- Autores: Zabelina L.N. (FGBNU Federal Altai Scientific Center of Agrobiotechnology)
- Ano de aprovação: 2000
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 3.2 (até 7,8)
- Avaliação de degustação: 4,3
- Escapes: médio, reto, verde escuro, fosco
- Folha: médio, verde escuro, cinco lóbulos, enrugado e borbulhante
Uma cultura rara é tão imune a ataques de doenças e pragas, bem como aos caprichos do clima. Além disso, Yadrenaya produz frutos muito grandes e deliciosos. E crescer é um prazer.
História de criação
A cultura foi fruto do trabalho do Centro Científico Federal de Agrobiotecnologia de Altai (FGBNU) e, em especial, do funcionário da instituição L.N.
No processo de teste experimental, a cultura recém-feita demonstrou um nível decente de resistência à geada e à seca, tolerou bem os efeitos da microflora patogênica e o ataque de pragas. E seus frutos surpreenderam a muitos com suas dimensões significativas e sabor memorável. A variedade está no Registro Estadual desde 2000. É destinada ao cultivo nas condições das regiões da Sibéria Ocidental e Volga-Vyatka.
Descrição da variedade
Os arbustos desta groselha negra são compactos, de tamanho médio, ligeiramente frondosos, ligeiramente espalhados. Atinge 150 cm de altura e as copas não são densas. Brotos eretos, de espessura moderada, tamanho médio, esverdeados com ligeiro rubor e pouca pubescência.
A folhagem é verde escura, cinco lóbulos, enrugada e borbulhante. Veios de tons rosados, ligeiramente deprimidos em placas foliares. As bordas das folhas são afiadas, com dentes ligeiramente curvos.
As flores são pequenas, branco-rosadas, com um aroma adocicado memorável.
Das vantagens da cultura, notamos:
- alto nível de produtividade e grande frutificação;
- excelente robustez de inverno e resistência ao gelo (com cobertura de neve satisfatória, tolerante a temperaturas até 40 ° C);
- capaz de suportar longos degelos de inverno sem dificuldades perceptíveis;
- tem um alto grau de resistência ao calor e resistência à seca;
- tolerante ao vírus do oídio e perdiz avelã;
- tolerante aos ácaros renais.
Desvantagens:
- contém uma quantidade excessiva de ácido nas bagas;
- não uniformidade de frutas;
- baixo nível de transportabilidade;
- fracamente resistente à antracnose;
- envelhecimento rápido das plantas;
- um pequeno número de brotos após a poda.
A cultura é bastante simples em tecnologia agrícola, sendo frequentemente utilizada para cultivo por jardineiros amadores, bem como para fins comerciais. Os frutos são utilizados principalmente para consumo in natura e para processamento. Recomendamos aos apreciadores de frutas grandes com um impressionante aroma a groselha.
Características de bagas
Os bagos são quase pretos, de tamanho grande (3,2-7,8 g), de formato oval, com brilho. A pele é firme e carnuda. Os pincéis são alongados até 8 cm. O número de frutos em um cacho varia entre 6-12 peças. A fruta contém muitas sementes grandes, mas macias. A consistência é compactada, saturada. A separação dos frutos é seca. O nível de transportabilidade (na fase de maturidade técnica) é bom.
Pela composição química, as frutas incluem: açúcares - 8,9%, ácidos - 3,7%, vitamina C - 96 mg /%.
Qualidades de sabor
Ao paladar, os frutos são agridoces, com um aroma refrescante. Pontuação de degustação em pontos - 4.3.
Amadurecimento e frutificação
A cultura é de crescimento precoce, maturação médio-tardia. Época de frutificação julho-agosto.
Produção
A planta é de alto rendimento - uma média de 87,6 kg / ha, 2,5 kg por arbusto.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é considerada autopolinizada, mas plantações adicionais de outros tipos de groselha são desejáveis para aumentar o nível de rendimento.
Aterrissagem
Os locais de plantio da Vigorous devem ser ensolarados. Nas latitudes ao sul, é melhor plantar arbustos em um espaço semi-sombreado. Os arbustos são plantados no outono, com uma distância entre eles de pelo menos 1,5-2 m, já que um plantio mais denso diminui a área de sua nutrição, o que leva ao encolhimento dos frutos.
Antes do plantio, são adicionados compostos orgânicos ao solo tanto nos recessos de plantio quanto na superfície do solo com cerca de 2 m de diâmetro, seguindo-se a escavação. Uma hora antes do plantio das mudas, as raízes são imersas em água para repor suas reservas de umidade. Com o sistema radicular fechado, os arbustos são imediatamente plantados, seguindo-se uma irrigação abundante.
Ao plantar na primavera, os arbustos são encurtados para 3 botões. As mudas devem ser plantadas obliquamente para criar condições de melhor desenvolvimento do rebento, uma vez que a cultura mal desenvolve raízes.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se irrigar a cada 7 dias - 30-40 litros por arbusto. Embora a cultura seja bastante resistente à seca, na ausência de irrigação, principalmente nos dias de seca, os frutos começam a encolher visivelmente e os maduros esfarelam-se. Para evitar o ressecamento do solo sob os arbustos, a cobertura morta é realizada. Além disso, a cobertura morta protege as raízes do aquecimento excessivo, o que tem um efeito positivo na produtividade das plantas.
A irrigação deve ser feita ao longo dos perímetros das copas, mas não no centro dos arbustos, pois não há raízes sugadoras. Durante o período de amadurecimento dos frutos, a rega é reduzida, caso contrário os bagos começam a estalar. Os frutos amadurecem vigorosamente de forma sincronizada e são removidos durante o amadurecimento. Você não deve expor demais, caso contrário, o nível de teor de açúcar cai.
A melhor época para a poda de outono é a segunda década de outubro. Não deve ser feito mais tarde, pois as pontas dos ramos podem congelar ligeiramente e na primavera terão de ser cortadas de qualquer maneira.
No primeiro ano de frutificação, apenas 2 brotos devem ser deixados. No futuro, a poda intensiva é realizada anualmente, já que a cultura está envelhecendo rapidamente e dá poucos brotos. Por isso, a partir do 3º ano de frutificação, a fileira de galhos deve ser encurtada em cerca de 30%. Se tal poda for insatisfatória, então 1-3 ramos fracos na base são eliminados, então os processos basais começarão a aparecer.
A cultura ao longo de todo o período de frutificação necessita de poda cardinal, caso contrário, seu período produtivo é reduzido para 5-7 anos. Um arbusto totalmente formado deve ter 10-12 brotos.
A variedade é sensível à alimentação. Tradicionalmente, 2-3 curativos adicionais são realizados para ele por temporada. Durante os períodos de formação do ovário, os arbustos são pulverizados com soluções de oligoelementos, incluindo cinzas ou outros fertilizantes com micronutrientes.Outros suplementos não são necessários durante este período. Desencorajamos fortemente o uso de nitrogênio durante a frutificação.
Durante a estação chuvosa, o tratamento radicular líquido é realizado com soluções semelhantes.
Após a colheita dos frutos, a cultura deve ser alimentada com aditivos de fósforo, embutidos no solo ou irrigados com extrato de fósforo. Ao mesmo tempo, são adicionados compostos de potássio (1 colher de sopa para cada 10 litros de água). No outono, aditivos de esterco apodrecido ou húmus são adicionados ao solo, embutindo-o no solo a uma profundidade de 5 a 7 cm.
Os espaços próximos ao caule não são escavados, uma vez que as raízes da cultura estão localizadas superficialmente - podem ser danificadas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui um forte potencial imunológico contra doenças e ataques de pragas, por isso, as medidas preventivas são tomadas no início da primavera, antes da floração e no outono. Os ramos afetados e doentes são eliminados.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros e pode ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
A cultura "nasceu" na Sibéria e, portanto, não tem medo de invernos rigorosos. Mas para reduzir o risco em outubro, as áreas próximas aos arbustos com 1 m de diâmetro são cobertas com húmus, folhas caídas com pelo menos 5 cm de espessura e, no inverno, os arbustos ficam cobertos de neve.