Groselhas em crescimento em um tronco

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Seleção de variedade
  3. Nuances de aterrissagem
  4. Métodos para formar um tronco
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas

Há algum tempo, não apenas rosas e outras plantas ornamentais têm sido cultivadas no caule, mas também arbustos de frutas e bagas, por exemplo, cotoneaster, groselha, groselha. É sobre o cultivo de groselha em um caule que será discutido, bem como o quanto tal método é preferível ao tradicional.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem da groselha no tronco é a falta de contato com o solo e maior acesso aos brotos do sol e das correntes de ar. Além disso, a cultura arbórea é mais compacta e quase não ocupa espaço no solo. Colocar a coroa nos "andares superiores" reduz muito a probabilidade de uma infecção fúngica e proporciona um cuidado sem problemas para a zona e sistema radicular.

A forma da árvore não é apenas um cultivo ideal, mas também a capacidade de transformar a cultura em uma parte completa do projeto paisagístico. Se o proprietário do terreno tiver apenas um pequeno espaço à sua disposição, as passas no tronco são combinadas de forma ideal com plantações decorativas e podem tornar-se solistas num canteiro de flores. Ele pode ser deixado ao longo da calçada ou trilha.

As groselhas padrão ficam bem em vasos de flores grandes, que podem ser movidos se desejado, mudando assim a geometria do grupo de composição. O cultivo de arbustos de frutos silvestres em um tronco tem muitos aspectos positivos e permite ao proprietário não só transformar o terreno e a área do jardim, mas também atrair a atenção de vizinhos e visitantes ao mostrar uma árvore incrível. Eles ficam especialmente bonitos durante o amadurecimento técnico e fisiológico da fruta, quando cachos brilhantes de bagas vermelhas carmim, preto-azuladas ou brancas translúcidas pendem dos galhos.

Infelizmente, esse método tem suas desvantagens. As raízes do arbusto são menos protegidas da geada e requerem maior atenção durante os trabalhos preparatórios para o inverno. O caule é fácil de quebrar, portanto, cuidar dele deve ser mais cuidadoso do que para um arbusto poderoso.

Seleção de variedade

O momento de escolher uma variedade é sempre repleto de certas dificuldades. Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre a "modificação" da cultura e decidir o que é preferível: vermelho ou preto, branco ou dourado. Se a compra de um caule for feita para fins puramente utilitários - para obter frutas, então tudo é simples. Que tipo de groselha a família adora, isso é plantado. As coisas são um pouco mais complicadas quando se trata de uso decorativo. De acordo com jardineiros experientes, todos os tipos são bons nesse aspecto. No entanto, no que diz respeito ao brilho das cores, são diferentes, o que deve ser levado em consideração se se pretende que a planta seja utilizada como elemento de design.

As groselhas pretas ficarão incríveis contra uma parede de fundo branco, assim como as vermelhas, enquanto estão completamente perdidas contra uma superfície azul escura ou preta. Mas o dourado e o branco, ao contrário, só adquirirão charme e atratividade, enquanto um fundo claro afogará completamente o fruto incolor e quase transparente.

  • Preto. Deve-se notar que sua popularidade está fora de competição, ela está sempre sendo procurada. Difere em boa resistência de inverno, o que explica sua distribuição onipresente. As variedades padrão "Universitetskaya", "Sibilla", "Pamyatnaya", "Aist" e "Premiera" mostraram-se melhores como variedades de alto rendimento e forte imunidade.

  • Vermelho. Esta espécie é ainda mais resistente ao frio e às condições climáticas estressantes do que a groselha preta. Praticamente não reage ao gelo, tem boas qualidades adaptativas. Sua área de cultivo é todo o território da Rússia, exceto o Ártico. Variedades padrão conhecidas:

    • Rondom;

    • Viksne;

    • "Natalie";

    • Chulkovskaya;

    • "Cruz Vermelha";

    • Titania.

As duas últimas variedades distinguem-se pelos rebentos especialmente potentes, pertencem à categoria de maturação precoce, mas a "Natalie" apresenta elevados rendimentos, boa qualidade de conservação dos frutos e excelente robustez de inverno - nesta é considerada a líder.

  • Branco. Das variedades que são adequadas para o cultivo em um tronco, as seguintes são diferenciadas.

    1. "Primus" Seleção tcheca, capaz de produzir até 10 kg de bagas selecionadas de um arbusto.

    2. "Sobremesa" distingue-se pela alta robustez no inverno, altos rendimentos e resistência bem-sucedida a doenças fúngicas e pragas.

    3. Uma variedade de groselhas brancas - douradas - também podem ser cultivadas em um tronco. Para o efeito, utiliza-se a variedade "Imperial Yellow", cujos rebentos atingem dois metros de altura, caracterizando-se por ramos mais fortes em comparação com as variedades pretas. Esta variedade pode ser usada como uma cerca viva ou plantada ao longo de uma cerca como escudo humano e tela contra olhos curiosos, poeira e barulho.

Antes de decidir sobre uma determinada variedade, você precisa se certificar de que ela é adequada para o clima e é capaz de resistir às condições do inverno, porque as variedades de árvores são mais vulneráveis. Isso ajudará não apenas a evitar custos financeiros desnecessários, mas também a evitar perda de tempo se, repentinamente, descobrir que a planta não é capaz de sobreviver ao inverno local.

Nuances de aterrissagem

Obter um caule de groselha saudável, bonito e altamente produtivo depende em grande parte, senão completamente, do cumprimento dos requisitos agrotécnicos. O nível de iluminação, a fertilidade do solo, sua estrutura e composição desempenham um papel importante. E, claro, os cuidados com a muda e os subsequentes cuidados com a planta adulta, que serão necessários ao longo de sua vida. Para começar, você deve escolher um local com um nível de iluminação suficiente - quanto mais luz solar a fruta recebe, mais doce ela será. Este fator deverá ser levado em consideração também quando o propósito do cultivo de um tronco for resolver problemas de projeto.

Mesmo que a localização seja ideal deste ponto de vista, o sombreamento permanente atuará negativamente. Como resultado, uma planta indefinida e frágil crescerá, que não será capaz de decorar a composição com ela mesma.

É necessário salvar a futura árvore de correntes de ar e ventos do norte, se houver áreas com problemas semelhantes no local. O solo para passas de Corinto deve ser suficientemente solto e respirável - o acesso ao oxigênio é extremamente importante para o bom estado do sistema radicular. As variedades padrão preferem solo franco-arenoso ligeiramente ácido com turfa.

O período ideal para o plantio de mudas jovens:

  • próximo ao outono (primeiros dias de agosto) nas regiões quentes;

  • na primavera (abril-maio) em latitudes temperadas.

O local de pouso é preparado com antecedência, cerca de seis meses antes do próprio evento. Como regra, é outono para o plantio de primavera e primavera para o plantio de outono. Seis meses antes do transplante, a matéria orgânica (esterco ou húmus) é introduzida no solo para a escavação.

Tamanhos de orifícios - 0,5x0,5x0,6 m com intervalo entre as raízes de pelo menos 1 metro, para que as vizinhas não interfiram no desenvolvimento. Uma distância menor não permitirá que você obtenha uma coroa bonita, potente e extensa com um grande número de inflorescências e boa eficiência. Uma camada de drenagem é despejada na fossa e um suporte para o tronco é instalado. A terra fértil escavada é enriquecida com fertilizantes especializados complexos.

Ao colocar uma muda no solo, lembre-se: o arbusto jovem é colocado em um ângulo de 45º com a superfície, enquanto o fuste deve ficar em pé.Em seguida, o solo é despejado no buraco, compactando-o cuidadosamente ao redor das raízes para que não permaneçam bolsas de ar. O círculo próximo ao tronco é derramado abundantemente com água morna e sedimentada e no dia seguinte é solto ou coberto com uma camada de palha de turfa.

O último método é preferível, pois mais tarde a palha se livrará de:

  • capinar e soltar;

  • evaporação rápida da umidade;

  • formação de crosta terrestre.

Os rebentos novos aparecerão na próxima estação e é imperativo removê-los do caule, limpar a zona da raiz e apertar os rebentos na camada superior. Levará pelo menos 3-4 temporadas para crescer e formar uma coroa completa e, talvez, um pouco mais. Não importa se você tem que esperar um pouco, porque o resultado vale a pena esperar, e uma árvore incrível e inusitada vai crescer no local. Mas mesmo assim você terá que ficar de olho nas groselhas no tronco todos os anos. Forme uma coroa, prenda as pontas dos brotos que são muito proeminentes do número total de brotos, limpe o tronco dos novos ramos que ainda tentarão germinar.

Métodos para formar um caule

Quem quiser pode, com as próprias mãos, formar uma groselha em forma de árvore a partir de um arbusto comum. Não há nada de difícil nisso, você só precisa de paciência e cumprimento de algumas regras. Existem dois tipos de cultivo em um tronco:

  • mudas de raiz própria;

  • no porta-enxerto.

O procedimento é realizado no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. No segundo caso, você terá que vacinar o herdeiro no caldo.

Auto-enraizado

Nesse caso, não há nada complicado, e o método é especialmente adequado para jardineiros novatos que não estão familiarizados com vacinas. O rebento mais direto é deixado no arbusto selecionado, aperte o topo, deixando cerca de 90 centímetros. 4 rins são contados de cima, todos os de baixo estão sujeitos a cegamento. O ramo processado é deixado, enquanto o resto é completamente removido. Assim que a estação de crescimento começar, aperte os brotos laterais. Os rebentos dos botões esquerdos são pinçados após o aparecimento de 3-5 folhas. O procedimento é repetido no próximo ano.

No porta-enxerto

O cultivo de porta-enxertos é uma forma mais sofisticada, moderna e eficiente. Utiliza-se como base um estoque, neste caso um estoque padrão, e um enxerto-enxerto. A altura do estoque não deve ser inferior a 80 cm, e a espessura do topo deve ser inferior a 0,5 cm. Um estoque mais fino e mais fraco simplesmente não pode ser um bom suporte e doador de nutrientes.

O pedúnculo que precisa ser enxertado deve ser examinado cuidadosamente - deve ter pelo menos 3-4 rins vivos, saudáveis ​​e de alta qualidade.

  • No caule do porta-enxerto, todos os botões estão cegos.

  • Um corte oblíquo com uma superfície perfeitamente plana é feito no rebento.

  • O mesmo procedimento é realizado com o estoque, tentando obter a mesma superfície lisa na peça cortada.

  • O enxerto é conectado ao caldo, bem pressionado, combinando cuidadosamente as fatias.

A junção é envolvida com fita isolante ou papel alumínio. Um ou dois anos após o procedimento na copa, eles começam a beliscar os brotos laterais após a formação de 3 folhas. O caule em si deve estar limpo, todos os brotos emergentes, os botões devem ser cortados.

Cuidado

O cuidado adequado e a sequência de ações permitirão que você cultive uma árvore em miniatura com frutos incomuns, porque as bagas de groselha não crescem em árvores. No entanto, o dono de tais troncos poderá surpreender os visitantes com plantas incríveis, principalmente durante a frutificação.

  • Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Realizado com a freqüência necessária à situação. Isso ajuda a livrar-se das ervas daninhas, evita a formação de uma crosta terrestre e a consequente rachadura do solo. A cobertura de círculos perto do tronco permitirá que você se livre desses procedimentos, ajude a preservar a umidade e a retardar o aparecimento de ervas daninhas. Material natural (turfa, serragem) ou agrofibra preta é usado como cobertura morta.

  • Rega. A irrigação é feita regularmente, já que a groselha não tolera períodos de seca, até a queda dos ovários.Garantindo que o solo no círculo do tronco esteja sempre umedecido, a estagnação da água não deve ser permitida. Neste caso, existe o perigo de deterioração do sistema radicular. A irrigação semanal é realizada com moderação; se houver tempo chuvoso, a irrigação é interrompida. Na seca, em altas temperaturas, a frequência de rega é aumentada. As groselhas também são regadas no outono, na ausência de precipitação. 1 arbusto é responsável por 30-40 litros de umidade.

  • Top dress. A fertilização começa no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Para cada haste são usados ​​20 g de carbamida. No verão, as plantas são alimentadas com matéria orgânica (infusões de verbasco ou urtiga), composições minerais que contêm todo o conjunto de macro e microelementos. No outono, os troncos são cobertos por uma espessa camada de húmus.

  • Formação. A poda de plantas cultivadas em um tronco é necessária para manter a forma desejada da copa e do tronco. Se isso não for feito, as passas logo retornarão às suas formas naturais de arbusto. Todos os brotos basais são removidos e aparados, bem como os brotos laterais no tronco. O comprimento necessário dos ramos da copa é observado e os procedimentos anti-envelhecimento são realizados a cada 5 anos. Neste momento, todos os brotos com mais de 3 anos são removidos.

Amarrar é uma das técnicas obrigatórias, pois a espessura e a flexibilidade da haste não permitem que ela mantenha de forma independente a posição vertical e o peso da coroa. Afinal, na verdade, este é um galho comum, que foi forçado a atuar como tronco central.

Reprodução

Groselhas em um caule são propagadas por estacas, e o período ideal para isso é meados do verão. O próprio processo consiste em várias etapas. No primeiro deles, um ramo adequado do primeiro ano é selecionado. Rebentos velhos e lignificados não são adequados para esses fins. Para estacas de corte, use a parte do meio do broto, cortando em pedaços com 3-4 botões. Um podador de jardim afiado que não esmague as fibras de madeira deve ser usado no trabalho.

A parte inferior do corte deve ser cortada em um ângulo de 45 graus, enquanto o corte superior deve ser reto. É aconselhável manter a parte inferior da estaca em solução de "Kornevin" ou outro estimulante radicular. Para um melhor enraizamento, o mais correto é usar um solo com uma composição neutra: uma mistura de turfa e areia de rio. Na ausência disso, eles usam a terra do jardim. Normalmente, as estacas têm um bom sistema radicular na primavera e estão prontas para o transplante. No final da temporada, belisque o topo da guia a uma altura de 80-90 cm e remova todos os botões, cegando, exceto os três ou quatro superiores.

Doenças e pragas

A cultura possui forte imunidade e resistência a doenças e pragas. No entanto, isso não significa que ela esteja protegida de todos os perigos. Condições climáticas desfavoráveis, falta de nutrientes e idade considerável tornam a planta vulnerável.

Os principais inimigos da groselha:

  • antracnose;

  • septoria;

  • terry;

  • oídio;

  • ferrugem cálice e outros.

Para combatê-los, use o líquido Bordeaux, o vitríolo de ferro. Dentre as pragas, os ácaros da aranha ou os ácaros dos rins, os pulgões, as moscas-das-flores, a mosca-da-serra e a groselha podem atacar as groselhas. A maneira mais eficaz de controlar as pragas é com tratamentos com inseticidas.

Para obter uma planta bonita e incomum em seu site, um jardineiro precisa fazer muito esforço. Mas todos juntos não são tão complicados e demorados como pode parecer à primeira vista. O principal é agir com coerência e estar atento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário