O que pode ser plantado ao lado de groselhas pretas e vermelhas?

Contente
  1. Por que a compatibilidade é importante?
  2. Vizinhos de sorte
  3. O que não deve ser plantado?

Ao plantar arbustos de groselha no local, tenha em mente que sua formação é muito influenciada por outras culturas que crescem nas proximidades. O impacto um no outro é realizado continuamente. Ao plantar árvores, vegetais ao lado de arbustos de groselha, você deve primeiro descobrir suas características de crescimento e desenvolvimento. A vizinhança afeta a produção de ambas as plantas, e isso é um fato estabelecido. Se as condições de compatibilidade não forem levadas em consideração, as culturas vizinhas afetarão adversamente a formação do arbusto. No artigo, consideraremos quais plantas são compatíveis com o plantio de groselha e qual vizinhança é indesejável para o cultivo de frutos silvestres.

Por que a compatibilidade é importante?

Para plantar frutas e bagas no jardim de acordo com todas as regras, em primeiro lugar, estudam as características de crescimento e desenvolvimento de cada amostra. Eles estão relacionados a:

  • tipo de sistema radicular;
  • o nível de resistência a doenças e parasitas;
  • compatibilidade com outras plantas;
  • resposta às condições naturais e climáticas.

Se tudo isso não for levado em consideração desde o início, então as plantações que não são compatíveis em biologia começarão a inibir a formação umas das outras devido à sua proximidade.

Todas as fábricas defendem seu território e se esforçam para aumentar o alcance de suas posses. Isso significa:

  • espalhar sementes;
  • atividade de crescimento;
  • tendência a se reproduzir por meio de órgãos vegetativos;
  • nível de frutificação.

A incompatibilidade de plantas vizinhas é possível por vários motivos. Como regra, esta é uma competição por nutrientes, espaço vital, umidade, luz.

Ao plantar qualquer muda, incluindo groselha, é necessário levar em consideração o que já cresceu no local. Especialmente se a fertilização orgânica foi previamente introduzida no solo. A rotação de culturas das plantas no jardim é relevante para as plantas anuais.

Este problema é resolvido através de procedimentos agrotécnicos competentes para o cuidado e plantio. Do contrário, as lavouras não frutificam integralmente e morrem logo, não tendo tempo para se adaptar.

Vizinhos de sorte

As groselhas, principalmente as pretas, adoram a solidão, mas entre as plantações clássicas da horticultura também há vizinhos amigáveis ​​para ela.

Árvores frutiferas

Maçã e pêra. Não muito longe deles, você pode plantar groselhas pretas que podem crescer em locais sombreados, não iluminados pelo sol. O vermelho adora muito o sol e, sob a cobertura de árvores frutíferas maduras, é desconfortável.

A macieira da groselha é o vizinho ideal. Com o crescimento conjunto, o nível de rendimento não diminui, as plantas não têm o menor impacto negativo. Esses fatores se aplicam a ambas as culturas.

As plantas frutíferas, como o damasco, o pêssego, a ameixa, a cereja doce, a cereja, são neutras em relação à groselha, mas sofrem com a proximidade do preto.

Arbustos de bagas

Nem todos os arbustos de bagas podem coexistir com groselhas.

O mirtilo é uma planta perene atarracada. Para ela, um solo com alta acidez e boa umidade é fundamental, no qual haja uma semelhança com a groselha. Ambos os arbustos coexistem com segurança na baga sem causar problemas um ao outro.

Quando o local for pequeno e a proximidade das groselhas com outras culturas for inevitável, plante madressilva ou yoshta ao lado dele. Estes arbustos de frutos silvestres ornamentais não trazem desconforto ao vizinho e não sofrem com a sua proximidade.

Plantas herbáceas

Perto de qualquer groselha, é útil cultivar cebolas e alho, cuja fragrância não agrada a maioria das pragas. Para proteger contra as mariposas da família das mariposas, a tananásia deve ser plantada perto da plantação de frutos silvestres (uma planta para 5-6 arbustos). Os famosos anuários brilhantes podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças virais: capuchinha, calêndula, calêndula. Eles são colocados na proximidade direta das groselhas e, no final da temporada, são esmagados e enterrados no solo.

Além disso, as groselhas negras coexistem alegremente com girassóis tuberosos e lúpulo, e ao sul de arbustos com groselhas, você pode plantar manjericão, espinafre, beterraba, morango.

O que não deve ser plantado?

Muitas plantas arbustos de groselha preta e vermelha nas proximidades, mas isso é um erro.

  • groselha precisam de luz solar, e o preto dá frutos bem na sombra. Como resultado, uma das colheitas murchará. A groselha branca também pertence a plantas amantes da luz.
  • Pera incompatível com outras culturas, portanto é melhor plantá-la em monoplastas de grupo. Ela não reage bem à vizinhança com safras de frutas silvestres e outras árvores. Em particular, a pêra não tolera nenhum tipo de groselha. Perto dele, a groselha tem menos rendimento ou morre totalmente.
  • Noz representa um perigo para as groselhas, em princípio, como para qualquer outra cultura de jardim. As substâncias secretadas por este gigante têm efeito tóxico nas plantas.
  • O vizinho mais infeliz da groselha preta é a groselha., enquanto ele se dá bem com o vermelho. A proibição do plantio conjunto de groselha e groselha se deve à vulnerabilidade de ambas as plantas à cultura de fungos patogênicos - oídio americano (spheroteka). A groselha é suscetível a essa doença e, assim que "pega" a infecção, seu vizinho é infectado no mesmo momento. O combate à doença é extremamente difícil: o fitopatógeno sempre infecta arbustos de bagas, depois que os pesticidas usados ​​são lavados pela chuva ou destruídos sob a influência da radiação ultravioleta. Note-se que as groselhas praticamente não são afetadas pelo oídio americano, ou seja, a proximidade das groselhas não é perigosa para elas.
  • Framboesas não é a melhor companhia para ambas as groselhas. Essa cultura egoísta é propensa a uma proliferação agressiva. Preenchendo o local com brotos exuberantes, as framboesas começam a oprimir as groselhas.
  • Espinheiro-mar também é aconselhável cultivar o mais longe possível da plantação de groselha. Suas raízes adventícias longas e uniformemente espessadas estão na mesma profundidade que as raízes de groselha e, portanto, com o tempo, as plantas lutarão por umidade e nutrição.
  • Zimbro carrega infecções fúngicas que podem prejudicar a groselha negra.
  • Lilás não se combina com a groselha, uma vez que todas as árvores e arbustos de frutas e bagas absorvem grandes quantidades de nutrientes do solo.

A groselha preta é uma planta muito insidiosa, pode oprimir grandes árvores, como cerejas, damascos e cerejas. As árvores vão parar de florescer e de dar frutos perto dos arbustos. O efeito de supressão, é claro, não começa imediatamente, mas sistematicamente.

Quando, no entanto, acontece de plantar um vizinho "inapropriado" próximo aos arbustos, é necessário manter uma distância de pelo menos 2 m. Assim, cada uma das plantas será capaz de obter a quantidade necessária de elementos úteis da terra, e as raízes não interferirão umas nas outras.

Arbustos ornamentais (espinheiro, freixo da montanha, rosa brava, viburno), em geral, serão colocados corretamente fora do canteiro ao longo da orla, pois inibem o crescimento das fruteiras.

Para resumir, vale dizer que para uma boa frutificação de groselhas, vale a pena buscar vizinhos de quem seja amiga. Ao plantar a groselha, não se deve esquecer que algumas culturas tendem a crescer decentemente, tirando a área do arbusto ao mesmo tempo e, assim, suprimindo-a. Para aumentar o rendimento de uma baga, plante plantações próximas a ela que tenham um efeito positivo sobre ela.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário