Como fazer pinho nivaki?

Contente
  1. Características de formação
  2. Instruções passo a passo
  3. Exemplos em paisagismo

A popularidade do estilo japonês na jardinagem está crescendo continuamente. Uma característica dessa direção é o uso de ingredientes exclusivamente naturais - árvores, arbustos, além de areia e pedras. As coníferas tosadas ocupam um lugar especial na formação da paisagem japonesa. São cultivadas em plantio único ou em pequenos grupos, e as copas ganham formas muito originais.

Características de formação

É muito difícil conseguir uma coroa incomum de coníferas. A arte de sua criação foi chamada de "nivaki". Quem planeja implementar o conceito de cultura japonesa em seu jardim deve saber que nem todas as plantas japonesas podem criar raízes em nossa zona climática. Portanto, os especialistas aconselham em busca de inspiração em sua natureza nativa. Claro, a bétula não é inteiramente apropriada para jardins japoneses, mas o pinho comum pode servir.

Para que a copa de uma conífera obtenha a forma desejada, seu crescimento deve ser mantido sob controle.

Três técnicas são usadas para isso.

  • Desbaste. Nesse caso, os ramos da copa são total ou parcialmente cortados, impedindo que ela tome a forma desejada.

  • Cobertura. Os rebentos jovens de uma árvore conífera têm geralmente a forma de velas e têm vários centímetros de comprimento, que posteriormente se abrem. Se você beliscar? nessa vela, as agulhas começarão a crescer não para cima, mas para os lados, tornando a coroa perene ainda mais espessa.

  • Alongamento. Algumas semanas após o aparecimento, os ramos podem assumir qualquer nova forma. Para isso, é necessário dobrá-los, dar a forma desejada e fixá-los. Desta forma, as agulhas podem ter um aspecto atípico sem cortar ou danificar os ramos.

Antes de formar o nivaki de pinheiro jovem, você deve entender claramente o quanto ele crescerá em 5 a 10 anos. A poda, assim como a pinça, nunca passa despercebida para uma planta - ela deve redirecionar todas as suas substâncias benéficas para algum lugar. O encurtamento dos ramos leva ao rápido crescimento dos rebentos remanescentes e ao aparecimento de um grande número de velas jovens. Portanto, o procedimento de moldagem torna-se cada vez mais complicado e trabalhoso a cada ano, e a inibição excessiva do crescimento leva ao enfraquecimento da imunidade da árvore.

Para manter a saúde do pinheiro, os locais de corte devem ser desinfetados sem falhas. O princípio de processamento neste caso é o mesmo que para outras culturas. Se você não tiver uma solução especializada, pode simplesmente umedecer a ferramenta de corte com álcool comum. E aqui ramos devem ser tratados com "Zircon", "Epin" ou outro estimulante de crescimento. Na primavera e no outono, os ramos devem ser pulverizados com soluções fungicidas que evitam o desenvolvimento de infecções fúngicas.

Instruções passo a passo

Você pode começar a criar nivaki de 6 a 7 anos após plantar um pinheiro. No início, a árvore não tem tantos galhos, portanto, não é necessário beliscar e podar nesta fase. A principal tarefa nesta fase é consertar os ramos para obter a forma desejada.

Conforme a planta cresce, outras técnicas são conectadas. Ao formar um nivaki clássico, certas ações devem ser realizadas.

  • Deixe o número necessário de ramificações em cada camada. Os japoneses afirmam que seu número deve ser necessariamente ímpar - de preferência 3 ou 5.

  • Afine o crescimento perto da base do tronco em torno de todo o perímetro. Apenas os brotos externos devem ser deixados, a vela central é cortada e o resto é ligeiramente beliscado.

Como resultado de todas as manipulações, o galho deve ter a forma de um triângulo, fixado em um plano horizontal.

Dica: para iniciantes no arranjo de jardins japoneses com as próprias mãos, é aconselhável primeiro familiarizar-se com as master classes de jardineiros experientes. Eles contam em detalhes sobre os populares esquemas nivaki e as complexidades de seu design.

Conforme a planta cresce, a formação de nivaka continua. No estágio seguinte, apenas os brotos mais fortes e bem iluminados são deixados na árvore adulta. Eles são fixos e curvados para que correspondam às idéias sobre o resultado de todas as ações.

Conforme a planta cresce, o número de ramos aumenta. - eles precisam ser cortados e, a cada ano, isso precisa ser feito com mais e mais frequência. No entanto, neste caso, é muito importante combinar adequadamente o pinheiro com o resto das árvores que crescem nas proximidades. Eles podem tirar nutrientes e raios de sol dela. Mesmo com o menor desequilíbrio, a forma da coroa muda, e então terá que ser aparada com um podador.

Um pinheiro da montanha apresenta muitas surpresas para os amantes de nivaki. O fato é que na planície começa a crescer muito rápido - tanto que os donos dos lotes costumam querer cortar quase todos os galhos de uma só vez. Isso não pode ser feito. Nesse caso, os processos metabólicos da árvore são interrompidos e a planta morre rapidamente.

Se você precisar cortar muitos galhos, é melhor estender esse processo por vários anos. Se você exagerou, logo um crescimento jovem aparecerá no tronco. Você não precisa cortá-los, deixe a árvore sozinha por várias temporadas, ela deve se recuperar sozinha.

Lembre-se: em breve haverá tantas agulhas que você terá que pentear.

Com o início do tempo frio, algumas das agulhas morrem. Se não forem removidos, eles se tornarão uma fonte de problemas para toda a planta. As agulhas são coletadas em um substrato sob o pinheiro, após o qual são queimadas.

Exemplos em paisagismo

Uma imagem muito bonita pode ser obtida dando uma forma esférica a um pinheiro comum. Como muitas outras árvores, ela cresce em linha reta e sua copa tradicional é como um cone. Para para tornar o pinheiro esférico, os rebentos jovens são bastante encurtados - isto permitirá que a árvore cresça em largura.

No entanto, se desejado, outros cortes de cabelo podem ser feitos no pinheiro para dar formas curvas e complexas.

Para informações sobre como fazer pinho nivaki, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário