Características do processamento de groselha de primavera

Contente
  1. Cronometragem
  2. Como tratar com água quente?
  3. Pulverização com produtos químicos
  4. Tratamento biológico
  5. Métodos tradicionais
  6. Dicas úteis

O processamento da groselha na primavera desempenha um papel importante no desenvolvimento adequado, no crescimento dos brotos e na proteção dessa safra de bagas de doenças e pragas. Ao decidir como pulverizar os arbustos, você pode escolher opções completamente diferentes. No início da primavera, é usada água fervente, em abril - líquido Bordeaux e outros produtos químicos, e é melhor traçar um calendário de tais eventos com antecedência.

Cronometragem

O processamento de primavera de groselhas pretas, brancas e vermelhas é sempre de particular importância. É nesse período que começa o fluxo de seiva e, com o degelo das neves, os insetos também são ativados. A umidade elevada em abril leva à propagação de vírus e infecções fúngicas. À medida que a temperatura atmosférica aumenta, isso pode facilmente levar à infecção de um jardim inteiro.

Os arbustos são especialmente vulneráveis ​​a ataques de doenças e parasitas. É por isso que as medidas sanitárias são tomadas o mais cedo possível. É melhor começar a agir quando as temperaturas atmosféricas médias atingirem +15 graus Celsius. Para cada região, esse momento cai em seu próprio tempo. Para a zona média, a época ideal chega na 3ª década de março, e no sul - no final de fevereiro, a Sibéria e os Urais agradam com calor apenas no final de abril.

Muito também depende do estágio da estação de crescimento do arbusto. Normalmente, a melhor época para processar passas de Corinto é quando quando o fluxo de seiva ainda não começou. Os botões fechados preservam de forma confiável as folhas jovens e os pedúnculos neles depositados sob uma concha dura. Se o processamento for realizado após o início do fluxo de seiva, o arbusto pode alterar o momento da frutificação.

A pulverização é necessária em dias de sol e dias calmos. Qualquer processamento requer repetição. Normalmente, eles fazem uma pausa de 10 dias, o que é suficiente para remover uma nova população de pragas de ovos não destruídos.

Como tratar com água quente?

Existem vários métodos de processamento que podem proteger as groselhas de vários perigos. A mais simples, ecológica e econômica delas é o uso de água quente. Em contato com o ar, é gerado vapor que tem efeito desinfetante. Além disso, o tratamento térmico combate eficazmente os esporos dos fungos. Ao decidir regar os arbustos de groselha de pragas com água quente, é importante cuidar da proteção do círculo do tronco e raízes com antecedência - eles são cobertos com materiais de proteção especiais.

O tratamento de água fervente tem suas próprias sutilezas. É executado levando em consideração as seguintes nuances.

  • Antes do início do fluxo de seiva. Basta esperar até que a neve comece a derreter. Em casos de emergência, os arbustos são desinfetados no outono, após a queda da folhagem.
  • Método de aspersão. Para trabalhar, você precisará de um regador com divisória rasa e luvas de proteção. A irrigação por ramos garante a segurança do sistema radicular. Vírus, bactérias e larvas de insetos morrem em contato com água fervente.
  • A uma temperatura da água não superior a 90 graus... Terá que ser medido antes de borrifar para evitar queimaduras na casca.
  • Com o consumo de 3-4 litros de água por arbusto. Você pode preparar uma solução com permanganato de potássio adicionando alguns cristais da substância ao regador.
  • A uma distância de 5-10 cm dos ramos... Com uma faixa mais ampla de exposição, você pode acidentalmente obter água fervente nas raízes da planta.

A preparação também é importante. Após o inverno, é imperativo limpar o mato.Remova galhos secos e quebrados, se forem encontrados crescimentos em forma de cone ou outras deformações, eles são cortados com uma faca de jardim desinfetada. Somente depois disso é que o tratamento a vapor é iniciado.

Pulverização com produtos químicos

O tratamento químico é um remédio confiável para vírus, fungos patogênicos e insetos em qualquer estágio de seu desenvolvimento. Ao escolher como borrifar os arbustos de groselha no início da primavera, você pode agir de forma complexa ou seletiva. No primeiro caso, o tratamento será preventivo. No segundo, uma mistura é preparada a partir de componentes que visam destruir patógenos específicos.

Meios populares de pulverização química de groselhas.

  • Líquido bordeaux... Com esse nome, uma solução fungicida é amplamente conhecida, consistindo de uma mistura de cal apagada e sulfato de cobre. Normalmente, o líquido é preparado manualmente, bastando misturar os ingredientes antes do uso, sendo então diluído em água na concentração de 3%. Do ácaro renal, a pulverização é realizada antes do início do fluxo de seiva. De antracnose, ferrugem, todos os tipos de manchas, os arbustos podem ser tratados após o aparecimento das primeiras folhas.
  • Preparações inseticidas. Normalmente, as groselhas são mais incomodadas por pulgões, mosquitos da bílis, rolos de folhas e artigos de vidro. Produtos químicos como Iskra ou Karbofos funcionam bem contra eles. O processamento é realizado em clima quente, ao atingir valores de temperatura de pelo menos +15 graus e até a formação dos botões florais. Mais tarde, resíduos químicos podem se acumular nas bagas.
  • Sulfato de cobre. Sua solução é preparada antes do uso, o pó tem uma tonalidade azulada, é vendido em saquinhos. Para fins preventivos, uma solução a 1% é adequada, a dosagem por arbusto é de até 5 litros. Ajuda a proteger a planta de doenças e é adequado para a desinfecção do solo. O processamento da groselha é realizado três vezes, com um intervalo de uma semana entre as etapas.
  • Acaricidas químicos. Um grupo especial de preparações inseticidas é usado contra pulgões e tripes, ácaros-aranha. "Aktara" ou "Akarin" atuam nos insetos-parasitas por contato e por absorção nos órgãos e tecidos da planta. O beneficiamento pode ser realizado desde o início da floração até o início da formação dos cachos das bagas. A pulverização é realizada em dias quentes e claros, quando os valores de temperatura no termômetro estão acima de +22 graus - para que os medicamentos funcionem mais rápido.
  • Permanganato de potássio. O permanganato de potássio mais comum é um dos desinfetantes mais eficazes e também pode se tornar uma fonte adicional de potássio. O processamento inicial é realizado antes do início do botão, imediatamente após o derretimento da neve. Um cristal de uma substância pulverulenta é dissolvido em 1 litro de água. A solução é adequada para regar o solo e borrifar nos ramos do arbusto.
  • Fungicidas químicos... Eles são eficazes contra o oídio e outras infecções comuns. Por exemplo, antracnose ou septoria. Para combater essas doenças, drogas poderosas são adequadas - "Topázio" ou "Vectra". É estritamente proibido usá-los mais de 3 vezes durante a temporada.
  • Uréia... Esses tratamentos são mais preventivos, mas quando essa substância é combinada com o sulfato de cobre, resultados mais impressionantes podem ser alcançados. A pulverização é realizada no início da primavera, a uma temperatura do ar de cerca de 5 graus. 0,5 kg de carbamida (ureia) são dissolvidos em 10 litros de água. Uma solução de cerca de 3 litros é consumida por 1 arbusto.
  • pedra de tinta... Esta substância cristalina é de cor verde-azulada. Se entrar nas folhas, a solução pode causar suas queimaduras, então a pulverização é realizada no início da primavera, ao longo dos galhos nus, você pode navegar até meados ou final de abril. Esse tratamento é de caráter preventivo, com um aumento na concentração da substância para 2,5%, é possível se livrar dos insetos com a ajuda do sulfato ferroso.

Além de produtos químicos, agrônomos modernos e jardineiros amadores também usam meios de proteção biológica - incluindo a droga "Fitosporina" e seus análogos. Não se acumulam nos órgãos e tecidos das plantas, são removidos rapidamente sem causar danos.

Tratamento biológico

Groselhas que entraram no período de despertar da estagnação do inverno, é melhor tratar com drogas de proteção biológica. Eles agem seletivamente, suprimindo apenas certos patógenos de doenças fúngicas ou outras infecções, e inibem a reprodução de insetos. A composição de tais preparações contém microorganismos benéficos e toxinas que não afetam o sabor e a composição das frutas de groselha.

Os arbustos podem ser tratados com os seguintes remédios biológicos.

  • "Lepidocida". Uma preparação inseticida que afeta as funções reprodutivas de insetos-praga. Essa ferramenta é usada na primavera, quando o ar esquenta até + 15-17 graus, gastando cerca de 1/3 de um balde de solução por arbusto. Entre os insetos contra os quais o remédio ajuda estão a mariposa, a curuquera, o ácaro-aranha e o copo de groselha.
  • Fitosporin-M. Produto biológico com eficácia comprovada contra a maioria das doenças fúngicas. Ajuda a eliminar os sinais de ferrugem, bacteriose, oídio nos arbustos. Para profilaxia, o tratamento é repetido a cada 10 dias. É importante escolher esse horário em que não haja sol forte, caso contrário a eficácia do produto será reduzida.
  • "Bitoxibacilina". Produto biológico que tem a capacidade de causar paralisia intestinal em ácaros, pulgões ou lagartas. A solução é preparada e pulverizada sobre as folhas antes da floração.
  • Trichodermin. A preparação mais eficaz para o tratamento antibacteriano de passas de Corinto. Além disso, tem um efeito imunoestimulante, promove um bom crescimento e desenvolvimento dos arbustos.

Hoje em dia, uma luta bem organizada contra as infecções fúngicas na primavera não é feita com produtos químicos, mas biológicos. Eles podem borrifar plantas que já deram folhas, sem medo de queimaduras.

Métodos tradicionais

Existem outros meios disponíveis para absolutamente todos os residentes de verão. Em receitas populares, as preparações farmacêuticas são frequentemente misturadas com água - iodo, permanganato de potássio, amônia. Para se proteger contra pulgões, costuma-se borrifar os galhos e as folhas das groselhas com água e sabão; outros insetos podem ser espantados com infusões de ervas e plantas de jardim. Os métodos folclóricos mais populares devem ser considerados com mais detalhes.

  • Sabão... A variedade doméstica usada para lavar é preparada com ácidos graxos naturais. Para combater os pulgões e outras pragas da groselha, bastará dissolver 3 pedaços desse sabão em 10 litros de água quente. A matéria-prima é preliminarmente esmagada em aparas ou friccionada com precisão. O tratamento é mais eficaz imediatamente após o aparecimento das primeiras folhas, podendo ser repetido a cada 14 dias.
  • Iodo... Para jardinagem, uma solução farmacêutica desta substância é usada na concentração de 5%. 10 ml de iodo são adicionados a um balde de água, em seguida, a composição resultante é vertida em um aspersor, pulverizado sobre os arbustos de cima para baixo. O processamento é realizado no início da primavera, antes do aparecimento das folhas.
  • Soda... Não apenas os ácidos, mas também os álcalis têm um efeito prejudicial sobre os agentes causadores das infecções fúngicas. A solução de bicarbonato de sódio é aplicada desde o início da primavera até a floração, adicionando-se 50 g de pó a um balde de água. A mistura é despejada em um borrifador de jardim, borrifado sobre os galhos. Você pode misturar esta solução com sabão em pó.
  • Cinza de madeira. Na luta contra o oídio, a cinza de madeira é um dos remédios mais eficazes. Seu pó triturado, cerca de 1 kg, é usado para preparar a infusão. Após misturar as cinzas com um balde de água, a mistura é mantida por 4 dias. A solução é despejada em frascos, usados ​​para borrifar passas desde as primeiras folhas até a floração.
  • Decocções de cebola e alho. Essas fontes de odores pungentes funcionam bem como um inseticida repelente. As decocções à base de cabeças de alho ou cascas de cebola fazem um excelente trabalho nesta tarefa. A infusão é preparada concentrada em 1 litro de água, mantendo-a por uma semana, sendo então diluída na proporção de 1:10. Além dos pulgões, esse remédio caseiro lida bem com tripes e ácaros.

Os remédios populares são bons para sua segurança, mas sua eficácia é muito inferior aos inseticidas modernos. Essas soluções são utilizadas como medida preventiva. Em caso de danos graves aos arbustos por pragas ou infecções fúngicas, inseticidas e fungicidas devem ser usados ​​com eficácia mais pronunciada.

Dicas úteis

O primeiro processamento de primavera da groselha é um bom motivo para estimular a imunidade dos arbustos, para despertá-los para a vegetação ativa. Nesta fase, até a exposição térmica será suficiente para a planta. Além disso, é o tratamento com vapor ou água quente que permite obter bons resultados na eliminação do ácaro renal. Você também pode substituir um regador por um gerador de vapor portátil - é importante apenas manter o regime de temperatura desejado.

Ao escolher um medicamento, vale a pena considerar características da ameaça às plantas... Por exemplo, contra pulgões e outros parasitas que se alimentam da seiva da planta, apenas os inseticidas sistêmicos que penetram no sistema de fluxo de seiva serão eficazes. Os agentes de contato que não são absorvidos pelas folhas e brotos funcionam melhor contra infecções fúngicas.

Ao trabalhar com soluções de contato - mistura bordalesa, sulfato de ferro ou cobre - é importante escolher um clima seco e calmo... Para a preparação dos produtos, utiliza-se água com temperatura de pelo menos +20 graus. Neste caso, é importante realizar o beneficiamento, prestando a máxima atenção aos brotos e aos locais dos ramos laterais. Se o líquido Bordeaux for aplicado sobre um cone verde, a solução deve estar na concentração de 1%.

Na fase de aparecimento das folhas, antes da floração e da frutificação, é possível realizar tratamentos com inseticidas sistêmicos que podem destruir efetivamente os insetos com diferentes tipos de ciclo de vida, métodos de alimentação. "Aktara", "Aktellik" pode facilmente lidar com essa tarefa, mas em uma data posterior é melhor mudar para inseticidas biológicos.

O período de espera neste caso será de cerca de 30 dias, o que não interfere na colheita normal.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário