Como cultivar um pinheiro em casa a partir de sementes?

Contente
  1. Características da preparação de sementes
  2. Regras de pouso
  3. Como e quando plantar ao ar livre?
  4. Cuidados de acompanhamento

O cultivo de pinheiros a partir de sementes é a maneira mais fácil de obter muitas mudas. O método de reprodução por semente é frequentemente utilizado para formar uma sebe ou desenhar uma área local, ou seja, nos casos em que é necessário obter um grande número de mudas da mesma altura e idade. No entanto, esta técnica requer muito tempo e paciência, e qualquer violação das regras para o cultivo de sementes pode resultar na morte de plantas jovens.

Características da preparação de sementes

A maioria das coníferas, incluindo o pinheiro, são consideradas espécies despretensiosas, mas o seu cultivo a partir de sementes nem sempre termina com sucesso. Para que o processo de germinação, transplante e posterior desenvolvimento de uma árvore jovem transcorra sem complicações, é necessário prestar muita atenção na seleção e no preparo das sementes. Deve-se ter em mente que apenas as espécies que crescem no ambiente natural de uma determinada zona climática e não precisam de medidas agrotécnicas adicionais devem ser cultivadas. É necessário levar em consideração as dimensões da futura árvore, proporcionais à área e ao layout do local.

No entanto, ao decidir sobre o método de reprodução da semente, deve-se lembrar que as plantas jovens herdarão apenas as características gerais da espécie e não reterão as características individuais da planta-mãe.

Portanto, o método de reprodução por semente não é adequado para recriar as características morfológicas genéricas de uma determinada raça. Nesses casos, é recomendável tirar uma muda do viveiro e cultivar uma árvore varietal a partir dela.

Depois de selecionar o tipo de pinho, você pode começar a coletar e preparar as sementes. A coleta do material da semente, levando em consideração o tempo de maturação, costuma ser feita no outono, antes do aparecimento da primeira neve. Para fazer isso, reúna cones fechados de 2 anos de idade e transfira-os para uma sala quente e seca. Se não foi possível coletar os cones, você pode comprar sementes prontas em qualquer loja especializada. Depois de 2-3 dias, os cones começarão a estalar lentamente e, depois de um tempo, grãos com escamas semelhantes a asas começam a cair deles.

Se as sementes não derramarem por muito tempo, você pode tentar ajudar os botões a se abrirem o mais rápido possível. Para fazer isso, você pode aumentar a temperatura do ar na sala ou colocar um pano grosso sobre os radiadores de aquecimento e colocar saliências nele. Deve-se lembrar que a temperatura não deve ser superior a 45 °, caso contrário as sementes secarão e ficarão impróprias para a germinação.

Depois que todas as escamas dos cones forem abertas, as sementes são gentilmente sacudidas em uma folha de papel branca e colocadas em um recipiente raso. Em seguida, eles são despejados com água e os espécimes emergentes são coletados com uma colher: eles não são adequados para a reprodução e devem ser removidos. As sementes que afundam são retiradas da água, secas e armazenadas (ou preparadas para o plantio).

O preparo das sementes antes do plantio pressupõe o seu endurecimento: estratificação que, segundo muitos especialistas, tem um efeito positivo na germinação. Para isso, a semente é embebida por 2-3 dias em água fria, após o que é removida, misturada com areia limpa de rio e armazenada durante todo o inverno a uma temperatura de 0 a 5 °.

No entanto, alguns jardineiros consideram o procedimento de estratificação opcional e argumentam que a germinação das sementes antes do plantio é a melhor opção.

Para isso, no início da primavera, a semente é brevemente colocada em uma solução fraca de permanganato de potássio ou um estimulador de crescimento. Isso evita o desenvolvimento de doenças infecciosas e melhora a germinação. Se não houver nem um nem outro, então você pode simplesmente mergulhar as sementes em água morna e deixar por 3 dias. Em seguida, devem ser espalhados uniformemente entre as camadas de gaze, bem umedecidos e colocados em local aquecido para a germinação. O principal é evitar que a gaze resseque e borrife-a regularmente com um borrifador. É necessário continuar hidratando até que as sementes germinem, o que geralmente ocorre após uma semana.

Regras de pouso

As sementes de pinheiro são plantadas em um recipiente com solo durante a germinação em casa ou diretamente em terreno aberto. A escolha do método de plantio depende das condições climáticas e da rapidez com que você precisa para obter os brotos. Qualquer que seja o método de semeadura escolhido, uma série de condições devem ser estritamente observadas para o crescimento adequado das sementes. Esses incluem:

  • manter a umidade ideal do solo;
  • formação de drenagem;
  • uma quantidade suficiente de radiação ultravioleta;
  • temperatura de 22 a 40 °;
  • composição equilibrada da terra.

    O solo para coníferas é comprado em qualquer floricultura ou preparado de forma independente. Para isso, misturam-se turfa, areia e relva e acrescentam-se agulhas secas e casca de pinheiro finamente picada, o que é necessário para dar ao solo uma estrutura solta. Argila expandida ou ardósia quebrada em pequenos pedaços é usada como drenagem, enquanto a espessura da camada de drenagem deve ser de pelo menos 2-3 cm.

    O terreno aberto também deve ser preparado antes do plantio das sementes. Para isso, faz-se no solo um sulco de 25 cm de largura e 30 cm de profundidade e deita-se uma mistura de solo previamente preparada.

    Semeie as sementes a uma profundidade de 2,5–3 cm, mantendo um intervalo de 15 cm. Do alto, o plantio é coberto com cobertura morta ou polvilhado com uma fina camada de areia e aguarda-se o surgimento das mudas. Durante a germinação, é necessário monitorar cuidadosamente o teor de umidade do solo e evitar que seque. Para isso, o plantio é umedecido com pulverizador todos os dias durante 2 semanas e não são permitidos animais de estimação. Os primeiros brotos aparecem 15–21 dias após a semeadura.

    Os brotos que aparecem são recobertos por uma película transparente que protege as plantas dos ataques dos pássaros e só são removidos depois que os brotos soltam os restos das sementes. Nesse tipo de plantio, os pinheiros jovens podem crescer até 3 anos, após os quais são plantados a uma distância de 90-100 cm um do outro. A árvore pode ser transplantada para um local permanente não antes de 5 anos. Tanto durante o primeiro como o segundo transplante, a serapilheira de coníferas e o solo retirado de uma floresta de pinheiros devem ser adicionados ao solo. Esse substrato contém micorriza, que contribui para a boa sobrevivência do pinheiro em um novo local.

    Para germinar sementes em um recipiente, deve-se escolher recipientes de tamanho médio, com pelo menos 15 cm de profundidade, sendo que cada semente precisa do seu próprio recipiente. Isso se deve ao fraco sistema radicular dos brotos de pinheiro, que fica gravemente ferido durante o mergulho. Para evitar grandes perdas durante o plantio, é melhor preparar imediatamente um vaso individual para cada broto. Antes da semeadura, os recipientes são necessariamente desinfetados com uma solução de permanganato de potássio. Areia com argila expandida é calcinada em um forno a uma temperatura de 220 ° por 20 minutos, e o solo fértil é derramado com água fervente ou uma solução fraca de permanganato de potássio.

    A melhor época para plantar sementes é no início de março. É durante este período que as sementes que passaram por uma estratificação de 3 meses estão mais prontas para a germinação.

    Os primeiros rebentos ao germinar as sementes em casa costumam aparecer no 25º dia, mas em algumas variedades têm que esperar até 2 meses. As sementes que não foram estratificadas e deixadas para germinar em gaze úmida são cuidadosamente retiradas do tecido e levemente enterradas, com cuidado para não danificar a frágil raiz. Em seguida, o plantio é umedecido com borrifador e os vasilhames colocados em local ensolarado.

    No futuro, a rega será feita diariamente, evitando que o substrato resseque e utilizando para isso um pulverizador ou panela com água. Se as sementes foram plantadas em recipientes muito grandes, contendo 500 g de solo a uma taxa de 250, então pequenos orifícios são feitos nas paredes laterais dos recipientes. Eles são necessários para normalizar a troca de ar dentro da panela e evaporar o excesso de umidade.

    Os rebentos são alimentados até meados do verão, utilizando para isso composições minerais.

    Como e quando plantar ao ar livre?

    Os pinheiros jovens cultivados em casa em vasos podem ser transplantados para o exterior com 2 a 3 anos de idade. Por esta altura, o sistema radicular das plantas tornou-se mais forte e tolera o transplante com bastante calma, e elas próprias atingem uma altura de 25-30 cm, têm um tronco lignificado e vários ramos fortes.

    • Os pinheiros jovens devem ser plantados em local ensolarado e protegido de ventos laterais, a uma distância de 1,5 m um do outro. Se esta regra for negligenciada e as árvores forem plantadas a uma distância menor, elas farão sombra umas às outras. Ao mesmo tempo, os pinheiros que crescem no meio da plantação começam a esticar e a perder a fofura.
    • Uma camada de drenagem é derramada nos buracos cavados, fertilizantes são aplicados e uma mistura de solo nutritiva é colocada. O transplante deve ser realizado pelo método de transbordo, sem expor o sistema radicular e deslocá-lo para um novo local junto com o torrão de terra. Isso permite que você preserve a microflora peri-raiz que protege a planta de pragas e vários tipos de doenças. Os poços devem ser cavados tão fundo que as raízes do pinheiro estejam endireitadas.
    • Ao preencher o solo, é necessário compactar levemente, tomando cuidado para não danificar o sistema radicular. Recomenda-se amarrar cada muda a um suporte que não permita que o vento lateral quebre ou dobre a árvore jovem e que forme um tronco bonito e uniforme.
    • É melhor escolher um clima calmo e não muito quente para o transplante de pinheiros para o terreno aberto e organizar as árvores de forma que fiquem ligeiramente sombreadas no lado oeste.

    Cuidados de acompanhamento

    Pinheiros jovens na primeira vez, eles precisam de cuidados.

    • Eles precisam ser periodicamente libertados das ervas daninhas, regados regularmente e, às vezes, alimentados.
    • A rega deve ser realizada apenas se a terra retirada do tronco não formar grumos e se desintegrar. No outono, a umidade é ligeiramente aumentada, permitindo assim que o pinheiro estocar uma quantidade suficiente de umidade para o inverno. No inverno, a irrigação é realizada em casos muito raros: com uma ausência prolongada de chuva ou neve em um clima quente.
    • Como cobertura, recomenda-se o uso de complexos orgânicos mensalmente e 2 vezes ao ano para a introdução de um estimulador de crescimento radicular, que contribui para o aparecimento de pequenas raízes de sucção.
    • No inverno, os troncos são salpicados com aparas de madeira, formando uma camada de pelo menos 2-3 cm. Na primavera, o tronco é retirado da serragem, colocando em seu lugar agulhas e solo florestal retirado de um pinhal.
    • Para proteger os pinheiros jovens de animais vorazes, recomenda-se cercar as plantações com uma paliçada ou rede.

      O cuidado é realizado durante os primeiros 2-3 anos após o transplante de pinheiros para o terreno aberto. Durante esse tempo, a árvore consegue desenvolver um sistema de raízes poderoso e longo e não precisa mais de ajuda humana.

      Como fazer um pinheiro crescer em casa, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário