Sopradores de neve Stiga: descrição, tipos e dicas de uso
Stiga é uma empresa sueca. Ela é especializada na fabricação de equipamentos de jardinagem para motores a gasolina e elétricos. Entre outras coisas, a empresa fornece a atenção do comprador com ajudantes de ferramentas de alta qualidade para o inverno - sopradores de neve.
Especificações
Um soprador de neve é essencial na fazenda, especialmente quando você possui uma grande área. No inverno, a limpeza manual pode levar de duas horas ao infinito. No ritmo de vida atual, nem todos podem gastar tanto tempo. Portanto, um limpa-neve da empresa sueca Stiga virá em seu socorro.
Existem no mercado um grande número de marcas de equipamento de remoção de neve, no entanto, vale a pena dar preferência à Stiga por vários motivos.
- Como todos os testes são realizados na Suécia, você pode ter certeza de que todos os motores são resistentes ao frio e funcionarão perfeitamente no clima russo.
- De acordo com as características, todas as unidades Stiga possuem várias velocidades. Graças a isso, os sopradores de neve são manobráveis e, com a ajuda deles, você pode limpar até mesmo em locais de difícil acesso.
- Outra característica importante é a presença de uma partida elétrica. Ele é encontrado em motores a gasolina, motores elétricos e carros a bateria.
- Uma vez que todos os sopradores de neve foram especialmente projetados para limpeza de quintais, eles removem a neve com cuidado de ladrilhos e ladrilhos sem arranhar ou danificar a superfície. As máquinas usam uma broca emborrachada.
- A distância de lançamento da neve varia, mas são suficientes - até 15 m.
- O sortimento é constantemente atualizado levando em consideração as necessidades do comprador. Hoje, é raro encontrar um Stiga automotor que não esteja equipado com farol de LED.
Recursos do dispositivo
Os sopradores de neve Stiga consistem em peças padrão.
- O corpo está disponível com um acessório ou balde de neve embutido. Dentro do balde há uma verruma que se esfarela e afunda a neve.
- Uma rampa de neve está localizada acima ou diretamente atrás da caçamba.
- Nas laterais - lagartas ou rodas.
- Na parte traseira há uma estrutura de alça de metal com um painel de controle. Também existem alças para controlar a posição da rampa.
Os modelos Stiga distinguem-se pelas peças sobressalentes que são utilizadas nos sopradores de neve. Como regra, é melhor usar apenas peças originais em caso de reparos.
Eles estão amplamente disponíveis no mercado. Por exemplo, correias de transmissão ou correias helicoidais podem ser encomendadas online sem problemas. Além disso, todas as peças podem ser encontradas em um grande supermercado.
Vantagens e desvantagens
Como acontece com qualquer técnica, o Stiga tem vários prós e contras, apontados pelos proprietários. Você deve começar com os aspectos positivos.
- Os testes de todos os equipamentos desta marca são realizados na Suécia, onde o clima é semelhante ao da Rússia. Portanto, você não precisa se preocupar se os removedores de neve não estarão suficientemente adaptados para nossas condições climáticas.
- Todo o equipamento de remoção de neve está equipado com motores potentes. Nos modelos profissionais, a potência chega a 13 litros. com. - isso é suficiente para limpar efetivamente uma rua inteira.
- Graças a materiais duráveis, você pode limpar não apenas neve recém-caída, mas também pisada e até mesmo a neve congelada.
- A empresa está no mercado há muito tempo e os compradores observam que o equipamento se diferencia pela confiabilidade e longa vida útil. E caso algo quebre, há uma garantia. Existem também muitos pontos de serviço localizados na Rússia.
Não houve desvantagens específicas para os produtos Stiga. Todas as falhas estão associadas apenas às características dos tipos de sopradores de neve. Um exemplo comum é o soprador de neve elétrico Stiga, que carece de uma conexão constante com a disponibilidade da rede elétrica.
Visualizações
Os sopradores de neve Stiga estão disponíveis em várias modificações. Em primeiro lugar, eles são divididos em tipos, dependendo da fonte de alimentação utilizada.
Elétrico
Os removedores de neve elétricos são alimentados por uma rede elétrica. Um pré-requisito para seu uso é a acessibilidade à tomada à qual o cabo deve ser conectado. Por um lado, a utilização de tais unidades está associada a algumas vantagens:
- Amizade ambiental;
- silêncio.
Por outro lado, os dispositivos elétricos são menos móveis do que os movidos a gasolina ou bateria, uma vez que você precisa se preocupar constantemente com o cabo elétrico. Ela fica embaraçada sob os pés, o que não facilita a remoção da neve.
Além disso, esses limpa-neves são de baixa potência, então você terá que gastar uma quantidade razoável de tempo limpando.
Recarregável
Esses dispositivos são alimentados por uma bateria, que pode ser inserida dentro do dispositivo ou localizada nas proximidades. Como regra, há um trailer especial para a bateria. Isso não torna o trabalho mais fácil, pois o soprador de neve se torna mais pesado e menos manobrável.
O tempo de operação das máquinas com bateria é curto. Não acredite em tudo o que os fabricantes escrevem - frequentemente durante o uso no frio, o tempo de operação cai drasticamente. Além disso, a bateria leva muito tempo para carregar.
Gasolina
Até o momento, esses são os mais práticos de todos os análogos apresentados. Eles se distinguem pelo longo tempo de operação, mobilidade e alta capacidade de manobra. Naturalmente, o número de modelos de Stiga nesta categoria é o mais numeroso.
Por outro lado, também existem desvantagens:
- carros barulhentos;
- o uso de motores a gasolina não é totalmente ecológico;
- em caso de avaria, serão necessários reparos complexos e dispendiosos.
Pelo tipo de tração, os veículos sobre rodas e sobre esteiras são diferenciados.
- Rodado. Modelos versáteis que são procurados para uso doméstico. São utilizadas rodas com diâmetro pequeno e largo, para não cair na neve. Fornece boa manobrabilidade para veículos.
- Monitorados. Os modelos sobre esteiras são usados para trabalhar em terrenos difíceis ou com uma camada profunda de neve. As esteiras permitem que o soprador de neve dirija quase em qualquer lugar. Para uso apenas em veículos automotores.
Passando suavemente para o último tipo de classificação - o tipo de movimento, podemos distinguir entre veículos automotores e não automotores.
- Auto-propulsionado. O soprador de neve é acionado pelo motor. A pessoa apenas define a direção e segue o carro.
- Não automotor. As unidades não autopropelidas devem ser empurradas para se moverem. Isso também inclui eletropatas.
O alinhamento
Não é possível considerar todos os modelos existentes, por isso é mais lógico insistir nos mais populares e exigidos entre os consumidores russos. A visão geral inclui dados sobre características técnicas e áreas de uso.
Stiga ST 4262 PB
Este soprador de neve automotor a gasolina destina-se ao uso doméstico. Potência de 6 litros. com. o suficiente para limpar uma área de cerca de meio hectare. O balde é grande: a cobertura de neve é de 52 cm e a altura é de 51 cm.
A unidade é totalmente metálica, o trado e a calha são feitos de metal. Portanto, você não pode ter medo de que qualquer uma das peças seja danificada devido a pedras ou detritos muito congelados.
O limpa-neve é bastante barulhento. O nível máximo de ruído declarado pelo fabricante é 107 dB.Para compensar essa lacuna, os desenvolvedores adicionaram algumas funções adicionais ao modelo. Possui farol e punhos aquecidos para um manuseio mais confortável.
O dispositivo pesa 95 kg. O preço de varejo varia de 69.800 a 74.900 rublos.
Stiga ST 4851 AE
Este modelo é um dos mais simples e orçamentários. O preço baixo, que é de cerca de 16.900 rublos, é obtido economizando em algumas funções adicionais.
Esse dispositivo não é automotor. Para fazê-lo se mover, você precisa aplicar força física. Em condições em que a neve caiu há muito tempo, foi pisoteada, pisoteada por uma máquina, congelada, isso pode exigir um esforço considerável.
A caçamba é embutida aqui: a largura de captura de neve é de 51 cm e a altura é de 30 cm. O trado é feito de plástico coberto com borracha. Por um lado, isso permite que você não tenha medo de danificar o revestimento, por outro, torna-se necessário um monitoramento constante, para que detritos e objetos estranhos não entrem no sem-fim. Ele pode quebrar facilmente.
O tubo de descarga de neve, também de plástico, é ajustável. O ângulo de ajuste é 180 graus. O alcance do lance também é configurável. Neste modelo, este valor é pequeno - de 1 a 6 M. O ajuste pode ser feito tanto manualmente quanto pelo painel de controle.
O modelo é relativamente silencioso. O nível máximo de ruído é 84 dB. A unidade pesa apenas 15,8 kg, portanto, uma mulher também pode lidar com ela. Alimentado por bateria.
Stiga ST 1131 E
Este modelo não é um soprador de neve, mas uma pá elétrica. A neve é capturada a uma largura de 31 cm e a uma altura de 23 cm. Para uma escavadeira elétrica, o alcance de lançamento é grande - até 4 m. No entanto, a rampa não pode ser ajustada manualmente ou mecanicamente.
É lógico que esta unidade não seja capaz de lidar com tipos "difíceis" de neve, como gelo ou camada compactada. Isso se deve não só à baixa potência do motor (cerca de 1,5 litros. S), mas também ao fato de o formato do parafuso não contribuir para o esmagamento de blocos de gelo. A broca é lisa, sem dentes e entalhes.
Mas com uma escavadeira elétrica, você pode limpar rapidamente os caminhos após uma nevasca que acabou de passar, enquanto os montes de neve ainda não são muito altos.
A escavadeira é movida por um motor elétrico, portanto, não funcionará longe de casa, a menos que você puxe o cabo de extensão. Como os usuários apontam, existem mais algumas desvantagens. O material do qual a broca é feita não pode ser considerado durável. Se uma pedra cair no balde, as bordas se quebram imediatamente. E o segundo ponto: embora o fabricante afirme o contrário, a escavadeira não é resistente ao gelo - a uma temperatura de -20 graus, o plástico começa a estourar.
No entanto, os consumidores notaram a capacidade de operar com uma mão e o baixo peso do aparelho - apenas 6 kg. O preço de varejo, que varia de 4.400 a 4.800 rublos, também é encorajador.
Stiga ST 5266 PB TRAC
O modelo mais poderoso existente na linha Stiga, o ST 5266 PB TRAC foi projetado para uso profissional. A largura de captura aqui é de 66 cm, altura - 51 cm. A neve é ejetada por uma rampa de metal, distância de lançamento - até 12 m. O tubo de ejeção pode ser ajustado diretamente no painel de controle, mudando a direção e a distância durante a operação. A rampa pode ser girada 190 graus.
Ele usa um motor a gasolina com uma potência de quase 7 litros. com. Existem muitas marchas - seis para a frente e duas para trás. Além disso, os desenvolvedores trabalharam com o nível de volume. Assim, o nível máximo de ruído produzido pelo dispositivo é de 100 dB.
A broca metálica está equipada com dentes, o que facilita a trituração de pequenos pedaços de gelo. Ele também pode lidar com o lixo, mas é melhor que as pedras não caiam no balde - deformação e danos são possíveis.
A esteira torna possível trabalhar com este modelo automotor em condições de terreno difíceis. Os preços variam de 99.500 rublos a 107.000 rublos.
Manual do usuário
As instruções de operação estão incluídas com cada modelo individual.Ele contém todas as informações necessárias sobre o dispositivo do soprador de neve, seus componentes, sobre a instalação e reparo, sobre as causas de possíveis avarias. Por exemplo, nas instruções você pode encontrar instruções sobre como trocar o óleo, como remover a caixa de engrenagens, etc.
Certifique-se de ler as instruções antes de começar a trabalhar com a técnica. Já houve casos em que um procedimento incorreto levou à quebra da unidade. Devido ao fato de a culpa ser do proprietário mais negligente, o serviço de garantia foi negado.
Para uma visão geral do soprador de neve Stiga, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.