Tudo sobre sopradores de neve
A remoção de neve é obrigatória durante o inverno. E se em uma casa particular isso pode ser resolvido com uma pá comum, então as ruas da cidade ou áreas industriais precisam do uso de sopradores de neve.
Um pouco de historia
A Rússia é considerada justamente o país mais ao norte. "Mas e quanto à Noruega, Canadá ou, por exemplo, Alasca?" - os especialistas em geografia vão perguntar e, claro, vão ter razão. Mas, com tal afirmação, o norte não é considerado de forma alguma a direção ou proximidade do Círculo Polar Ártico, mas as condições climáticas. E aqui dificilmente há alguém que conteste a afirmação declarada.
O inverno na maior parte do vasto território da Rússia dura até seis meses e, em algumas áreas, até nove meses. E novamente os especialistas argumentarão, afirmando que o inverno é como uma canção de um filme famoso: "... e dezembro, e janeiro e fevereiro ...". Mas o inverno, ao que parece, não se limita aos dias do calendário - chega quando os termômetros mostram temperaturas abaixo de "0", e esse momento em quase todos os lugares da Rússia ocorre antes de 1º de dezembro. E se for assim, então às vezes a neve começa a cair já no final de outubro, e se não for removida a tempo, então no final do inverno (em meados de março) irá encher facilmente os pátios, nível os meios-fios e abaixe as sebes. E o que vai acontecer em abril, quando tudo começar a derreter ativamente? ..
Desde os tempos antigos, uma pá de neve continua sendo uma das ferramentas obrigatórias armazenadas nos galpões dos russos.
Nas aldeias da Rússia do Norte, Ural e Siberiana, não remover a neve após uma nevasca sempre foi considerado o cúmulo da indecência. Até os idosos tentaram fazer isso o mais rápido possível.
No século 20, eles tentaram mecanizar esse trabalho duro, como muitas outras coisas, e foi assim que surgiram os sopradores de neve (simplesmente - sopradores de neve). Nas cidades, eram unidades autopropelidas bastante grandes, cuja principal tarefa era remover e carregar a neve em um caminhão para transportá-la para fora da cidade.
Em fazendas particulares, a pá de neve ainda reinava. Sim, para deixar uma leve bola de neve no início da manhã para um jovem saudável - em vez de exercícios matinais. No entanto, se a saúde não for mais a mesma, ou a bola de neve não for tão leve, ou a área que precisa ser removida for muito grande, carregar se torna um trabalho árduo e exaustivo.
No final do século 20, limpadores de neve de pequeno porte finalmente começaram a aparecer à venda., adaptado para remoção de neve em pátios e no território de domicílios particulares.
Peculiaridades
A principal tarefa de um soprador de neve, como o próprio nome sugere, é remover neve caída ou comprimida.
Os esquimós têm várias dezenas de características do estado da neve. Nas línguas europeias, a atitude em relação à neve não é tão atenta, mas isso não significa que a neve seja sempre a mesma. Pode ser solto e leve (por exemplo, apenas caído), denso e pesado (endurecido por vários meses), embebido em água derretida (esta variedade é friável e tem peso significativo).
Para limpar os territórios de uma variedade de neve, o equipamento de remoção de neve foi inventado.
A neve fresca e leve pode ser removida com uma pá ou o limpador de neve mais simples, mas para lidar com neve compactada mais pesada, você precisará usar uma máquina mais séria.Os limpadores de neve reduzem significativamente os custos de mão-de-obra, reduzindo o tempo de limpeza em até 5 vezes, ao mesmo tempo que economiza a força física da pessoa que o faz.
A máquina não só limpa a superfície, mas também joga neve, e você pode adquirir um modelo que faça isso em qualquer direção desejada a uma distância de 1 a 15 metros.
Dispositivo e princípio de operação
O desejo de criar uma técnica universal de remoção de neve causou a ativação de ideias de design em várias direções. Vários fabricantes estão envolvidos na produção de tais equipamentos e, portanto, vários protótipos foram tomados como base. O princípio básico permanece em comum - a máquina deve liberar algum espaço da neve e mover a neve removida na direção certa.
O design do soprador de neve é baseado em vários componentes importantes:
- um corpo que desempenha uma função de suporte de carga e proteção;
- controles;
- motor (elétrico ou combustão interna);
- um nó que coleta neve;
- nó de queda de neve;
- nós que garantem a mobilidade da unidade (para modelos automotores).
O projeto mais simples de um soprador de neve é um soprador de neve, que simplesmente joga a neve para a frente enquanto viaja, por isso é às vezes chamado de pá elétrica.
Estruturalmente, os sopradores de neve implementam um dos dois princípios de operação de um soprador de neve.
- As brocas guiam a neve removida para a calha (este é o chamado esquema de um estágio). Neste caso, você precisa combinar duas operações ao mesmo tempo, para isso os parafusos giram em uma velocidade muito alta. Se tal carro inesperadamente tropeçar em um objeto escondido por um monte de neve, uma pane é inevitável. Portanto, não é recomendado usar um soprador de neve de estágio único em uma área desconhecida.
- Na segunda versão, o sistema de coleta de neve (trados) são separados do rotor ejetando a neve em um arranjo de dois estágios. As brocas dessas máquinas têm uma velocidade menor, o que as evita de paradas ou impactos inesperados, o que torna possível o uso da unidade para a limpeza de áreas desconhecidas, onde vários objetos podem estar escondidos sob a neve.
O projeto inclui um motor de combustão interna adaptado ou desenvolvido especificamente para sopradores de neve e motoblocks. Como acontece com qualquer motor a gasolina, a partida ocorre a partir da vela de ignição, por meio de uma partida elétrica ou um cabo de partida. A mistura ar-combustível é alimentada no cilindro do motor através de um carburador que requer ajuste.
Nos modelos automotores, as rodas são acionadas por meio de uma caixa de câmbio e uma caixa de câmbio.
Os sem-fins também são acionados por meio de uma caixa de engrenagens. Podem ser usados diferentes tipos de transmissão: muito raramente - correias em V, mais frequentemente - engrenagens.
Alguns modelos podem ser equipados com uma escova giratória, o que permite um tratamento adicional da superfície semelhante à varredura.
Essa máquina pode varrer a área de folhas caídas e poeira, mesmo na estação quente.
Para armazenamento, muitos modelos vêm com uma tampa especial que permite isolar a máquina de poeira e sujeira durante o armazenamento de longo prazo, geralmente por vários meses, até a próxima temporada.
Tipos e suas características
As variedades de equipamentos de remoção de neve podem ser classificadas de acordo com vários parâmetros. Em primeiro lugar, pela natureza da superfície de trabalho e, em segundo lugar, pelo tamanho e, claro, pela natureza da energia utilizada para o trabalho, pela distância do lançamento de neve, e assim por diante ...
A divisão dos carros por peso é bastante primitiva. Eles são classificados como leves, médios e pesados.
O primeiro pode ser chamado de mini sopradores de neve. Eles geralmente são usados para neve rasa recém-caída (até 15 cm) e têm uma massa de cerca de 16 kg. Unidades médias de até 7 litros. com. podem ser usados para neve fresca mais espessa, têm hélice em forma de rodas, pois podem ter uma massa de 40-60 kg.Máquinas pesadas e potentes são adequadas para trabalhar em neve e gelo denso e rançoso. Esta categoria de sopradores de neve é capaz de trabalhar em neve com espessura de 40 cm ou mais. Um carro enorme bate em um monte de neve, jogando neve de 15 a 20 metros. A massa dessas unidades pode ser de até 150 kg.
Vários fabricantes produzem modelos com motores a gasolina ou elétricos. Os sopradores de neve a gasolina são geralmente mais potentes, até 15 HP. com. Os modelos elétricos têm uma capacidade máxima de 3 litros. com. É claro que estes últimos estão, muitas vezes, literalmente ligados a uma fonte de eletricidade e não podem funcionar de forma autônoma. Os modelos de bateria são um pouco mais móveis. Carros a gasolina, é claro, não podem ser dirigidos em vias públicas, são mais bem transportados, mas devido à sua alta potência e mobilidade, podem ser usados para limpar áreas bastante extensas, incluindo aquelas remotas da "civilização" que não têm eletricidade rede. Os sopradores de neve mais potentes têm um motor diesel. São utilizados, via de regra, em áreas muito extensas (por exemplo, aeroportos) e não podem ser classificados como eletrodomésticos.
Os acessórios de arado de neve de tais máquinas podem incluir um arado de neve, uma escova sopradora e outros acessórios igualmente eficazes.
A manutenção de modelos elétricos é muito mais fácil: eles não vão ficar sem gasolina, não há necessidade de trocar o óleo - basta conectá-lo a uma tomada elétrica com tensão de 220 volts (o principal é que haja corrente). Você também precisa monitorar a localização do cabo: se entrar em contato com um soprador de neve em funcionamento, ele se quebrará.
Os modelos de bateria elétrica são um pouco mais móveis. Mas suas capacidades também são limitadas pela necessidade de recarregar a bateria. Esses modelos são adequados para áreas relativamente pequenas, que podem ser removidas em meia hora.
Trabalhar com modelos elétricos em neve profunda é muito problemático, o desempenho das máquinas é pequeno e elas próprias não podem se mover, portanto, com fortes nevascas, é necessária uma força física considerável para mover o carro pelo território.
Os carros com motor de combustão interna podem ser divididos em carros autônomos e não automotores.
No primeiro caso, a massa do soprador de neve pode ultrapassar meio centavo. As máquinas são equipadas com sistema de controle, possuem rodas motrizes ou esteiras de alta capacidade de cross-country.
Os modelos não automotores são mais leves, a potência do motor é menor (até 4 litros. de.). Naturalmente, as capacidades de tal dispositivo são muito menores.
Os modelos a gasolina são lançados com uma corda, o que exige um esforço bastante sério, fazendo um solavanco. Somente os modelos caros e pesados têm uma partida elétrica e uma bateria, o que aumenta significativamente seu peso. O motor elétrico dá partida com um simples toque de botão e pode ser muito mais conveniente para os idosos.
As unidades a gasolina, via de regra, também têm uma aderência maior: até 115 cm de largura e até 70 cm de altura. Dispositivos elétricos são duas vezes mais modestos.
Algumas máquinas são equipadas adicionalmente com um quebra-vento e podem ser usadas para limpar bloqueios de neve difíceis.
Os trados nos modelos de trado podem ser lisos ou serrilhados. Este último lida facilmente com neve endurecida.
Os fabricantes às vezes fornecem a ponta do trado com uma almofada de borracha. Acredita-se que tal unidade causa menos danos a vários tipos de elementos decorativos que podem estar escondidos sob a neve.
A maioria dos modelos elétricos está equipada com uma rosca sem-fim de plástico; essas máquinas são totalmente inadequadas para trabalhar com neve e gelo compactados.
Uma característica das máquinas de trado é o alcance relativamente curto de lançamento de neve.
Poderosas unidades de trado a gasolina lançam-no de volta a um máximo de 5 metros, os modelos elétricos não automotores raramente são capazes de jogar neve a 2 metros de distância de si mesmos.
Os sopradores de neve de baixa potência, às vezes chamados de pás ou removedores de neve, jogam a neve 1,5 metros para a frente.
Máquinas combinadas, que combinam sem-fim e mecanismos rotativos, são capazes de jogar neve a uma distância de pelo menos 8 metros. O sem-fim em tais modelos gira relativamente devagar, a massa de neve é alimentada no ejetor graças ao rotor, que dá uma aceleração significativa mesmo para sopradores de neve de baixa potência com motores de até 3 litros. com.
De acordo com a estrutura da unidade de lançamento, os sopradores de neve são divididos em três grupos:
- desregulado (a direção e distância da rejeição definidas pelo fabricante) - tal nó é típico para modelos baratos;
- com direção de rejeição ajustável - esta opção é instalada na maioria dos sopradores de neve modernos;
- com direção ajustável e alcance de arremesso - este tipo pode ser apresentado em máquinas autopropelidas com rotor parafuso.
Neste último caso, também podem haver opções: mais barato, quando é preciso parar o carro para fazer as alterações, e mais caro, onde todas as manipulações podem ser feitas em trânsito. Para isso, um par adicional de alavancas é fornecido entre os controles. Um muda a direção horizontal da posição do dispositivo, e o segundo, conseqüentemente, sua posição vertical.
Se não houver tal sistema de controle, você deve estar pronto sempre que necessário, mudar a direção e distância do lançamento de neve, parar a máquina (incluindo desligar o motor) e girar manualmente o dispositivo na direção desejada usando uma chave especial ou lidar. Você pode testar a exatidão do ajuste apenas ligando o motor e iniciando o trabalho. Se as configurações estiverem incorretas, você deve fazer tudo novamente.
O nó de jogar neve também é diferente. O de metal é instalado nos modelos mais caros, é mais resistente, mas se a unidade não for armazenada corretamente, pode corroer. A versão plástica é um atributo dos modelos baratos, é mais leve, não enferruja, mas em geadas severas torna-se bastante frágil e freqüentemente quebra com um golpe imprudente.
A caixa de engrenagens do soprador de neve pode ser reparada, é necessário verificar periodicamente a presença e adicionar óleo nela, às vezes o lubrificante, de acordo com as instruções, precisará ser trocado.
A caixa de velocidades isenta de manutenção não implica qualquer intervenção no seu funcionamento.
Os sopradores de neve automotores a gasolina são quase sempre equipados com uma caixa de câmbio., proporcionando a escolha da velocidade da unidade tanto durante a operação quanto durante as manobras. Isso permite regular a carga e, consequentemente, o consumo de combustível. Com o desempenho ideal do motor, o consumo pode ser reduzido para 1,5 litros por hora.
O material rodante dos veículos automotores também pode variar. Existem modelos de lagarta. Eles são caracterizados por sua maior habilidade de cross-country e podem trabalhar facilmente nas superfícies mais difíceis. A versão da roda pode diferir no tamanho e profundidade da banda de rodagem, no diâmetro das rodas e em sua largura. Ao escolher tal modelo, deve-se levar em consideração a finalidade da máquina. Trabalhar na superfície de asfalto ou lajes de pavimentação não requer alta habilidade de cross-country e, neste caso, rodas relativamente estreitas, mesmo com um diâmetro pequeno, são suficientes. Se for suposto funcionar em condições em que seja impossível garantir a regularidade do terreno, serão justificadas rodas largas com piso profundo.
Os faróis podem ser instalados em modelos mais caros. Como os dias de inverno são curtos, esse fator é importante. Além disso, as unidades mais caras têm elementos de controle aquecidos; nas geadas de inverno, esse elemento estrutural torna-se uma grande ajuda, aumentando a produtividade do trabalho.
Máquinas versáteis que combinam uma série de funções junto com a remoção de neve podem ser chamadas de colheitadeiras. Essas máquinas funcionam durante todo o ano.No inverno como soprador de neve, na primavera como cultivador, no verão podem servir como cortadores de grama e no outono podem se tornar um caminhão para retirar as colheitas do local.
A versão motoblock do soprador de neve também é muito popular. Neste caso, o trator de passeio atua como um trator, no qual o soprador de neve é instalado como um acessório.
Existem modelos adaptados para agregação em minitrator.
O preço de tal soprador de neve é muito mais baixo em comparação com um elétrico e ainda mais uma unidade automotora a gasolina com a mesma potência.
Avaliação das melhores modelos
A variedade de equipamentos de remoção de neve exige uma abordagem séria para sua seleção. Existem muitos fabricantes, nacionais e estrangeiros. Há uma grande variedade de custos para esses dispositivos. É por isso que os vendedores de eletrodomésticos costumam compilar classificações de vendas. Seu resultado é bastante esperado. As amostras mais baratas não se tornam necessariamente as mais populares, e os modelos, que levam em conta os desejos máximos de qualidade e funcionalidade, pelo contrário, costumam ter um preço tão alto que acabam no final da avaliação. Os vencedores, como sempre, são os camponeses médios, que combinam a melhor relação qualidade e preço.
Tradicionalmente, os produtos fabricados sob marcas conhecidas estão em alta demanda: Daewoo, Honda, Hyundai, Husqvarna, MTD. Aqui, como se costuma dizer, os comentários são supérfluos. Mas, como costuma acontecer, neste caso, o sucesso é determinado pela popularidade da marca, e não pelos méritos do modelo.
Na última década, mais e mais modelos são produzidos por empresas não tão conhecidas, cuja qualidade não é inferior, e às vezes até supera os parâmetros de produtos de fabricantes consagrados. O estado atual das corporações transnacionais é tal que nem sempre suas máquinas podem ser fabricadas nas próprias empresas - muitas vezes a montagem ocorre em países que não têm experiência em engenharia mecânica. As qualificações dos trabalhadores são baixas e, consequentemente, a qualidade de construção pode diferir significativamente do padrão.
As avaliações dos proprietários de sopradores de neve nem sempre são a favor dos produtos de empresas conhecidas. As unidades de fabricação russa estão se tornando cada vez mais populares entre os usuários domésticos e também na ex-URSS.
Os sopradores de neve de empresas russas como Interskol, Caliber, Champion, Energoprom recebem muitos comentários positivos.
Como observam os proprietários, o equipamento russo se distingue pela confiabilidade, muitos explicam isso pelo uso principalmente de metal como material estrutural, enquanto em muitos modelos estrangeiros estão tentando substituí-lo por plástico, o que nas condições dos movimentos russos pode ser considerado uma desvantagem séria.
Além disso, os modelos estrangeiros caros muitas vezes não podem ser reparados.
Às vezes é simplesmente impossível comprar peças de reposição e fazer pedidos é muito caro. Este é mais um argumento a favor dos produtores nacionais. A China está desenvolvendo ativamente o mercado russo de equipamentos para remoção de neve, fornecendo não apenas máquinas de alta qualidade, mas também peças de reposição.
Uma espécie de avaliação baseada no feedback dos proprietários deve começar com os modelos elétricos.
Empresa coreana Daewoo, junto com dispositivos que apresentam reclamações sobre a qualidade de construção, eles também oferecem sopradores de neve muito sólidos, em particular, o modelo DAST 3000E. Pelo preço, este dispositivo deve ser classificado como caro (até 20.000 rublos). Potência - 3 HP com., sem-fim de aço emborrachado com diâmetro de 510 mm e peso um pouco acima de 16 kg. Os controles estão convenientemente dispostos, incluindo o enrolador automático de cabos. A direção do lançamento é ajustável manualmente. Descarga de estágio único.
Oferta de sopradores de neve baratos Toro e Monferme... Com capacidade de até 1,8 litros. com. os removedores de neve têm uma largura de aderência tolerável e um sistema de ejeção de estágio único. A broca é de plástico, portanto, é perigoso usar o dispositivo em território desconhecido.Monferme produz unidades principalmente para neve fresca leve, custando cerca de 10.000 rublos.
A classificação de sopradores de neve de gasolina baratos também pode ser superada pelo coreano modelo de um fabricante reconhecido - Hyundai S 6561.
A potência do motor é superior a 6 litros. com., que, juntamente com a alta qualidade de construção, pode fornecer muitos anos de operação confiável da unidade. O principal é seguir as regras básicas de atendimento e funcionamento. Uma boa opção é o aquecimento do carburador e a partida automática, embora haja também um cabo de partida. Uma bateria é usada para a partida automática, graças à qual um poderoso equipamento de iluminação está instalado no carro. Com uma massa de 60 kg, o soprador de neve é bastante móvel e fácil de controlar. A máquina consegue lidar com qualquer tipo de neve, lançando-a até 11 metros.
Soprador de neve American Patriot PRO 655 Eapesar do preço relativamente alto e da mais alta qualidade de construção, já é significativamente inferior ao modelo anterior. Em primeiro lugar, esta unidade é muito menos controlável, para girar a máquina pela metade, será necessário tirar o controle de uma das rodas motrizes. O próprio equipamento de remoção de neve se distingue pela alta produtividade, mas com um aumento acentuado da carga na broca, os dedos de segurança são cortados, o que pode indicar a baixa resistência da liga utilizada para sua fabricação, mas esta falha, segundo pesquisas, é mais típico para máquinas produzidas sob a mesma marca na China ...
O preço de várias modificações ultrapassa 50.000 rublos.
Carro russo "Interskol" SMB-650E, de acordo com as avaliações de usuários e vendedores de equipamentos de remoção de neve, de acordo com uma série de indicadores, ele acaba sendo ainda melhor do que sopradores de neve similares de fabricação estrangeira. Motor com capacidade de 6,5 litros. com. é semelhante ao motor Honda GX, para o qual existe uma vasta gama de peças sobressalentes disponíveis. A partida pode ser realizada tanto manualmente quanto com partida elétrica. A caixa de câmbio permite que você mude o modo de condução em seis faixas, incluindo duas traseiras. O carro tem um bom desempenho em neve solta, entretanto, neve compactada pode ser um sério obstáculo, e você terá que chegar a ela gradativamente, cortando em pequenas camadas em várias abordagens. O preço da unidade russa está perto de 40.000 rublos.
Campeão da marca russa representa sopradores de neve bastante competitivos. Com uma potência relativamente baixa de 5,5 litros. com. a máquina, com um esquema de dois estágios, lida com uma grande variedade de neve. O preço relativamente baixo (até 35.000 rublos) e o alto desempenho tornam este modelo muito popular. Deve-se notar que a montagem é realizada principalmente na China.
Fabricante chinês RedVerg fornece modelos com alta qualidade de construção e desempenho confiável das unidades. O soprador de neve RedVerg RD24065 possui parâmetros comparáveis a outras unidades da mesma classe. Sem transmissão, é equipado com uma caixa de cinco marchas e marcha à ré. Não há partida elétrica. Este é um dos sopradores de neve de gasolina mais orçamentários, seu preço dificilmente ultrapassará 25.000 rublos.
Os modelos a gasolina podem ser considerados uma espécie de padrão para esta classe de sopradores de neve. Empresa americana McCulloch... A unidade compacta e eficiente McCulloch PM55 concentrou quase todas as opções disponíveis para essas máquinas. Há uma partida elétrica e ajuste da direção e distância da rejeição e controles convenientes e um farol. No entanto, o preço de tal trabalho de pensamento técnico excede 80.000 rublos, e esta talvez seja sua única desvantagem.
E, claro, não se pode deixar de mencionar os pesados sopradores de neve automotores.
No Hyundai S7713-T, os trilhos são usados para a movimentação da unidade de 140 kg. Um painel de controle conveniente permite não só mudar a direção e velocidade do movimento, mas também a direção, distância de lançamento, sem parar o soprador de neve. Os punhos são aquecidos e o poderoso farol fornecerá ampla luz.A máquina pode remover absolutamente qualquer neve sem problemas. Para combinar as capacidades da unidade e o preço - 140.000 rublos. Usuários experientes consideram a única desvantagem um motor barulhento.
Empresa francesa Pubert estabeleceu-se como fabricante de eletrodomésticos confiáveis. O soprador de neve S1101-28 não é exceção. A máquina usa um esquema de dois estágios, que permite que a neve seja lançada até quase 20 metros. Apesar do peso da máquina de 120 kg, é bastante fácil de operar.
A escolha de sopradores de neve à venda é muito ampla e é limitada apenas pela imaginação e capacidade do comprador.
Como escolher?
Como já foi mencionado, a escolha de um soprador de neve é uma questão puramente individual. Vários parâmetros devem ser levados em consideração, entre os quais não menos importante é a chamada ergonomia - a conveniência da disposição dos controles. Você também deve pensar com antecedência (pelo menos aproximadamente) quais volumes de neve terão que ser removidos. É aconselhável imaginar que área será limpa, com que freqüência, se é necessária uma fonte de energia ou, melhor, uma unidade com motor de combustão interna. A questão de armazenar a neve removida também é importante: onde isso vai acontecer, se precisa ser retirada ou ficará até a primavera com a expectativa de que derreta ali mesmo. São as respostas às perguntas listadas que podem formar uma ideia dos parâmetros exigidos desta máquina nada barata.
Se você planeja limpar uma pequena área de casa com uma área de até 50 metros quadrados, onde você pode fornecer energia, uma unidade poderosa será completamente supérflua - um dispositivo não automotor relativamente barato com um pequeno balde e um motor elétrico de até 3 litros é suficiente. com.
Se o local tiver uma área significativa (pelo menos 100 metros quadrados), embora seja necessário garantir sua limpeza constante e completa, é preferível adquirir uma máquina mais potente, e não necessariamente com motor elétrico.
Nesse caso, faz sentido considerar a compra e posterior manutenção de um soprador de neve a gasolina.
Ao comprar um soprador de neve, é necessário levar em consideração a extensão do lançamento da neve. Unidades elétricas de baixa potência jogam neve até um máximo de 3 metros. Se o local for grande, você terá que jogar neve várias vezes.
O tamanho do balde é muito importante. Para um soprador de neve não automotor, uma caçamba grande é uma desvantagem. Essa máquina será muito difícil de mover e empurrar durante a remoção da neve. É quase impossível determinar o tamanho ideal do balde a olho nu. Você pode trabalhar em neve solta e recém-caída com um balde grande, mas a neve compacta e densa pode causar sérias dificuldades.
Os melhores parâmetros para um soprador de neve não autopropelido podem ser considerados a área do balde (comprimento vezes largura) cerca de 0,1 metro quadrado. A largura do balde é um valor muito importante se você não precisa limpar toda a área, por exemplo, caminhos, calçadas, calçadas. O meio-fio será um obstáculo intransponível para uma máquina com uma caçamba larga e uma boa remoção de neve não funcionará. Com menos aderência, você pode percorrer a pista em duas passagens.
Vale a pena prestar atenção ao soprador de neve, em primeiro lugar, se a direção do lançamento é regulada. Se esta função não estiver disponível, durante a operação será necessário se adaptar ao fluxo da neve ejetada, que nem sempre voará na direção certa, e às vezes terá que ser removida novamente. Modelos não regulamentados, freqüentemente chamados de eletropatas, tendem a ejetar para frente. A quantidade de neve na frente do removedor de neve aumenta conforme você viaja e, se as passagens forem longas, será insuportável para uma máquina fraca.
Os modelos sem-fim perdem bastante energia quando ejetados, especialmente quando o ângulo é ajustado acima de 90 °. Você não deve comprar um soprador de neve sem-fim com curso ajustável se sua capacidade for inferior a 7 HP. com.Caso contrário, você precisa estar pronto para limpar várias vezes a mesma área, primeiro da neve que caiu e, em seguida, da neve jogada pelo soprador de neve.
Se o soprador de neve for planejado para ser transportado de carro, será útil dobrar a alavanca de controle. Nesta posição, o carro ocupará metade do espaço e pode caber no porta-malas.
O peso também pode ser um parâmetro essencial na seleção da unidade. Se tiver que ser transportado com frequência, por exemplo, para limpar uma cabana de verão, uma grande massa pode se tornar um motivo para a recusa de usá-lo. É melhor pensar nisso com antecedência e levar em consideração ao escolher um carro.
Um soprador de neve autopropelido pesado pesando mais de 100 kg não pode ser carregado no porta-malas ou trailer sozinho.
Um soprador de neve que terá que trabalhar em uma grande área e que não deva ser transportado, é claro, pode ser bastante pesado; em combinação com a potência, isso dará uma grande vantagem. Nesse caso, você deve esclarecer se o modelo escolhido tem marcha à ré, caso contrário, a máquina pesada terá que ser acionada manualmente.
Se a câmara do cilindro de um soprador de neve automotor a gasolina não exceder 300 cm3 de volume, a ignição elétrica não faz sentido, tal unidade, com o ajuste correto, pode ser facilmente iniciada com um cabo. Um motor maior, é claro, é melhor começar com uma partida elétrica.
A articulação das rodas com o eixo motriz e a caixa de velocidades pode ser diferente. Ao escolher uma unidade autopropelida, é preciso levar em consideração esse parâmetro, que determina a facilidade de manobra. Se o soprador de neve deve ser operado em condições difíceis, você pode considerar um tipo de hélice com esteiras mais caro.
Não é a última característica ao comprar equipamento de remoção de neve é o seu preço, e aqui você tem que sacrificar alguns dos parâmetros menos significativos da unidade adquirida ou pagar a mais por opções obscuras. Deve-se notar que os preços dos sopradores de neve flutuam significativamente: de 5 mil rublos (o mais simples removedor de neve elétrico) a 2-3 centenas de mil (veículos automotores com alavancas de controle aquecidas, faróis, removedor de neve ajustável e muitas outras melhorias úteis e agradáveis).
Caso a fazenda possua trator de passeio ou minitrator, vale a pena considerar a opção de adquirir equipamento de remoção de neve montado. Seu design é muito mais simples em comparação com as autopropelidas, o que tem um efeito muito significativo no preço. O desempenho dos sopradores de neve montados, via de regra, não é inferior.
Dicas operacionais
Qualquer máquina requer conformidade com as regras básicas de operação. O soprador de neve não é exceção. Todo o seu trabalho ocorre em condições extremas. As temperaturas constantemente baixas requerem maior atenção a alguns nós. A neve é um ambiente neutro se você a tratar corretamente. Caso contrário, o equipamento abandonado após a remoção de neve acaba por estar em condições bastante adversas, especialmente quando a neve acumulada começa a derreter, e se ao mesmo tempo houver também descongelamento periódico com congelamento subsequente, você não deve confiar em uma operação longa e perfeita da unidade, e você não deve começar de novo tão congelado. o carro pode não ser possível.
Os modelos mais simples operacionalmente podem ser considerados sopradores de neve elétricos de baixa potência, sua manutenção não requer habilidades especiais e pode ser dominada por pessoas que estão muito longe dos equipamentos.
Antes de iniciar e terminar a operação de tais máquinas, o estado do sem-fim deve ser verificado. Isso é especialmente importante no final do inverno. Neste momento, o sem-fim pode ser substituído, o que nesses modelos não é uma operação tecnicamente difícil. Em alguns modelos elétricos, o óleo da caixa de engrenagens deve ser reabastecido ou trocado periodicamente.
Máquinas movidas a bateria requerem mais atenção: periodicamente, você precisa verificar a condição da bateria.
Os mais difíceis de operar são os sopradores de neve multifuncionais a gasolina. Um motor de combustão interna é um mecanismo tecnicamente bastante complexo que requer muita atenção. No decorrer do trabalho, vários parâmetros mudam. Para garantir que seu desempenho não diminua, eles devem ser monitorados e corrigidos.
Após um certo tempo especificado nas instruções, o ajuste da válvula é inevitável.
Uma redução gradual na potência exigirá atenção à compressão.
Não menos importante é a substituição oportuna do óleo do motor, a substituição dos filtros de ar e de combustível. A substituição periódica das velas de ignição é inevitável.
Talvez todas as operações acima não pareçam difíceis para os proprietários de automóveis, no entanto, se as habilidades relevantes não estiverem disponíveis, você terá que entrar em contato com oficinas especializadas para realizá-las.
Nesse caso, o soprador de neve terá que ser transportado de alguma forma para realizar sua manutenção, pois, mesmo que seja automotor, não pode ser movimentado em vias públicas.
Ao comprar um soprador de neve, certifique-se de ler as instruções. Em especial, vale a pena prestar atenção ao tipo de lubrificação: se por engano em vez de óleo líquido a unidade for abastecida com graxa espessa ou vice-versa, a quebra é inevitável. Às vezes, aspirantes a artesãos tentam melhorar, ao que parece, uma unidade de má qualidade de seu soprador de neve, por exemplo, substituindo os parafusos de montagem do sem-fim por outros endurecidos, após o que, quando a carga aumenta, eles, é claro, não será cortado. Mas então a caixa de câmbio começa a desabar - os reparos podem se tornar desproporcionalmente mais caros.
Antes de comprar um novo soprador de neve, é fundamental pesquisar o mercado para essas máquinas.
Não pare na compra de um modelo desconhecido: a montagem do aparelho pode não ser de alta qualidade. A falha de nós mal articulados entre si é inevitável. A neve certamente se acumulará em todas as rachaduras e todos os tipos de buracos, o que pode causar a oxidação dos contatos e uma falha inesperada de uma unidade aparentemente funcionando bem.
Para informações sobre como escolher um soprador de neve, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.