Tudo sobre sopradores de neve a gasolina
Remover a neve não é uma tarefa fácil e, de fato, na esmagadora maioria das regiões do nosso país, o inverno dura vários meses por ano e é caracterizado por fortes nevascas. No inverno, a luta contra a neve se transforma em um problema global, para o qual um grande esforço é despendido. Na maioria dos casos, sem a ajuda de um equipamento especial, uma pessoa simplesmente não consegue lidar com a situação. Grandes sopradores de neve primeiro resolveram problemas para concessionárias de serviços públicos, trabalhadores de estradas e grandes empresas, mas agora modelos domésticos leves já estão sendo produzidos, que qualquer residente de verão pode pagar. Ao mesmo tempo, um segmento significativo do mercado é ocupado por modelos elétricos, enquanto as unidades a gasolina são muitas vezes esquecidas e injustamente.
Peculiaridades
Os sopradores de neve sérios que dirigem por ruas de inverno e rodovias com neve são principalmente movidos a gás porque são baseados no design do veículo, mas não pense que todos os sopradores de neve em miniatura são necessariamente movidos por uma bateria elétrica. Mesmo os modelos domésticos podem ser movidos a gasolina por um pequeno motor de combustão interna, e esse projeto pode ter vantagens e desvantagens.
A primeira vantagem óbvia de um motor a gasolina sobre um elétrico é a potência. - afeta diretamente a produtividade, portanto, um soprador de neve a gasolina relativamente pequeno é capaz de limpar a neve mesmo de uma grande área no menor tempo possível.
Além disso, a maioria das unidades movidas a gasolina não apenas remove a neve, mas também tem a capacidade de funcionar de forma independente - elas só podem ser guiadas sem empurrar. E na ausência de tal função, o preço cai significativamente e a unidade torna-se bastante acessível.
Um soprador de neve com combustível líquido tritura a neve com muito mais eficiência e é capaz de jogá-la a uma distância de 10–12 metros, o que é muito conveniente se você precisar limpar não um caminho estreito, mas uma estrada larga. Ao mesmo tempo, os modelos mais caros muitas vezes não são equipados com rodas, mas com lagartas - isso dificilmente é útil em um terreno pessoal, mas será muito útil para limpar um rinque de patinação ou em uma encosta. Desnecessário dizer que um soprador de neve a gasolina não tem a menor conexão com uma saída, e seu uso é absolutamente possível em quaisquer condições, inclusive longe da civilização - desde que haja reservas de gasolina suficientes.
No entanto, não se pode deixar de notar algumas das deficiências que obrigam um determinado círculo de consumidores a fazer uma escolha em favor da engenharia elétrica. Uma unidade movida a gasolina realmente poderosa pesará bastante, e a versão com esteiras também é enorme em tamanho, por isso é bastante problemático transportar ou usar a versão não automotora em algumas situações. Os preços dos equipamentos com motor a gasolina também são muito mais elevados do que os dos carros com tração elétrica. Por fim, qualquer motor a gasolina é sempre inferior a um elétrico em termos de ruído e emissão de gases, portanto, em uma pequena área próxima à casa, muitos podem considerar o uso dessa tecnologia uma solução inadequada.
Dispositivo
Como convém a uma unidade comumente usada, um soprador de neve é um mecanismo bastante simples, mas ainda permite remover a neve de forma muito eficaz em quaisquer condições. Considere os principais componentes que constituem essa máquina para compreender os princípios gerais de seu funcionamento.
O motor a gasolina é o coração do mecanismo, graças ao qual é capaz de realizar as tarefas que lhe são atribuídas. Os sopradores de neve podem ser baseados em um motor de dois ou quatro tempos, mas em qualquer caso, ele aciona a broca, ou seja, uma faca especial, graças à qual a estrutura densa da neve é esmagada. A própria broca está localizada, por assim dizer, dentro da caçamba frontal, que, por sua vez, permite coletar a parte principal da cobertura de neve da área desmatada sem formar depósitos nas laterais da área desmatada. A neve, apanhada pelo balde e amassada com a ajuda da broca, cai em uma rampa, ou seja, um tubo especial alongado, posicionado um pouco ao lado para lançar as massas de neve esmagada para além da clareira. Toda a estrutura é montada sobre rodas ou trilhos, permitindo que a unidade se mova. Todo o controle do mecanismo está concentrado nas alças, que são mantidas nas mãos do operador.
Acima, a versão mais simples do limpa-neve é descrita - daqueles que são amplamente usados na vida cotidiana, por exemplo, em tramas pessoais. Na prática, um soprador de neve pode ser muito mais complexo, especialmente se for um modelo caro para limpar grandes áreas com mais rapidez.
O que eles são?
Um soprador de neve a gasolina, ao que parece, não é uma unidade tão diversa a ponto de classificá-lo especialmente, mas os especialistas distinguem muitas variedades de tais mecanismos, concentrando-se em um ou outro indicador. Todos eles podem ser considerados indefinidamente, portanto, consideraremos apenas os principais critérios de classificação - aqueles que imediatamente chamam a atenção.
- A capacidade de se mover de forma independente. O motor a gasolina embutido poderia mover a unidade para a frente, mas não foi o caso - em busca de preços mais baratos, alguns fabricantes produzem modelos extremamente simples que possuem uma caixa de câmbio de um estágio, que literalmente tem que ser empurrada à sua frente. Freqüentemente, essas mini-amostras manuais de equipamentos são bastante modestas em tamanho, o que, é claro, afeta o desempenho. Uma unidade automotora geralmente não é mais tão pequena - seu motor é definitivamente maior, com uma capacidade de 8 litros ou mais. com., mas nas cópias mais sérias, a unidade pode até levar embora seu operador.
- Doméstico ou profissional. Você pode até classificar os sopradores de neve nessas duas categorias a olho - por tamanho. Mas, no caso de modelos relativamente pequenos, isso geralmente é feito avaliando o chassi. Uma unidade profissional é projetada para lidar com os mais graves montes de neve e é totalmente inaceitável que tal técnica atole na neve, por isso muitas vezes é feita de esteira rolante, o que a torna um veículo todo-o-terreno no desempenho de inverno. Para as necessidades domésticas, essas unidades não são produzidas - sua capacidade é sempre excessiva e o custo não é acessível para as pessoas comuns.
Soluções com rodas não podem ser chamadas inequivocamente de domésticas, uma vez que os mesmos limpadores de neve de rua freqüentemente representam um carro comum sobre rodas, mas em situações catastróficas, apenas equipamento profissional nas pistas é usado.
- Atuação. Este indicador indica qual área a unidade é capaz de remover e em que tempo, e um dos fatores determinantes aqui será a largura da caçamba. Obviamente, uma largura de caçamba de até um metro pode ser suficiente para limpar o quintal - até mesmo para liberar a saída de um carro, você precisa andar na estrada apenas 2 a 3 vezes.Quando se trata de limpar uma grande pista ou uma grande área com uma largura significativa, não apenas a largura da caçamba é importante, mas também um poderoso removedor de neve capaz de jogar neve muito além da área limpa.
- Funcionalidade. A unidade mais simples para o pátio, muito provavelmente, apenas faz um caminho, não permitindo que pedestres ou carros se afoguem na neve - remove a camada principal de neve, não perseguindo o objetivo de retirar o menor pó de neve. Uma unidade multifuncional com uma escova ou outro equipamento especial pode ser usada em casos especiais, quando é necessário um cuidado especial com a área.
Assim, no caso da limpeza de rinques, deve-se limpar a superfície até virar gelo mantendo sua superfície plana, e nas ruas das cidades, ao contrário, o objetivo é combater o gelo por borrifar com reagentes.
Avaliação das melhores modelos
A compilação de qualquer classificação é sempre repleta de preconceitos, além disso, cada parada de sucessos tende a ficar desatualizada rapidamente. Para evitar que isso aconteça com nossa classificação, não distribuiremos assentos ou penduraremos etiquetas inequívocas, mas imediatamente faremos uma reserva de que os modelos apresentados são apenas um dos melhores e mais solicitados no momento.
Ao mesmo tempo, um modelo mais adequado e prático pode ser encontrado para resolver os problemas de cada leitor específico, mas apenas daremos uma ideia geral das opções possíveis.
Por confiabilidade
A categoria confiável inclui aqueles sopradores de neve que se mostraram duráveis e capazes de lidar com tarefas de qualquer complexidade. O custo dos modelos apresentados pode chocar um comprador inexperiente, mas você tem que pagar por uma boa qualidade.
- Husqvarna ST 5524 com um custo de cerca de 100 mil rublos, surpreende pela sua compactação. A unidade autopropelida é "calçada" em pneus com banda de rodagem profunda e economiza bastante combustível, e para trabalhos no escuro, o design possui faróis.
- Wolf-Garten SF 66TE é considerado quase o mais comum em nosso país - em certa época era muito utilizado por proprietários privados, concessionárias de serviços públicos e grandes empresas. Com um lance de neve de 8 a 10 m, esta máquina é boa para limpar espaços abertos. Embora capture uma faixa de apenas 60 cm de largura, ela se enterra em montes de neve de até meio metro de altura. O preço começa em 120 mil rublos.
- Daewoo DAST 1080 - a única unidade chinesa em nossa análise que chegou aqui devido ao seu alto desempenho - sua caçamba imediatamente captura 72 cm de largura. A significativa qualidade, apesar da duvidosa região de origem, é indicada por um preço bastante alto para a China, a partir dos mesmos 120 mil rublos.
Barato
O baixo custo da tecnologia para um número significativo de consumidores é um dos principais critérios de seleção. A marca, neste caso, não é mais tão importante - em princípio, apenas que o dono do quintal pode pagar tal unidade.
- Kawashima KCM24-F É um dos sopradores de neve "domésticos" mais populares da Rússia. Comparado com outros modelos semelhantes, este carro custa um centavo - você pode encontrá-lo por cerca de 40 mil rublos.
- DENZEL GSB-53 - um dispositivo alternativo da mesma categoria de preço, que se distingue por suas pequenas dimensões e economia de combustível com remoção de neve de alta qualidade e ruído mínimo. O que o fabricante economizou foi no farol - à noite você não trabalhará com esta unidade nos montes de neve.
- RedVerg RD24065 - apenas uma amostra de um soprador de neve barato, que, com um forte desejo, pode ser comprado até por 30 mil rublos. Ao contrário dos temores populares generalizados sobre produtos baratos, esta unidade executa com sucesso funções mínimas - ela joga a neve para longe e supera o gelo, e até agrada com a qualidade de construção.
Pulmões
O peso leve é outra característica fundamental para os sopradores de neve, pois este indicador determina a facilidade com que podem ser movidos por esforços humanos, sem ligar o motor embutido. Para uso doméstico, modelos leves são geralmente bem-vindos.
- GSTSS 163 cm - longe de ser o soprador de neve mais leve, já que seu peso chega a 60 kg, mas para uma unidade automotora ainda é uma figura muito modesta.A indicação de centímetros no nome do modelo, aliás, não deve surpreender - esses números indicam o volume do motor, e não a largura da caçamba (56 cm), como se poderia imaginar.
- Horta doméstica PHG 61 - outro modelo compacto, já um pouco mais leve - pesando 57 kg. Sem o menor peso, o aparelho ainda finge ser chamado de bebê, pois a maioria de seus parâmetros são bastante modestos - a potência é de apenas 5,5 litros. com., mas a capacidade de manobra é bastante elevada para limpar paisagens difíceis.
- Intertool SN-4000 com seu peso de 45 kg, ele afirma ser um dos mais leves entre os equivalentes a gasolina, embora suas capacidades sejam bastante modestas, já que o motor não produz mais do que 1,7 kW de potência. Ao mesmo tempo, ele é perfeitamente capaz de abrir um caminho de 46 cm de largura para uma caminhada confortável pelo quintal.
Como escolher?
A escolha correta de um soprador de neve doméstico ou industrial é impossível sem uma compreensão clara das tarefas que lhe são atribuídas, bem como das características do território em que atuará.
Portanto, para uso doméstico em uma área que não exceda 100 metros quadrados. metros, um dispositivo compacto não automotor com rodas é geralmente suficiente, que é barato, mas irá lidar totalmente com a remoção de neve. Você pode armazenar esse mecanismo até mesmo dentro de casa, e com a limpeza oportuna da neve fresca, limpar caminhos e estacionar contíguo não parecerá um grande problema.
Equipamentos caros e de alta qualidade, especialmente em pistas, são escolhidos apenas para limpar grandes áreas e quantidades significativas de neve. Uma unidade capaz de lidar com tal tarefa rapidamente não pode ser leve por definição, então você terá que gastar dinheiro em uma opção automotora cara. Se as condições difíceis causadas pela neve não são incomuns no local, vale a pena prestar atenção à presença de várias velocidades de trabalho (um indicador importante para a limpeza de coberturas de neve irregulares, típicas da limpeza irregular). Para terrenos acidentados, escolha um modelo com alto nível de manobrabilidade.
Para evitar a formação de montes de neve com neve removida anteriormente ao longo do caminho desmatado, os consumidores costumam prestar atenção ao intervalo de descarga da massa de neve, mas especialistas apontam que este indicador não é de fundamental importância. A neve triturada pode ser bastante leve, e se a limpeza também for realizada com vento, o indicador real pode ser muito diferente do indicado na documentação técnica em qualquer direção.
Se a escolha entre um modelo com rodas e esteiras não parece óbvia, pense nas especificidades da área a ser limpa. Para uma área com declives, o modelo sobre esteiras é indispensável, também é mais prático na remoção de montes de neve em grande escala e na superação de curvas com mais facilidade. Mas, é claro, havia algumas desvantagens. Por exemplo, devido à falta de rodas, a unidade é difícil de empurrar mesmo em uma distância curta, então ela se moverá estritamente em seu próprio curso ou você pagará com um enorme esforço por cada metro.
Em certo sentido, vale a pena prestar atenção também ao fabricante. Marcas bem divulgadas oferecem equipamentos um pouco mais caros do que o preço médio, mas você pode ter certeza de sua qualidade e durabilidade, e os centros de serviço estão sempre por perto. Além disso, você pode comprar novas peças de reposição em vez de peças quebradas em qualquer grande cidade. Ao mesmo tempo, existem líderes do setor tanto em veículos premium (a americana Husqvarna e a japonesa Honda) quanto no segmento médio (MTD, Wolf Garten, Craftsman) e classe econômica (Champion e Patriot).
Por fim, nem todo consumidor entende o que é caro e o que é barato nessa área. Infelizmente, não existem modelos absolutamente baratos de sopradores de neve - seu preço mínimo começa em média com 20 mil rublos, e todas as unidades que custam até 50 mil rublos são consideradas orçamentárias.A classe média inclui modelos mais potentes com maior desempenho e funcionalidade ligeiramente expandida, seu preço pode ir até 120 mil rublos.
Se a questão não for sobre o custo, mas sobre o retorno máximo da compra ao longo dos anos, esteja preparado para o fato de que a unidade pode custar até meio milhão de rublos.
Instruções de uso
Cada modelo de soprador de neve deve ser fornecido com instruções de uso, levando em consideração as características de um determinado equipamento, mas existem regras gerais que devem ser seguidas. Por exemplo, não devemos esquecer que um limpa-neves é uma máquina bastante perigosa, pois uma broca giratória, embora nunca ganhe grande velocidade, é capaz de agarrar roupas ou mesmo membros de uma pessoa, e será problemático escapar de seu cativeiro sem ajuda. Se isso não for feito imediatamente, a probabilidade de ferimentos graves aumenta significativamente, porque a unidade tem uma resistência significativa. Nesse caso, um modelo autopropelido, deixado sem vigilância em operação, continuará se movendo em linha reta, o que também pode levar ao infortúnio.
O uso da máquina como um todo deve ser realizado com muito cuidado. Basta lembrar que a gasolina com a qual o soprador de neve é reabastecido tende a pegar fogo e até explodir facilmente, portanto é inaceitável reabastecer perto de fontes abertas de fogo e com o motor funcionando. Até mesmo um jato de neve sendo lançado pode representar outro perigo - sua força pode ser suficiente para quebrar uma janela ou danificar gravemente sua visão se atingir seus olhos diretamente de uma curta distância.
Mesmo que você não leve em consideração os riscos acima, ainda será necessário monitorar cuidadosamente o cumprimento de todas as regras comuns a todos os equipamentos. Portanto, antes de iniciar a primeira operação, você deve definitivamente estudar as instruções para que o manuseio descuidado não contribua para a falha prematura do mecanismo. O reparo automático da unidade quase sempre é desencorajado pelos fabricantes e, na forma incluída, é estritamente proibido.
Além disso, ao fazer a manutenção de um soprador de neve baseado em um motor a gasolina, todo o combustível deve ser drenado primeiro e o trabalho deve ser realizado apenas em uma sala seca e isolada.
Avaliações do proprietário
Tendo estudado os comentários dos felizes proprietários de tais equipamentos em vários fóruns na Internet, chegamos à conclusão de que a maioria deles está satisfeita com o dinheiro gasto. Mesmo pequenos e compactos sopradores de neve a gasolina simplificam muito a tarefa de limpar a neve - empurrar o mesmo modelo não automotor à sua frente ainda é muito mais fácil do que balançar uma pá. O equipamento limpa-neve não só fornece o efeito desejado de limpar o território, mas também assume sua aparência bastante nobre - todas as bordas do espaço limpo são igualmente regulares e bem-feitas, o que não poderia ser obtido com uma pá comum.
A crítica aos sopradores de neve na maioria dos casos diz respeito ao fato de que a unidade não vale o dinheiro que é pedido por ela. Na verdade, mesmo a compra de um limpa-neve não fará com que a neve desapareça sozinha - se a máquina for automotora, ela ainda deve ser controlada durante a operação. Em uma situação em que você só precisa abrir um caminho estreito de poucos metros da porta da casa até o portão, comprar até mesmo um modelo barato para 20 mil parece ridículo.
Na prática, tal aquisição só faz sentido se você não conseguir realizar a tarefa com uma pá ou se resolver o problema exigir muito tempo e esforço.
Para obter informações sobre como funciona um soprador de neve a gasolina, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.