Métodos faça você mesmo para fazer um soprador de neve
Os sopradores de neve produzidos pela indústria moderna são bastante bons. No entanto, seu preço nem sempre é adequado para as pessoas. Neste caso, ou se algumas nuances técnicas não forem adequadas, é aconselhável fazer você mesmo o mecanismo.
Características de design
Um soprador de neve feito por ele mesmo pode ter um dispositivo bastante diferente. Mas, em qualquer caso, deve haver duas partes principais: coletar a neve e jogá-la no lugar certo. Os motores a gasolina ou elétricos são usados principalmente como acionamento. Ao escolher o projeto do futuro soprador de neve, é necessário levar em consideração o tamanho da área a ser limpa. Os modelos mais simples não são produtivos o suficiente e nem sempre lidam com a remoção de gelo forte e montes de neve.
Se você precisa colocar as coisas em ordem em uma área ampla, dispositivos com motores de combustão interna são uma solução indispensável. Eles são caracterizados por uma maior habilidade de cross-country e podem jogar a massa de neve para longe.
Apesar da severidade significativa de tais estruturas, não há necessidade de esforço físico para movê-las. Os sopradores de neve não automotores são usados com mais frequência para limpar caminhos de jardins, calçadas e telhados planos.
A capacidade de manobra dos veículos não automotores é bastante elevada. Mas quando é necessário remover uma camada densa e totalmente compactada, ou quando há muita neve, ou quando está úmida, a limpeza torna-se muito difícil. Além disso, a capacidade de manobra do aparelho também diminui. Para compensar até certo ponto este momento, é necessário usar as peças mais leves possíveis. Se for dada preferência aos modelos a gasolina, isso não é tão importante.
Como fazer isso sozinho?
Para uso privado, uma unidade elétrica pode ser a melhor escolha. Desempenho muito alto para colocar as coisas em ordem perto de casa, ao lado da garagem, e assim por diante é simplesmente excessivo. Não há muita diferença em comparação com os mecanismos a gasolina, exceto pelo acionamento. Porém, muito mais diferença é encontrada entre as opções de estágio único e de dois estágios. No primeiro caso, a massa de neve é empurrada para fora apenas pela força de um sem-fim em rotação rápida e, no segundo, um rotor adicional é usado. É a versão rotativa que se considera preferível, pois reduz o nível de desgaste e permite evitar várias avarias. Mesmo se pedras ou outros objetos sólidos entrarem, eles não irão danificar as peças do soprador de neve.
A broca de neve é sempre colocada na frente, na parte inferior do aparelho. Certamente é coberto por um corpo em forma de balde. Esta solução permite que você redirecione a massa de neve estritamente em uma determinada direção. A abordagem moderna para a fabricação de brocas implica o uso de metal de alta qualidade, porque para esta parte do equipamento de remoção de neve, a resistência está em primeiro lugar. Externamente, um aparelho monolítico se assemelha a uma plataforma de petróleo ou a um grande parafuso roscado. Quando a peça é torcida, a neve é esmagada e alimentada para dentro.
Para maior proteção do dispositivo, onde a broca gira rapidamente, é utilizada uma tampa de borracha.
Além disso, na preparação dos desenhos, não se deve esquecer os seguintes pontos:
- a localização do motor e suas dimensões;
- uma rampa ao longo da qual a neve será lançada;
- rodas e eixos para eles;
- mecanismo de acionamento;
- alças de controle.
Se a opção com um motor elétrico for escolhida com firmeza, você precisará de ferramentas como:
- broca para processamento de metal;
- Rebarbadora com disco adequado;
- martelo de mão;
- máquina de solda;
- macacões para soldagem;
- chapas de aço (incluindo ferro para telhados);
- braçadeiras confiáveis;
- canto de aço;
- tubos de metal;
- rolamentos;
- Madeira compensada;
- parafusos.
O conjunto do trado é composto por duas partes, tais como:
- anéis externos que cortarão a neve;
- o eixo no qual esses anéis são encaixados.
Um tubo de aço ¾ é usado para fazer o eixo. Este tubo deve ter o mesmo comprimento que o balde. Os pinos são soldados em suas bordas. Posteriormente, eles permitirão que o próprio eixo seja inserido nos mancais. Para criar um soprador de neve de dois estágios, uma placa de aço é fixada no meio do tubo. Seu tamanho típico é de 12x27 cm, à esquerda e à direita da placa são colocados anéis, que devem ser feitos de uma correia transportadora. Em vez desta fita, costuma-se usar uma folha de aço com 0,2 cm de espessura.
Na maioria dos casos, são feitos 4 anéis, cujo diâmetro deve ser o mesmo (é escolhido de acordo com o tamanho do eixo e da caçamba). Os anéis deverão ser cortados em 2 partes. Então, uma espiral é dobrada a partir deles. Essas peças são conectadas ao eixo por soldagem.
É importante notar que a espiral soldada deve ser uma linha contínua. Se o soprador de neve for de dois estágios, o elemento espiral é inclinado em direção ao centro - então a eficiência do trabalho será máxima.
Mas mesmo a criação de um simples removedor de neve não termina com a fabricação da broca. Em seguida, você precisa fazer uma caçamba de aço para telhado. Em um projeto normal, a caçamba cobre as partes inferior, esquerda e direita do sem-fim. Mas, por cima, está ligeiramente deslocado para a frente. Às vezes, as paredes laterais são feitas de placas de madeira compensada com 1 cm de espessura.
Os rolamentos autocompensadores são colocados nas laterais. Essas partes devem ser protegidas tanto quanto possível do contato com água, gelo e neve. Uma folga de cerca de 2 cm é deixada entre a borda da espiral do trado e a borda interna da caçamba, a folga é necessária para que as duas partes não grudem uma na outra. Um orifício é feito na parte superior do balde, onde será realizada a rampa de saída. O diâmetro de tal furo é selecionado individualmente. Deve ser mais largo do que a lâmina que guia o fluxo de neve. O tubo deve ser dobrado de cima para baixo, o que melhorará significativamente a qualidade do trabalho.
Tanto nos modelos a gasolina quanto nos elétricos, vale a pena prestar atenção ao chassi em que o motor é colocado. Na maioria dos designs, a moldura é feita no formato da letra P. Ela é feita de cantos de aço. Quando a parte principal do quadro estiver concluída, pegue a máquina de solda e fixe as tiras que permitem fixar o motor, a unidade do sem-fim e uma caçamba. Em seguida, você precisa fazer furos para prender as rodas e a alça de controle.
Em sopradores de neve caseiros para uso doméstico, as rodas são frequentemente substituídas por esquis. Apenas esquis de aço que se encaixam como um trenó regular servem. A distância do quadro deve ser mínima, então o dispositivo funcionará bem.
Na hora de fazer rodas, é preciso cuidar da maior aderência possível da banda de rodagem ao solo. Claro, você só precisa usar pneus de inverno. As amostras de verão não toleram bem a geada e se mostram do pior lado.
Para a fabricação de alças, os tubos são normalmente retirados com uma seção transversal de 0,5 polegadas. Você precisa prendê-los à estrutura com parafusos. As alças devem ser selecionadas com o máximo cuidado, não menos cuidadoso do que os raspadores. Se as alças forem desconfortáveis, será extremamente difícil usar o aparelho. Os rotores são feitos de 4 placas retangulares conectadas entre si por aros ao redor do perímetro, o eixo é inserido no meio.
Não são necessários motores especiais. É perfeitamente possível sobreviver com motores elétricos desenvolvendo um esforço de cerca de 1 kW. O motor elétrico (e na versão a gasolina - o motor de arranque) deve ser protegido do contato com água líquida, mesmo apenas com neve. A falha em fornecer tal proteção pode resultar em um sério curto-circuito.É necessário usar apenas cabos isolados de fábrica para alimentar o soprador de neve, projetado para uso em condições externas adversas.
A ligação do motor ao sem-fim pode ser feita através de caixa de engrenagens ou mecanismo de correia. Se a versão com engrenagem for selecionada, o eixo ao longo do qual o motor gira deve estar em ângulo reto com o eixo. Esta solução é mais confiável e a eficiência da transmissão de energia é aumentada. Mas para uma casa, tal projeto é impraticável. É muito difícil de fazer e, em caso de avaria, a ligação não pode ser desmontada.
Ao usar uma correia de transferência, o eixo e o eixo são paralelos um ao outro. Esta solução também é mais conveniente devido à capacidade de ajustar a tensão da correia. Para conectar todas as peças do soprador de neve umas às outras, apenas buchas ou parafusos especiais devem ser usados. Esse acessório, se a carga se tornar excessivamente grande, entra em colapso. Mas o motor, a estrutura e outras peças principais permanecem intactas.
Para maior comodidade e segurança no trabalho, é necessário colocar farol.
Uma divisória de vidro é separada de uma lâmpada automotiva desnecessária. Ele é usado para preparar um molde de gesso. Um pano de vidro dobrado três vezes é aplicado à peça resultante. Suas camadas são revestidas com resina epóxi e, em seguida, a peça de trabalho é mantida no vácuo por um dia.
Após a secagem final do produto, as menores irregularidades são removidas com lixa de grão fino. O futuro farol é colocado no forno sobre uma grelha de pequenas ripas, fixadas com parafusos auto-roscantes. Quando a substância derrete, a peça de trabalho é removida rapidamente. Ele precisa ser colocado de forma mais uniforme na base do farol, que é devolvido ao vácuo novamente. Após aguardar o final da secagem, o farol é lixado e, em seguida, equipado com lâmpadas halógenas.
Recomenda-se instalar a fonte de luz na coluna de direção (mas alguns acreditam que é mais correto fornecer uma posição especial para a ótica). O farol é montado com um cabo de 1,5 m de secção semelhante. A fiação é removida e conectada às lâmpadas em uma extremidade e ao relé regulador de tensão na outra. O resto dos fios também são retirados do isolamento nas extremidades para conectar o relé ao gerador e ao interruptor.
Do trator de passeio
Para começar, vale a pena considerar os mecanismos manuais caseiros. Quase sempre andam sobre rodas, não sobre trilhos, pois fazer um dispositivo com rodas e cuidar dele é muitas vezes mais fácil. É um equipamento manobrável, fácil de operar e totalmente funcional. Equipar a máquina com uma lâmina ajuda a lidar com eficiência, mesmo com densos pedaços de neve. A escolha de um trator autônomo como base para um futuro carro justifica-se pela simplicidade de tal solução.
Comece com a preparação do casco, lâminas de projeção e quadro. O corpo geralmente vem com uma folha de aço ou um tarugo de um barril. Em ambos os casos, está sendo preparado um buraco por onde a neve será despejada.
Vale ressaltar que o aparador deverá ser abandonado. Em vez disso, um rotor especial é instalado. Não devemos esquecer que os dispositivos rotativos não funcionam bem com a remoção do gelo. Pior ainda, as partículas esmagadas podem causar ferimentos.
As bordas de trabalho dos sopradores de neve convertidos de blocos móveis podem ser lisas ou serrilhadas. A primeira opção é preferível se você planeja remover a neve recém-caída. Mas quando uma crosta de gelo impenetrável se forma, apenas a superfície irregular ajudará. Quanto mais difícil for o trabalho, mais forte deve ser o material do impulsor do rotor. É feito com três ou seis lâminas a seu critério.
Se você planeja varrer apenas uma pequena camada de neve fresca, pode equipar o soprador de neve com escovas convencionais. Na maioria das vezes, a faixa é de 1 m. Pás com facas especiais são usadas para remover neve relativamente fina, mas já endurecida. A faixa a ser capturada tem a mesma largura.Mas a solução mais eficaz ainda é o rotor usual.
De um cilindro de gás
Mas não é necessário gastar um trator para fazer um soprador de neve. Uma botija de gás doméstico comum pode servir como um bom substituto. Claro, você só pode começar a trabalhar depois de esvaziar o recipiente. O cilindro é serrado apenas em uma forma rigidamente fixa. Violando esta regra, é fácil ser ferido pelo moedor.
Uma escavadeira, que é feita de um cilindro, é colocada em vários tipos de equipamentos automotores ou não automotores. É serrado de forma a obter um balde curvo. Esta forma não permite que a neve seja jogada para longe. Mas para limpar do quintal ou da calçada, basta. Claro, antes de começar a trabalhar, é necessário preparar desenhos e segui-los à risca.
A chapa de aço é cortada em 4 peças. Eles servirão para fazer uma rampa, e o rotor para empurrar a neve para essa rampa pode ser removido de qualquer cultivador de gasolina. Ao cortar o balão, é necessário deixar as paredes de 10 cm de largura e inserir a broca no recipiente. Só é necessário conectá-lo ao motor quando o cilindro estiver firmemente preso.
Fora de um carrinho de mão
Este acessório de campo é para uso não automotor apenas. A escavadeira articulada é fixada com um par de dobradiças de arnês e parafusos da categoria M8. Todo o trabalho de preparação de um soprador de neve leva no máximo 5 minutos. Como mostra a prática, o dispositivo lida muito bem com a limpeza de áreas abertas com uma área de 50-300 metros.
Deve-se sempre ter em mente que ao usar um carrinho de mão específico, as dimensões das peças podem mudar.
Para fazer um soprador de neve a partir de carrinhos de mão, costuma-se usar resíduos de reparo. Na maioria das vezes, são colocados lixões com tamanho de 80x40 cm, mas os consumidores podem, é claro, preferir um tamanho diferente. As pás são fixadas em um ângulo de 45 graus. Os grampos do chicote são preparados principalmente em aço com espessura de 0,1-0,3 cm.
De uma scooter
Nem toda scooter pode ser transformada em um soprador de neve completo. Um pré-requisito é a presença de transmissão de energia através de um eixo rígido e um redutor. O corpo é feito de um barril de aço, cortado a cerca de 15 cm do fundo. No meio da parte inferior, um orifício é preparado para acomodar a parte saliente da caixa de engrenagens. Alguns orifícios são feitos nas bordas - eles estão preparados para prender a aba.
O buraco através do qual a neve será jogada para trás é preparado lateralmente. Deve ser quadrado. Uma folha de estanho cobrirá o corpo aberto e o buraco ficará no meio dessa folha. O rotor é de quatro pás e os restos do cano são usados para a remoção da neve. A lâmina pode ser construída a partir de outra folha de metal.
Engenharia segura
Independentemente de como o soprador de neve é fabricado, ele deve ser usado com cuidado. O uso prolongado só é permitido com fones de ouvido à prova de som.
É proibido remover a neve com artefatos de fabricação própria em roupas largas e sapatos que podem escorregar. Mesmo que essas condições sejam atendidas, não é desejável limpar a área por mais de 2 a 3 horas por dia. Caso contrário, o efeito nocivo da vibração, e no caso de um aparelho a gasolina - também gases de escape - já se tornará prejudicial à saúde.
É estritamente proibido fumar ao reabastecer um soprador de neve a gasolina e também fazer fogueiras para outros fins. Antes de ligar o motor, certifique-se de que os recipientes com combustível estejam a pelo menos 3 m de distância. Antes de começar a trabalhar, você também deve fazer o seguinte:
- verifique a estanqueidade do equipamento de combustível;
- avaliar a confiabilidade da fixação de peças individuais;
- determinar se tudo está ocioso normalmente.
Não direcione o jato de neve para janelas e outros objetos frágeis, pessoas e animais. Também é indesejável tocar no dispositivo de exaustão do motor quando ele estiver funcionando. Durante esse tempo, a superfície dos motores fica muito quente.Proprietários experientes de sopradores de neve sempre usam óculos e tentam não subir desnecessariamente até mesmo encostas relativamente suaves, para não descer delas.
Após o término do trabalho, o mecanismo deve ser completamente inspecionado por fora, certifique-se de que está em bom estado de funcionamento e livre de qualquer contaminação.
Para saber como fazer um soprador de neve faça você mesmo com um motor elétrico, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.