Cuidado de groselha no outono
Jardineiros experientes sabem que a groselha é uma das plantas mais despretensiosas e pouco exigentes do país. No entanto, mesmo ele precisa ser cuidado no outono. A preparação adequada da safra para o inverno será a chave para uma rica colheita na próxima temporada.
Como aparar?
Uma etapa obrigatória para cuidar dos arbustos de groselha nos meses de outono é a poda. Claro, também pode ser realizado na primavera. Mas as groselhas acordam muito cedo, então há um grande risco de que o residente de verão simplesmente não tenha tempo para fazer todas as manipulações em tempo hábil. Em caso de violação do tempo de poda, o arbusto começará a enfraquecer e isso terá um efeito muito negativo na frutificação subsequente.
O principal objetivo da poda é aumentar a produtividade das culturas. Se os arbustos forem formados corretamente, eles darão 3-5 vezes mais frutos do que as plantas negligenciadas, uma vez que o crescimento extra destas últimas tira a maior parte dos nutrientes. Além disso, a poda de outono resolve uma série de tarefas importantes.
- Destrói até 80% das bactérias, fungos e parasitas patogênicos.
- Forma uma coroa saudável. Normalmente, após a pinça, os brotos param de aumentar de comprimento e ramos frutíferos laterais são formados em cada um deles.
- Melhora a iluminação dos brotos remanescentes, otimizando assim o processo de fotossíntese.
- Prepara arbustos frutíferos para o inverno, ajuda-os a resistir até mesmo às geadas mais severas. Foi notado que arbustos bem formados podem suportar temperaturas 10 graus mais baixas do que os malcuidados.
- Promove o rejuvenescimento da cultura.
Para atingir esses resultados, você deve escolher o momento certo para os procedimentos. Jardineiros experientes fazem isso depois que toda a folhagem caiu da árvore. Para a poda, você precisa de um podador afiado, serra ou podador; a ferramenta deve ser descontaminada antes do uso. Além disso, a desinfecção também será necessária após o corte de cada bucha.
A poda de groselha de cura de outono é realizada de acordo com o esquema padrão.
- Primeiro, você deve cortar todos os ramos doentes, secos, deteriorados e danificados.
- Então, os galhos que estão entrelaçados entre si ou dobrados demais ao solo são eliminados.
- No outono, é necessário cortar na raiz os rebentos com mais de 5 anos. Eles diferem dos jovens em um tom marrom mais escuro, quase preto. Além disso, eles são mais grossos do que o crescimento jovem.
- Os brotos anuais são cortados, deixando 3-5 dos brotos mais poderosos com o número máximo de botões. Além disso, eles precisam ser encurtados em 20-30 cm para estimular a ramificação.
- Todos os rebentos alongados e desbastados que crescem no interior do arbusto são cortados para evitar o espessamento.
- No período após o final da frutificação, as partes apicais do crescimento jovem nos ramos por 2-3 anos devem ser encurtadas. A poda deve ser feita nos rins.
Os topos remanescentes após a poda dos ramos anuais podem ser usados para a posterior propagação da groselheira usando estacas. Nesse caso, eles precisam ser enraizados em um recipiente com areia úmida. Após a poda adequada, 10-15 brotos de diferentes idades devem permanecer no arbusto de groselha. A poda deve ser feita com cuidado. Não se deve cortar muito o arbusto, mas também não precisa deixar crescimento excessivo - só vai engrossar o plantio. Todos os fragmentos de planta restantes (brotos cortados e folhas caídas) devem ser queimados após o trabalho.
Se no processo de poda do broto você perceber que o miolo adquiriu uma coloração preta, significa que a planta está afetada pelo vidro. Este broto deve ser cortado da raiz até a base.
Como tratar doenças e pragas?
Uma das etapas mais importantes na preparação de uma planta para o inverno é um tratamento profissional contra fungos, infecções bacterianas e ataques de pragas de insetos. É muito importante manusear o arbusto de fruto, mesmo que pareça saudável à primeira vista. Tal medida será uma boa prevenção do aparecimento de convidados indesejados no próximo ano.
Remédios populares
Muitos jardineiros preferem processar remédios populares. Eles são seguros para a planta. E tudo o que você precisa para preparar uma solução de trabalho pode ser encontrado em todas as casas. O maior efeito é dado por formulações à base de cinza, soro de leite e refrigerante.
- Com cinzas. 3-4 kg de cinzas são despejados em um balde, despejado com água, colocado no fogão e aquecido por meia hora, levando para ferver. Depois disso, o sabão em pó triturado é introduzido na massa resultante. Os arbustos de groselha são resfriados, filtrados e processados.
- Com soro de leite. Ao usar esta receita, você deve estudar a previsão do tempo com antecedência. É importante que não chova nos próximos 10-14 dias - esta ferramenta funciona exclusivamente em tempo seco. Para o tratamento de arbustos frutíferos, o soro é diluído em água na proporção de 1 para 1, filtrado e pulverizado nas plantas duas vezes com frequência de 5 a 7 dias.
- Com refrigerante. Para a preparação de uma solução de refrigerante 2 colheres de sopa. eu. os fundos são diluídos em 10 litros de água. Para garantir uma melhor aderência à superfície das folhas e caules, adiciona-se um pouco de detergente.
Esta solução é usada quando as plantas são afetadas pelo oídio durante a estação de crescimento.
Fundos adquiridos
No final do outono, quando a temperatura do ar não sobe acima de +8 graus, as plantas de groselha devem ser tratadas com uma alta concentração de solução de carbamida. Nesse clima, a estação de crescimento é suspensa e o nitrogênio contido na uréia não é mais absorvido pela cultura. Durante o inverno, é completamente lavado pela água do derretimento nas camadas inferiores do solo. Assim, o processamento não prejudica a cultura.
A alta concentração do produto químico destrói larvas, pupas e ovos de insetos-praga, mata fungos e seus esporos. Para preparar uma solução de trabalho, a uréia é diluída a uma taxa de 10 g do medicamento por balde de água. As hastes são cuidadosamente pulverizadas com esta composição, a terra é derramada no círculo próximo à haste. No início da primavera, antes do início da fase de escoamento da seiva, o tratamento deve ser repetido.
Um bom efeito é dado pelo tratamento de arbustos de groselha com soluções de fungicidas. Bordéus líquido 1%, composições Topázio e Hom são adequadas. Significa proteger eficazmente o arbusto de fungos. Se a planta já tiver encontrado algum problema, você terá que fazer dois tratamentos com uma frequência de 10 dias. Para desinfetar o substrato, o solo é derramado com uma solução do fungicida bioativo "Fitosporina".
O controle de pragas só é realizado em situações em que haja indícios de insetos. Com a derrota dos pulgões, os preparados "Aktara" e "Biotlin" ajudam bem, "Fitoverm" e "Inta-Vir" funcionam contra o vidro. O mosquito da groselha tem medo dos efeitos das drogas "Bitoxibacilina" e "Lepidocida", e se um ácaro do rim aparecer no arbusto, a droga "Aliot" salvará.
Como e o que alimentar?
Um dos principais estágios da tecnologia agrícola no outono é a alimentação das safras de groselha. Permite que as plantas se recuperem após o período de frutificação, aumenta os parâmetros de resistência às geadas e outros fatores desfavoráveis do inverno. Aplicar o fertilizante correto durante este período garante uma colheita abundante na próxima temporada. Nesta fase, a planta precisa ser fertilizada com fósforo, nitrogênio e potássio.
Preto
A groselha preta é uma das culturas mais exigentes em nutrientes em comparação com outras. Nesse aspecto, difere significativamente de outros tipos de groselha. Os arbustos frutificam em abundância, durante esse período a reserva de nutrientes se esgota. A cobertura outonal pode reduzir significativamente o risco de degradação da cultura, contribuindo para o aumento da qualidade e quantidade dos frutos no próximo ano.
Após a frutificação, que ocorre no final de julho - início de agosto, inicia-se o crescimento secundário dos brotos nos arbustos de groselha. Os botões da planta despertam novamente e os processos da vegetação são ativados. É por isso que no outono a planta vai precisar de alimentação com nitrogênio - isso vai fortalecer os brotos e prepará-los para o inverno. No entanto, as plantas precisam de nitrogênio em dosagem reduzida, caso contrário, causará um crescimento ativo de brotos jovens que não terão tempo de ficar mais fortes no inverno.
Os suplementos de fósforo garantem o acúmulo de açúcares, que futuramente levarão ao aumento da qualidade e do sabor da fruta. O potássio ajuda o arbusto a criar botões de frutas no próximo ano. É melhor usar uma formulação complexa contendo todos os três elementos.
vermelho
O enfeite superior de groselhas vermelhas executa-se na primeira quinzena de setembro. Neste momento, ao cavar a zona próxima ao arbusto, fertilizantes orgânicos são introduzidos no solo:
- estrume - é criado na proporção de 1 para 4;
- excrementos de pássaros - na proporção de 1 para 15;
- cinza de madeira;
- infusão de cascas de batata.
Um balde de fertilizante líquido é necessário sob cada arbusto. A solução deve ser derramada em ranhuras com uma profundidade de 20-30 cm preparadas ao redor do círculo do tronco.
O uso de misturas minerais dá um bom efeito. Para um arbusto adulto, você precisará de:
- 50-60 g de nitrato de amônio;
- 70 g de superfosfato;
- 60 g de qualquer fertilizante à base de potássio.
Branco
Ao alimentar groselhas brancas no outono, jardineiros experientes usam formulações complexas prontas, enriquecidas com minerais de terras raras e oligoelementos úteis.
- Agrecol é uma composição granular. Pode ser usado não só com groselhas, mas também com framboesas, uvas e amoras. Contém 12% de nitrogênio, 10% de fósforo e mais de 23% de potássio.
- "Novofert Yagoda" - fertilizante universal, vendido na forma de um pó solúvel em água. Adequado para todos os tipos de colheitas de frutos silvestres. É usado para alimentação radicular e foliar. Uma embalagem é suficiente para preparar 250 litros de composição de trabalho. Ao mesmo tempo, o consumo é bastante econômico - é necessária apenas uma colher-medida da droga por balde.
- "Complexo Yagoda" - composição mineral, em que nitrogênio, fósforo e potássio se apresentam na proporção de 12: 12: 36. Não há compostos de nitrato, portanto o fármaco não é absolutamente fitotóxico.
Dourado
A groselha dourada é um parente do preto. Esta é uma das plantas mais despretensiosas que podem crescer, desenvolver-se e dar frutos com sucesso, mesmo em solos carbonáticos, argilosos e arenosos.
Para garantir uma boa frutificação após o plantio da colheita dos frutos, fertilizar com uma mistura de 35 g de superfosfato e 20 g de nitrato de potássio.
Rega
Na fase de preparação de uma colheita de frutas para o inverno, ela deve ser regada. A irrigação com carga de umidade permite enriquecer o solo com o volume de água necessário, melhorando assim as condições de inverno da planta. A hidratação evita que os rebentos sequem, evita que as raízes congelem. Isso se deve ao fato de que o solo úmido congela muito mais lentamente do que o solo seco. Para que a rega seja eficaz, primeiro você precisa afrouxar o terreno ao redor do arbusto. Primeiro você precisa remover a camada velha de cobertura morta, mova as folhas caídas o mais longe possível do arbusto. É melhor queimar esses restos de plantas para matar patógenos e pragas de insetos em potencial.
Depois disso, o terreno ao redor do mato é cuidadosamente solto. Esse tratamento proporciona um fluxo de oxigênio ao rizoma, além de reduzir o risco de pragas - será mais difícil para elas se aninharem em solo solto. O arbusto deve ser cavado a uma profundidade não superior a 5 cm, a distância do tronco deve ser de 15-25 cm. No processo de afrouxamento, todas as ervas daninhas que crescem perto do arbusto de groselha do jardim devem ser removidas. Depois disso, um sulco é formado ao redor do círculo do tronco. É nele que a água será derramada. Você não deve realizar irrigação com carregamento de água se o nível do lençol freático for alto na área do jardim. É melhor recusar o procedimento se o outono for chuvoso.
A rega é feita durante o período em que as folhas já caíram, mas a geada ainda não começou - geralmente em meados de outubro. O solo neste momento ainda está quente, não está congelado, então as raízes continuam a se desenvolver. Mas a temperatura é baixa o suficiente para que os brotos imaturos comecem a crescer. A rega é realizada em clima quente e seco. É importante seguir a norma: deitar-se 3-4 baldes sobre uma groselha adulta, ou seja, cerca de 30-40 litros, a água deve molhar completamente a camada de solo a uma profundidade de 30 cm.
Se houver muita umidade, ela começará a deslocar o ar - isso causará a morte das raízes.
Como se preparar adequadamente para o inverno?
Os arbustos de groselha distinguem-se pela boa robustez invernal e resistência a fatores atmosféricos externos desfavoráveis. No entanto, preparar os arbustos para o inverno requer uma série de medidas adicionais. Eles só vão beneficiar a safra de frutas. Os arbustos de groselha certamente devem ser cobertos com cobertura morta no círculo do tronco. Isso é feito imediatamente após a rega pré-inverno e a cobertura, quando toda a água é completamente absorvida pelo solo. A cobertura vai reter a umidade no substrato enquanto protege as raízes da geada. Para isso, pode-se levar húmus, composto, turfa ou serragem podre, dispostos com uma camada de 12-15 cm. A palha não deve entrar em contato com o caule do arbusto, devendo-se manter uma distância de 5-7 cm .
Dada a resistência à geada da cultura, as groselhas não são cobertas para o inverno. No entanto, em regiões com invernos rigorosos e ventosos, a quebra de rebentos durante o mau tempo não é excluída. Para evitar tais problemas, todos os brotos devem ser cuidadosamente amarrados com uma corda macia ou elástico em espiral. Assim que cair a primeira precipitação, é aconselhável levar o máximo de neve possível para baixo do mato. Se houver muita precipitação, é aconselhável cobrir completamente as groselhas com neve. Isso criará uma proteção térmica eficaz das hastes, isolará as raízes e protegerá a planta da geada. Uma questão urgente é a necessidade de abrigar as groselhas para o inverno. Depende totalmente das zonas climáticas onde a cultura é cultivada. Por exemplo, na região de Moscou e na Rússia central, os invernos raramente são gelados e o termômetro fica entre 15 e 16 graus abaixo de zero. Portanto, variedades de groselhas resistentes à geada não precisam de nenhum abrigo - elas podem facilmente resistir a geadas periódicas de até -27 graus.
No entanto, nos últimos anos, muitos jardineiros cultivaram mudas importadas em suas dachas. Eles não têm a mesma resistência a temperaturas de congelamento. Nesse caso, você deve dobrar cuidadosamente os galhos no chão e envolvê-los com um pano não tecido. Essas manipulações são realizadas em um momento em que a temperatura já caiu abaixo de zero grau, mas antes da chegada de geadas estáveis. O clima nos Urais é imprevisível e os invernos são muito mais severos do que na parte central do nosso país. Portanto, aqui as groselhas exigirão uma preparação mais completa para o inverno. Os brotos são dobrados ao solo, fixados, cortados as folhas, cobertos com ramos de abeto. Além disso, a planta é embalada com fibra de agrofibra. Todo o trabalho é executado após a queda da folhagem, mas antes do início do frio.
Na Sibéria, será suficiente cobrir a zona próxima ao tronco com turfa ou serragem com uma camada de 10-15 cm. O solo pode ser usado como abrigo. Tal abrigo permitirá que os arbustos de frutas resistam a geadas de até -40 graus.
O comentário foi enviado com sucesso.