocado em areia úmida e colocado no freezer, guardado por alguns meses, depois retirado, enxaguado em água morna e colocado de volta na areia, mas em local aquecido.

Essas medidas são necessárias se você planeja plantar sementes no outono, caso contrário, elas podem não germinar.

Se você pretende plantar sementes diretamente em terreno aberto, deve preparar covas de plantio. Para fazer isso, cave um buraco no chão. uma profundidade de 35-45 cm, a drenagem é derramada no fundo com uma camada de 20-25 cm, e uma mistura de solo é colocada no topo, consistindo de turfa, grama e areia em partes iguais.

As sementes pequenas são enterradas 1 cm, deixando uma distância de 5-6 cm entre elas. Claro, as mudas podem aparecer mesmo com um plantio mais denso, mas então elas vão levantar a camada superior da terra e abrir raízes jovens não formadas, e isso vai inevitavelmente levar à secagem das mudas ...

Após o plantio, a cova deve ser coberta com cobertura morta, para isso, utiliza-se casca de conífera triturada, serragem ou uma camada de turfa.

Para que as sementes de pinheiro germinem, elas devem ser umedecidas, já que a água desce muito rapidamente do solo arenoso. É aconselhável irrigar o terreno várias vezes ao dia. Se a germinação for feita em uma caixa, você pode fazer mais fácil - coloque os recipientes em bandejas com água e cubra-os com filme plástico. Ao evaporar, a água permanecerá na superfície do filme sem sair do espaço.

Os primeiros brotos começam a aparecer um mês após o plantio.

Como se propagar por vacinação?

O pinho em casa pode ser propagado por enxertia, mas esse método é usado com mais frequência por jardineiros experientes, embora os iniciantes possam tentar esse método.

Pinheiros de 4 a 5 anos são adequados para o estoque, e o rebento é obtido de mudas mais jovens com um ano de idade. A inoculação é realizada durante o fluxo de seiva ativa da primavera ou na primeira quinzena de julho, enquanto a inoculação da primavera é feita nos ramos do ano anterior e a do verão nos brotos mais novos do ano em curso.

Normalmente, são usados ​​dois métodos principais de enxertia: com ponta com núcleo ou câmbio no câmbio.

Ao criar coníferas com núcleo no câmbio, a sequência de ações inclui várias etapas.

  • Todas as agulhas são removidas do estoque, os botões são cortados nas laterais. O tamanho do galho preparado deve ser alguns centímetros maior do que o comprimento do rebento.
  • O enxerto com 7-10 cm de comprimento também é limpo de agulhas, deixando apenas 10-12 cachos perto do botão superior.
  • Imediatamente após o enxerto e o estoque estarem completamente prontos, você pode prosseguir diretamente para a enxertia. Para fazer isso, faça uma incisão no cabo com uma faca afiada de forma que passe pelo centro do caroço - deve começar sob as agulhas e terminar na parte inferior do galho.
  • No porta-enxerto com lâmina afiada, é necessário remover com cuidado um pedaço de casca retangular. O comprimento e a largura do fragmento devem corresponder aos parâmetros do corte no cabo. É necessário que o corte passe exatamente sobre a camada de câmbio.
  • Na fase de acabamento, o caule é conectado ao câmbio aberto do porta-enxerto e, em seguida, fixado com firmeza.

O método mais eficaz é a inoculação com câmbio sobre câmbio - a taxa de sobrevivência com esta abordagem é de 100%. Nesse caso, várias etapas devem ser executadas.

  • O processo axial de um ano de um estoque de pinheiro com a idade de 4-5 anos é liberado das agulhas em uma parcela de cerca de 7-10 cm.
  • No porta-enxerto e na copa, com muito cuidado, usando uma lâmina afiada, corte a casca em uma pequena tira de 5-6 cm, garantindo que a largura das tiras do porta-enxerto e da copa seja do mesmo tamanho.
  • Os locais dos cortes são conectados e amarrados firmemente.
  • O processo de fusão geralmente leva cerca de um mês. Depois que as estacas criarem raízes e crescerem, o enrolamento pode ser removido. Em seguida, usando uma tesoura de jardim, corte o topo do broto no primeiro verticilo e o topo do broto axial no novo. Isso ajuda a aumentar o crescimento do descendente. No futuro, dentro de 3 anos, todos os verticilos do porta-enxerto deverão ser removidos.

Reprodução por estacas

O pinho pode ser propagado mesmo com uma estaca - um pequeno galho. Este processo é muito lento, mas o resultado final certamente agradará a todas as coníferas.

Um método de criação semelhante pertence a assexual. Isso significa que durante o cultivo de uma éfedra jovem, novas variações de genes não serão formadas e a planta resultante será completamente idêntica à mãe.

A propagação por estacas é geralmente realizada em junho-julho.... Nesse período, os ramos estarão suficientemente formados, mas ao mesmo tempo ainda não sairão do estágio de crescimento ativo. Devido às longas horas de luz do dia, as mudas têm tempo para enraizar completamente. Em regiões com climas quentes, o pinheiro pode ser propagado mais cedo dessa forma. Mas, no inverno, essas obras não vão levar ao sucesso, já que as horas de luz do dia são curtas e durante esse período as mudas simplesmente não têm tempo para se abastecer de luz natural. O enraizamento será muito lento, embora a iluminação artificial possa ser uma boa solução para esse problema.

Não é difícil crescer um pinheiro a partir de um galho. Para fazer isso, você deve encontrar um pinheiro bravo e cortar um galho jovem dele. Quanto mais jovem for, mais cedo aparecerão as primeiras raízes.

O galho é removido com tesouras de poda, o comprimento do processo não deve ultrapassar 9-10 cm.

Ao se propagar por ramos, a taxa de emergência da raiz é amplamente determinada pela composição e estrutura do solo. Quanto mais fértil for o substrato, mais ativa é a formação do sistema radicular. É melhor usar uma mistura de areia e turfa, ingerida em quantidades iguais. Como drenagem, turfa grossa ou casca podre de coníferas podem ser adicionadas ao substrato preparado. É aconselhável adicionar um pouco de perlita - vai proporcionar aeração e facilitar o fluxo de oxigênio para as raízes.

A turfa contém um grande número de vários microorganismos, embora alguns deles não afetem da melhor maneira o estado da árvore, portanto, o solo preparado deve ser desinfetado primeiro. Para fazer isso, ele pode ser calcinado ou tratado com uma solução clara de permanganato de potássio.

Imediatamente antes do enraizamento, as estacas devem ser tratadas com "Kornevin" ou qualquer outro estimulante da formação de raízes. Quanto mais lignificado for o rebento, mais saturada será a solução de que você precisará.

É melhor usar uma estrutura de madeira ou uma estufa como recipiente de plantio. Em ambos os casos, a futura muda deve ser coberta com um filme.

Lembre-se de que, ao criar pinheiros com brotos, em nenhum caso se deve plantar um galho imediatamente em campo aberto - isso terá o efeito mais desfavorável na formação das raízes e na sobrevivência da planta como um todo. A sequência de ações para o enraizamento de estacas é a seguinte:

  • o recipiente preparado deve ser preenchido com a mistura de solo e umedecido;
  • usando qualquer objeto sólido no solo, faça uma depressão e coloque um galho nela;
  • a camada superior do solo deve ser triturada e compactada;
  • para evitar o aparecimento de apodrecimento, o local de aterragem deve ser pulverizado adicionalmente com uma solução de um preparado fungicida.

Os ramos em germinação preferem sombra parcial, por isso precisam ser protegidos da luz solar intensa. Regue a muda conforme necessário e com moderação. Os brotos precisam de um fluxo constante de água, mas se for mais do que o necessário, o sistema radicular simplesmente apodrecerá. O filme deve ser retirado de vez em quando para que as mudas sejam ventiladas. Normalmente, as raízes maduras começam a se formar após 4 semanas, o processo geral de enraizamento leva de 2 a 4 meses.

Depois de um ano, os galhos com raízes tornam-se adequados para o transplante em terreno aberto. Quanto mais poderoso e forte for o sistema radicular neste momento, maior será a probabilidade de a planta se enraizar no solo e começar a crescer ativamente.

É melhor escolher locais sombreados para o plantio, mas é melhor evitar sombra total. O solo deve ser franco-arenoso com baixa acidez. O plantio é melhor feito na primavera em um dia nublado, mas quente.

Para começar, você deve preparar um poço de pouso com cerca de 1 m de profundidade, a largura do buraco deve ser 2-3 vezes o diâmetro do coma de terra. O fundo é acertado com argila expandida, seixos ou qualquer outra drenagem com uma camada de 10-15 cm.Em seguida, a cova é preenchida com uma mistura de areia de rio e solo de turfa na proporção de 3 para 1, uma muda é colocada ali, borrifada com a mistura de solo, compactada e regada.

No final do trabalho, a área próxima ao tronco deve ser coberta com cobertura morta.

    Este método é mais adequado para jardineiros inexperientes - não requer conhecimentos e habilidades especiais para trabalhar com plantas.

    Cultivar um pinheiro em casa é fácil. Mesmo assim, independentemente do método que usar, esteja preparado para o fato de que só poderá obter uma nova árvore dentro de alguns anos. Se você não tem muita paciência, é melhor comprar uma muda pronta em qualquer viveiro.

    Para obter informações sobre as características da reprodução do pinheiro, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário