Pine: como é e quantos anos vive, prós e contras
Entre as coníferas mais conhecidas e reconhecíveis, um lugar especial é ocupado pelo pinheiro, que encontrou a sua aplicação não só na paisagem e na fauna, mas também na decoração tradicional de uma casa nas vésperas da celebração do Ano Novo. A cultura se destaca pelas qualidades decorativas, assim como pelas características relacionadas à tecnologia agrícola.
Descrição
Este tipo de planta perene em muitas culturas atua como um símbolo de imortalidade e vitalidade. Nossos ancestrais consideravam esta árvore mágica; em muitas crenças pagãs, galhos de pinheiro eram considerados amuletos. A origem do nome da árvore está diretamente relacionada a várias palavras latinas - pin e pix, que literalmente significam "rocha" ou "crescendo sobre rochas", bem como "resina".
Um grande número de espécies e variedades de pinheiros são cultivadas em todo o mundo, no nosso país a planta é representada principalmente pelo pinheiro silvestre, que se encontra não só no norte, mas também nas regiões sul.
Os pinheiros adaptam-se bem a vários tipos de solo, pelo que podem crescer em regiões quentes e de clima árido, em zonas montanhosas, em terrenos pantanosos, bem como na cidade.
A cultura pertence a plantas amantes da luz, como evidenciado pelas características de sua estrutura - o tronco de uma árvore pode alongar-se muito, à luz do qual a copa muitas vezes assume a forma de um mastro. Em terreno plano, é possível encontrar árvores com galhos espalhados, com copas bizarras e curvas. As agulhas do pinheiro têm uma cor azulada com uma cor verde dominante, enquanto a cor da casca da árvore é castanha-avermelhada, em algumas variedades o tronco é acobreado. As agulhas nos galhos são coletadas em um grupo de 2 a 5 peças. As características da cor das agulhas, bem como o número de agulhas no cacho, ajudam a distinguir um tipo de pinho do outro.
A madeira tem um valor especial, pelo que é solicitada. Terá uma cor amarelada devido à presença de grande quantidade de resinas. O período de floração dos pinheiros cai no início do verão - maio-junho, porém, o tempo pode mudar em uma direção ou outra, dependendo das características do clima na região de seu crescimento. As pinhas secam após a floração, liberando sementes aladas, que no futuro, em condições favoráveis, se transformarão em jovens safras de coníferas. Cones, seiva, agulhas de pinheiro e resina são usados na medicina popular.
Em geral, cada parte da cultura perene encontrou sua aplicação na produção, medicina popular, culinária, etc.
Características do sistema raiz
O sistema radicular do pinheiro destaca-se pela sua plasticidade. Agora existe uma certa classificação das raízes da efedrina, segundo a qual as árvores são divididas em 3 grupos.
- Culturas com raízes poderosas. Nas coníferas desta categoria, o núcleo passará a ser o componente principal, a partir do qual já está ocorrendo o desenvolvimento e a ramificação das raízes laterais. Normalmente, esse tipo de planta é encontrado em solo leve e bem drenado. Os ramos laterais são notáveis por sua disposição paralela no solo em relação à superfície.
- Pinheiros com sistema radicular mal expresso. Nessas coníferas, todas as raízes terão comprimento mínimo, a ramificação também será insignificante. As condições mais adequadas para o desenvolvimento de raízes desse tipo serão áreas pantanosas, bem como áreas com alta umidade do solo.
- Plantas com rizoma raso. O sistema radicular, que exteriormente se assemelha a uma esponja de raiz ou escova, é bastante desenvolvido. Culturas com essa estrutura de raízes geralmente criam raízes em solos densos, em locais onde a profundidade do lençol freático é rasa.
A diversidade da estrutura do sistema radicular dos pinheiros permite evidenciar a peculiaridade de tal cultura em adaptar a sua parte subterrânea às características individuais do tipo de solo onde se enraizou.
Graças a esta nuance, os pinheiros podem ser classificados entre as culturas de coníferas universais com alta taxa de sobrevivência e capacidade de se adaptar rapidamente a qualquer característica do local de plantio.
Além disso, entre as qualidades notáveis do sistema radicular, é importante notar o seu desenvolvimento apenas sob a condição de que a temperatura do ar seja de pelo menos + 3C. Usualmente, em um pinheiro saudável, a haste pode ir 2-3 metros no solo, enquanto os rebentos laterais podem aumentar de tamanho até 8-10 metros.
Altura
Visto que existem cerca de uma centena de variedades de pinheiros na natureza, a maioria das quais se desenvolve bem em latitudes domésticas, a gradação de tamanho das coníferas será bastante significativa. Porém, entre as espécies e variedades mais comuns, vale destacar as mais procuradas:
- Pinheiro silvestre - a altura da árvore pode atingir os 40 metros;
- Pinho coreano - 40-50 metros;
- Pinheiro da Crimeia - em média, a cultura cresce até 30 metros;
- Pinho Weymouth - seu tamanho pode chegar a 40-50 metros.
Os grandes produtores são populares em termos de vegetação urbana, bem como para enraizar em plantações florestais e viveiros, no entanto, os criadores criaram muitas espécies de pinheiros anões ou de crescimento lento. A altura máxima dessas safras baixas às vezes não chega a meio metro, além disso, as plantas pequenas são notáveis pelo crescimento médio mínimo por temporada.
Há quantos anos está crescendo?
Em alguns casos, ao comprar uma muda de pinheiro, pode ser bastante difícil determinar a idade da planta, por isso é importante saber o ciclo de vida aproximado da éfedra, bem como a taxa média de crescimento anual em plantas ornamentais e silvestres. variedades em crescimento. Foi estabelecido que em 1 ano a cultura plantada não acrescenta mais de 6 centímetros de altura, no entanto, o estímulo adicional do jardineiro ajudará a dobrar esses indicadores. Isso pode ser conseguido satisfazendo as necessidades de luz do pinheiro, bem como garantindo o livre desenvolvimento da cultura no local, sem a vizinhança indesejada de ervas daninhas ou arbustos sombreados.
Nos primeiros 2 anos após o enraizamento, o sistema radicular das mudas de éfedra também crescerá em um ritmo bastante lento.
O pinheiro escocês e outros tipos de pinheiros altos depois dos cinco anos de idade e até atingirem os 10 anos de idade podem aumentar seu crescimento em 20-60 centímetros a cada mês. Variedades decorativas anãs não mostram tal aumento nos anos subsequentes, como regra, podem aumentar de 2 a 10 centímetros por ano. Algumas culturas no gramado com mais de 10 anos são capazes de crescer 1 metro por ano. Por volta dos 30-50 anos, as taxas de crescimento e os estágios de desenvolvimento diminuem, mas apenas em termos de tamanho e altura.
Além disso, a cultura começa a se desenvolver em largura, aumentando o diâmetro da coroa, bem como aumentando a espessura do tronco. São essas características que devem ser levadas em consideração ao planejar o plantio de pinheiros em seu local. Uma vez que a escolha errada de uma espécie ou variedade no futuro resultará na presença de uma planta gigante no jardim, todo o apelo decorativo da qual, no que diz respeito às agulhas, estará concentrado no topo.
Quantas vidas e como determinar a idade?
Em média, com os devidos cuidados, um pinheiro pode crescer em um local de 100 a 300 anos, porém, entre as culturas perenes também existem centenários que podem crescer em um local por cerca de 1000 anos. Observa-se que o rápido ritmo de desenvolvimento da éfedra determina sua longa vida útil.
Muitas vezes surge a questão sobre a determinação da idade do pinheiro. Vai ser muito difícil resolver esse problema, principalmente se não houver informações sobre o plantio de uma bela floresta.
Se o tempo de vida depender diretamente da variedade e do tipo de cultivo, então será possível determinar a idade do pinheiro pela largura do tronco, porém, este método apresenta um grave erro no resultado final.
Existe uma maneira mais eficaz e precisa de determinar a idade: contar espirais ou fileiras de galhos em uma árvore. Assim, a presença de erros será improvável, uma vez que é nas coníferas que os ramos formam filas regulares e simétricas. Você também pode descobrir a idade do pinheiro contando o número de anéis de crescimento no tronco da planta. A desvantagem deste método é a necessidade de um corte preliminar do pinheiro.
Uma alternativa a essa opção seria contar os anéis sem destruir a éfedra. Isso é feito retirando uma amostra de madeira com uma broca incremental.
Prós e contras de crescer
Apesar de a cultura perenifólia se apresentar numa grande espécie e variedade varietal, existem certas vantagens e desvantagens gerais da cultura do pinheiro no campo, no quintal, em locais públicos. Portanto, as vantagens de ter uma cultura perene em campo aberto incluem o seguinte.
- A principal vantagem da éfedra é seu alto apelo decorativo. Com base no tipo e na variedade, a copa de um pinheiro pode assumir várias formas, desde aberturas e ovóides até em forma de guarda-chuva em forma de gancho, rastejante e fofa. Além disso, a variedade de cores dos pinheiros fala a favor da atratividade decorativa, portanto, um projeto paisagístico bem planejado transformará um terreno com pinheiro em fonte de prazer estético.
- A variedade de espécies permitirá criar em campo aberto não apenas composições únicas clássicas de vários pinheiros, mas também variações intrincadas de plantações em grupo com formas bizarras.
- As coníferas são notáveis por serem pouco exigentes com o tipo de solo do local, portanto, não são necessários preparativos completos antes do plantio de uma muda ou de uma muda de pinheiro.
- Também vale a pena notar a pouca exigência do pinho em termos de cuidado, que permite cultivar uma árvore mesmo com o mínimo de trabalho por parte do jardineiro.
- Os pinheiros são culturas resistentes à geada, portanto, são adequadas para enraizar em regiões com clima adverso. As safras resistem a flutuações de temperatura, geadas e quedas de neve freqüentes, o que será especialmente relevante para os invernos russos.
- As culturas perenes têm a capacidade de purificar o ar graças a substâncias especiais - fitoncidas, que liberam na atmosfera. Além disso, o aroma de resinas e agulhas tem um efeito benéfico no trato respiratório e no sistema nervoso humano.
No entanto, com todas as vantagens, os pinheiros têm desvantagens. As desvantagens de cultivar safras de coníferas incluem esses momentos.
- Os pinheiros são muito sensíveis à qualidade do ar na área onde crescem. Portanto, uma atmosfera excessivamente poluída terá um efeito extremamente negativo na aparência da árvore, bem como na sua longevidade, mesmo que a planta seja considerada jovem. Ao enraizar perto de grandes rodovias, as agulhas começam a amarelar e murchar.
- As grandes colheitas ocupam cada vez mais espaço à medida que crescem e também formam uma sombra bastante densa que impede o crescimento de colheitas que não são tolerantes à sombra.
Tipos e variedades
Hoje, um grande número de variedades e tipos de pinheiros são conhecidos, e também cultivados ativamente, entre eles os seguintes são especialmente procurados.
Pinho silvestre
Na natureza, é mais freqüentemente encontrado na Europa e na Ásia. Gigantes reais entre os representantes desta espécie podem ser encontrados nas costas da costa do Báltico.
A altura das árvores varia entre 20-40 metros com um diâmetro de tronco de cerca de 1-1,5 metros. A árvore tem tronco ereto, a casca é marrom-acinzentada e fendas profundas.
A parte superior do tronco e os ramos são castanho-avermelhados. O pinheiro escocês parece atraente mesmo em tenra idade, quando a forma de sua copa lembra o contorno de um cone. Posteriormente, os ramos assumem uma posição horizontal e a copa torna-se mais larga. A madeira de pinheiro silvestre é uma espécie valiosa. A espécie é representada pelas seguintes variedades:
- Alba Picta;
- Albyns;
- Aurea;
- Bonna, etc.
A cultura cresce até a marca dos 40 metros, porém, a maioria delas são plantas de altura média - 20-25 metros. A árvore se destaca por seus galhos grossos e copa exuberante com muitas copas. O tronco da árvore será reto com uma casca cinza. As agulhas da planta são representadas por agulhas longas e macias, pintadas de verde profundo. A cultura amadurece perto dos 60 anos, nessa idade os cones em forma de ovo começam a se formar na árvore.
Pinheiro do pântano
Árvore de grande porte que pode crescer até 45-50 metros, o diâmetro do tronco da cultura também se destaca pelo tamanho, às vezes chegando a 2 metros.
Uma característica distintiva do pinho são as suas agulhas verde-amareladas, cujas agulhas podem crescer até 45 centímetros de comprimento.
O pinheiro de coníferas longas se destaca pela resistência ao fogo, sendo mais comum no sul da América do Norte, no Texas.
Pinheiro de Montezuma
A cultura cresce até 30 metros, enquanto as agulhas podem ter 30 centímetros de comprimento. A cor das agulhas é verde-acinzentada, as agulhas estão agrupadas. É também denominado pinho branco. Na maioria das vezes, essa árvore é encontrada na Guatemala e na América. No entanto, essa cultura é perfeitamente possível de crescer em gramados e parcelas como ornamental. Além do apelo visual, o pinho branco é valorizado pela capacidade de colher frutos - nozes comestíveis.
Pinheiro anão
A planta pertence às variedades baixas da conífera do tipo arbusto perene, a planta é notável por seus ramos espalhados e um arranjo semelhante de agulhas.
O pinheiro pode ter uma copa parecida com uma árvore, em forma de tigela ou rastejante, em média, o tamanho da árvore é de cerca de 4-8 metros.
A cor das agulhas é verde-acinzentada, os cones amadurecem pequenos, têm forma ovóide. Entre as variedades populares de agulhas, vale destacar Glauca, Chlorocarpa, Dwarf, etc.
Pinho da Criméia
Uma planta perene alta com uma coroa piramidal, que na velhice assume a aparência de um guarda-chuva. As agulhas da cultura atingem 12 centímetros de comprimento, enquanto os cones são de cor marrom e o tamanho não é inferior ao comprimento das agulhas. Esta espécie está listada no Livro Vermelho. Uma árvore selvagem pode ser encontrada no Cáucaso e na Crimeia. Além disso, uma sebe é criada a partir de uma valiosa éfedra; o pinheiro é usado para ajardinar e organizar um cinturão de proteção florestal.
Pinheiro da montanha
Um arbusto semelhante a uma árvore com uma copa de vários ramos. As agulhas são notáveis por sua forma retorcida, pintada em uma cor verde profundo. Em comprimento atinge valores médios - 4-5 centímetros. A madeira tem uma cor castanho-avermelhada e é de particular valor para a marcenaria. Algumas partes da jovem éfedra são procuradas na cosmetologia. Na natureza, a planta pode ser encontrada na Europa Central, além disso, a espécie é ativamente utilizada no projeto paisagístico, as mudas são cultivadas em viveiros e em casa. Dentre as variedades populares de agulhas, vale destacar "Gnome", "Winter Gold", "Pumilio" e outras.
Pinho branco
A cultura destaca-se pela sua casca lisa e leve, podendo crescer com tronco reto ou sinuoso até 20-25 metros.
Nas coníferas jovens, a copa tem formato cônico, mas no processo de crescimento torna-se redonda.
As agulhas crescem em comprimento de 3 a 7 centímetros. O pinheiro frutifica com sementes comestíveis, que são consumidas ativamente pelos animais da floresta.
Pinheiro do Himalaia
Uma grande cultura que é utilizada no paisagismo em todo o mundo. Em média, uma árvore cresce até 30-50 metros. Na natureza, ele pode ser encontrado no Afeganistão e na China. Entre as variedades mais populares estarão as seguintes culturas:
- Densa Hill;
- Nana;
- Zebrina.
- italiano.
Uma árvore atraente, crescendo até 20-30 metros, tem uma pequena copa com agulhas verde-escuras. As agulhas crescem até 15 centímetros, os cones têm forma arredondada, as sementes são utilizadas ativamente na culinária. A cultura é cultivada ao ar livre e também encontrou seu caminho na arte do bonsai. Hoje o pinheiro é cultivado em todo o mundo.
Pinheiro negro
A planta pode ser encontrada no Mediterrâneo, bem como na Argélia ou Marrocos. A árvore desenvolve-se até 20-55 metros.
Em colheitas jovens, a copa terá uma forma piramidal, que muda para a forma de guarda-chuva com a idade.
O comprimento das agulhas é médio - de 9 a 14 centímetros, podendo ter uma superfície variada - fosca ou brilhante. A espécie é ativamente utilizada no paisagismo. Entre as variedades populares, vale destacar "Pyramidalis", "Bambino", "Áustria".
Weymouth Pine
Encontrado na América do Norte, em algumas províncias do Canadá. A árvore se desenvolve com um tronco reto, cujo diâmetro pode chegar a 120 centímetros. A cultura de coníferas pode crescer em tamanhos de até 67 metros, a copa inicialmente tem o formato de um cone, com o tempo torna-se redonda. Na tonalidade da cor da casca, há um esquema de cores roxas, o comprimento das agulhas é de 6 a 10 centímetros. A madeira de pinho encontrou o seu uso na construção. Variedades populares da cultura são Aurea, Blu Shag, Densa.
Angarsk
Na natureza, a cultura é mais frequentemente encontrada na Sibéria, além disso, as plantações de coníferas de floresta natural são encontradas no Território de Krasnoyarsk e na Região de Irkutsk.
A árvore cresce em tamanho até 50 metros, com um tronco de circunferência de 200 centímetros.
A coroa é piramidal com uma coroa pontiaguda, sendo notável a cor das agulhas, que tem uma tonalidade cinza-prata.
Seleção de assento
Atendendo ao facto de hoje se cultivar um grande número de espécies e variedades de pinheiros, a escolha do local será feita em função das características de cada cultura, em particular, se trata do tamanho de uma árvore jovem e adulta. Para os pinheiros gigantes, vale a pena selecionar com antecedência grandes áreas onde a beleza das coníferas crescerá de forma independente ou com plantas que se desenvolvem bem à sombra.
O requisito geral de um lugar para todos os pinheiros é uma área ensolarada. No entanto, nas primeiras temporadas após o enraizamento da éfedra no jardim, o dono da lavoura deve ser capaz de sombrear a muda jovem. Você pode recorrer à opção de que as safras jovens são naturalmente sombreadas na natureza - devido à proximidade de outras plantas mais altas.
Como plantar?
A idade ideal para as mudas que podem ser enraizadas em terreno aberto será de 3 a 5 anos, enquanto a maioria dos jardineiros concorda que é mais correto adquirir safras jovens para o plantio com sistema de raiz fechada, já que até mesmo um achado mínimo de rizoma ao ar livre levará à perda de vitalidade. A cultura que você gosta deve ser adquirida exclusivamente em viveiros especializados.
Imediatamente antes do enraizamento, o pinheiro deve ser mantido na água por algum tempo sem retirar a árvore do recipiente ou vaso.
A primavera é a época certa para uma cultura perene criar raízes.Os pinheiros são geralmente plantados no final de abril ou nas primeiras semanas de maio. O plantio de safras no outono também é comum, caso em que o trabalho de plantio cai no final de agosto - início de setembro.
Para enraizar o pinheiro, você precisará cavar um buraco, cuja profundidade será de pelo menos um metro. Se a cultura criar raízes em solo pesado, uma camada de drenagem de pelo menos 20 centímetros deve primeiro ser colocada no fundo. Tijolo quebrado ou argila expandida será um material adequado para isso, o material selecionado deve ser combinado com areia. Para preencher o poço, você também deve preparar um substrato nutritivo com antecedência. A mistura de solo ideal para o plantio de pinheiro será uma composição baseada em:
- argila;
- areia;
- turf land.
Um componente adicional à mistura de solo para pinho será "Kemir-universal" ou "Nitrofoska", que exigirá 100 ou 50 gramas. A cal apagada é adicionada ao solo com alta acidez para normalizar seu desempenho. O algoritmo de plantio de pinheiros é o seguinte.
- Parte da mistura de solo preparada deve ser despejada sobre a camada de drenagem por cima. Coloque uma muda no centro do buraco sem recipiente para armazenamento temporário, mas junto com uma massa de barro ao redor do rizoma.
- Em seguida, preencha os vazios formados com a terra restante, camada por camada, compactando o solo no processo.
- Quando a planta estiver plantada e todo o terreno estiver no buraco, você precisará regar a plantação. Para fazer isso, pelo menos 20 litros de água são despejados no círculo próximo ao tronco. Depois que todo o líquido foi absorvido pelo solo, você precisa verificar a localização do colar da raiz da éfedra acima do nível do solo.
Se várias culturas forem plantadas no mesmo local, a distância entre os pinheiros deve ser de pelo menos 4 metros. Para espécies anãs, a distância pode ser da ordem de 150 centímetros.
Como cuidar?
O cultivo de pinheiros em campo aberto exige que o jardineiro execute uma série de atividades obrigatórias.
Rega
A cultura é resistente à seca, então a árvore será suficiente para a vida de precipitação natural. Mas os pinheiros jovens na idade de 1-3 anos precisam de abundante rega no outono após o final da queda das folhas. A estagnação da água no solo deve ser evitada. Como regra, uma árvore exigirá cerca de 1-2 baldes de água.
Top curativo
Os primeiros 2-3 anos são muito importantes para uma cultura perene, portanto, durante este período, é recomendado fertilizar adicionalmente as agulhas, introduzindo a fertilização universal. Normalmente, esse trabalho é realizado uma vez por ano, usando composições minerais complexas introduzidas no círculo próximo ao tronco.
A dosagem ideal para alimentar as agulhas é de 40 gramas por 1 metro quadrado de área.
Nos anos seguintes, graças à serapilheira de coníferas, não haverá mais necessidade de alimentar o pinheiro, pois a matéria orgânica se acumula naturalmente no solo, o que será suficiente para o desenvolvimento normal da cultura. É por isso que não haverá necessidade de retirar as agulhas do círculo do tronco.
Poda
Os pinheiros não precisam de poda, portanto, tais manipulações com a copa são extremamente raras. Porém, alguns jardineiros, para deixar a copa exuberante e seu crescimento não tão rápido, recorrem à opção de quebrar os rebentos, retirando um terço do seu tamanho.
Preparando-se para o inverno
A resistência ao gelo é uma característica distintiva de todos os tipos de pinheiros. Com o início do frio, todos os principais processos da vida em uma cultura ficam mais lentos, mas não param completamente, por isso as plantas devem ser devidamente preparadas para o inverno. Para fazer isso, os jardineiros precisarão fazer a irrigação com água, geralmente esse trabalho é realizado em meados de novembro.
Antes da introdução da umidade ao redor do círculo do tronco, é feito um despejo do solo para evitar o espalhamento do líquido por toda a área.
Um pouco antes, em setembro, o jardineiro precisará introduzir fertilizantes de fósforo-potássio para as lavouras jovens, que vão estimular a lignificação dos brotos verdes, que podem morrer de geada sem casca. Também árvores jovens exigirão a colocação de uma camada de cobertura morta no círculo do tronco... Para esses fins, você pode usar serragem.
Reprodução
Obtenha uma nova cultura de coníferas hoje terá sucesso de várias maneiras:
- vacinação;
- estacas;
- pelo método de sementes.
As duas primeiras opções são consideradas as mais produtivas, o plantio de sementes, via de regra, leva mais tempo para o desenvolvimento de uma nova planta.
Reprodução por enxerto
Este método é adequado para jardineiros com vasta experiência no cultivo de safras. A principal vantagem da enxertia é considerada a preservação de todas as características maternas inerentes à espécie ou variedade no pinheiro novo. Recomenda-se usar uma planta com pelo menos 4 anos como porta-enxerto adequado para propagação; agulhas piramidais em um tronco são adequadas. O rebento é cortado com crescimento, a idade do qual será de pelo menos um ano.
Antes da enxertia, é necessário retirar todas as agulhas do material de plantio selecionado, deixando apenas as gemas nas estacas, que ficarão concentradas na parte superior do galho.
Normalmente, a enxertia é feita no início da primavera, época em que o fluxo de seiva das lavouras está apenas começando. Você também pode usar este método de criação no meio do verão. Dependendo da época, é escolhido um rebento adequado para enxertia - na primavera o pinheiro é enxertado na parte madura da colheita na época passada, e no verão - nos rebentos do ano em curso.
Propagação por estacas
Vale a pena plantar ramos de pinheiro no outono. A essência do método é separar o material de plantio lignificado da cultura, cujo tamanho deve ser de no mínimo 8 centímetros. O comprimento máximo dos cortes será de 12 centímetros. As estacas devem ser separadas junto com uma parte da madeira do galho onde a estaca havia crescido anteriormente.
Recomenda-se a realização de trabalhos de recolha de material para criação em dias nublados. É mais correto coletar estacas dos ramos apicais laterais da parte norte da coroa. O material é separado com um instrumento cortante desinfetado, os movimentos devem ser rápidos, o material deve ser separado na direção do galho.
Antes de enraizar as estacas coletadas, elas devem ser preparadas para o plantio. Para esses fins, eles são despojados de agulhas e rebarbas. Após este trabalho, as partes recolhidas do pinheiro são imersas em água com adição de "Fundazol" ou manganês potássico. As estacas devem permanecer no líquido por pelo menos 4 horas.
Para que o galho não seque e comece a formar o sistema radicular mais rapidamente, é melhor mergulhar o caule com um lado em um estimulador de crescimento antes de enraizar. Para esses fins, você pode usar qualquer composição de loja - "Epin", "Kornevin" ou "Heteroauxin".
O algoritmo para enraizar estacas será o seguinte.
- A primeira prioridade será preparar uma mistura de solo adequada para o plantio do material. O solo ideal para as plantações jovens será terra, combinada com areia em proporções iguais.
- O plantio de estacas é realizado em encosta. Em seguida, o recipiente com as mudas deve ser coberto com um frasco de vidro ou filme transparente. Tal deve-se à atitude do pinheiro em relação à luz, bem como à necessidade de criar condições de estufa para as culturas jovens, o que constituirá um impulso para o seu futuro desenvolvimento.
O cuidado subsequente com o material plantado é reduzido à ventilação regular do recipiente, remoção da condensação das paredes.
No inverno, os recipientes com mudas costumam ser transferidos da casa para o porão, na primavera o material plantado é gradativamente acostumado ao ar puro. Para isso, os recipientes com estacas são levados para a rua. Se todas as condições descritas acima forem satisfeitas, as mudas enraizarão em 1,5-3,5 meses.
Junto com o crescimento e desenvolvimento da parte subterrânea, novos rebentos se formarão sobre eles. Um ano depois, em abril-maio, as safras jovens devem ser regadas com a adição de qualquer estimulante de crescimento ao líquido. Para a próxima safra, as lavouras já estarão prontas para enraizar em campo aberto.
Propagação de sementes
Para que esse método traga resultados, é necessário utilizar apenas sementes frescas e maduras, as lavouras em campo aberto podem não dar frutos todas as vezes, por isso a coleta de cones deve ser planejada e realizada com antecedência. Normalmente, o preparo do material de plantio é realizado em outubro ou novembro. Como mostra a prática, é nesse período que as sementes já estarão totalmente prontas para a semeadura. Os cones são coletados exclusivamente de uma árvore, na terra o material para o desenvolvimento de novas lavouras será inadequado.
Os cones recolhidos são secos dentro de casa, o que facilita muito a extração das sementes deles. Em seguida, o material coletado é colocado em potes de vidro transparente com tampa, deixando-os resfriados por 2 a 3 meses. Com o tempo, sementes aptas para semeadura são selecionadas a partir dele, para isso são imersas em água, todos os espécimes flutuantes devem ser descartados. Além disso, as sementes restantes são enviadas para estratificação, permanecendo por meia hora em manganês potássico, após o que são embebidas em um líquido limpo por um dia.
O próximo passo será misturar as sementes com areia, então tudo isso é colocado em uma meia de náilon e enviado à geladeira por 1 mês.
A semeadura é realizada em dezembro, em recipientes com solo leve e nutritivo misturado com areia de rio, uma camada de serragem é colocada no topo, distribuindo uniformemente as sementes, aprofundando um pouco no solo. Em seguida, as lavouras devem ser umedecidas e cobertas com filme. Os primeiros brotos devem aparecer na primavera. O cuidado com o material de plantio consiste em arejar e hidratar.
Doenças e pragas
O pinho frequentemente sofre de doenças fúngicas que surgem de erros na tecnologia agrícola. Dentre as doenças perigosas para as agulhas, vale destacar as seguintes.
- Ferrugem. Os sinais da doença são neoplasias na parte inferior da coroa, enquanto às vezes os ramos inferiores morrem, as agulhas caem. O combate à doença consiste em tratar a cultura com preparações à base de cobre e, para profilaxia, plantar groselhas ou groselhas perto de um pinheiro.
- Pine fiddler. A doença se manifesta pelo aparecimento de inchaço nos ramos, pintados em tons dourados. O desenvolvimento da doença leva à curvatura dos brotos, à formação de feridas e resinas na superfície. O combate à doença é feito com fungicidas comprados em lojas e fertilizantes complexos são usados para manter a imunidade da cultura. As partes afetadas do pinheiro devem ser removidas.
- Câncer de resina. A doença mais perigosa para o pinheiro, que se manifesta por rachaduras no tronco da cultura, a formação de bolhas. O tratamento é feito despojando-se das áreas afetadas, além da contaminação das feridas com solução de sulfato de cobre. Além disso, bons resultados são obtidos usando verniz de jardim misturado com fungicidas. Os brotos afetados devem ser removidos da cultura e queimados para evitar a propagação da doença.
- Necrose do córtex. Um sintoma da doença é a mudança da cor da casca para amarelo, seguida de morte, incluindo ramos. Na maioria das vezes, essa doença afeta pinheiros enfraquecidos após geadas severas. O tratamento é feito por meio de tratamento com fungicidas, remoção de áreas danificadas e neoplasias.
Dentre os insetos pragas que podem causar sérios danos ao pinheiro, vale destacar:
- pulgões;
- coníferas;
- ácaros da aranha;
- pinheiro serrote;
- bichos-da-seda;
- traça do pinheiro;
- mole mineiro;
- pinha queima e smolens;
- besouros de casca de árvore;
- barbilho.
Para reduzir o risco de ataques de pragas ao pinheiro, é recomendável observar todas as nuances relacionadas com a tecnologia agrícola, especialmente para as culturas de coníferas jovens.
Para matar insetos, a cultura é pulverizada com acaricidas e inseticidas.
Possíveis problemas
A atratividade decorativa de uma cultura de coníferas depende em grande parte do recebimento por ela de todos os oligoelementos necessários do solo. Portanto, alguns jardineiros podem enfrentar os seguintes problemas:
- o amarelecimento das agulhas pode ser causado pela falta de ferro;
- um tom púrpura avermelhado das agulhas indicará uma deficiência de fósforo;
- a falta de nitrogênio se traduzirá em taxas de crescimento mais lentas da cultura.
A introdução oportuna de qualquer tipo de revestimento superior ajudará a eliminar problemas desse tipo.
Escolher o local errado para o enraizamento do pinheiro também pode afetar negativamente a aparência e a saúde da cultura.
Isso é especialmente verdadeiro no caso do estado inadequado do ar, se a árvore crescer perto de grandes rodovias e instalações industriais. Nesse caso, o pinheiro precisará de um transplante.
Adendo
Para ter uma bela éfedra em seu site, vale a pena seguir as seguintes recomendações:
- as mudas de pinho branco chinês, "Spielberg" e outras variedades devem ser adquiridas exclusivamente em viveiros especializados;
- o material de plantio deve ser vendido apenas com sistema de raiz fechada, caso contrário o pinheiro não criará raízes no local;
- não se deve escolher árvores jovens em um viveiro de tamanhos muito grandes, pois o risco de que tal cultura não seja capaz de se adaptar às novas condições é muito alto.
O que plantar debaixo de um pinheiro?
Uma cultura perene terá uma boa aparência e prosperará com lindas flores, gramíneas, arbustos e grãos. Entre eles, vale destacar:
- grama de junco;
- cevada guará;
- centeio;
- colheitas floridas da família Liliev;
- lírios do vale;
- sinos;
- phlox;
- lingonberries;
- morangos;
- zimbro;
- rododendro;
- Eric.
Exemplos em paisagismo
Devido à alta atratividade decorativa do pinheiro, mesmo as variedades em miniatura plantadas em vasos irão complementar harmoniosamente a composição perene que está sendo criada em campo aberto.
Os pinheiros combinam-se perfeitamente não só com culturas perenes, mas também com flores, que juntas criam um atraente e suculento contraste de tons no quintal.
Pinheiros grandes com troncos curvados em uma forma bizarra se tornarão um verdadeiro orgulho e adorno de qualquer projeto paisagístico quando plantados juntos ou sozinhos.
Para plantar e cuidar de um pinheiro, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.