Como fazer um soprador de neve com uma motosserra com as próprias mãos?
No inverno, a questão da limpeza do território é especialmente grave para os proprietários de lotes. Um soprador de neve não é barato e seu design não é muito complexo. Se você tiver desenhos precisos, bem como os materiais e ferramentas necessários, é perfeitamente possível montar um mini soprador de neve com suas próprias mãos.
Vantagens e desvantagens
Antes de prosseguir com a montagem, é importante entender por que faz sentido dar preferência a um soprador de neve caseiro.
Primeiro, vamos examinar as vantagens de um soprador de neve caseiro.
- Comparado a comprar um modelo de fábrica, montar um soprador de neve caseiro custará significativamente menos.
- Todos os materiais e ferramentas que podem ser necessários no processo, com exceção do motor a gasolina, estão prontamente disponíveis. Chapas metálicas, tubos com os diâmetros necessários e outras peças, cuja lista se apresenta a seguir, podem ser adquiridos em qualquer mercado de peças de reposição, ou mesmo simplesmente encontrados em sua garagem ou oficina.
- As dimensões de um soprador de neve montado na base de uma motosserra são menores do que as de uma motosserra. Esse dispositivo é capaz de lidar com a remoção de neve nos locais mais inacessíveis.
As principais desvantagens de um limpa-neve automontado incluem sua baixa potência.
Aqui, porém, vale lembrar que o assunto deste artigo é a criação de um soprador de neve para uso pessoal (por exemplo, em um terreno pessoal). Para atingir a capacidade industrial, outros recursos e esquemas serão necessários.
Materiais e ferramentas
Para montar um soprador de neve caseiro a seguinte lista de peças é necessária:
- um motor de combustão interna de uma motosserra;
- tubos de aço e alumínio de diferentes tamanhos;
- eixo forjado;
- rolamentos;
- Chapa de aço;
- borracha espessa;
- máquina de solda;
- ferramentas improvisadas.
Estrutura e princípio geral de operação
O projeto de um soprador de neve autopropelido inclui os seguintes componentes.
- O elemento condutor. Neste caso, é um motor de uma motosserra Druzhba, Ural ou Stihl.
- Concha. Localizado na frente da máquina. Feito de folhas de metal ou plásticos duráveis.
- Parafuso. Módulo de entrada de neve localizado na cavidade do balde. Responsável por pegar, triturar e mover massas de neve ao longo da calha de saída. Alimentado por um motor.
- Calha de saída. Fabricado com os mesmos materiais do balde. Direciona o fluxo de neve para o removedor de neve (para a saída).
- Chassis. Veículo unitário. Rodas, patins ou esteiras - vale a pena escolher em função das características das condições de funcionamento, dos recursos disponíveis e da capacidade técnica do fabricante.
- Alças. Fornece ao operador a capacidade de controlar o dispositivo e alterar seus modos de operação.
Como fazer isso sozinho?
Antes de prosseguir com o projeto, é necessário aprovar os desenhos de acordo com os parâmetros selecionados. No diagrama, você precisa indicar claramente as dimensões das peças e como elas estão conectadas. O processo de fabricação própria de um soprador de neve doméstico pode ser dividido nas seguintes etapas.
Fabricação de molduras
A integridade do dispositivo interno e, como resultado, sua vida útil dependem diretamente da força, resistência ao choque e equilíbrio da estrutura. Recomenda-se montar a base da moldura com tubos metálicos da mesma espessura. Além disso, tubos com um diâmetro menor serão fixados à estrutura de suporte. Na soldagem da moldura, atenção especial deve ser dada aos tubos longitudinais, sobre os quais a caixa será posteriormente posicionada. Eles, além da função de rolamento, desempenham o papel de corredores para movimentação do produto. Todos os orifícios neles devem ser soldados.
Isso evitará a corrosão do metal causada pelo acúmulo de neve na cavidade.
Para criar uma plataforma na qual a usina será fixada, é necessário fixar uma barra transversal nas bordas traseiras dos tubos do corredor longitudinal e outra mais próxima de suas bordas frontais, a 20 centímetros da primeira. Além disso, essas vigas transversais são conectadas por um par de tubos longitudinais de um diâmetro menor, nos quais o acionamento é posteriormente fixado. A roda dentada de fábrica para a transmissão da rotação é substituída por uma pequena roda dentada (por exemplo, de uma motocicleta velha). Para garantir um deslizamento fácil do soprador de neve na superfície, faz sentido soldar uma placa de alumínio ao longo da largura dos patins à sua base, à qual deve ser fixada uma camada de polietileno aos rebites.
Montagem do módulo de entrada de neve
A broca é um eixo no qual as facas torcidas em espiral são fixadas. A tarefa deles é esmagar a neve e movê-la para o meio da caixa. Lá, a massa de neve esmagada é enviada para a cavidade do arado de neve por lâminas giratórias. Para a fabricação de um eixo, pode-se pegar um tubo de pequena espessura. Seu comprimento é selecionado de acordo com as dimensões da caçamba com base nos desenhos elaborados anteriormente.
É muito importante escolher os rolamentos certos para o eixo ao fazer um mecanismo de coleta de neve por conta própria.
Duas placas de lâmina retangulares são soldadas no meio do eixo.
Para a fabricação de lâminas, é necessário cortar quatro círculos do mesmo tamanho em folhas de aço. Um buraco é cortado no centro de cada círculo para a espessura do eixo, então o anel resultante é cortado ao longo do raio e esticado para os lados. As figuras resultantes (voltas em espiral) são soldadas ao eixo em direção às lâminas. Atenção: as lâminas das facas devem ser colocadas no eixo na mesma distância. Caso contrário, o equilíbrio será perturbado e o dispositivo irá cambalear de um lado para o outro durante a operação.
Fabricação da tampa e ranhura do limpa-neve
A cavidade do balde é feita de uma folha de metal dobrada de modo que o raio de curvatura exceda o das lâminas em vários centímetros. Na parte superior do lençol, é feito um corte para o cano da neve, na parte traseira - um furo para a corrente. Recomenda-se também fazer paredes laterais de metal, no entanto, placas de compensado também podem ser utilizadas. Os cubos estão localizados no meio das paredes laterais, um eixo com um parafuso é instalado. Antes disso, é necessário colocar a polia motriz temporária no munhão. Um asterisco é instalado na borda do eixo, conectando-o ao inversor com uma corrente por meio de um orifício na caixa.
Um tubo de alumínio para remover massas de neve com um diâmetro de cerca de 15 cm é fixado no orifício previamente preparado no balde.
Peças de conexão
Recomenda-se pintar as peças metálicas antes da montagem final para protegê-las da corrosão. Na plataforma do quadro há um motor, uma caçamba com um parafuso. A corrente está instalada. A unidade é conectada às chaves na alça.
Características de projetos com motores diferentes
Motosserras de diversas marcas e modelos são equipadas com motores de diferentes características. Para um trabalho mais eficiente, ao montar um soprador de neve caseiro, essas características devem ser levadas em consideração. Por exemplo, as motosserras "Druzhba" e "Ural" se destacam entre os outros modelos com alta potência do motor, o que provoca vibração e ruído durante o funcionamento.
A vibração pode ser evitada instalando um pedaço grosso de borracha entre o motor e a estrutura.
Além de instalar uma junta na carroceria, o motor pode ser equipado com silenciador. Para isso, a cavidade dentro do tubo metálico inteiriço deve ser preenchida com uma gaxeta de borracha, e toda a estrutura resultante deve ser fixada ao motor com parafusos ou por solda. Isso reduzirá o nível de ruído durante a operação contínua do dispositivo. Além disso, altas cargas estruturais estão associadas a alta potência operacional. Para evitar a falha iminente do limpa-neve baseado nas motosserras Druzhba e Ural, será necessário equipá-lo com uma corrente de maior resistência.
O aumento da reserva de torque e empuxo dos motores dos dispositivos das marcas "Ural" e "Druzhba" permite, se desejado, aumentar o volume da caçamba e a potência do sem-fim, aumentando assim o desempenho geral do conjunto. O motor da motosserra doméstica da marca Stihl não difere em alta potência. Graças a isso, um soprador de neve baseado nele terá um tamanho relativamente pequeno e maior capacidade de manobra. As dimensões do balde para tal aparelho não devem exceder 50 cm de altura e 60 cm de largura. O dispositivo montado desta forma pode remover montes de neve até meio metro de neve seca e pegajosa.
Engenharia segura
A seguir estão algumas recomendações, adesão que reduzirá o risco de lesões durante o trabalho.
- Recomenda-se o uso de óculos de proteção e luvas durante o trabalho para evitar lesões.
- É altamente desencorajado usar a máquina de solda sem uma máscara de proteção.
- Antes de instalar o sem-fim na estrutura, o mecanismo é girado manualmente. O eixo deve girar sem dificuldade e as lâminas das facas não devem tocar na estrutura. Somente neste caso o mecanismo pode ser fixado ao quadro.
Para mais informações sobre como fazer um soprador de neve com uma motosserra com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.