Cuidados com a groselha da primavera

Contente
  1. Se abrigando
  2. Poda
  3. Afrouxamento e cobertura morta
  4. Rega
  5. Top curativo
  6. Tratamento contra doenças e pragas
  7. Dicas úteis

A primavera é a época dos cuidados obrigatórios com arbustos e árvores frutíferas. Ignorar tais ações pode levar não apenas à perda de rendimento, mas também à morte da planta. Cada espécie requer atenção individual, incluindo groselhas pretas, vermelhas e brancas.

Se abrigando

O período em que a neve acaba de derreter, mas os arbustos ainda estão dormindo, é o próprio intervalo durante o qual você pode ajudar as groselhas enfraquecidas. Facilite sua recuperação após um período estressante e preparação para a estação de crescimento. A vantagem das groselhas é sua despretensão, mas mesmo elas precisam de cuidado e atenção. Muitas vezes é preenchido com espaços desfavoráveis ​​para as camas, lugares atribuídos ao longo das cercas, em áreas desconfortáveis, mas ainda agrada os proprietários com uma deliciosa vitamina berry. É preciso reconsiderar a atitude em relação a ela, mostrar preocupação, prevenir a degeneração, dar oportunidade de pleno desenvolvimento.

Assim que a temperatura diurna atingir +5 graus, você pode remover o abrigo protetor após o inverno. É impossível atrasar com isso, pois os galhos podem começar a correr. Os restos de neve são removidos, a superfície da terra é limpa de resíduos de plantas do ano passado e uma inspeção visual é realizada. Atenção especial deve ser dada aos rins - os inchados indicam que um ácaro feminino hiberna neles.

É durante este período que ela começa a se reproduzir ativamente - cada uma é capaz de colocar até 80.000 ovos. Esses botões são removidos e necessariamente queimados junto com o lixo do ano anterior.

Poda

Um dos empregos obrigatórios da primavera no país é a poda sanitária e formativa. Esta técnica liberta a planta de rebentos doentes e danificados, livra-a do espessamento excessivo e forma uma bela coroa de tamanho ideal.

Algoritmo correto:

  • remover galhos danificados e mortos:
  • na groselha preta, os brotos são cortados com mais de 4 anos, em vermelho e branco - com mais de 6 anos;
  • não devem ser deixados brotos finos, pois seus frutos são pequenos e azedos;
  • retirar os brotos anuais, dando preferência aos ramos fortes;
  • os ramos anuais são encurtados em 10-15 cm, cortando-os meio centímetro acima do botão extremo para evitar que seque;
  • se a observação não mostrou nenhum crescimento nos últimos dois anos, 2-3 dos ramos mais poderosos são removidos de tal arbusto;
  • todas as zonas do arbusto precisam de luz solar, então eles removem alguns dos ramos dentro da copa;
  • ramos, quase ou totalmente afetados por um carrapato, devem ser removidos e queimados.

Na hora da poda é preciso lembrar que arbustos com a presença simultânea de galhos novos e velhos podem dar uma colheita plena, basta alinhar o equilíbrio. O número aproximado é de 20 a 25 tiros de 1 a 3 a 6 anos de idade.

A última etapa da poda é o corte da copa, modelagem. Não restam mais de 7 botões no broto, o que provoca o seu desenvolvimento em largura e não em comprimento.

Além da poda, a groselha precisa de suporte físico na forma de suporte. Já nas lojas especializadas existe uma grande seleção de aros para esse fim, mas o suporte pode ser construído independentemente de meios improvisados.

  • Uma estaca no centro do arbusto não é uma opção muito boa, embora às vezes ocorra. Todos os brotos são levantados e amarrados a um suporte. Porém, o arbusto nesta posição é mal ventilado, a massa verde quase não deixa entrar a luz do sol.
  • Uma moldura quadrada e triangular feita de vigas, fixada em estacas cravadas no solo e cercando arbustos por todos os lados.
  • Estrutura em tubos de PVC ou metal-plástico.
  • Caule, quando as groselhas se formam em forma de árvore, em um só tronco e presas a um suporte vertical.
  • Trellis. A opção é mais adequada para fazendas onde os arbustos frutíferos são cultivados em escala industrial.

É necessário monitorar como aparecem os caules jovens para tomar as medidas corretas para rejuvenescer a planta. É importante preparar as groselhas para o parto sazonal para garantir o ovário e seu amadurecimento.

Afrouxamento e cobertura morta

Para cuidar adequadamente das groselhas, você precisa cavar e soltá-las - um processo obrigatório para todas as plantas de jardim. Afrouxar o círculo do tronco até uma profundidade de 15-20 cm deve ser feito com cautela, tentando não danificar as raízes. A remoção simultânea de ervas daninhas elimina a competição do arbusto por nutrientes.

A cobertura morta subsequente retém a umidade, evita a formação de crostas e o surgimento de novas ervas daninhas. Você pode fazer cobertura morta com palha e grama recém-cortada, turfa ou húmus. Eles cavam a terra ao redor do arbusto, então cobrem com uma camada de pelo menos 5 cm. Se tudo for feito corretamente, as groselhas terão uma excelente vantagem no início do verão.

Rega

O jardineiro recebe frutos grandes, suculentos e doces apenas se a planta não tiver deficiência de umidade. Começando na primavera, as groselhas são regadas semanalmente a uma taxa de pelo menos três baldes de água em temperatura ambiente (+ 23 ... 25 ° C) sob um arbusto adulto. Nesse caso, é necessário regar toda a área uniformemente, deixando a massa de folhagem seca.

A rega é reduzida no momento em que o ovário começa a manchar, caso contrário, o alagamento pode causar rachaduras no fruto.

Top curativo

O cuidado da groselha na primavera, abril e março não pode prescindir da introdução dos nutrientes necessários a uma boa colheita.

Raiz

O complexo de curativos para raízes de primavera inclui o fornecimento de minerais para a planta. Os fertilizantes que contêm nitrogênio são aplicados no início da primavera, durante o inchaço dos botões, na proporção de 1 colher de sopa. colher de uréia em 10 litros de água. Em torno do círculo do tronco, um sulco é cavado ao longo do diâmetro da coroa com uma profundidade de cerca de 15-20 cm. A solução preparada é vertida neste fosso. A fertilização com nitrogênio proporciona aumento da massa vegetativa. A próxima alimentação é realizada durante o período de brotamento. Para fazer isso, prepare uma mistura: 1 colher de sopa. colheres de sopa de sulfato de potássio e húmus. A composição resultante pode simplesmente ser borrifada no solo sob as groselhas - a rega subsequente ajudará a dissolver a mistura.

Foliar

As groselhas são alimentadas com oligoelementos por pulverização, que é chamada de alimentação foliar - isso também contribui para a obtenção de uma safra de alta qualidade e alta qualidade. O evento é realizado em tempo nublado, tendo previamente preparado a mistura nas proporções necessárias:

  • manganês - 5 g;
  • ácido bórico - 2 g;
  • sulfato de cobre e sulfato de zinco - 2 g cada

O método popular - pulverizar com uma solução de bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio satura as groselhas com sódio, embora a eficácia da recepção seja muito controversa.

Tratamento contra doenças e pragas

Ao contrário das afirmações da maioria dos jardineiros de que a época mais eficaz para os tratamentos de primavera é março, o momento pode ser diferente. Tudo depende da região. Por exemplo, no Território de Krasnoyarsk, março é quase um mês de inverno. A primavera está começando a se dar a conhecer, as hortas e os pomares ainda estão cobertos de neve, as temperaturas estão abaixo de zero dia e noite.

Fungos e insetos estão sob a neve e nenhum produto químico é capaz de alcançá-los. Tanto mais inúteis são os remédios populares, cuja ação é muito mais branda. O trabalho deve ser iniciado, com foco nas características climáticas locais e no estado das plantas. Se os rins começaram a inchar, então chegou a hora.

Combater a doença

Groselhas, framboesas e groselhas são algumas das plantas frutíferas mais populares e tradicionais para os jardins russos, amplamente conhecidas há mais de um século. Os arbustos eram cultivados em propriedades comerciais, nobres e reais. Infelizmente, eles não são altamente resistentes a todos os tipos de doenças.

As doenças mais perigosas para a groselha:

  • antracnose e ferrugem;
  • septoria e podridão cinzenta;
  • spheroteca, reversão, mosaico listrado.

Antes de tratar uma planta, é preciso fazer um diagnóstico, e só então escolher os meios de combate à doença. Quanto aos medicamentos, a indústria moderna oferece muitas formulações relativamente seguras e suaves em comparação com os produtos agrícolas de "matança" do espaço pós-soviético:

  • "Topázio";
  • sulfato de cobre (3%);
  • vitríolo de ferro (5%) - ambos os vitríolos são usados ​​no início da primavera;
  • Bordéus líquido (1%) - os arbustos são tratados com ele no início da primavera, bem como após a colheita.

Um remédio popular - um extrato de cinza de madeira: 100 gramas de cinza são diluídos em 1 litro de água e mantidos por três dias. Decorrido o prazo, a solução é filtrada e completada com mais três litros de água. Um dos meios acima é cuidadosamente pulverizado nos arbustos.

Controle de pragas

Para a groselha, assim como para outras frutas, os meios de prevenção e controle de pragas não são menos importantes. Os insetos são capazes de infligir não apenas danos significativos, mas também destruir completamente a planta e até mesmo todas as plantações.

O mais comum e perigoso:

  • ácaro e traça do rim;
  • traça do rim, caixa de vidro, mosca-serra;
  • pulgão de groselha, peixinho de groselha, midge de bílis de groselha.

Produtos químicos:

  • Aktara, Alatar, Aliot;
  • Iskra, Inta Ts-M, Kinmiks;
  • Biotlin, Karbotsin, Fufanon-Nova.

Além disso, existem remédios populares que são usados ​​por quem prefere substâncias naturais em sua área. Mais frequentemente usado:

  • solução de sabão;
  • água fervente - são tratados com brotos não despertados de um ácaro renal;
  • infusões de ervas - alho, tabaco, dente-de-leão, erva-moura, casca de cebola.

Para obter um maior efeito durante o processamento, uma série de condições devem ser observadas:

  • a pulverização é realizada antes do início do fluxo de seiva;
  • o medicamento é diluído exatamente como indicado pelo fabricante;
  • realizar preliminarmente a poda higiênica e de modelagem, a limpeza, o afrouxamento, a cobertura morta;
  • não apenas os brotos são pulverizados, mas também o solo sob o mato;
  • o evento é realizado em dia ou noite seco e sem vento, com a previsão mais próxima de ausência de precipitação;
  • deve ter roupa de proteção e respirador;
  • não deve haver crianças, pássaros ou animais por perto;
  • os restos da solução não podem ser armazenados, devem ser eliminados.

Às vezes, os arbustos de groselha são branqueados, este também é um método bastante eficaz de proteção contra parasitas, especialmente se você misturar cal com líquido bordalês. Na hora de escolher um horário para o trabalho, vale lembrar que a groselha acorda muito rápido, bastam alguns dias de calor.

Frequentemente, os residentes de verão usam o método de processar groselhas com fogo. No entanto, sua eficácia é altamente questionável. O carrapato fêmea hiberna dentro do rim, é esse rim que deve ser destruído. É quase impossível queimar um botão em um arbusto sem danificar os galhos. Será necessária uma inspeção visual, remoção seletiva dos rins e, se a lesão tiver capturado quase todo o ramo, deve ser cortado e queimado. Mais ou menos na mesma época, você pode enxertar passas de Corinto.

Dicas úteis

Para evitar os erros mais comuns durante o cultivo e, posteriormente, obter uma boa colheita, você pode usar algumas dicas de jardineiros experientes.

  • É necessário escolher o local mais adequado para o plantio. O nível de iluminação é importante - uma sombra constante atua como um provocador para o aparecimento de pragas e doenças, ao mesmo tempo, a exposição prolongada ao sol pode causar queimaduras, ressecando os rebentos.A melhor opção é um local semi-sombreado perto da cerca, árvore, parede da casa.
  • É necessário e oportuno realizar todas as atividades para a formação da coroa. O grande engrossamento e espalhamento pode parecer bonito, mas certamente tem um efeito negativo na qualidade e quantidade da colheita.
  • Você não pode confiar na precipitação natural - eles não são suficientes para um arbusto adulto. As groselhas precisam ser regadas regularmente, a menos que haja um longo tempo chuvoso. A falta de umidade afeta negativamente o desenvolvimento da planta.

Se ainda não houver arbustos de várias groselhas no local, então ela deve ser plantada. Uma planta despretensiosa agradecerá pelo cuidado e atenção não só com uma valiosa baga, mas também enfeitará o local. As groselhas de frutos grandes são especialmente boas no estágio de maturação técnica. Seus pincéis carmesim parecem incríveis contra o fundo da folhagem verde de grandes arbustos. A groselha dourada pode ser plantada como uma sebe, pois sua altura atinge 2 a 2,5 m.

Além disso, serve como excelente caldo para outras variedades de groselhas e fornece um enxerto com frutos grandes e doces.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário