Almofadas de sofá
Elementos decorativos e decorações irão ajudá-lo a refrescar rapidamente o interior familiar e adicionar um toque de originalidade e frescor a ele: belas cortinas, uma lâmpada incomum, pinturas de parede ou painéis. O mesmo se aplica à renovação de móveis. Acentos brilhantes e cativantes ajudam a atualizar o sofá e a chamar a atenção para ele: uma colcha, um cobertor, almofadas decorativas.
Peculiaridades
Almofadas decorativas, como um elemento de decoração de móveis estofados, surgiram há muitas centenas de anos. Eles foram costurados de seda, cetim, brocado e enfeitados com fios de prata e ouro. Eles eram um item de luxo e só eram encontrados em palácios ou casas de pessoas muito ricas. Por quantos travesseiros havia no arsenal do proprietário, era perfeitamente possível avaliar o grau de seu bem-estar financeiro.
Almofadas decorativas não eram usadas apenas para decoração. Produtos macios e compactos eram usados para passeios, eles podiam ser abaixados durante os rituais da igreja. Finalmente, no frio do inverno, eles esquentaram as pernas perfeitamente.
Hoje, esses elementos podem ser encontrados em quase todas as casas. Eles são usados para dormir, confortável e confortável sentado no sofá, como decoração de interiores. Eles são realizados em uma variedade de formas, têm diferentes tamanhos e são costurados em diferentes materiais.
Variedades
Para rechear as almofadas são utilizadas:
- Materiais naturais (penugem / penas, algodão, trigo sarraceno, lã). Um travesseiro com recheio de trigo sarraceno tem um bom efeito de massagem. As almofadas de penas, algodão e lã mantêm perfeitamente o calor e proporcionam uma sensação confortável ao toque.
- Enchimentos artificiais.
Os últimos incluem:
- espuma de borracha (material confiável e durável, mantém perfeitamente a forma do travesseiro);
- látex;
- viscoelástica (um material de nova geração capaz de tomar a forma da cabeça e sustentá-la suavemente);
- coco;
- espuma de poliuretano (usada para modelos ortopédicos).
Se o travesseiro é usado regularmente para dormir, então faz sentido prestar atenção aos blocos de molas para enchê-lo. Eles são bastante macios e confortáveis. Para tornar o travesseiro mais rígido e duro, uma camada de fibra de coco ou feltro térmico pode ser adicionada aos blocos.
Para costurar capas, são usados materiais fortes e suficientemente duráveis (tapeçaria, floco, chenille).
Quanto às formas e modelos em que são apresentadas as almofadas decorativas modernas, as seguintes opções são as mais comuns e populares hoje em dia:
- dumka (almofada quadrada);
- Turco (pode ser quadrado ou redondo com dobras opostas ou franzidas);
- rolo (uma almofada cilíndrica densa, que é colocada sob as pernas ou pescoço);
- acolchoado (o modelo é decorado com costuras decorativas).
Além das propriedades decorativas, as almofadas do sofá também apresentam características puramente funcionais. Para actualizar o seu antigo sofá preferido, não é necessário mudá-lo para um novo modelo - basta comprar almofadas novas. Muitas empresas fabricantes oferecem várias opções de almofadas para os sofás "Malyutka", "Molodezhnaya", "Yubileinaya" e outros modelos.
Dicas de Seleção
Ao escolher almofadas para um sofá, você precisa desenvolver as seguintes nuances:
- Compromisso. Se o sofá for usado para dormir e descansar, as almofadas devem ser suficientemente macias, elásticas e de tamanho ideal.
- O tamanho. Para um sofá pequeno e elegante, as mesmas almofadas em miniatura são adequadas. Para móveis mais espaçosos e dimensionais, é melhor escolher elementos decorativos de tamanho maior.
- Contraste. Para um interior luminoso, saturado com cores e cores, as almofadas podem ser escolhidas em uma cor mais calma e contida e vice-versa.
- A forma. Para sofás retangulares alongados, almofadas alongadas são mais adequadas. Para um sofá feito em estilo clássico com costas altas e curvas, os modelos quadrados são perfeitos, e a beleza de móveis elegantes com pernas esculpidas é perfeitamente realçada por almofadas arredondadas com franjas decorativas.
- Ornamento. As almofadas podem ser lisas ou impressas. Em um interior clássico, uma estampa floral ou geométrica fica ótima, um interior oriental requer um padrão apropriado.
Como fazer isso sozinho?
É muito simples decorar o seu interior de uma forma original e original - você pode fazer uma almofada decorativa de qualquer formato, tamanho e desenho com suas próprias mãos.
Aqui estão algumas opções simples e descomplicadas:
- Para criar uma almofada quadrada clássica, você precisa comprar um estofamento de poliuretano. Várias camadas deste material criarão uma almofada resistente e resiliente. A capa pode ser costurada de fronha de teca ou qualquer outro tecido adequado. A capa externa é costurada com um tecido especial para estofamento e para facilitar a remoção e a lavagem é necessário providenciar um zíper lateral.
- Atualizar as almofadas de mola também é fácil. Para fazer isso, você precisa comprar feltro, espuma de poliuretano de boa densidade e cola especial para isso.
A ordem de trabalho é a seguinte:
- O bloco da mola é forrado com feltro em todos os lados.
- Com a ajuda da cola, forma-se uma caixa de poliuretano - base da nova almofada.
- Em seguida, duas capas são costuradas - uma interna e outra externa.
Decorar um travesseiro acabado é o processo mais criativo e agradável. É ele quem permite criar uma decoração verdadeiramente única para o interior da sua casa. Para decoração, você pode usar os seguintes materiais e opções de design:
- trança monocromática e variegada, com a qual você pode fazer uma bela orla ou criar um pequeno aplique;
- vieiras, franjas, rendas, fitas de cetim, borlas (usadas para aparar o travesseiro em volta do perímetro);
- peças de materiais de diferentes cores e texturas (decoração na técnica "patchwork" - uma colcha de patchwork);
- botões, strass, lantejoulas, pedras, rebites de metal, miçangas, clarins;
- aplicativo;
- bordado;
- pintado à mão;
- uso de capa de malha ou malha.
Finalmente, um vídeo tutorial visual sobre a criação de almofadas decorativas originais.
O comentário foi enviado com sucesso.