Como um pinheiro floresce?
O pinho pertence às gimnospermas, como todas as coníferas, portanto não possui flores e, de fato, não pode florescer, ao contrário das plantas com flores. Se, claro, esse fenômeno é percebido como estamos acostumados a ver na primavera em nossas ruas e jardins. Porém, mesmo em trabalhos científicos, o próprio processo de despertar para a vida após o inverno nas coníferas, acompanhado da formação das formações genitais masculinas e femininas, seguida da polinização e da concepção, nada mais é denominado do que floração. Portanto, vamos chamá-lo do mesmo conceito simples para nós.
Características de floração
As inflorescências masculinas do pinheiro são mais como espiguetas, e as inflorescências femininas são mais como pequenas saliências. Para falar a verdade, sua cor é bastante simples, indefinida: as espigas têm um amarelo desbotado e os cones têm o mesmo tom claro, mas apenas um tom rosado. Além disso, nem uma nem a outra flor cheiram a nada. Mas eles não precisam disso, já que os cones são polinizados pelo vento, e não por insetos. A natureza não é dada para atrair ninguém com sua aparência ou cheiro brilhante.
Quase todos os tipos de pinheiros comuns na Rússia (comum, siberiano, montanha, cedro, preto, angara, da Crimeia e outros) têm cones e espiguetas semelhantes. E o processo de floração em si é o mesmo. De acordo com os dados mais recentes, a composição de espécies de pinheiros inclui 124 variedades. O florescimento de um pinheiro é especialmente notável nos casos em que há uma grande abundância de inflorescências masculinas - elas se parecem com velas acesas nos galhos. Mas essa abundância não acontece com tanta frequência. Entre as inflorescências femininas, também são frequentemente encontrados exemplares de beleza incomum.
Aliás, os botões-inflorescências têm sabor agradável e são muito úteis, pois são ricos em vitaminas.
Onde estão localizadas as inflorescências?
A natureza parece ter previsto tudo. Aqui, também, ela se destacou: ele arranjou inflorescências masculinas e femininas de pinheiro de uma forma incrível - em ramos diferentes... Além disso, ela forneceu uma oportunidade para a polinização livre, abriu o caminho para o pólen, colocando tanto espiguetas masculinas quanto cones femininos na ponta dos galhos. Nesse caso, as agulhas não podem interferir na movimentação do pólen.
Período de floração
Até mesmo o período de floração das coníferas, incluindo o pinheiro, ocorre em uma época em que as árvores decíduas ainda não abriram suas folhas após o inverno. Ou seja, opera o mesmo mecanismo de equilíbrio natural - nada deve interferir no andamento favorável do processo de polinização das coníferas.
As flechas de flores em um pinheiro aparecem já no segundo ou no início da terceira década de abril - no meio da primavera. Eles começam a florescer, dependendo da área de cultivo: na Sibéria e nas regiões do norte da parte europeia do nosso país, mais frequentemente no início de junho, na zona média - depois de 20 de maio, e ainda mais cedo nas regiões do sul.
Em qualquer caso, não haverá floração até que o ar aqueça até 20 graus.
E se o tempo estiver frio, a floração pode se arrastar até o final de junho. Em Yakutia, a floração de um pinheiro também pode capturar o início de julho, porém, começa muito depois de maio.
As inflorescências-espiguetas masculinas são, na verdade, uma formação que consiste em cones em miniatura. Cada um desses cones masculinos tem os chamados sacos polínicos na parte inferior das escamas, onde o pólen amadurece. Nos cones femininos - também em escamas - existem botões de sementes ou óvulos.
Pela força do vento, o pólen é transportado por longas distâncias e, caindo nas escamas das sementes femininas, gruda-se a elas por meio de resina.Além disso, o processo de fertilização ocorre, dando origem a uma nova vida - o embrião e a semente.
Deve-se notar que a polinização em pinheiros é muito rápida. Com vento suficientemente forte nas florestas de coníferas, nuvens inteiras de poeira amarela podem ser vistas, e depois da chuva todas as poças são cobertas por uma camada amarela de pólen. Outras testemunhas oculares ignorantes de tais fenômenos às vezes pensam que a floresta foi coberta por algum tipo de emissão química de indústrias próximas. E isso é apenas pólen seguro de árvores coníferas.
Quase todos os pinheiros florescem a cada primavera. E, pela primeira vez, podem florescer em idades muito diferentes e, mesmo dentro da mesma variedade, a diferença pode chegar a 20 anos. Tudo depende das condições de cultivo. Por exemplo, O pinheiro silvestre em local cultivado começa a dar frutos por volta dos 15 anos de idade... Mas se ela cresce em condições restritas, por exemplo, as plantações ficam mais grossas, então na primeira vez ela vai dar frutos não antes de 25, ou mesmo de 40 anos.
Isso também é influenciado por outras condições de cultivo: solo, umidade, temperatura.
Em Yakutia, uma planta cresce, que é chamada de "Protea". Esta árvore não é conífera, pois pertence à família das proteínas e tem como pátria a África do Sul. Mas em características botânicas e na aparência, a protea se parece com um pinheiro de verdade, por isso é considerada assim. O mais interessante é que este pinheiro floresce apenas uma vez em todo um século. Mas, por outro lado, suas inflorescências são impressionantes em sua beleza - são enormes, matizadas, brilhantes e sua cor é framboesa ou cereja, verde claro e assim por diante.
Depois da floração
No início da floração, surge um cone feminino com óvulos maduros, as escamas se abrem, como se esperassem o início da polinização. Na verdade, isso é necessário para que o pólen chegue facilmente ao seu destino - sob as escamas, mais perto dos óvulos. No final, é isso que acontece - os grãos de pólen grudam nas escamas.
Avançar, após a polinização, o cone feminino se inclina para um lado e ocupa uma posição já flácida... E o espaço entre as escalas está obstruído com resina. Nestes "berços", fechados à influência externa, ocorrerá no futuro o amadurecimento das sementes, cuja duração é de mais de um ano e meio, mais precisamente - 20 meses.
O botão ficará com uma cor esverdeada por mais de um ano, após o qual começará a escurecer para marrom. E então ela se abrirá em algum lugar no final do segundo inverno e começará a semear suas sementes com a ajuda do vento pela floresta. E essa semeadura vai durar muito tempo - até abril.
Veja o próximo vídeo sobre a floração do pinheiro.
O comentário foi enviado com sucesso.