Sopradores de neve automotores: características de design, gama de modelos
No inverno, no processo de cuidar da área local, você pode precisar de uma ferramenta mais poderosa para remover a neve do que uma pá comum. A categoria de tais dispositivos auxiliares inclui sopradores de neve, especialmente os modelos autopropelidos, que se destacam entre equipamentos semelhantes com uma série de características positivas.
Peculiaridades
A principal característica dos equipamentos autopropelidos para remoção de neve é o conforto operacional. Como regra, esses dispositivos auxiliares de jardinagem movem-se sem o esforço do operador em uma roda ou trator de esteira. De acordo com suas características de design, o soprador de neve consistirá nas seguintes partes principais:
- diferentes tipos de motor;
- parafusos e brocas.
O elemento de parafuso de trabalho possui lâminas serrilhadas, com a ajuda das quais a neve e o gelo que entram na máquina são processados. E a transportadora helicoidal, por sua vez, realiza a tarefa de entrega de neve à bomba, com o auxílio da qual a neve é ejetada. Como regra, esses processos em removedores de neve automotores ocorrem quase que instantaneamente, portanto, são invisíveis para o operador da máquina.
O removedor de neve atende perfeitamente às tarefas de limpeza de territórios de diferentes áreas, além disso, o equipamento não precisa ser empurrado à sua frente para realizar a limpeza. Os fabricantes de tais máquinas auxiliares classificam os dispositivos em várias categorias, levando em consideração a massa das unidades:
- sopradores de neve leves, autopropelidos, cujo peso não exceda 50 quilogramas;
- dispositivos médios - 80 quilogramas;
- equipamento profissional pesado, cujo peso pode variar em até 100 quilos.
O SSU pode funcionar com diferentes tipos de motores. Na maioria das vezes, existem esses modelos modernos à venda:
- com motor diesel;
- gasolina dois tempos;
- gasolina quatro tempos.
As unidades do tipo gasolina vão pesar várias vezes menos que as unidades a diesel, mas o desempenho do equipamento será quase o mesmo.
Com base em sua potência, os sopradores de neve autopropelidos podem ser os seguintes:
- unidades com potência do motor até 3 litros. com. - essas máquinas fazem a limpeza de pequenas áreas na presença de neve recém-caída;
- equipamento com motor de até 6 litros. com. - pode realizar a limpeza de qualquer massa de neve, mas não mais de 1,5 metros de profundidade;
- sopradores de neve com capacidade para mais de 6 litros. com. - essas máquinas podem ser usadas para gelo e qualquer tipo de massas de neve, independentemente das condições e da profundidade.
Dispositivo
Hoje, os fabricantes nacionais e estrangeiros produzem quatro tipos de SSU, que são divididos em categorias com base em seus dispositivos.
Unidades de roda
Nessas máquinas, a energia do virabrequim é direcionada para a caixa de engrenagens e, em seguida, para o eixo comum, que aciona a hélice na forma de duas rodas. Tais características da estrutura interna durante a execução da manobra requerem algum esforço por parte do operador da máquina.
Como regra, para facilitar a operação, os sopradores de neve com rodas têm alças de controle longas, portanto, girar a unidade não exige muito esforço físico de uma pessoa.
Atrito da roda
Este projeto pressupõe a distribuição da energia rotacional imediatamente para um eixo comum, que interage com dois mecanismos de fricção das rodas. A essência do sistema de fricção é semelhante à embreagem de um carro. Um arranjo semelhante de equipamento auxiliar facilita a manobrabilidade das unidades auxiliares.
Veículos com rodas com diferencial
Este design é usado para equipamentos profissionais caros, que se destacam por sua potência. Como regra, as unidades deste tipo são muito fáceis de controlar, uma vez que a distribuição de energia dentro das unidades e rodas é feita automaticamente.
Monitorados
O princípio de operação dos sopradores de neve sobre esteiras envolve o fluxo de energia do motor diretamente para a caixa de engrenagens e, em seguida, para o diferencial, que a distribui entre as duas hélices. É possível alterar a direção de deslocamento bloqueando uma das trilhas.
Outra característica do funcionamento dessas máquinas é a capacidade de distribuição da massa, o que possibilita elevar ou abaixar o mecanismo rotor-parafuso.
Vantagens e desvantagens
Os sopradores de neve automotores com rodas ou esteiras têm pontos fortes e fracos que devem ser estudados antes de comprar dispositivos. As vantagens das unidades incluem essas características.
- O principal aspecto positivo das máquinas é o seu princípio de funcionamento, que não exige nenhum esforço, empurrando o equipamento de limpeza à sua frente. Para operar e transportar os sopradores de neve, basta simplesmente direcionar a unidade na direção certa.
- Via de regra, a maioria dos modelos de dispositivos autopropelidos serão, muitas vezes, contrapartes não autopropelidas produtivas, independentemente do fabricante. Esta qualidade torna possível operar sopradores de neve para trabalhar com neve úmida ou gelo.
- Veículos automotores são várias vezes mais fáceis de transportar até o local de armazenamento após o término da limpeza do território.
- As melhores modificações contam com um regulador para a localização da broca em relação ao solo, à luz do qual o operador pode determinar de forma independente o nível de neve remanescente na área. Esta função é especialmente solicitada durante a manutenção de áreas decorativas em projetos paisagísticos.
- As unidades a diesel e a gasolina possuem em seu projeto parafusos de cisalhamento feitos de ligas macias, que reduzem o risco de sérias avarias quando o sem-fim interage com qualquer obstáculo sólido.
No entanto, veículos com rodas e esteiras também apresentam algumas desvantagens:
- quase todos os modelos de sopradores de neve autopropelidos custarão várias vezes mais do que unidades não autopropelidas para limpar territórios;
- junto com o custo dos carros, o preço de sua manutenção, reparos, aumento de componentes;
- em vista da grande massa, tais equipamentos serão mais difíceis de transportar no porta-malas de um carro ou em um trailer.
Modelos e suas características
Entre as marcas mais populares especializadas na produção desses equipamentos de jardinagem, os seguintes fabricantes devem ser observados:
- Hyundai;
- Husqvarna;
- Honda;
- MTD;
- Interskol;
- Patriota;
- Campeão etc.
Sopradores de neve automotores a gasolina Husqvarna reconhecido como o mais poderoso e confiável na Rússia e na Europa. Todas as unidades são movidas pelo motor American Briggs & Stratton, que garante operação ininterrupta e 100% de partida, mesmo em condições de geada severa. A gama de sopradores de neve Husqvarna é representada por dispositivos para manutenção de áreas decorativas de uma pequena área, para manutenção de áreas de parque, para operação em territórios adjacentes privados.
Marca MTD oferece aos consumidores máquinas para colher gelo, massas de neve gelada, limpar áreas de grandes montes de neve.
Essa técnica é recomendada para uso em regiões com oscilações freqüentes de temperatura. Os dispositivos podem ser equipados adicionalmente com escovas.
Entre os fabricantes nacionais de equipamentos de jardinagem, pode-se parar nas máquinas de baixo custo da série Interskol SMB-650E... O dispositivo se destaca por sua potência, além disso, o aparelho é capaz de lançar massas de neve para remoção de até 10 metros.
Marca Hyundai Oferece veículos de pequeno porte da série S 5560, que se distinguem pela manobrabilidade, além de rodas potentes, que conferem ao aparelho boa estabilidade mesmo no gelo.
Entre os sopradores de neve autopropelidos americanos, vale destacar também Carros patriotasem particular a categoria PRO. Os carros são diferenciados por um sistema de autorun híbrido, facilidade de operação e um bom nível de manutenção.
Como escolher?
Os consumidores se deparam com uma tarefa bastante séria na seleção de equipamentos automotores para atender o território no inverno. Na variedade disponível de modificações de unidade, as seguintes características fundamentais das máquinas merecem atenção especial.
Tipo de hélice
Dispositivos rastreados terão melhor aderência na neve e gelo, portanto, os equipamentos nesta categoria irão lidar melhor e mais rapidamente com a tarefa de coletar neve compactada e crosta de gelo no local. E uma boa adesão do equipamento à superfície do local facilitará muito o trabalho do operador com essas unidades.
No entanto, os sopradores de neve sobre esteiras custarão várias vezes mais, além disso, essas máquinas pesam muito mais.
Se você ainda gosta mais de veículos com rodas, a saída dessa situação será a aquisição de correntes para neve, que precisarão ser colocadas nas rodas se necessário para resolver tarefas complexas de limpeza do local. É perfeitamente possível fazer a manutenção de sopradores de neve com rodas de forma independente, sem recorrer aos serviços de centros de serviço.
Tipo de motor
Os carros a gasolina exigirão muito da qualidade do combustível usado, o que pode se tornar um sério problema na realidade russa. Para dispositivos a diesel, a sazonalidade do combustível usado deve ser monitorada. O combustível diesel de verão não pode suportar uma queda de temperatura de mais de -5 C. Para regiões onde as marcas do termômetro podem cair para -35 C, os proprietários terão que estocar combustível diesel do Ártico para manutenção e reabastecimento de um soprador de neve autopropelido.
As unidades de gasolina, a este respeito, serão mais versáteis, no entanto, o uso de combustíveis e lubrificantes de baixa qualidade com impurezas e aditivos pode afetar adversamente o recurso operacional.
Como mostra a prática, um investimento justificado em uma unidade a diesel será a situação de operar a máquina durante todo o inverno para cuidar de grandes áreas.
Dimensões do balde
Para os sopradores de neve autopropelidos, a principal vantagem em garantir a produtividade e a qualidade do serviço do território será o grande tamanho da caçamba de trabalho para a coleta dos maciços de neve. As unidades autopropelidas são equipadas com acionamento rotativo ou de rotor de parafuso, devido ao qual os dispositivos, em sua maioria, são capazes de lançar neve a distâncias impressionantes.
A profundidade da peça de trabalho também é de grande importância, pois este parâmetro determinará a altura dos montes de neve que o técnico pode manejar.
Como usar?
Os sopradores de neve autopropelidos se destacam pela facilidade de uso. Normalmente, não há necessidade de uma pessoa aplicar força para que o robô assistido se mova pelo local. Esse recurso permite que até mulheres usem as unidades.
A essência do controle da máquina está na direção do dispositivo na direção certa, com o ajuste da velocidade necessária do veículo. No entanto, a questão de escolher a velocidade de deslocamento mais adequada é fundamental durante a limpeza da área, uma vez que o acionamento da roda ou esteira só empurrará o dispositivo para a frente na velocidade ideal que permite ao sistema de trado cumprir sua tarefa de processar e jogar neve. massas.
Ao trabalhar com sopradores de neve, vale a pena prestar atenção especial ao funcionamento dos trados dentados no processo de limpeza de áreas decorativas, por exemplo, caminhos de gravilha ou ladrilhos, pois esses elementos da peça de trabalho podem danificar o revestimento.
Uma visão geral do soprador de neve automotor Forza está esperando por você no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.