Características e cultivo de groselhas vermelho-sangue
A groselha vermelho-sangue, como se segue da descrição do arbusto, pertence às espécies de plantas ornamentais onipresentes, que se distinguem pela beleza especial da floração. É amplamente utilizado em projetos paisagísticos, em jardins e parques; em uma casa de verão, você pode emoldurar a entrada com essas plantações. As variedades mais populares - "King Edward VII", "Pulborough Scarlet", "Atrorubens" e outras, bem como as peculiaridades de seu cultivo, devem ser consideradas com mais detalhes.
descrição geral
O arbusto ornamental conhecido como "groselha vermelho-sangue" é de origem natural. As espécies selvagens desta planta estão espalhadas por todo os Estados Unidos - em estados ao longo da costa oeste. Aqui os arbustos atingem 4 m de altura, enquanto nas formas culturais raramente chegam a ultrapassar os 2-3 m. O arbusto recebeu este nome devido à rica cor das flores tubulares de tom escarlate brilhante, reunindo-se num arbusto. Essas guirlandas são formadas na planta em maio.
Além disso, os seguintes sinais são característicos de groselhas vermelhas:
- hastes eretas marrom-avermelhadas;
- as folhas são trilobadas ou cinco lobadas;
- inflorescências caídas;
- bagas pretas ligeiramente comestíveis.
As folhas da copa do arbusto são verdes, com a parte inferior mais clara. Eles têm um forte odor característico. Fora do estado selvagem, a groselha desta subespécie pode ter uma lâmina de folha maior, cachos de flores alongados.
A planta se presta bem ao cultivo em climas temperados, mas não tolera dias frios excessivos e precisa de abrigo nas regiões do norte.
As melhores variedades
Hoje, as groselhas vermelhas são prontamente usadas como cultura de jardim para paisagismo ou criação de sebes. Sua popularização nos países europeus levou ao surgimento de muitas variedades com uma personalidade pronunciada. Os mais famosos deles incluem as seguintes variedades.
- Rei Edward VII. Uma bela forma de floração com flores escarlates que se destacam bem contra o fundo de uma coroa esparsa.
- Pulborough Scarlet. Um elegante arbusto com uma rica folhagem verde esmeralda e flores rosa torna-se uma verdadeira decoração do jardim. Os agrupamentos de inflorescências são exuberantes, grandes e claramente visíveis contra o fundo da coroa.
- White Icicle. Apesar de este arbusto pertencer à subespécie vermelho-sangue da groselha, as flores nele são brancas, menores. Em maio, a planta literalmente se transforma em uma nuvem de espuma branca de pétalas.
- "Atrorrubens". Durante o período de floração, os arbustos compactos encantam os olhos com pincéis vermelho-escuros.
- "Variegata". Uma bela variedade, além de pincéis exuberantes, famosos pelo colorido espetacular das folhas.
- Carneum. Uma das variedades mais luxuosas de groselhas ornamentais. Pincéis rosa pálido exuberantes parecem incrivelmente elegantes contra um pano de fundo de folhagem verde.
- Strybing Pink. Variedade luxuosa e lindamente florescendo com delicadas flores cor de rosa.
Além das variedades individuais, as groselhas vermelho-sangue têm híbridos e formas que diferem no grau de decoratividade. As variantes com folhas amarelas e inflorescências rosa exuberantes, bem como as duplas, são consideradas especialmente populares.
Entre os híbridos, os jardineiros preferem as groselhas de Gordon. Suas flores têm coloração amarela e os pincéis são longos e viçosos.
Aterrissagem
Para o plantio, pegue arbustos fortes e saudáveis com rebentos de raízes de até 200 mm e uma altura total de mais de 30 cm. As groselhas não devem apresentar sinais de podridão ou mofo, vincos ou um odor desagradável. As áreas bem iluminadas são selecionadas para o plantio, embora, se necessário, a planta possa se desenvolver normalmente em sombra parcial. Na escolha do local da cova, vale a pena dar preferência aos territórios com abrigos naturais a sotavento e à ocorrência de água subterrânea a uma cota de 2 m, sendo contra-indicada a superumedecimento de groselhas ornamentais.
As características ideais do solo são ligeiramente ácidas ou neutras, leves e soltas, suficientemente férteis. É melhor começar a se preparar para o pouso com antecedência, cavando com cuidado o solo na queda até a profundidade da baioneta da pá. Para cada metro quadrado de área aplica-se 1/2 balde de húmus, 30 g de superfosfato e 200 g de cinza de madeira. O local preparado é deixado em repouso até a primavera.
Escolhido o momento do plantio, é necessário fazer covas até 7 a 14 dias antes do plantio, levando em consideração o tamanho do sistema radicular do arbusto - com diâmetro mínimo de 50 cm. Até a metade do poço é carregado com um substrato nutritivo à base de turfa e estrume (1 balde cada) com o solo removido e cinzas de madeira (0,3 kg). Todos os ingredientes devem ser bem misturados, despejados em buracos, regados e deixados repousar.
O plantio propriamente dito ocorre depois que o solo preenchido é compactado na cova. A seqüência de ações será a seguinte.
- O solo nos buracos é solto, formado na forma de um cone voltado para cima com uma extremidade pontiaguda.
- Uma muda é colocada no topo do aterro. Suas raízes se espalham pelas encostas do cone.
- As covas de plantio são preenchidas com solo até o topo. Completamente socado.
- A planta é regada pela raiz com 10 litros de água.
- A área próxima ao tronco é coberta com aparas frescas ou turfa.
Depois disso, as mudas precisarão de algum tempo para se adaptar às novas condições. Eles não precisam ser incomodados por um tempo.
Cuidado
A principal preocupação com as plantas se manifesta na irrigação e alimentação periódicas. É necessário introduzir umidade semanalmente durante os períodos de seca severa, na área do círculo do tronco, tentando evitar o contato da água com brotos e folhas. No resto do tempo, a rega é realizada com menor frequência, com pausas de 14 dias. Após o procedimento, o círculo do tronco é afrouxado e a camada de cobertura morta é renovada.
A cobertura também não é necessária para as plantas com muita freqüência. Será suficiente aplicar fertilizantes 2 vezes durante a temporada.
- Orgânicos antes da floração. Este período cai em meados de maio. Para irrigação, use uma solução de 2 kg de esterco por balde de água. Essa porção é suficiente para 1 arbusto. O esterco em calor extremo pode ser substituído por infusão de ervas.
- No outono, na 3ª década de setembro, o solo é desenterrado, ao mesmo tempo que se aplicam fertilizantes minerais à base de potássio e cinzas de madeira.
Se as plantas estão mal desenvolvidas, não toleram as condições climáticas, podem ser apoiadas. Para isso, a pulverização foliar com ferro e ácido bórico na forma quelatada é realizada antes da floração.
Doenças e pragas
A groselha vermelha pode ser afetada por várias doenças e pragas. A maioria dos problemas pode ser evitada se medidas preventivas forem tomadas em tempo hábil. Na fase de botões dormentes, recomenda-se regar os arbustos com água fervente, evitando o vapor quente nas raízes. Ele só deve estar em contato com os rins. Com o início do crescimento dos brotos, chega a hora de combater as doenças fúngicas com o auxílio do medicamento "Topázio".
Após a formação dos cachos de frutos silvestres, recomenda-se higienizar os arbustos com o preparado "Fufanon". Ele ajudará a lidar com o vidro. Se a infecção já ocorreu, alguns dos rebentos doentes terão de ser destruídos cortando-os. Durante o aparecimento de pedúnculos, os arbustos são vulneráveis a septórios. Pulverizar com solução de cobre a 1% nas folhas ajudará nisso.
Erros crescentes
Subespécies decorativas de groselha, com tecnologia agrícola adequada, podem se tornar uma verdadeira decoração do jardim. Mas se erros são cometidos ao sair ou pousar, os problemas dificilmente podem ser evitados. Na maioria das vezes, os residentes de verão inexperientes escolhem o lugar errado para colocar o arbusto. Solo muito úmido ou pouca luz é uma maneira segura de matar uma planta.
Um erro igualmente comum é a superalimentação dos arbustos. Após o plantio, você precisa esperar 2 a 3 anos antes da primeira fertilização. Se isso não for feito, as folhas ficarão amarelas e os próprios arbustos se desenvolverão irregularmente. Além disso, durante o processo de cultivo, você deve prestar atenção regularmente à poda e à formação das plantas.
As medidas sanitárias ajudarão a manter o plantio dentro dos limites desejados de largura e altura.
O comentário foi enviado com sucesso.