Características do anel de fricção para o soprador de neve

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Por que a estrutura se desgasta?
  3. Fabricação e substituição de acessórios
  4. Detalhes e nuances adicionais

O equipamento de remoção de neve contém muitas peças e componentes. E aqueles que estão escondidos de olhos curiosos não são menos importantes do que segmentos claramente visíveis do lado de fora. Cada detalhe deve receber atenção máxima.

Peculiaridades

O anel de fricção de um soprador de neve está sujeito a um desgaste muito forte. Portanto, muitas vezes ele quebra em um curto espaço de tempo. Enquanto isso, a eficiência do trabalho depende muito deste anel. Sem ele, é impossível sincronizar o giro das rodas entre si. O colapso se manifesta mais frequentemente no fato de que a caixa de câmbio define uma velocidade e o dispositivo funciona em um ritmo diferente ou muda-o caoticamente.

Por padrão, a maioria dos fabricantes equipam seus sopradores de neve com embreagens de alumínio. Produtos com peças de aço são encontrados com muito menos frequência. Independentemente disso, o anel tem a forma de um disco. Uma vedação de borracha é colocada sobre o elemento do disco. Obviamente, a confiabilidade da borracha usada é crítica.

Por que a estrutura se desgasta?

Todos os fabricantes em seus anúncios e até mesmo na documentação que os acompanha indicam que os anéis de fricção têm um grande recurso. Mas isso só se aplica a uma situação normal. Se as regras de uso do equipamento forem violadas, o disco se degradará rapidamente. O mesmo se aplica a máquinas que funcionam corretamente, mas sob cargas muito elevadas.

Efeitos perigosos surgem quando:

  • mudança de marcha em um soprador de neve em movimento;
  • tentativas de remover uma camada excessivamente grande de neve, especialmente montes de neve;
  • entrada de umidade dentro do mecanismo.

Se o proprietário do dispositivo mudar de marcha sem parar o dispositivo, ele não notará nada de ruim a princípio. Mas o selante, que se destina a proteger o disco, sofrerá imediatamente um golpe forte. Mesmo a borracha mais forte e estável não pode ser projetada para absorver permanentemente esses choques. Ele se desgastará rapidamente sob a influência do atrito. Assim que o material de proteção se rompe, racha, a fricção começa a atuar no próprio disco de fricção.

Ele também entrará em colapso, embora não tão rapidamente. No entanto, o resultado será o mesmo - degradação completa da peça. Isso fará com que o soprador de neve pare. Os sinais característicos de desgaste são as ranhuras que cobrem a parte externa do anel. Tendo percebido este sinal, é melhor descartar imediatamente a peça e pegar uma nova para reposição.

Quanto à umidade, tudo é claro aqui - não há como resistir. Por definição, um aparelho de remoção de neve estará em contato com a água, embora em um estado diferente de agregação. A entrada de líquido provocará corrosão.

A proteção mecânica com borracha não sofre com a água, entretanto, não ajudará a evitar seu impacto nas peças metálicas. Você só pode observar estritamente o regime de armazenamento do equipamento, bem como usar compostos anticorrosivos.

Fabricação e substituição de acessórios

É quase impossível "reanimar" o anel de fricção. Mas não precisa ter medo - trocar uma roda é muito simples. O primeiro passo é desligar o motor e esperar até que ele esfrie. Retirando a vela de ignição, despeje todo o combustível do tanque de gasolina. Avançar:

  • remova as rodas uma a uma;
  • retire os pinos das rolhas;
  • desparafuse os parafusos;
  • desmontar o topo do posto de controle;
  • remova os pinos dos clipes de mola que os prendem.

A próxima etapa é remover o flange de suporte. Ele bloqueia o acesso ao próprio dispositivo de fricção. Os restos (fragmentos) do disco desgastado são removidos. Em vez disso, eles colocam um novo anel e o soprador de neve é ​​montado (repetindo as manipulações na ordem inversa). Um disco recém-instalado deve ser verificado cuidadosamente aquecendo o motor e caminhando pela área com um soprador de neve em modo de espera.

A compra de discos de fricção nem sempre é lucrativa. Freqüentemente, é mais econômico fazer você mesmo. Mas você precisa entender que os elementos caseiros podem ser feitos completamente, mesmo depois de muitas horas de trabalho duro com um arquivo. Os tarugos deverão ser feitos de alumínio ou outras ligas relativamente macias. O contorno externo do antigo anel permitirá que você prepare o círculo.

Neste círculo, você terá que preparar o buraco mais uniforme. A maneira mais fácil é usar uma furadeira. Brocas relativamente finas são fixadas nele. Quando vários canais tiverem sido feitos, as pontes que os separam são removidas com um cinzel. As rebarbas restantes são removidas com uma lima.

Quando o disco está pronto, um selo é colocado nele. Serão necessários anéis de poliuretano do tamanho apropriado, por exemplo, 124x98x15. "Unhas líquidas" ajudam a colocar o anel no disco com mais firmeza. A instalação dos discos de fabricação própria é feita da mesma forma que no caso de produtos industriais.

Se você tiver as habilidades necessárias, poderá fazer peças de reposição durante toda a vida útil do soprador de neve.

Detalhes e nuances adicionais

Se o disco for feito de acordo com todas as regras técnicas, durante uma operação de teste, cada mudança de marcha é feita sem os menores sons estranhos. Mas mesmo batidas menores dão um motivo para refazer tudo do zero. Normalmente, a verificação leva cerca de 2 minutos. Quanto aos elementos de proteção de poliuretano, as versões mais duras costumam ser pintadas de azul. As rodas de embreagem 124x98x15 mencionadas acima são o formato mais comum.

Em termos de elasticidade, o poliuretano ultrapassa de longe qualquer metal. No entanto, não é suficientemente resistente ao calor forte. Portanto, a operação do soprador de neve só é permitida com uma carga estritamente limitada na embreagem. O que é importante, o anel de qualquer modelo é adaptado apenas para modificações estritamente definidas do equipamento de colheita. Você precisa estar interessado em compatibilidade com antecedência.

Os fabricantes recomendam verificar a facilidade de manutenção das rodas de fricção a cada 25 horas de operação. A conformidade com esta regra permitirá que você observe problemas iminentes rapidamente. Como resultado, não haverá agravamento de avarias ou aparecimento de novos defeitos.

Parâmetros importantes ao escolher um produto de fábrica são o diâmetro do furo interno e a seção externa. Claro, é aconselhável escolher os produtos da mesma empresa - é mais seguro e mais seguro assim.

Para obter informações sobre como substituir de forma independente o anel de fricção em um soprador de neve, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário